FUNÇÕES Breve história

Como termo matemático, "função" foi introduzido por Leibniz em 1694, para descrever quantidades relacionadas a uma curva; tais como a inclinação da curva ou um ponto específico da dita curva. Foi Dirichlet quem criou a definição "formal" de função moderna. Ver mais: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm28/hist.htm

Termos e conceitos
Função
Matematicamente, a noção de função não é mais do que uma relação tal que a todos os elementos de um dado conjunto (o domínio) corresponde um e um só elemento de outro conjunto (o contradomínio). Usualmente representam-se por letras minúsculas. Ex:

É uma função

Não é função

Objecto
É um valor da variável independente.

Imagem
É o valor da variável dependente

Domínio
É o conjunto de todos os valores da variável independente. Representa-se por D

Contradomínio
É o conjunto de todas as imagens. Representa-se por D´

e relaciona-se com a sua inclinação relativamente ao eixo horizontal. A representação gráfica da função de proporcionalidade directa é formada por um conjunto de pontos. diz-se o declive da recta. A constante de proporcionalidade. sendo k ≠ 0 a constante de proporcionalidade.Funções de proporcionalidade directa São as funções cuja expressão analítica é da forma y = kx . sendo k a constante de proporcionalidade. k) . todos eles sobre uma recta que passa na origem do referencial e pelo ponto (1. Ex: A função y =b denomina-se função constante Ex: y 2 x Função y=2 A função y =x chama-se função identidade y 2 2 x . k.

Formas de apresentação Podemos apresentar uma função de diferentes formas: Tabela Expressão analítica e o domínio y= 2x D= { 1. (4. 3.8) } Domínio: elementos iniciais dos pares Contradomínio: elementos finais dos pares A escolha do modo de apresentar uma função depende do fim em vista. (2. (3.6) . 2. por exemplo na maior parte das vezes o gráfico ou a expressão analítica são mais usuais.2) . 4 } Gráfico y • • • • x Conjunto de pares F = { (1. porém nas ciências ditas experimentais é muito habitual o uso de tabelas.4) . .

27 } contradomínio da função valores de y.objectos • D´t = { 3.Exemplos ------------------------------------------------------------ • f (-1) = 1 • f (0)=0 a imagem por f do objecto -1 é 1.21.7. a imagem por f do objecto -1 é 1. o objecto cuja imagem por f é -3 é x = -4 • O valor de x tal que f(x) = -3 é x = -4 ------------------------------------------------------------ t(x)= 3x Dt ={1.15.3.9.9} valores de x.imagens t(1)= 3 × 1= 3 t(3)= 3 × 3= 9 • Determinar o valor de x tal que t(x)= 21 t(x)= 21 ⇔ 3x=21 ⇔ x = 21 ⇔ x = 7 então 21= t(7) 3 ------------------------------------------------------------ .5.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful