Gestão do Conhecimento e PNL Ferramentas Expressivas do Gerente de Projetos

Palestrante: Marcelo Udo

BPM expert & Black Belt na Paranapanema
MSc em Engenharia Elétrica / Inteligência Artificial BSc em Matemática Certificado como Black Belt em Lean Six Sigma Especialista em Processos de Desenvolvimento de Software & Sistemas Especialista em Administração de Operações Industriais & Serviços Certificado como Master Practitioner e Trainer em PNL Certificado como Especialista em Hipnose Ericksoniana CMMi Site Coordinator pelo SEI (Software Engineering Institute) BPM expert em - Upgrade da última versão do SAP no Mundo (SAP ECC6 EhP5) - Mapeamento BPM AS IS para Implantação do Modelo de Enterprise Architecture - Treinamento de Black Belts e Green Belts em Lean Six Sigma - Implantação do Modelo de Governança - Projeto de Avaliação SEI para CMMi - Redução de Defeitos no Ciclo de Vida de Sistemas - Projeto de Gestão de Conhecimento para Modelo de Mão-de-obra na Logística Internacional - Implantação de Fábrica de Software e Fábrica de Testes - Projetos de Melhoria / Inovação na Logística Empresarial - Projetos de Melhoria / Inovação em Telecom http://www.linkedin.com/in/marceloudo

O Gerente de Projetos deve seguir a Estratégia do PMO e providenciar a TÁTICA através do Planejamento e subsequentemente a Monitoração & Controle em um CAMPO DE BATALHA MULTIFUNCIONAL ...

CAMPO DE BATALHA DO GERENTE DE PROJETOS SCRUM PMBOK .

. Comunicações 2. De acordo com o PMBOK 2008. Escopo (PMBOK.QUAL PARTE DO PMBOK ESTAMOS FALANDO. essa palestra foca nos seguintes processos de suas áreas de conhecimento: 1.. 2008) .

. Mas se ele reconhece os famosos ..... GAPs da Comunicação/Escopo em Projetos.Muitos acreditam que o Gerente de Projetos pode/deve tocar qualquer tipo de Projeto.. No dia-a-dia o que importa verdadeiramente não é se isso é VERDADE.

PROBLEMA: GAPs de Entendimento O GP deve ter como um axioma o conjunto de GAPs apresentados abaixo: Existem GAPs entre os membros da equipe. entre o que percebe/deseja cada um. entre os clientes. O que nos leva a pensar nisso com o devido RESPEITO. o próprio Gerente de Projetos (o que ele vê nos outros e sobre ele mesmo). Equipe multifuncional Stakeholders extremamente Relevantes (clientes) .

.Modelo dos 5 GAPs Pontos de Alerta do começo ao fim do Projeto: Eliminar GAPs ou reduzí-los o mais rápido possível.

Como Eliminar/Reduzir esses GAPs? .

MODELO SECI e MAPA CONCEITUAL SECI é um modelo para facilitar a Gestão do Conhecimento demonstrando o estado do conhecimento e Mapa Conceitual para apoiar o profissional na busca pelo conhecimento de forma sistêmica.FERRAMENTAS METAMODELO DA PNL Técnica para reduzir erros de comunicação através da busca do significado real da informação. .

que é a gramática transformacional. Estrutura Superficial é a manifestação física do enunciado (escrito ou falado). Quanto mais questionarmos a Estrutura Superficial.GRAMÁTICA TRANSFORMACIONAL x PNL O Metamodelo da PNL tem sua origem no trabalho de CHOMSKY (1957). Noam Chomsky erros de má-formação das frases e mal-entendidos entre as pessoas – FOCO dessa PALESTRA! É dessa maneira que começam os Transformações Estrutura Superficial 1 Estrutura Superficial 2 Estrutura Profunda Estrutura Superficial n . mais nos aproximamos da Estrutura Profunda no sentido de religar seu modelo linguístico ao seu mundo da experiência. dentre suas componentes estão: Estrutura Profunda é o processo mental de elaboração do significado da frase.

coletar informações de omissões feitas nas frases faladas ou escritas afim de descobrir escolhas e libertar as pessoas de seus limites. esclarecer generalizações.OBJETIVOS DO METAMODELO DA PNL Identificar Limites Coletar Informações Esclarecer o Significado Eliminar distorções. Descobrir escolhas Estrutura superficial da Linguagem Generalização Distorção Omissão Richard Bandler John Grinder Consciente Busca Transderivacional Estrutura profunda da Linguagem inconsciente .

...O Gerente de Projetos conversando com os membros da equipe e clientes deparar-se-á com suas Estruturas Superficiais (frases faladas ou escritas) Muitas delas mal-formadas: O GP terá de Desafiá-las uma a uma buscando o significado da comunicação.

por exemplo? • O CMMi é o melhor modelo para software Desafio: Curioso.OMISSÃO Omissão Simples • Estou Confuso Desafio: Confuso com o quê. óbvio de acordo com o quê? . melhor do que o quê? Execução perdida • É óbvio que esse processo está errado? Desafio: Desculpe-me. especificamente? Comparação • É melhor deixar como está esse sistema Desafio: Melhor do que o quê.

OMISSÃO Ausência de Índice referencial • Os usuários até hoje não aprenderam o sistema! Desafio: Quais usuários especificamente? Verbo inespecífico • O relatório calcula errado os resultados das vendas no mês? Desafio: Como. é o cálculo desse relatório? . exatamente.

GENERALIZAÇÃO Operadores modais – Necessidade e Possibilidade • Analistas não devem vasculhar mais esse requisito de negócio? Desafio: O que aconteceria se eles o fizessem? • Eu não consigo fazer a integração do site e o ERP? Desafio: O que impede você? .

ele diz que é o que ele quer e depois ele nega Desafio: Todas? Não houve nenhuma vez que ele manteve o que pediu? .GENERALIZAÇÃO Quantificadores Universais • O processo de contabilidade é sempre igual Desafio: Sempre? Já houve alguma situação em que você percebeu algo diferente? • Nunca acredite nesse cliente Desafio: Nunca? Em nada podemos acreditar nele? • Todas as vezes.

DISTORÇÃO Nominalização • Quero produtividade! Desafio: Excelente. como especificamente você espera tê-la? • Vamos iniciar mudanças aqui. Desafio: O que você está exatamente planejando mudar e quais serão os resultados esperados? .

ele te faz ficar confuso? .DISTORÇÃO Leitura Mental • Se ele soubesse o quanto me dediquei nesse levantamento. não continuaria a agir daquela maneira? Desafio: Como você sabe que ele não sabe? Como você está se dedicando? Como ele está agindo? Causa e Efeito • Esse cliente me faz ficar confuso? Desafio: Como especificamente.

Desafio: Se ele é um ótimo desenvolvedor...DISTORÇÃO Equivalência Complexa • Ele está negando passar informação. E logo analista também..Ele tem um problema com o chefe dele significa que a pessoa em questão está com problema com o chefe? • Ele é ótimo desenvolvedor... negar passar informação será um bom analista também? .. isto significa que ele Desafio: Como especificamente.

isso acontece muitas constantes daquele problema de regras preestabelecidas.. Estava o dia todo trabalhando quando percebi a análise realizada sobre as funcionalidades do sistema que você me disse semana passada. estou perdido. Percebi que a equipe inteira gosta do Marcos. Aliás. Já o O acomodado. Depois dizem que sou atrapalhado.TEXTO PARA METAMODELAR Prezado Augusto. que misturo as coisas. Não o GP ver o Marcos funcionando bem. não vou mesmo.. coordenador de má-formação nas frases no momento que desenvolvimento. Bem que me elas acontecem. Precisamos repensar o futuro. Creio que não gosta bastante consigo Marcos é meioMetamodelo pode ajudar de mim. ele deve trabalhar bem com essa linha de produtos. Augusto. Não é fácil levar uma empresa nas costas ainda mais com tanta gente igual. relatou que na próxima manhã haveria entrega. Foi tudo muito difícil de avaliar mas estava tudo errado. o acomodado para receber a nota. Ricardo. Olhe mas senesse entregar amanhã pela manhã não vou colocar ele não sentido. avisaram dessas entregas. são todos lentos. pensei. Alfredo . É óbvio que esse sistema está tratando as Na Linguagem Oral. O Ricardo é muito rápido. mas eu não tinha vezes e não temos filtros para identificar parâmetros para analisar e o estava fazendo.

O Metamodelo da PNL ajuda o GP a buscar o sentido real da comunicação... Mas e se o agora é saber se o Conhecimento do Produto do Projeto está nos trilhos? GAP .

MODELO SECI e MAPA CONCEITUAL SECI é um modelo para facilitar a Gestão do Conhecimento demonstrando o estado do conhecimento e Mapa Conceitual para apoiar o profissional na busca pelo conhecimento de forma sistêmica.FERRAMENTAS METAMODELO DA PNL Técnica para reduzir erros de comunicação através da busca do significado real da informação. .

.O Gerente de Projetos precisa gerenciar o conhecimento criado no projeto: da Pessoa para o Grupo do Grupo para uma Área de Negócio da Área de Negócio para a Organização E. mas tudo que precisa ser do Grupo ou Organização precisa ser Explícito. da Organização para outra Organização. O GP terá de gerenciar Conhecimento Tácito e Explícito. de modo que nem tudo que é Tácito pode ser Explícito.. em alguma situações. Mas como? ...

O GP tem de gerenciar o percentual Mandatório e Necessário de Conhecimento do Projeto!!! Ikujiro Nonaka Hirotaka Takeuchi . do Grupo para a Organização e dessa para uma Pessoa novamente.MODELO SECI Objetivo para o Gerente de Projeto: Gerenciar o Conhecimento do Projeto da Pessoa para o Grupo.

. Próximos slides..E quando o Gerente de Projetos percebe que ele não domina determinado conhecimento e a equipe não fornece feedback especialista sobre esse assunto??? Ele terá de lidar com esse GAP mortal... . apresentam uma ferramenta para isso.

COMUNICAÇÕES E RECURSOS Joseph Novak .MAPA CONCEITUAL FERRAMENTA DE ENGENHARIA DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA OBJETIVO PARA O GERENTE DE PROJETO: SUPORTE PARA GERENCIAR ESCOPO.

você terá condição de discutir sobre o assunto – Mas ainda não é um especialista. .Pressuposto do Mapa Conceitual: Se você conseguir levantar pelo menos 20 conceitos inter-relacionados.

Tome como exemplo o Mapa Conceitual bem Simples sobre o contexto de projetos: .MAPA CONCEITUAL É uma mapa com conceitos relacionados dois-a-dois. de modo a representar uma rede de proposições com o objetivo de demonstrar como o autor do mapa cognitivamente possui internalizado o conhecimento sobre determinado contexto.

PROJETO MAPEAMENTO BPM AS IS Apresentação da Tática do Projeto de Mapeamento da Empresa na reunião de Kick-off. .

. Percebam a quantidade de conceitos deste mapa realizado por um Especialista..O próximo slide é um Mapa Conceitual do SAP CO – Centro de Lucro. .

MAPA CONCEITUAL – SAP CO CENTRO DE LUCRO .

Como construir o Mapa Conceitual? A construção é simples e pode ser sempre enriquecido com mais conceitos interrelacionados. você pode também interromper novos aprendizados sobre o mesmo Mapa.. É com você a escolha.... ... O melhor do Mapa é um dia não precisar mais dele. Mas se você abandonar um Mapa...

Por exemplo: Analista –elabora Caso de Uso Esse relacionamento entre conceitos. mas não imponha isso ao seu mapa. Tente implementar isso. 4: Faça com que haja um sentido entre dois conceitos através de frases Faça setas (para indicar como ler o mapa) entre os conceitos. Sempre dois a dois.CONSTRUINDO O MAPA CONCEITUAL 1: Busque Clareza quanto ao Conhecimento. . até você trocar a mídia onde o mapa foi desenhado pela organização mental incorporada por você. 3: Incorpore outros conceitos que surgir fora os 15-20 listados no passo 1. depois explique-o a outras pessoas até que você sinta que sua mente incorporou as relações do Mapa Persista na melhoria do Mapa até não precisar mais dele. de modo a refletir “do geral para o específico”. construindo o Contexto Tenha um objetivo em mente ao construir um Mapa Conceitual Quais são os conceitos mais importantes sobre o Contexto? Busque 15-20 conceitos e faça uma lista. na Lógica chama-se Proposição (conceito inicial + Afirmação + conceito final). 2: Organize os conceitos no Mapa Faça uma organização de cima para baixo. 5: Busque primeiro entender seu Mapa. Conceitos incorporados após passo 1 são prova de que o mapa está fazendo sentido para o seu criador. Ou melhor.

 Eliminar esses GAPs através do Metamodelo da PNL.  Gerenciar o Conhecimento através do Modelo SECI.SUMARIZANDO. Lembrando que o GP valida a todo instante se os geradores de conhecimento tem background  Ter sempre condições de discutir sobre um dado assunto através do Mapa Conceitual. ..  Reconhecer os GAPs de Expectativa/Percepção do Modelo de 5 GAPs apresentado nessa Palestra... e PROPOSPERAR..

NOVAK. 2009. Rio de janeiro: LTC. I. Creating. New York : The Free Press.BIBLIOGRAFIA ABPMP BPM CBOK™. A estrutura da magia: um livro sobre linguagem e terapia. A. and Using Knowledge: Concept maps as facilitative tools for schools and corporations. GRINDER. L. J.0. BERRY. V. TAKEUCHI. 1988. Noam. Aspects of the Theory of Syntax. 1997. . Delivering quality service: balancing customer perceptions and expectations. 1965. 2008. Mahwah. Quarta edição. MIT Press. Learning. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates & Associates. BANDLER. Criação de conhecimento na empresa : como as empresas japonesas geram dinâmica da inovação. Steps to an Ecology of mind. PARASURAMAN. H. PMBOK™: Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. NONAKA.. John. Guide to the Business Process Management Common Body of Knowledge. BATESON. Rio de Janeiro : Campus. L. ZEITHAML. 1977... Richard. V2. 1973.. CHOMSKY. G. A. 1990. London : Paladin.

PERGUNTAS? .

br .OBRIGADO!!! m_udo@uol.com.

696:6 436916868  0 67911.6 36916868 7694736  "  64369461367.665:6 :..9.9. ::::. 99.:6." &&X" "4:: 6&473:  :.665:606468 :700. 6  43691.9 :. :.4.6:037. 647.45.   /68::7960::6:.16 :.90646:.

0691606468  .4  /61.

79519." &&X" : 50. 96 .166:9:3.45..46::.6646 .. 9/65:70 06  "93. :..:: 96::700..4. 960.45.:51. 65 6..:564 : :.16:1.  60 30361::93.303..1\5109950.6$.99.3  ":: 96:.

.6%# :.6"8.615 06 :.!%X" "79.5.:03.6"847160  .3:. 616:.09.: !0::1.94.1#6::/31.9.:5 614.1  5.9.065.:3:6::4  5 6065:6.:::98:.169:461.

76146:.169:59:. :.0.091.36195. 648 60 790/.6&479 6.6'61.6871 .:: 318 68389176:35.45.!%X" $.5::035.1 :479.6!50.3 :.:! 66554.  !50.5.091.34..83 4.:  "7960::61065.1. :.:.953  '61.5....:./31.

.45.1.6035. .1 :. 0646:700. 6  $967961.3.&'"%X" !645.60  :79.

516 41.6"860 :.73.45...5.3.::9 66:9:3.16::79.8 :.  . .941.:.98..46:50.16: .5 .

/835 6:.5.91.&'"%X" ..0.641185::3. 3..0..9065:6 :.5.83.664660 :.9065:6 .6  5 6065..516 .59.6  ::035.9.4./ 64660 :. .5.45.4.45. :110.3  &3:6/::68. :. 5...516 6463:.:.9.6646:700.

064 6013 :.8.44796/34. 6:. 6 :50.4/ 4 :.461:563169 366.5.0646 0  3  .95694..3:.6&3 4 .45.7::6.97.4/ 4 .83 :9 4/64.. 064796/34. 5. 5.48:...&'"%X" 8.3 50.3:.461:563169 :.::.5. 6 3.6646:700.::.5167.6:50.6473..95694.  3:..

9  6 :. :6/9 .: !.5 3: 9.5.16 4. 1 99. :.: 79:.9 4.5.9.: 065:. .. ...5.. .065..4"9.1.516 8.3:.96: 7.1: 16 ::.5. 8 60 4 1:: :4. 6 1..31.9 4.:  5 6 .3..516 .616 ..46:3. :5 6. 7.6 :.04.9.96: 7.16 :.516 %0.83 796/34. . 6 .''"#% ' "% #9.: 1.916 066915.9. .1...: 4..15./301.516 790/ .4.4.: :.9 7.16 99. ./.3.3.9.16  /6 8 :: ::.5.169 1 4 .3 ::6.: 5065.0.::..6 1 03 1 .

9. 5. 4.::564645.96 .6 3916 .916 4.9 6 .46: 975:. 6:.516 /4 "3 4.9/.: 06:.9 6 ..9... 65./.7.: ! 6  03 3.16 8 4:..5.51.6 93.5 .065.: . 90/9 .3.3 #90/ 8 .: :5:::5. 479:.06461..5. 56..6 9 716 3 1 . 79 4.6 79116 " %0.9 4.16 3 5 6 5.9 /4 064 ::. 4. 1 7961.3.9. .906: : 6 .6# . 4 8 4 3.6 8 5.68 1:56345.:. 16 .694. 35.: 75: 3 : :.9.6: #90:.9.906: 5065. 87 5.9 .:9.9.16 96 8 5 6 6:...: 5. 5 6 6 4:46 76: 14 8 :6 . 4.906: 46 .96 :.:.4.16 7. 1 44 ! 6 065:6 9 6 .4 1::.5 73.9.1.04 .9.: 064 .9. 5.46136 761.. 5.616: 35.5 5 6 6 06360.06461.:.: 06:.6:  6 " ..

/9:6 .69.1.616#961.616#96.06450.6#. 1.46136 1. 6  6  . /:0.6 :. :.6#.#!.1." ..96:5.169.936: # .#!.  56:.::6 65045.31.

6  ..3 1. . 40. : 1.9. 6 6 . 5694. ::. /:0.9.. /:0..9.9 ..6 1465:.7. 736 065045.03. .516 6 :.9 6 796::65.%% !'& ' ""#! ' 050.16 16 065045. :.16 9.3 5.3 7. 650. 7. 919 996: 1 06450. ""& #"!' & 4 46136 7. . 6 16 65045.9.9.6 1 694.76. 16 :50.

1! 067.:.168 761:973 0.9.168 790:.4. 67.1! 06 1.:.6976 1.1656796. 1. 67.5.6:790:.5.6 14616854.9.V9."95.950. :973 :973 0. 6  4.9.6.965045.9.1#96.5.965045.6 1.9.6976 16976 7.609.34.1! 067.1#96.5."9.9.168 ' 0.. 7.6.#::6.#::6.96 "95. 790:. 1.5.6 761:973 0.9 1950.V9.6' 73 0.:0646 .V9.V9. :  1.6 14616854."9. 6 "# "# .9. "9. 6 790:.6 4.950..5.9."9.9..6 4.168  73 0.6:790:."9. 7.96 065045.6' 0.9.1! 16976 7.4.:916976 6"9.:.5.6 1950.6  .:916976 6"9.

4 1 950.2..2.9.6 7. 6 976 16 976 7.""& "/. 96  !0:: 96 1 65045.6 16 #96.9. '.6 950.6 296 !65. 7. #::6. #::6. 56.9 6 7905. .6 16 #96...3 . 6  1::. 1 #96.9 6 65045.9. " # .51.6 1. "9. 6 95.45.20 . 4.9. 7. 96.5.

516695.875 669501/..45.6 .1#96.16065045.::6 .7..79:5.44.875 .9064:: #469..02:70.516695.6 3.3:.8.3 #9 46::31: .945.3 469.1.1#96.9 131.. 99.6:790/8 8.6:790/8 35 61645.. :6/9::.9.::5.

2 .#"!' %% !'!!%""! !'" #%! &!' "'"#%"%!'#%"'" &#"%'#%%!%&"#" " ! & %%&"& 6:7!6.

.9736456: 065:93.6:5..5.616 .#9::76:..5.7.9736456: 0650.9.650.3 &60 065:93.

9.93.16: 60 0650.6:5.065.

51.: .. .9:6/96.::5.93.6  .5 6 4:70.065.9  0651 611:0.3:.16: 60 .

7.#"!'  4.16: 16:. 4. 064 0650.065.6: 93.

.95.69 16 4. 91 1 79676: : 064 6 6/. 979:5. 065.6 :6/9 1.45. 76:: 5.9 0646 6 .3 /4 &473: :6/9 6 065..945.6 1 1465:.6 '64 0646 4736 6 796.6: .9.16: 1 4616 .16 065.7..3...16 6 065045.9 4. 650.7.6 1 ..

. 02.#%"'" # !'"# && 79:5.

6 1. 5.45. ' .0.6 6 1. 479:.7. 95 6 1 .6 1 . 16 #96.

4.6:1:.7.8.9.5."79 46:31 4 .1.167694:70.650. 4...7. .316 &#" &#" 5.3:.110650.961096 #90/.3.

#"!' #"!' &#"!'%"%" .

9 6 :473:761:9:479 5980160644.:0650.996 .646065:.6:5.650.7.9..3 065:.

9.6:5. 5980160644.:0650.

::60 .7951.16: :6/964:46 .9 4.  06460 .4/ 45. 41. .7.:063.7.7.996479566:.5 6790:. 93.065./.5165..94 .:13 .16: "436916 . 60 761 .

480:.H974.5.5.7 . /0548056:0 4.8 5.850884.47547..8./48  !4700254 3. 3.809.H .47..:2.09486:08:77147.47.4430.394.84/0&84 88070.88448.4240742.43.4 0850. !07889./450.870.-.H839.3/.O.9F6:0.43.97.47547.09413.5.426:0.4.70.203903.03/48039/4 5.0948 3.   7.825479.  :86:057207403903/0780:..09:.5.094801.43897:7:2.4.43.8342543.09482.08/4.-47..43.2.094834.2.9F34570. 80!745484 .4..7.6:..9F..6:08:.2039403970. .72./.42039..884.14/0803. 0.5.F8/017.5./47 .89. 172.88484574./48345../48.4 /024/4.43.0948.5O85."!&'%!"" #"!' :86:0.390884-704439094 :86:0  .884 43.43./06:042.43.3.43.4.5.2047.89.4 .7884 2.4:97.4/0.43897:3/44439094 %03.09483./4.4754704:9748. ":.:24-09.43/042.7.701097 /407.7.:28039/403970/48.20394 .3.7.7..5.3.4 0220390. 0397048.2J/.5.7.5.43. .0948 $02570/48.5.089E1.:2.808 ...8 .094 3.J1.3.547.3048.48  89.475474:.8/00  :2047 ....480:2.4 %03902502039.43..43.

9 :6/9 4 1...9...3 : 1 1:0.16 5::.6 . 6 16 6136 1  #:  345.9 6 65045.6 ..#907 .::5..9 ::: #: .5.9.  #%"#"&#%% .6 .3:..7.169: 1 065045.616 5:. : 6: 9. : 16 . : 16 .16 . : 16 6136 & 4/9. ..029651  '9 :479 0651 650. #.516 8 6 # . ..9.31.4 /.46136 1.9.. #!  950.79:5.& %!"  %06509 6: #: 1 70.

.3074.09448 1478.9.7/## 43 0897:9:7.3/&83340/043.3/..3074%  %$   $905894.0-./3   $ 4.0592.2/32.7484-703:.:894207507.733 70.3.9438 ....93 .807..79.07-.088.908  884.3 .98 41 90 %047 41 $39.703./443:394/0430.3/050. %!7088     %&  7.203948020703.9.203943.0203942243 4/ 41340/0   # #.58.5.9807..444123/ 43/43!...3.4/0.25:8   '  0.908  ! &2:.:2884.2..20394/0!740948  ":. 00780.0736:.:2.8025708..020 907.2 850.8 ..9.424.54308.34.448.9438 047%0700!7088  .430./.025708. #4/0.0/4   % '  !#$&#  ##   0..4 #4/0.059438.47547."% !!!  ' :/09490:83088!74.3./.81.

#%!'& .

"%" 4.1663 064 /9 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful