INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DRº LOPES DIAS
3º CURSO DE LICENCIATURA EM FISIOTERAPIA 3º CURSO DE LICENCIATURA EM ANÁLISES CLÍNICAS 4º ANO – 1º SEMESTRE – ANO LECTIVO 2006/2007 Disciplina de BIOÉTICA

Questões
2,50 val – 1- “Ética: o exemplo começa em casa”
´´ÉTICA: O EXEMPLO COMEÇA EM CASA, IN: “DIRIGIR”, Nº 0 ESPECIAL)

(Fr. BERNARDO, (1993) –

Faça um breve comentário sobre o tema.

1,50 val – 2-“Assuma as responsabilidades morais. A sua primeira responsabilidade moral é a competência profissional ” Sucintamente comente a frase.
(ALMEIDA, Fernando

Neves (1996) – SUCESSO PESSOAL A QUANTO OBRIGAS?..., IN: “DIRIGIR”, Nº 45, SET./OUT., P. 53)

1,50 val – 3- Assistiu ao filme, com William Hurt, “Diagnóstico do destino”, que permite uma reflexão sobre vários comportamentos éticos e deontológicos. Refira duas situações elucidativas, e comente-as,

salientando a responsabilidade dos profissionais nas mesmas.

1,00 val – 4-Diga quais as teorias éticas que estudou, definindo-as.

1,00 val – 5- O bom funcionamento da equipa de saúde é fundamental para proporcionar bons cuidados de saúde. Refira sucintamente os factores facilitadores do trabalho em equipa.

1,00 val – 6- Estudou várias declarações de direitos, de forma a respeitar a dignidade da pessoa humana. De todas as declarações de direitos, indique qual a mais importante e na qual todas as outras se fundamentam, referindo as que estudou.

4,00 val – 7- O artigo 4º dos direitos e deveres dos doentes refere: “O doente tem direito à prestação de cuidados continuados”, também a carta dos direitos do doente internado, publicada mais recentemente, refere igualmente no artigo 4º “o doente internado tem direito à continuidade de cuidados”. Comente. Analisando o texto dos dois artigos, tendo por base a sua realidade profissional.

1,00 val – 8- Sendo duas áreas do conhecimento relativamente recentes, defina e refira as diferenças entre Biodireito e Bioética.

2,50 val – 9- Na nossa realidade social, assiste-se cada vez mais a queixas em tribunal por negligência nos cuidados de saúde. No âmbito da sua actividade profissional, quais as medidas que deve adoptar para diminuir o risco de uma acção judicial. 2,00 val – 10- Refira a diferença entre consentimento informado e consentimento presumido.

2,00 val – 11 - Tendo em conta o pensamento de Dalai Lama: respeito por si mesmo; respeito pelos outros; e responsabilidade por todas as suas acções.

De acordo com todos os assuntos discutidos e reflectidos nas aulas, faça a sua reflexão comentando.

8,00 val – 12- A humanização na prestação dos cuidados de saúde, está directamente relacionada com a qualidade dos cuidados prestados e com a consciencialização ética dos profissionais de saúde. De acordo com todos os assuntos discutidos e reflectidos nas aulas, comente o artigo que se segue: “Quando se fala de urgências em Portugal, habituámo-nos a ler críticas sobre tudo e todos, geralmente bem justificadas. Tendo sido obrigado, por motivos de doença, a permanecer cerca de 8 horas no serviço de urgência do Hospital S. Francisco Xavier (Lisboa), o que observei no chamado balcão de homens levou-me a escrever este comentário. O caos era total. Macas com doentes internados, outros acabados de chegar, pormenores ridículos como tentar ligar o aparelho de tensão arterial ou o electrocardiógrafo numa ginástica impensável, enfim, um inferno! E, no meio de tudo isto, enquanto o pessoal tentava trabalhar, destacava-se uma pessoa que, sorrindo, conseguia dar ânimo a todos nós, pobres doentes, que íamos continuando por ali... Eu vi esta médica/mulher falar de kayak-polo com um adolescente que esperava à horas a chegada do neurologista; acalmar e tratar com a dignidade de um ser humano um detido, algemado e agressivo, que ao fim de uns minutos, colaborava totalmente; dar um beijo a um idoso, que lhe agradecia a ternura com que ele e a sua companheira de mais de sessenta anos tinham sido tratados; fazer parecer um sorriso na face de um rapaz evacuado de Cabo Verde, apavorado à entrada, quando em crioulo lhe falou da sua ilha... Mas também a vi ser dura e impor a sua autoridade perante os impropérios de um alcoólico...

No meio de toda aquela confusão, enquanto ia gracejando com os colegas e enfermeiros, os doentes eram observados e bem, medicados, orientados (...). Para mim, foi uma lição de como estar nesta vida. Se houvesse mais gente assim, o Governo escusava de se preocupar com a humanização dos hospitais. Obrigado pelo exemplo, Drª Maria João Belfort!” José Santos Sousa Lisboa

8,00 val – 13- Leia o tema que se segue: A humanização na prestação dos cuidados de saúde, está directamente relacionada com a responsabilidade e qualidade dos cuidados prestados e com a consciencialização ética dos profissionais de saúde, sendo as atitudes e comportamentos destes o maior número de queixas dos utentes. De acordo com todos os assuntos discutidos e reflectidos nas aulas, leia o seguinte artigo, e faça a sua reflexão comentando:

“O Gabinete do Utente é um serviço que funciona junto a cada hospital público e das administrações regionais de saúde e destinado a receber sugestões e reclamações dos utilizadores do serviço público. As queixas apresentadas são apreciadas pela Inspecção Geral da Saúde (IGS) e pelas Direcções gerais, que são obrigadas a dar resposta ao reclamante no prazo de 15 dias. (...) Em 2001, a IGS contabilizou 7442 reclamações junto dos gabinetes do utente, o que equivale a um aumento de 1174 queixas em relação ao ano anterior. (...) A deficiente informação, o incumprimento dos horários, a falta de correcção e de humanidade e o deficiente desempenho dos funcionários são as razões mais frequentes das reclamações, seguidas

de perto pelas demoras no atendimento, na marcação de consultas, exames e intervenções cirúrgicas.” Das 7422 queixas, salienta-se que 1619 se referem aos comportamentos dos funcionários nos hospitais, sendo a 2ª; e 665 se referem aos comportamentos dos funcionários nos centros de saúde, sendo a 1ª. Público, 15/09/2002, pág. 21

8,00 val – 14- Consulte o parecer nº 49/CNECV/06 sobre: “A execução do teste de detecção do VIH após exposição ocupacional”, disponível no site do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, e disserte sobre o tema, tendo em conta a sua actividade profissional.

8,00 val – 15- Consulte o parecer nº P/05/APB /06 sobre: “Directivas antecipadas de vontade”, disponível no site da Associação Portuguesa de Bioética, e disserte sobre o tema, tendo em conta a sua actividade profissional, e a realidade actual quanto ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Bom trabalho!
Isabel Lourenço

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful