Exercícios para casa nos Impostos

1. Diga o que é a incidência económica e explique a relevância deste conceito. 2. Como relaciona a elasticidade e a estrutura de mercado na definição da incidência económica 3. Exercício sobre incidência económica: Considere um mercado definido pela procura e oferta: x d = 40 − 5 Pd
x s = −10 + 20 Ps

a) Determine a incidência económica de um imposto unitário de 5 u.m. num mercado de concorrência perfeita. b) Determine a incidência de um imposto ad-valorem de 5 u.m. num mercado de monopólio. 4. Diga o que é a carga excedentária e explique a relevância deste conceito. 5. Exercício sobre carga excedentária Determine a carga excedentária do exercício 3, alínea a) e b) 6. Diga o que é o “WTP-willingness to pay” e qual a sua relevância nas políticas públicas. 7. Explique como é que o imposto sobre o trabalho afecta o mercado de trabalho através do efeito sobre rendimento e do efeito substituição. 8. Exercício sobre mercado de trabalho (incidência): Num mercado de trabalho com oferta rígida e procura elástica, as expressões da procura e oferta são dadas por:
LS = 500 LD = 800 − 5W D 0

Com a oferta definida em termos de horas de trabalho por dia, e a w0 o custo total de 1 hora de trabalho dia para as empresas. a) Determine a incidência de um imposto de 2% sobre o salário. b) Se a oferta de trabalho passar a ser elástica e definida por: LS = 400 + 0,5WS 0 Analise a incidência nesta nova situação e compare-a com a da alínea anterior.

2 3 . o indivíduo representativo tem a seguinte função utilidade: U = C . a) Qual é a utilidade e o consumo no caso do indívíduo estar desempregado. C-consumo e L-oferta de trabalho. Justifique.(1 − L) 1 / 3 Com U-utilidade. Sabes-e que o indivíduo recebe um salário bruto real de 5 unidade de C.9. b) Qual a implicação do lançamento de um imposto de 10% sobre o rendimento do trabalho. Numa economia. Exercício sobre o mercado de trabalho (função utilidade). Justifique.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful