You are on page 1of 3

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE

Freud observou que a formação da personalidade acontece durante a fase inicial da infância. Durante seu estudo, Freud dividiu a infância em três grandes épocas: 1ª Fase: nascimento até os 5 anos; 2ª Fase: do 5 anos até aos 7 anos; 3ª Fase: dos 7 anos a puberdade. Fatos ocorridos durante a infância poderão desenvolver comportamentos futuros na fase adulta.

Regressão: viciado em drogas em reabilitação. Sublimação: um homem pode encontrar uma válvula para seus impulsos agressivos tornando-se um lutador campeão.MECANISMOS DE DEFESA São processos subconscientes que permitem solucionar conflitos existentes. Defesa de reação: dissimular diferentes atitudes. um jogador de futebol ou até mesmo um cirurgião. Substituição: a chupeta e o dedo. Repressão: fugir de situações embaraçosas. Transferência: relação afetiva entre médico e paciente. que causaram constrangimento. Projeção: colar nas provas e justificar que todos fazem o mesmo. . para o seio materno.

o comportamento é baseado pela motivação inconsciente e pelos impulsos instintivos. De acordo com sua pesquisa. O homem não possui consciência da motivação de suas ações. o ser humano ainda retém as experiências vividas durante sua infância. . È esse foco e seu instinto que caracteriza a abordagem histórica e o determinismo biológico da teoria psicanalítica. que várias vezes são causadas pela necessidade de liberação de seus instintos.MOTIVAÇÃO Para Freud.