Guia – Como ser Wiccano em Portugal

Como ser Wiccano em Portugal?
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Objectivo do Guia Religiões neo-pagãs em Portugal A Wicca 2 Seguidores da Wicca em Portugal À Descoberta da Wicca Organizações Wiccanas A Iniciação em Portugal Sites que pode Consultar Livros que pode Consultar

1. Objectivo do Guia
Muitos têm sido os e-mails que me chegam de portugueses e também de outros cidadãos de outros países que manifestam o desejo de se tornarem wiccanos. Apesar de sentirem esse desejo e de, a maioria, ter a certeza de que é a wicca que quer realmente seguir, não sabem por onde começar. Por isso, acho que está na altura de responder directamente a esta questão, um pouco em particular para os portugueses.

2. Religiões neo-pagãs em Portugal
Em Portugal as religiões neo-pagãs (Wicca, Druidismo, Satanismo, etc.), falo em particular da Wicca, só muito recentemente foram “descobertas”. No nosso país, este grupo de religiões é vulgarmente designado pelo termo abrangente “bruxaria”, o que gera confusão e preconceito entre os praticantes de outras religiões. Muito recentemente é que começou a surgiu distinção entre as várias religiões que compõem a abrangente “bruxaria”. Essa distinção é feita pelo tipo de magia que é praticada (Branca ou Negra), deuses adorados e uma série de questões relacionadas com o papel do homem e da mulher.

Morgaine

Blog Bruxaria Wicca Portugal

1

Guia – Como ser Wiccano em Portugal

3. A Wicca
A Wicca é uma religião neo-pagã que venera a Deusa Mãe (Natureza) e o Deus Pai (Deus Cornudo). Celebra os ciclos da natureza, tais como equinócios, solstícios e ciclos lunares, e inclui nas suas crenças e práticas datas importantes do calendário celta. Para a Wicca o homem não é superior à mulher, estão ambos em equilíbrio. A mulher transporta a vida no ventre, mas sem o homem nada seria possível. Na maioria das religiões isto não acontece. A Wicca ensina a amar a natureza, a nós próprios e a respeitar os outros e tem como filosofia base “Faça o que quiser desde que não prejudique a si nem aos outros” e acreditamos que o que de mal fizermos retornará a nós triplicando. A Wicca acredita na reencarnação e que a vida presente é condicionada pelos nossos actos em vidas anteriores. Esta crença explica o porquê de muitas vezes termos a sensação de já termos estado em determinado lugar ou viver determinada situação quando temos a certeza que isso nunca aconteceu – o chamado fenómeno “déjà vu”. A Wicca é muitas vezes alvo de críticas destrutivas por parte daqueles que apenas aceitam a sua religião afirmando que a Wicca por exemplo promove orgias e pactos com o diabo.

4. Seguidores da Wicca em Portugal
Em Portugal não há nenhum Coven conhecido, pois se se dessem a conhecer eram alvo de discriminação, assim como a grande maioria daqueles que seguem a Wicca. Por isso, em Portugal a maioria dos praticantes são solitários, ou então formam Covens que se reúnem secretamente. Na maioria dos casos nem os familiares têm conhecimento devido ao facto de serem de outras religiões e assim o praticante wiccano até se vê obrigado a “viver duas vidas paralelas”.

5. À Descoberta da Wicca
Algumas das pessoas que me contactam apenas ouviram falar da wicca e são muitas vezes atraídas pelo facto de se dizer que na Wicca se pratica magia e são iludidas pelo facto de acharem que, ao converterem-se para a Wicca,
Morgaine Blog Bruxaria Wicca Portugal 2

Guia – Como ser Wiccano em Portugal

conseguem tudo o que idealizam através dessa magia. A primeira coisa a fazer é informar-se adequadamente sobre o que é mesmo a Wicca, pois na Wicca não se consegue tudo o que se quer e a magia não acontece de um momento para o outro. Ao fim de algum estudo algumas dessas pessoas concluem que, afinal, a Wicca não era o que pensavam e estavam prestes a cometer um grande erro. Normalmente, os wiccanos, antes de se iniciarem percorrem um longo caminho de estudo em que enquanto todas as perguntas que tiverem não forem esclarecidas não partem para a iniciação. Só depois de todas as perguntas que tivermos forem esclarecidas e se tiver a certeza de que é mesmo a Wicca que queremos é que se deve partir para a iniciação.

6. Organizações Wiccanas
Existem já em alguns países organizações pagãs que promovem encontros pagãos, tal como no Brasil, e encontros entre Wiccanos embora seja muito raro encontrar encontros de wiccanos mesmo em países estrangeiros. A Wicca encontra-se bastante desenvolvida no Brasil e na zona onde habitou o povo Celta (Inglaterra, Escócia e Irlanda). Para os seguidores do Druidismo, também uma religião neo-pagã, a busca de informação é mais fácil, uma vez que existem mesmo organizações internacionais relacionadas directamente com o tema (Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas – OBOD).

7. A Iniciação em Portugal
Para aqueles que estão em Portugal e que querem seguir mesmo a Wicca e que já percorreram um período inicial de estudos, segue-se a iniciação que pode ser de duas formas: através de um Coven ou de forma solitária pela auto-iniciação. Como já referi anteriormente, em Portugal é extremamente difícil encontrar um Coven, e por isso para quem não conseguiu definitivamente encontrar um, restalhe iniciar-se a si próprio – Auto-iniciação.

Morgaine

Blog Bruxaria Wicca Portugal

3

Guia – Como ser Wiccano em Portugal

Os praticantes solitários gozam de algumas vantagens em relação aos elementos dos Covens. Não estão sujeitos a hierarquias, são os seus próprios mestres, têm a liberdade de elaborar os seus rituais da forma que mais lhes agradar, escolhem quais os festivais que desejam celebrar (apenas Sabbats ou Sabbats e Esbats e dentros dos Esbats quais o que deseja celebrar). Contudo, é uma prática monótona e não há o convívio que existe num Coven. O Ritual de Auto-iniciação é o primeiro ritual realizado pelo praticante wiccano. Deverá ser realizado numa noite de lua cheia, ou incorporado num Sabbat. Pode ser escrito pela própria pessoa desde que cumpra os parâmetros gerais (invocação dos elementos, invocação do Deus e da Deusa, presença dos elementos no círculo, entre outros) ou pode ser retirado de um livro ou site da internet, neste último caso deve-se também verificar se cumpre todos os parâmetros, pois há muita informação a circular na internet que não é verdadeira. Depois de iniciado, segue-se um ano e um dia (13 ciclos lunares) de estudo aprofundado da filosofia wiccana. Após esse período pode optar por fazer o ritual de 2ºgrau que lhe confere o grau de sacerdote ou sacerdotisa e por aí em diante. É claro que pode haver mudanças neste percurso de acordo com a tradição que o praticante decide seguir. Contudo não é obrigatório seguir uma tradição. Uma das tradições wiccanas mais seguidas é a Gardneriana criada por Gerald Gardner, mas existem outras como por exemplo a Tradição dos Pentáculos.

8. Sites que pode Consultar:
Fórum Portugal Pagão - http://portugalpagao.open-board.com/ Bruxaria Wicca Portugal - http://bruxariawiccaportugal.blogspot.com/ Bruxaria.net - http://bruxaria.net/ Wicca Ipatinga - http://wicca-ipatinga.blogspot.com/ Círculo Sagrado - http://www.circulosagrado.com/ Free Wicca School - http://www.freewiccaschool.com/blog/ Old Religion - http://www.oldreligion.com.br/novo/index.asp

Morgaine

Blog Bruxaria Wicca Portugal

4

Guia – Como ser Wiccano em Portugal

9. Livros que pode Consultar:
“Mandrágora – O Almanaque Pagão” da Zéfiro, sai todos os anos “A Dança em Espiral” de Starwauk “A Bruxaria Hoje” de Gerald Gardner “Bruxas Modernas” de Andrea Osório “Guia Essencial da Bruxa Solitária” de Scott Cunnigham “Wicca – A Bruxaria Saindo das Sombras” da Millenium “Origens da Bruxaria Wicca” de Márcia Frazão “A Magia das Velas” de Gerina Dunwich Existem muitos outros livros e sites que poderá consultar, no entanto aconselho os livros, pois é informação publicada em editoras. Poderá aconselhamento. Morgaine (moderadora do blog Bruxaria Wicca Portugal) também entrar para em contacto comigo adicionais para e

morgaine_wicca@hotmail.com

esclarecimentos

Morgaine

Blog Bruxaria Wicca Portugal

5

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful