UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

GESTÃO DA INFORMAÇÃO
DIAGRAMA DE ISHIKAWA E 5W2H: CASO DO SISTEMA SIG@
Glaudston Mota José Augusto Marcos Falcão Rodrigo Barreira Thiago Siqueira

Falta de destaque para itens essenciais Tempo de resposta do servidor Sistema congestionado Quantidade de cliques para chegar no item ARQUITETURA SISTEMA 2min.CAUSAS IDENTIFICADAS ACESSO USABILIDADE Conexão lenta com a internet Aplicativo de notas difícil de ser utilizado 1min. CAUSA X EFEITO .

TAIS FATORES SOMADOS AO TEMPO DE RESPOSTA DO SERVIDOR (SISTEMA). QUE É INFLUENCIADO PELA CONEXÃO LENTA DO USUÁRIO. QUAL O PROBLEMA? . A QUANTIDADE DE CLIQUES NECESSÁRIOS PARA CHEGAR AO APLICATIVO “CONSULTA DE NOTAS” (ARQUITETURA) RESULTA EM UM TEMPO GASTO MAIOR DEVIDO A NECESSIDADE DO SISTEMA REALIZAR MAIS CARREGAMENTOS DE PÁGINAS. ESTÃO CAUSANDO O GAP INESPERADO NO TEMPO DE CONSULTA.ANÁLISE DO DIAGRAMA ARQUITETURA ACESSO SISTEMA DEVIDO À CONEXÃO LENTA DO USUÁRIO (ACESSO).

1) A conexão do usuário é lenta. .SOLUÇÕES PERGUNTA O que aconteceu? RESPOSTA O tempo de consulta de NOTAS e FALTAS é maior do que o esperado. 2) Investindo no tempo de resposta do servidor. já que em relação a conexão do usuário. Os desenvolvedores e/ou mantenedores do sistema. 3) O tempo de resposta do servidor não está bom. No aplicativo de consulta a notas e frequência do sistema SIG@. nada se pode fazer. No momento em que o usuário tenta acessar suas notas e frequência. Por quê isso acontece? Quando isso acontece? Onde ocorre o problema? Quem deve solucionar? Como resolver? Quanto irá custar? Requer orçamento APLICAÇÃO DO 5W2H dos desenvolvedores. 1) Diminuindo a quantidade de cliques necessários para acessar o aplicativo de notas. dando destaque a tal ferramenta na tela inicial do sistema. 2) A quantidade de cliques necessários para chegar ao item dificulta o processo.

OBRIGADO! .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful