Perspectivas da Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil

Palestra do Prof. René Mendes no evento Top of Mind 2010 Revista Proteção São Paulo, 13 de Julho de 2010

Estrutura e Conteúdo
Principais Problemas da SST no Brasil de Hoje: Uma Visão Pessoal Tendências e Perspectivas: Uma Visão Pessoal Como Lidar Com o Futuro Já Presente: Empresas Como Lidar Com o Futuro Já Presente: Profissionais de SST Comentários Finais

1. Principais Problemas da SST no Brasil de Hoje: Uma Visão Pessoal

-> (In)eqüidade. valores . e mesmo dentro de grandes cidades. em função de tamanho. ramos de atividade Entre as empresas..Principais Problemas da SST no Brasil: Uma Visão Pessoal (1) Permanência (e alargamento) das Diferenças: Entre as regiões e os estados. Convivência (e competição) entre o velho e o novo em matéria de processos de trabalho e tecnologias Direitos conquistados (privilégios e mordomias ) O velho e o novo em matéria de cabeça . (in)justiça. e dentro de regiões e de estados. (des)igualdade.. . ideologia . modo de pensar etc. Entre os setores da Economia.

Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2008. ocupadas na semana de referência. por posição na ocupação no trabalho principal Brasil 2008 Fonte: IBGE.Distribuição das pessoas de 10 anos ou mais de idade. . Diretoria de Pesquisas.

.

.

.

.

.

.

como expressão de um fenômeno social e cultural mais amplo: .Principais Problemas da SST no Brasil: Uma Visão Pessoal (2) Banalização e espetaculização dos AT graves (com mortes).

E flutuou no ar como se fosse sábado E se acabou no chão feito um pacote tímido Agonizou no meio do passeio náufrago Morreu na contramão atrapalhando o público.. . como expressão de um fenômeno social e cultural mais amplo: .E flutuou no ar como se fosse um príncipe E se acabou no chão feito um pacote bêbado Morreu na contra-mão atrapalhando o sábado. E flutuou no ar como se fosse um pássaro E se acabou no chão feito um pacote flácido Agonizou no meio do passeio público Morreu na contramão atrapalhando o tráfego. ..... (Chico Buarque Construção ) .Principais Problemas da SST no Brasil: Uma Visão Pessoal (2) Banalização e espetaculização dos AT graves (com mortes)..

.

.

Principais Problemas da SST no Brasil: Uma Visão Pessoal (3) ainda vista Segurança e Saúde no Trabalho (SST) como concessão . benesse e não como direito (e obrigação ou dever ): .

Por esse pão pra comer. por esse chão prá dormir A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir Por me deixar respirar. Deus lhe pague Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir E pelas moscas bicheiras a nos beijar e cobrir E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir. que a gente tem que tossir Pelos andaimes pingentes que a gente tem que cair... Deus lhe pague Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir Pela fumaça e a desgraça. benesse e não como direito (e obrigação ou dever ): .Principais Problemas da SST no Brasil: Uma Visão Pessoal (3) ainda vista Segurança e Saúde no Trabalho (SST) como concessão . (Chico Buarque Construção ) . Deus lhe pague. por me deixar existir.

.

Tendências e Perspectivas: Uma Visão Pessoal .2.

Saúde e Meio Ambiente . sub-normais .Tendências e Perspectivas: Uma Visão Pessoal (1) Revisão e Aperfeiçoamento das Políticas Públicas de SST: a. na direção de um Sistema Nacional de Segurança. com foco em trabalhadores informais. b. artesãos. Formulação e fomento para a adoção de estratégias para reduzir a ineqüidade e a desigualdade em SST. Revisão dos papéis e atribuições das instituições governamentais. Aperfeiçoamento (revisão) dos atuais mecanismos de bonus x malus por desempenhos em SST (via FAP revisado) e desenvolvimento de novos instrumentos. etc. trabalhadores rurais. . c. reabilitandos.

Revisão técnica e aperfeiçoamento de normas. f. Encaminhamento de propostas ao Poder Legislativo de modernização legal de SST. etc.). incluindo (mas não limitado a) superação do estatuto da insalubridade e seu adicional. NTEP. Adoção de conceitos. de regulamentos e de procedimentos. Ex: Aplicação do Princípio da Precaução . . onde erros conceituais e operacionais desqualificam e superam os acertos (Ex: NR 15. princípios e práticas usuais na área ambiental ( ambiente de trabalho considerado como parte do ambiente ou meio ambiente geral).Tendências e Perspectivas: Uma Visão Pessoal (2) d. e. etc.

1992. para impedir a degradação ambiental.Princípio da Precaução Com o fim de proteger o meio ambiente. (Princípio no. a ausência de certeza científica absoluta não deverá ser utilizada como razão para se postergar medidas eficazes e economicamente viáveis. os Estados deverão aplicar amplamente o princípio da precaução conforme suas capacidades. Rio de Janeiro. Conferência das Nações Unidas sobre Meio ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD). Quando houver perigo de danos graves ou irreversíveis. 15.) .

Tendências e Perspectivas: Uma Visão Pessoal (3) g. princípios e perspectivas da responsabilidade social. Adoção de conceitos. como previsto. por exemplo. na nova Norma ISO 26000 (2010): ü ü ü ü ü ü ü Direitos humanos Práticas trabalhistas Meio ambiente Práticas operacionais justas Questões dos consumidores Desenvolvimento e participação da comunidade Governança organizacional .

Tendências e Perspectivas: Uma Visão Pessoal (4) h. princípios e perspectivas da jurisprudência recente. . adotados ou impostos em Termos de Ajustamento de Conduta (TAC): ü Risco da atividade ü Lesão aos interesses difusos e coletivos ü Não necessidade de comprovar (nos casos difusos e coletivos) dano individual ( verossimelhança da alegação ) ü Inversão do ônus da prova ( presunção de responsabilidade ) ü Responsabilidade inter-geracional ü Responsabilidade patronal vitalícia ü Outros. Adoção de conceitos.

Como Lidar Com o Futuro Já Presente: Empresas .3.

pró-ativa ou de antecipação ? .Como Lidar com o Futuro Já Presente: Empresas (1) Postura reativa .

Jack Welch. pró-ativa ou de antecipação ? Mude antes de ser obrigado a fazê-lo. dirigente empresarial (GE) e consultor de empresas. .Como Lidar com o Futuro Já Presente: Empresas (1) Postura reativa .

Você é tão velho como a última vez que mudou de idéia. pró-ativa ou de antecipação ? Mude antes de ser obrigado a fazê-lo. Timothy Leary.Como Lidar com o Futuro Já Presente: Empresas (1) Postura reativa . Jack Welch. escritor e psicólogo norte-americano (1920-1996) . dirigente empresarial (GE) e consultor de empresas.

.

auditorias. (Des)atualização.. (des)conhecimento. ou ignorância Tolerância com pequenos deslizes .Como Lidar com o Futuro Já Presente: Empresas (2) Reduzir as vulnerabilidades : Não-conformidades (certificações. . Registro e documentação Riscos da terceirização .) (Des)cumprimento das normas legais Informação. negligência.. Esperteza excessiva. etc.. quarterização e outsourcing ..

. do fornecedor até o consumidor.. até a destinação final. Gestão dos terceiros Transparência. .). participação e práticas de governança . cliente ou usuário. à jusante. Responsabilidade solidária estendida ao longo do ciclo de vida do produto..Como Lidar com o Futuro Já Presente: Empresas (3) Conhecer para poder prevenir! (e para poder ter alguma governabilidade ): Gestão da informação de SST! ( vigilância !) Responsabilidade solidária estendida ao longo da cadeia produtiva (a montante..

4. Como Lidar Com o Futuro Já Presente: Profissionais de SST .

as novas tendências..Como Lidar com o Futuro Já Presente: Profissionais de SST (1) Disposição para tentar perceber o mundo. os valores hoje prevalentes. as mudanças. ..

. as novas tendências.Como Lidar com o Futuro Já Presente: Profissionais de SST (1) Disposição para tentar perceber o mundo. os valores hoje prevalentes. . O pessimista transforma desafios em problemas.. as mudanças. Rupert Murdoch. empresário da mídia. O otimista transforma problemas em desafios.

. de se desfazer do velho e abrir-se ao novo .. abertura e desejo de mudar..Como Lidar com o Futuro Já Presente: Profissionais de SST (2) Disposição para correr atrás do prejuízo .

.

Competências para entendimento da alma e da cabeça das pessoas. com os determinantes da saúde mental... com valores espirituais.. de processos. Competências gerenciais... para lidar com a gestão de conflitos. para acompanhar as novas tecnologias de materiais. para acompanhar as novas tecnologias de gestão e organização do trabalho.. . de fontes de energia.Como Lidar com o Futuro Já Presente: Profissionais de SST (3) Aquisição de novas competências: Competências técnicas.

causas de absenteísmo . infelicidade no trabalho . estresse.Competências para entender e lidar com os determinantes da saúde e doença das pessoas e dos grupos sociais (trabalhadores). por exemplo. causas de presenteísmo . etc. para entender LER/DORT . .

.

.

5. Comentários Finais .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful