Tutorial tupia na horizontal

Um dos grandes problemas de trabalhar com uma tupia manual em uma bancada é a serragem que desce e é sugada pelo motor da tupia, abreviando em muito a vida útil desta máquina. Uma solução é trabalhar com ela na posição horizontal preservando-a da serragem. O tutorial a seguir foi baseado numa idéia que circulou pelos fóruns de marcenaria. Significa que não há nada de novo neste tutorial. Para facilitar a consulta, eu preparei um PDF e publiquei no Rapdshare, assim poderão imprimir. O link é este: Vamos lá então?

1

O material que vamos necessitar são: Dois sarrafos de 600x60x50mms.

Dois sarrafos com 30x5x5 ms.

2

2 chapas de MDF com 600x380mms com 20 mms de expessura para a parte superior e inferior da mesa. 2 chapas de MDF com 380x150 mms com 20 mms de expessura para as travessas 2 chapas de MDF com 220x150 mms com 20 mms de expessura, para as abas. 1 chapa de MDF com 170x220 mms com 12 mms de expessura para o pente da vertical 1 chapa de MDF com 300x190 mms com 12 mms de expessura para o pente da horizonta. 1 barra rosqueada de ½ polegada com 400 mms de comprimento para a manivela 1 pedaço de caibro com 10x5x4 mms (bloco) 1 placa de fenolite ou de acrílico de 6mm com 280x260 mms 1 manípulo 6 arruelas ½ polegada 6 porcas ½ polegada 11 parafusos de ¼ de polegada 11 porcas de ¼ de polegada 8 arruelas de ¼ de polegada

3

Para começar, é necessário fazer um rebaixo no sarrado de 600 mms ao longo dele com a profundidade da chapa de fenolite ou de acrílico. Eu usei uma chapa de fenolite porque era o que tinha e ela tem 7 mms de espessura, portanto fiz o rebaixo com esta medida, se você for fazer em acrílico procure um com 6 mms. Nota. Fiz o rebaixo na serra circular. O rebaixo deverá ter 43 mm de largura

. Depois de ter feito isso, faça os rebaixos dos encaixes das travessas.

4

5 . Antes de parafusar as travessas vamos preparar a entrada da barra rosqueada.Lembre-se que a travessa deve ficar na mesma altura do rebaixo que vai correr a placa onde ficará a tupia. Pegue uma das travessas e faça um furo com uma broca de 13 mm bem no centro dela.

6 .Coloque um pedaço pequeno de barra rosqueada com duas porcas Em seguida. desenhe o contorno da porca nos dois lados.

7 . você precisa fazer isto dos dois lados da travessa. Não esqueça.Com um formão faça um encaixe para acomodar a porca.

Pegue duas arruelas e faça furos para parafusos pequenos 8 .

Parafuse as arruelas prendendo as porcas dentro do encaixe que você fez. A manivela para subir e descer a tupia eu aproveitei da bancada da furadeira horizontal que havia montado da velha “ferrari”. 9 .

10 .A princípio você deve fazer uma peça assim. Vai precisar de um manípulo.

Em uma das pontas da barra rosqueada. 11 . faça dois chanfros. Coloque uma porca e em seguida uma arruela.

Outra arruela e outra porca Do outro lado coloque o parafuso do manípulo e em seguida o próprio manípulo. 12 .

Assim a manivela fica pronta. 13 . Aqui a mesa já pronta. monte as pranchas que estão em pé na mesma largura que ficará os dois sarrafos de sustentação.

Note o detalhe dos parafusos de sustentação do quadro 14 .

Aqui o quadro e a mesa já unidas. 15 .

Note que fiz pré furos para que os parafusos alcançassem a prancha de MDF e ficassem bem presos. Verificando o funcionamento da manivela 16 . o parafuso não alcançaria o MDF. Se não fizesse isso.

escariandoos em seguida.Tirei a base de acrílico da tupia e com ela fiz as marcações da janela da fresa bem como dos parafusos na chapa de fenolite. 17 . Na tico-tico de bancada fiz a janela e na furadeira fiz os furos.

18 .Fiz as marcações do contorno do bloco e a posição dos parafusos que irão prendê-lo.

Depois de furar a placa. 19 . fiz as marcações para furar o bloco.

20 .Marquei em seguida e fiz o vazado da trilha na tico-tico de bancada. Numa altura aproximada de 150 mm da mesa e bem no centro do rebaixo. fiz um furo com uma broca de 5 mm onde coloquei um parafuso de ¼ e em seguida cortei a cabeça do parafuso fora.

21 . coloquei 2 porcas e uma arruela.Na barra rosqueada que vai fazer subir e descer a tupia.

tanto em cima quanto em baixo. Em seguida apertei bem uma porca contra a outra. 22 . tomando cuidado para não deixar o bloco com folga nem apertado.Embaixo do bloco fiz o mesmo.

Na furadeira.Agora vamos fazer os manípulos que prenderão a placa da tupia. Num pedaço de compensado de 10 mm faça um círculo de aproximadamente 70 mm de diâmetros e ao longo dele faça círculos menores conforme a foto. utilizando uma broca fostner ou um broca chata faça os buracos nos círculos menores. 23 .

24 .Em seguida com uma broca de ¼ faça um furo no centro. Na tico-tico de bancada você vai destacar os manípulos.

Coloque no furo um parafuso de ¼ e em seguida uma porca. 25 . Desenhe o contorno da porca.

26 .Com um formão faça um furo acompanhando o desenho para acomodar a porca.

Corte três rodinhas com 30 mm de diâmetro. alargue o furo como uma broca um pouco maior. 27 . Depois que você fez o furo pra acomodar a porca.

Passe cola na rodinha. Deixe secar de um dia para o outro. 28 . coloque a porca no buraco e cole a rodinha no manípulo.

Cortei-a no meio. mas acho divertido tentar resolver as questões dentro da própria marcenaria. 29 . pode comprá-los prontos. Remexendo minha “caixa mágica” encontrei uma barrinha de cobre.Depois de pronto vai ficar assim. Você vai precisar de duas cantoneiras pequenas para fixar as abas laterais da bancada. fiz os furinhos e dobrei. Obviamente você não precisa fazer os manípulos.

Desta forma fixei as abas na coluna. 30 .

31 .Além das cantoneiras você precisa prender as abas na mesa. Elas ficam assim.

Agora vamos fazer os pentes de pressão. 32 . Na placa de mdf de 300 mm x 190 mm fiz os riscos para cortar utilizando uma suta com 20 graus aproximadamente. Aproveitei a mesma medida da suta e preparei o fench da serra circular.

com muito cuidado. na serra tico-tico de bancada. faça os cortes dos dentes do pente. Depois. fiz o trilho e dei o acabamento. 33 .Em seguida.

Aí está. pronta. 34 .

E aqui já na posição. Em seguida fiz a outra seguindo os mesmos procedimentos. 35 .

Fiz esta bancada mais para produzir meus tarugos que uso nos relógios. pois é possível fazer uma variedade muito grande de serviços. mas a maquininha é bem versátil. 36 .Finalmente posso colocar a tupia no lugar e começar a trabalhar.

e eu só vou utilizar a parte curva. Se eu quiser fazer um tarugo de ½ polegada. ou seja.4 mms. 6. Conforme a foto abaixo.Para fazer os tarugos vou utilizar este tipo de fresa. 37 . precisamos alinhar a fresa em relação á bancada. preciso achar uma fresa que tenha na curvatura ¼ de polegada. sendo assim preciso saber qual é a medida desta parte. Só que as medidas marcadas são no comprimento total. Antes de começar a trabalhar. Neste caso vou fazer um tarugo de 26 mms de diâmetro. a curva tem exatamente 13 mm.

38 .Em seguida cortei um sarrafinho com 26x26 mms e vou passar pela fresa e vamos ver no que vai dar.

39 .Passando pela tupia Primeira passada.

40 .Segunda passada. Terceira passada.

com a prática ele vai ficando cada vez melhor. tchan. tchan. Espero ter ajudado mais uma vez e que meu tutorial seja útil e muita gente dele tire proveito.. Abração Flávio Machado 41 . tchan.E.. Ai esta o tarugo arredondado. Vocês vão notar que não está perfeito porque afinal é o primeiro que faço.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful