Centro de Competência CRIE da Beira Interior

Serviço de arquivo publicação e partilha de documentos digitais

Outubro de 2007 João Carlos Antunes
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 2.5 P ortugal. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/pt/ ou envie uma carta para Creative Commons, 171 Second Street, Suite 300, San Francisco, California 94105, USA.

1 1- O que é eSnips?
eSnips é um serviço online que disponibiliza a cada utilizador registado 5 Gigabytes de espaço para guardar ficheiros de diversos tipos. Sendo um dos serviços que se convencionou denominar de Web 2.0, as pastas onde guarda os ficheiros podem ser privadas ou públicas e baseia-se no conceito de comunidades virtuais. No caso das pastas públicas, o seu conteúdo pode ser partilhado por todos ou por um grupo definido pelo seu “proprietário”. Para além do espaço, o eSnips dispõe de um conjunto apreciável de funcionalidades, muito úteis nomeadamente em contexto educativo. Na minha opinião o eSnips é um verdadeira canivete suíço... Esta é a página de entrada, depois de o utilizador ter feito o login.

Na coluna central tem as mais recentes actualizações acontecidas nas pastas. Na coluna da direita, tudo aquilo que você pode fazer no contexto em que se encontra... As pastas onde guardou os ficheiros ou a informação que resultou das suas pesquisas na web tanto podem ser públicas como privadas. O tipo de acesso às pastas é assinalado por ícones distintos:

2
A condição de acesso - privado, grupo ou público - a cada pasta pode ser alterada sempre que o utilizador o deseje:

Como em qualquer outro serviço Web social, com o eSnips criam-se comunidades de amigos e partilham-se materiais de outros utilizadores, conteúdos que se guardam nos favoritos para mais fácil acesso.

2- Como posso usufruir das funcionalidades do eSnips?
Antes de mais teremos de criar uma conta de utilizador em www.esnips.com. Depois, já como utilizador registado, fazemos o login com username e password e entramos directamente no nosso espaço eSnips. Isso pode ser feito em qualquer computador com ligação à internet. Contudo, para uso no computador pessoal, aconselhamos a fazer o download e a instalação do programa eSnips Uploader. Acede-se à página onde pode ser descarregado, clicando em Download Update (coluna à direita) ou em http://www.esnips.com/download/

3
Ao instalar o eSnips Uploader passa a dispor de uma barra de ferramentas no Internet Explorer e no Firefox. Na barra de tarefas do Windows, fica o ícone que lhe dá acesso directo à página eSnips. De momento ainda não existe versão para Mac.

3- Interesse educativo do eSnips
São vários os possíveis cenários de utilização educativa dos serviços do eSnips, ainda que tenhamos que ter sempre em conta que este é um serviço disponível online pelo que, para usufruirmos das suas funcionalidades, teremos sempre de dispor de ligação à Internet. Tal não invalida que consideremos o serviço uma excelente ferramenta para o professor que assim pode, de forma fácil, disponibilizar recursos educativos digitais aos seus alunos. Pode partilhar os materiais apenas com os seus alunos, tendo para isso que criar o grupo e inserir o email de cada um dos utilizadores que pode aceder àquela pasta. Claro que, a forma mais simples é ainda o de partilhar com toda a comunidade a pasta com os materiais por si produzidos ou compilados. A Web tem para alunos e professores variados espaços de publicação. Portal das escolas e agrupamentos, blogues, wikis, espaços sociais da Web como o MySpace ou o Hi5 são alguns deles, mas muitas vezes com algumas limitações de espaço para a publicação de materiais. Os cinco gigabytes disponibilizados do eSnips podem ser uma boa solução para esse problema, já que de cada documento (texto, apresentação, imagem, som, vídeo...) que colocar na sua conta eSnips pode copiar o endereço directo de acesso a ele ou utilizar, para o mesmo efeito, um dos vários e impactantes widgets. A copia de páginas completas da web também poderá ser bastante útil para os professores na hora de organizar uma lista de sítios web que os seus alunos deverão consultar, porque o acesso a estas páginas é bastante mais rápido podendo mesmo o seu conteúdo ser editado.

4- A barra de ferramentas

A utilização da barra de ferramentas, depois de fazer o login, traz mais facilidade e rapidez na execução das tarefas. A barra de ferramentas, além das tarefas essenciais de transferência de ficheiros ou cópia de páginas web, dispõe de outras funcionalidades como a de captura de ecrãs e a da gravação vídeo e som. Os materais obtidos desta forma são transferidos automaticamente para o nosso espaço eSnips.

Veja que pode fazer o upload (transferência) de uma pasta completa, de fotos, vídeos e ficheiros.

4 5- Transferir fotos
No caso de querer transferir Fotos, terá várias opções:

Se as imagens forem demasiado grandes, a melhor opção é a primeira. Depois irá escolher a pasta para onde vai transferir os ficheiros. Clicando em New Folder, cria uma nova pasta. Escolhida a pasta de destino, clique em Upload Now. Pode descarregar vários ficheiros de uma vez ou o conteúdo completo de uma pasta.

Claro que pode transferir directamente a partir da página do eSnips. Nesse caso, clique em Upload Files, hiperligação disponível em todas as páginas que compõem o seu espaço eSnips.

5 6- Copiar páginas web
Pode copiar uma página web para o eSnips. A operação pode ser executada a partir da barra de ferramentas ou pelo menu contextual (botão direito do rato), como se vê na imagem abaixo.

Pode copiar o endereço URL da página que está a visualizar, apenas o texto e imagens seleccionados ou a página web completa, incluindo as imagens. Esta última opção tem especial interesse porque o acesso a essa página, na aula, será bastante mais rápido e independente da disponibilidade da página no momento a que quisermos aceder a ela

6
Se optar por gravar a página completa, tem ainda a possibilidade de editar o seu conteúdo. Pode, por exemplo, eliminar a publicidade ou algum outro conteúdo que distraia a atenção do aluno. Para isso, clique em Edit Content (logo abaixo do thumbnail da página web). Esta é a janela de edição, onde pode eliminar, editar ou realçar algum conteúdo da página. Também é possível, através desta janela de edição, inserir hiperligações e mesmo imagens novas:

Mesmo depois de ter gravado a página, ela pode ser editada. Mude para modo de ver em lista ou com detalhes. Clique em Edit Content:

7
Passa a ver a página web num editor de páginas Web

8 7- Operações possíveis nas pastas
Comece por abrir uma das suas pasta.

Na coluna à direita, tem tudo aquilo que pode fazer no momento: Fazer a transferência (upload) de ficheiros para esta pasta. Editar a configuração da pasta – cada pasta pode ter um aspecto gráfico distinto (existem várias skins disponíveis) Acrescentar um post (artigo) – associado a cada pasta, podemos publicar textos e comentários à maneira de um blogue. Também na mesma coluna, tem acesso às opções de partilha dos conteúdos guardados na pasta. Podem ser partilhados por um grupo, por toda a comunidade ou, claro, manter o acesso reservado. Aos materiais arquivados podemos reordená-los (Arrange), movê-los para outra pasta (Move) ou eliminá-los. No caso de abrir uma pasta já partilhada, as opções disponíveis serão diferentes:

Para além de poder fazer a transferência de novos ficheiros e modificar as regras de acesso e partilha da pasta, de entre as restantes opções destacamos: A possibilidade de criar um widget da pasta com todos os seus documentos, o que torna mais fácil

9
(e agradável...) o seu acesso a partir de uma página web que aceite widgets (blogues em geral, Wetpaint, Moodle, portal anossaescola...). Mais à frente veremos como se executa a operação. A disponibilidade de um feed RSS (Really Simple Syndication), fonte de informação que, inserido num leitor RSS, permite manter-nos actualizados sobre os conteúdos da pasta. O eSnips possibilita também a criação e inserção de documentos multimédia. Para tal basta termos uma webcam e clicarmos em Shoot a Video ou, com um microfone, gravar e inserir uma mensagem de voz:

8- Alterar as configurações da pasta
A partir da própria pasta (barra à esquerda – Edit Folder Settings) ou da página Folders (na base do ícone que representa a pasta – Settings) acede à página de configuração da pasta.

Na página de configuração é possível modificar o nome e a descrição da pasta:

10

Pode alterar o modo de ver os ficheiros arquivados na pasta e o número de posts (artigos) que são mostrados de cada vez (máximo de 5 artigos). Também pode escolher um ícone de pasta diferente daquele que está predefinido.

Tem ainda a possibilidade de escolher entre vários modelos de apresentação da página...

No final, clique em Save Changes para gravar as alterações.

11 9- Criar e publicar um widget
Clique em Create a Widget. Escolha o widget (pode ser em forma de botão, imagem ou flash).

Copie o código HTML gerado. Na página onde o vai inserir (num blogue, no Moodle, no portal da escola ou noutro serviço que o permita), utilize o editor de texto HTML. Passe para o modo de código HTML.

... cole o código :

12
... e volte ao modo normal de edição de texto (WYSIWYG).

Verificará que o widget já está perfeitamente integrado na página. Ao clicar nele, qualquer utilizador poderá aceder aos conteúdos da pasta partilhada. Também pode criar e inserir um widget relacionado com ficheiros de som. Respeitando sempre os direitos de autor, pode criar um widget para um ficheiro só ou para uma playlist.

10- Slideshow
Quando a pasta contiver ficheiros de imagem, estes podem ser visualizados em forma de slideshow. Para tal, clique em Run Slideshow

13
Se o desejar, pode obter o código do Slideshow e inserí-lo, pelo processo atrás descrito sobre a inserção de widget, em qualquer página da web.

11- A música no eSnips
Os utilizadores também têm a possibilidade de transferir ficheiros de música para uso privado ou para partilha. Tenha em atenção os direitos de autor – o eSnips faz uma monitorização regular do espaço, eliminando os ficheiros que violem a lei. Com os ficheiros disponíveis no eSnips, pode fazer uma playlist e embebê-la numa página Web. O leitor multimédia que permite ouvir um ficheiro de som (por exemplo, um ficheiro obtido através do microfone):

14
A playlist e o código de inserção do widget:

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful