You are on page 1of 13

INSTRUMENTOS

ÓPTICOS
Microscópio simples e suas aplicações

O caso mais comum é o que a lente tem índice de refração maior que o índice de refração do meio externo.Lentes Esféricas Convergentes   A luz que incide paralelamente entre si é refratada. tomando direções que convergem a um único ponto. Lente biconvexa .

Lupa Conceito e funcionamento .

Lente com pequena distancia focal. Instrumento óptico de ampliação mais simples que existe.Características Gerais     Criada por Roger Bacon em 1250. Possui uma lente convergente (normalmente biconvexa). .

Imagem : •Virtual •Direita •Maior . A Fig. do lado oposto ao lado que está o objeto e sua imagem. 1 representa o objeto e a imagem conjugada pela lupa. e esta seja direita.Funcionamento     O objeto está entre a lupa e o seu plano focal. Para que ocorra a ampliação da imagem. é necessário que o objeto esteja entre o foco-objeto e a lente. O observador encontra-se próximo à lupa.

.Al = Equação da Lupa  É possível determinar a o aumento produzido pela lupa através da expressão:  Em que Al é o aumento. f a distancia focal. p a distancia do objeto à lente da lupa e p’ é a distancia da imagem à lente.

Microscópio Simples Quando a Lupa é colocada em um suporte é chamada de : Microscópi o Simples .

UFES   Uma lupa é construída com uma lente convergente de 3. em centímetros: Alternativas      a) 1. a distância entre a lupa e o objeto deve ser.0cm de distância focal.0 d) 6.5 b) 2.0 c) 3.0 e) 25 .Exercício 01 . Para que um observador veja um objeto ampliado de um fator 3.

0 cm d) 3.5 cm e) 4.5 cm c) 3.Exercício 02 – UFU-MG  Uma lupa. para fornecer uma capacidade de aumento de 16 vezes deve ter sua distância focal de: Alternativas      a) 2.0 cm b) 2. quando produz uma imagem a 30 cm da lente.0 cm .

. Com a mesma lupa.Exercício 03 – UFPR     Um estudante usando uma lupa sob a luz do sol consegue queimar uma folha de papel devido à concentração dos raios do sol em uma pequena região. 2. A partir dessas informações. A lente produz uma imagem cujo tamanho é duas vezes maior que o tamanho das letras impressas no relógio. A imagem das letras formada pela lente é invertida e virtual. julgue as seguintes afirmativas: Alternativas    1. 3. ele observou letras em seu relógio e constatou que uma imagem nítida delas era obtida quando a lente e o relógio estavam separados por uma distância de 10 cm. A distância focal da lente vale f = 20 cm. Ele verificou que a maior concentração dos raios solares ocorria quando a distância entre o papel e a lente era de 20 cm.

em módulo.UFRS   Uma lente convergente. funcionando como lupa.0 cm d) 4.0 cm e) 2.Exercício 04.0 cm de distância focal.0 cm da lente. é de: Alternativas      a)0. possui 10. O aumento linear.2 cm b) 1.2 cm c) 5. Um observador vê a imagem de um objeto colocado a 8.0 cm .

0 cm QUESTÃO 3 Apenas 1 e 3 são corretas QUESTÃO 4 c) 5.0 cm QUESTÃO 2 a) 2.Gabarito QUESTÃO 1 b) 2.0 cm .

FIM. .