P. 1
Estudo de Caso Workflow

Estudo de Caso Workflow

|Views: 96|Likes:
Published by Bruno Gomes

More info:

Published by: Bruno Gomes on Dec 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/22/2013

pdf

text

original

SIG

Estudo de caso – Utilização de um Sistema de Gestão de Processos (Atos Workflow®)

Prof. Ceroni – ADS 2º sem - noturno Bruno Monteiro Gomes Willian Soares

Por ser um sistema com o propósito de auxiliar eventos rotineiros e acompanhar o fluxo das transações.Sistema de Worflow (controle de processos) Um sistema de gerenciamento de processos é representante dos Sistemas de Informação gerenciais (SIG) do nível operacional. pois auxilia os gerentes operacionais a acompanhar atividades e transações elementares da organização. . ele deve fornecer informações precisas (garantidas pelo padrão de qualidade de software da empresa que desenvolve). atualizadas (banco de dados centralizado) e de fácil acesso (acesso via internet via qualquer dispositivo compatível).

é utilizado o Apache Tomcat). html. xls. . Safari. O sistema é online e foi desenvoldido em Java. Chrome e Firefox) nos sistemas operacionais Windows. Linux e MacOS.). Opera. etc.O Atos Workflow é uma solução proprietária para Gerenciamento de Processos. O sistema é homologado para funcionamento crossbrowser (que inclue os navegadores mais populares em suas versões mais recentes: IE. portanto deve rodar em um servidor http que suporte a linguagem (no caso. O sistema armazena seus dados em um banco MySQL e emite relatórios em diversos formatos (csv...

Pecuária e Abastecimento. O fato de o sistema ter sido desenvolvido em softwares livres (Java e Tomcat) foi parcialmente responsável pela escolha da empresa para realização do projeto. Mantém hoje 13 entrepostos de comercialização. onde são comercializadas 10 mil toneladas de alimentos frescos por dia e 12 no Interior. pois isso é muito importante quando se tratam de orgãos públicos. a Ceagesp foi federalizada e vinculada ao Ministério da Agricultura. E por se tratar de um orgão público a rotina é marcada por alto controle e registro das informações relativas ao . sendo um na capital (Entreposto Terminal de São Paulo).Estudo de caso : Implementação de um Sistema de Workflow (Atos Workflow®) Empresa : CEAGESP A CEAGESP é uma empresa que atua na distribuição e comercialização de hortícolas e armazenagem de grãos. Em 1997. além de 19 unidades armazenadoras. localizadas em pontos estratégicos do Estado de São Paulo.

via formulários de processos.processo.registro e histórico de processos • • Ilimitação de número de usuários. Na prática do dia-a-dia. procedimentos ágeis e seguros serão realizados a partir de uma simples conexão à internet. E também é possível tornar obrigatória alguma autorização especial para a interrupção do fluxo em algum ponto crítico. acessados pela Web. Agilização dos processos . Alguns ganhos trazidos com a implantação de um workflow: • Facilidade na utilização: interface amigável • Minimização de investimento: redução drástica da mídia papel • Rapidez na recuperação de informações . está o de “Movimentação de bens patrimoniais”. Em um sistema de worfklow customizável. que se fazem necessários para manter a legalidade e a legitimidade do uso do dinheiro público. Entre os fluxos mais utilizados na Ceagesp. No painel administrativo é possível customizar formulários que representam os formulários de papel. que automatiza o processo de qualquer movimentação patrimonial de uma . é possível criar fluxos para traçar a rota da informação dentro da empresa. porque o andamento de tarefas de trabalho passam a trafegar automatizadas. e indicar a rota que esses formulários devem seguir.mesmo fora da empresa. Processos como “movimentação de bens patrimoniais” podiam demorar dias. um Sistema de Workflow otimiza o trâmite de informações corporativas.

“Relatórios de Despesas”). que garante que todos sejam avisados quando alguém está em férias e impede que a caixa de e-mail do usuário não atinja o limite máximo. a área comercial (“Atendimento de Reclamações de Clientes”) entre outros. Da implementação em junho de 2007 até fevereiro de 2008. O Sistema de Workflow evitou o uso de quase 13 mil formulários na Ceagesp em 3 anos de uso. foram mais de 3700 processos abertos. que eliminaram uma série de formulários cada. “Autorizações de Horas-extras”). auxiliar o departamento financeiro (“Solicitação de Adiantamento e Pagamentos”. .seção para outra. era necessário três vias assinadas para cada requisição de movimentação de bens dentro da própria empresa). Já no sistema as etapas são realizadas instantaneamente. 14 00 0 12 00 0 10 00 0 8 00 0 6 00 0 4 00 0 2 00 0 0 1 ano 2 anos 3 anos F orm ulários econom ados iz Já o fluxo “Solicitação de aviso de férias”. Os diversos fluxos podem auxiliar organização fiscal (“Cumprimento de Obrigações Fiscais”). o departamento de Recursos Humanos (“Admissão e Demissão”. apenas contando dois dos diversos fluxos (“Movimentação de Bens Patrimoniais” e “Requisição de Materiais”). Antes.

Pelo qual qualquer usuário pode sugerir um fluxo que possa auxiliar.Após a verificação do sucesso da implementação foi criado. . um fluxo para “Solicitações de Fluxo”. inclusive. automatizar ou organizar o seu próprio trabalho.

br/ http://pt.atoslecom.Bibliografia http://www.com.org/wiki/Fluxo_de_trabalho .br/ http://www.wikipedia.com.bloglecom.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->