P. 1
BP2_Blusa_ModelagemMalha

BP2_Blusa_ModelagemMalha

4.75

|Views: 5,817|Likes:
Published by api-3696996

More info:

Published by: api-3696996 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

Suplex Desenho Técnico da blusa ao lado

Esta blusa em suplex é realmente muito fácil de se modelar e confeccionar. O bordado dá o toque atual e refinado.

Pegue os moldes base manga curta, corpo frente e corpo costa uma numeração menor do que a desejada. Por que? Por estarmos modelando para suplex: malha com maior porcentagem de elastano. Faça sempre o teste de elasticidade! Uma malha tem diferença de porcentagem de elastano, de acordo com a fabrica.

Analise o modelo, fazendo as seguintes perguntas:
1. A blusa tem mangas ou não? 2. Como é o decote? Que formato? Ou é uma gola? Qual? 3. Qual o detalhe marcante? Recorte? Onde?

Veja agora as respostas para o modelo da foto ao lado:

1. Manga curta, pequena, com barra levemente arredondada igual a manga do kit 2. Decote em forma de ‘V” com transpasse 3. Recorte na frente, abaixo do busto (vamos usar a tabela de bojo, ok?) Prepare papel, lápis, régua, canetas, fita métrica, cola branca ou fita crepe, alfinetes, tesoura e 0,80cm de malha suplex na cor que você desejar.

Os moldes base estão preparados para proporcionar um bom caimento: acinturado sem pences!

Manga

Costa Moldes base que vamos utilizar na construção da modelagem Frente

Para fazer o detalhe do transpasse no decote frente, precisaremos ter a parte frente inteira. Note que o molde base representa a ‘metade’ da frente e a ‘metade’ das costas. O molde base da manga é inteiro. O que fazer então? Para ter partes frente e costas inteiras, como precisamos, vamos copiar os moldes base com papel dobrado ao meio. Esse é o resultado: frente inteira! Primeiro passo é fazer a marcação do recorte logo abaixo do busto. Como saber quanto abaixo do busto? Veja a tabela de bojos na apostila que você recebeu junto com os kits de molde base e a fita de vídeo. De acordo com o manequim, um valor para bojos ou como aqui: recorte abaixo do busto!

Ver tabela de bojo

Acompanhe a seqüência de imagens a seguir e realize sua peça em qualquer manequim. Não se esqueça sempre de adequar o manequim ao fator ‘elasticidade’ da malha a ser utilizada na peça: 1. Para helancas, crepes, viscolycra... (10%) use o manequim na numeração exata que deseja a peça: P/M/G... 2. Para suplex como mostrado na foto, peque sempre uma numeração menor do que deseja na realidade: Molde P para uma peça final tamanho M. Isso porque a elasticidade do suplex é de 20%. 3. Colocar sempre valores de costura (0,5cm) em toda a volta do molde já construído no modelo desejado... Exceto onde escolheu fazer o acabamento com ‘vivos’ (galão). Para ter partes inteiras dos moldes frente e costa, passem a ‘carretilha’ copiando todo o molde novamente... Ao desdobrar, as marcas estarão do outro lado. Passe a caneta onde você marcou e pronto: O molde está inteiro!

Passo 1

Passo 2

Passo 3

1. De acordo com a tabela de bojos, meço um valor abaixo da linha busto para ser o recorte do meu modelo 2. Para desenhar o decote em V, meço 2 cm a partir do decote base. 3. Desenho o meu decote real indo do ombro até onde será o recorte abaixo do busto, na linha SS.

Estamos realizando o molde de uma blusa em suplex ou se desejar, outra malha não tão elástica. Por ser blusa e não túnica ou vestido, devemos ajustar a peça na altura do quadril. Veja abaixo como realizar esta tarefa!

Temos que ajustar a blusa na altura do quadril (barra do molde) pois estamos fazendo uma blusa bem colada ao corpo. Para isso, medimos 2cm para dentro do molde e traçamos uma nova lateral até a cintura.

Até aqui, trabalhamos sempre com o molde corpo frente. Já fizemos o decote, marcamos onde será o recorte abaixo do busto e adequamos nossa modelagem ao estilo da peça: uma blusa colada ao corpo. A seguir, me acompanhe nas próximas etapas até finalizarmos todo o molde, ok?

2cm

Nova Cava

Por se tratar de uma peça com manga, devemos aumentar as cavas frente e costa. Para isso, medir 2cm e traçar nova cava como nas figuras ao lado.

Na figura ao lado, desenhei o busto para dar a visão de onde você fez o recorte da sua peça. As medidas da tabela de bojos te ajudam a não fazer o recorte nem muito baixo nem muito alto... Mas na medida exata: abaixo do busto! Veja na sua apostila de Malha, os valores.

Para ter um decote bem certo ao corpo, sem ‘folgas’ indesejáveis, faça uma pence camuflada!

A outra parte do molde (onde estou com a mão) nós não vamos utilizar. No corte da peça, cortamos um par e teremos os dois lados!

A parte inferior do molde frente continua inteira e basta cortar na malha apenas uma vez.

Depois de fechar a pence camuflada no decote, recortei o molde separando as partes. Veja que os valores de costura foram acrescentados: menos onde vou passar galão.

Onde fizemos o traço para separar o molde (recorte abaixo do busto) temos que colocar ainda os valores de costura: Cole papel e desenhe a costura para fora do molde (0,5 cm). Faça isso também na parte inferior do molde frente.

A parte da frente já está pronta! Vamos agora, iniciar a modelagem da parte costa. • Copie o molde costa em papel dobrado ao meio, como na foto abaixo. Passe carretilha copiando novamente, marcando do outro lado, como feito no molde frente.

Altere o decote, afastando no ombro e também no meio do molde, 2cm. Faça nova cava para manga, descendo 2 cm e traçando novamente.

2cm

Assim como no molde frente, entre 2cm na altura do quadril e trace uma nova lateral até a cintura. Na foto ao lado, temos o molde costa pronto para receber os valores de costura e ser recortado.

Assim como no decote frente, não coloquei valor de costura no decote costa. O acabamento escolhido é o debrum feito por ‘galão’ do mesmo material da blusa.

Copie a manga correspondente a mesma numeração escolhida e acrescente os valores de costura como na foto ao lado.

O acabamento para a barra também será galão, portanto, não coloque valor de costura, como na foto ao lado!

O molde de sua blusa está pronto e nossa próxima etapa é colocar todas as partes sobre a malha escolhida para realizar a peça, de forma correta para confeccionar.

A V S S O

As setas indicam que o molde está no fio reto.

Risque a fita para o galão na medida do seu aparelho de vivo. Use a largura total da sua malha. Mangas: Como estamos com a malha aberta, ao cortar as duas mangas e a parte superior da frente, é preciso ‘virar’ o molde para o avesso, tendo assim um par. Veja como realizar o galão na montagem da sua peça: clique aqui 1. Nas mangas passe o galão antes de fechar lado com lado. 2. No decote, uma pelos ombros a parte costa com as partes superiores da frente, usando overloc. 3. Passe o galão em todo o decote. 4. Sobreponha as partes superiores da frente e emende com a parte inferior 5. Coloque as mangas nas cavas 6. Feche as laterais e faça barra da blusa usando galoneira.

Para que sua peça fique tão charmosa quanto ao modelo, veja o bordado:Reproduza-o com carinho!

Usar uma agulha na galoneira

Desejo-lhe sucesso em todas suas tarefas. Que Jesus te guie os passos na realização de seus sonhos! Um grande abraço, Solange Maldonado

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->