P. 1
boneca_de_pano

boneca_de_pano

|Views: 29|Likes:
Published by Aline Menezes

More info:

Published by: Aline Menezes on Nov 22, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/26/2013

pdf

text

original

Boneca de pano: como fazer

1) Corpo básico

Comece ampliando os moldes abaixo de acordo com a medida. Recorte duas partes de cada em tecido. As linhas verdes são os guias de medida. Note que existem duas medidas sempre: a externa (E), que corresponde ao corte do tecido, e a interna (I), correspondente à costura.
I: 14cm E:16cm

I: 18cm E: 16cm

As linhas pontilhadas pretas correspondem às costuras que unem os moldes de frente e costas, que devem ser feitas primeiro. Depois de todo o material costurado, vire a boneca do avesso e encha com algodão próprio para este fim. Só então una as partes da boneca, usando o pontilhado em vermelho como referência. Tenha especial atenção ao unir a cabeça ao pescoço, aconselhamos deixar esta costura por último.

Faça um pequeno picote aqui. A aba resultante será inserida no pescoço pela parte de dentro e depois costurada.
I: 23cm E: 25cm
I: cm 33 5cm 3 E:

I: 26cm E: 30cm

I: 17cm E: 19cm

I: 21cm E: 23cm

I: 10cm E: 12cm I: 15cm E: 17cm

I: 36cm E: 40cm

etc. Lã colorida. Olhos de botão com cílios bordados. Use lã colorida ou tiras de retalhos para fazer o cabelo. . Você pode desenhar ou usar uma costura para marcar os dedinhos da boneca.2) Acabamento Use também sua imaginação para o acabamento da boneca. Aproveite fitas coloridas para fazer lacinhos. O rosto pode ser desenhado ou bordado.

Saia: Para fazer a saia. costura entre duas partes da peça (como corpinho da blusa e manga). deixando um espaço para passar um elástico. Costure o elástico para fechá-lo e só então feche a bainha da manga. porque o tamanho pode variar de acordo com o enchimento). O pontilhado preto representa costuras entre frente e verso da roupa. Você também pode. corte uma tira larga para o cós. faça como no modelo apresentado e use meias de criança usadas e sapatinhos. Costure a manga ao corpinho deixando a emenda sob a axila do corpinho. feche a saia e faça a bainha. Dobre a tira e use o ferro de passar para vincá-la. e as linhas azuis represenam bainhas. Se preferir. Passe elástico pela bainha e faça um franzido.3) Roupas Use o mesmo princípio da boneca para costurar as roupas. as linhas vermelhas. se preferir. Corte um retângulo conforme o exemplo abaixo e use agulha e linha para franzi-lo até o tamanho da tira. Dobra I: 8cm E: 10cm Franzido I: 20cm E: 22cm I: 100cm E: 102cm Botinhas: I: 20 E: 22 Corte os moldes em feltro e costure de dois a dois para fazer o par. . Costure as duas partes. Você pode completar a gola e a manga com retalhos de renda e fazer a gravatinha ou outros detalhes usando fitas e retalhos coloridos. Blusa: I: 20cm E: 22cm Manga: I: 10cm E: 13cm I: 30cm E: 32cm I: 17cm E: 19cm Frente Verso Costure a manga e faça uma bainha. com a largura da cintura da boneca (use fita métrica para medir. aproveitar roupinhas de criança ou bebê que não tenham mais uso ou ainda criar uma roupinha diferente usando sua imaginação.

4) Mais exemplos Você pode completar sua boneca com acessórios coloridos como laços. ráfia ou canecalon. apliques ou decalques. Crie sua boneca ou boneco aproveitando e reutilizando materiais e tecidos que você não usa mais. você pode comprar olhos de boneca que podem ser adesivos. Pode também usar guache. usar retalhos para fazer os cabelos ou ainda usar lã acrílica. Usando feltro. gravatas e lenços. aproveitar toucas de lã. canetas de tecido especiais e desenhar um rosto diferente. por exemplo. você pode fazer flores para colocar no cabelo. . Em casas de artesanato e armarinhos.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->