AS MELHORES RECEITAS

gourmet low cost

Top

ChefeAtelier
edição limitada

Venha conhecer esta selecção exclusiva e faça de sí o centro de todas as boas críticas culinárias.Introdução Bemvindo/a A cozinha Gourmet não têm de significar custos elevados.” Massimo Montanari . “A comida para o homem é sempre cultura. nunca apenas natureza. por isso e a pensar em sí os nossos chefes de cozinha elaboraram e confeccionaram as melhores receitas gourmet a um custo muito acessível.

8. Levar ao forno durante aproximadamente 10 min. Deixar durante mais 5 min. forrado com papel vegetal.Entrada Folhados de Queijo de Cabra com Mel e Nozes Ingredientes: 1 embalagem de massa folhada Queijo de cabra (100 gr) Mel (q. 7. Retirar e servir em pratos individuais decorado a seu gosto. 6. Colocar o queijo no centro dos quadrado e fechar bem. de modo a que não fiquem buracos.b) Preparação: 1. Estender a massa e cortá-la em quatro quadrados. 9. 2. no forno. . 3. 5. adicionando as nozes partidas em bocadinhos. Abrir o forno e colocar mais um pouco de mel.b) Nozes (q. e pincelar com mel a gosto. Aquecer o forno a 180º. Colocar num tabuleiro. 4. Podem usar um pouco de água nos dedos para colar bem as pontas. Dividir o queijo em 4 bocados aproximadamente iguais.

Corte-as depois em fatias finas. 2. .Sirva fresco. Lave. Corte as meloas em talhadas e retire-lhes as pevides e a casca. 4. 5. Deite sobre a fruta e polvilhe com as sementes de sésamo. escorra e retire os pés aos morangos e corte-os em fatias. Disponha as fatias de meloa e os morangos de forma harmoniosa no prato de serviço.Entrada Salada de Meloa e Morangos Ingredientes: 2 meloas pequenas Morangos (300g) 2 colheres de sopa de sumo de limão Sumo de meia laranja 3 colheres de sopa de mel 2 colheres de sopa de sementes de sésamo Preparação: 1. 3. Numa taça misture o sumo de limão e o de sumo de laranja com o mel.

8. Corte todos os ingredientes em pedaços pequenos. 3. 2. 4. Deixe cozer bem. Aqueça a água e coloque-os na panela. 6.Sopa Sopa de Legumes sem batata Ingredientes: 3 alhos franceses (parte branca) 2 courgettes (em substituição da batata) 1 cebola 2 dentes de alho 150 gramas de abóbora 4 folhas de couve portuguesa 2 nabos 3 colheres de sopa de azeite 1 litro de água 1 pitada de sal Preparação: 1. Tempere com azeite e sal. os nabos e as courgettes. 7. a abóbora. Deixe ferver. . 5. Descasque a cebola. Retire a panela do lume e triture até ficar em estado líquido. Volte a colocar a panela ao lume e adicione a couve portuguesa cortada em pequenas tiras. os dentes de alho.

Tempere com flor de sal e polvilhe com a mistura de cebola e coentros picados. junte o açúcar.Lave algumas folhas de chicória e ripe-as para dentro de uma saladeira. 3. tire o caroço e regue a polpa com um pouco de sumo do limão. 7. misture-a com um punhado de coentros picados e reserve.Coloque numa taça.Corte o rosbife em tiras pequenas. Escorra muito bem.Deite a Margarina numa frigideira larga. 9. Retire do lume e junte o feijão bem escorrido. . leve ao lume e deixe aquecer bem. o molho de soja. pique-a. um pouco da raspa da casca do limão e uma pitada de piripiri. Deite tudo numa saladeira e mexa. Misture bem. 2.Descasque a cebola roxa.Deixe marinar enquanto prepara os outros ingredientes. pique-o em quadrados pequenos e junte à mistura de carne e feijão. Lave o tomate cereja. mexendo sempre. 8.Prato de carne Tiras de Vaca com abacate e tomate cereja Ingredientes: Rosbife (± 300 g) 1 colher de chá de açúcar mascavado 3 colheres de sopa de molho de soja 1 limão Piripiri 1 lata de feijão encarnado Folhas de chicória 150 g de tomate cereja 1 cebola roxa Coentros picados Margarina (30g) 1 abacate Flor de sal Preparação: 1. corte-os ao meio e junte à chicória.Junte as tiras de carne bem escorridas e salteie rapidamente sobre lume forte.Abra o abacate ao meio.Deite o feijão num coador de rede e passe-o por água fria corrente. 4. Misture bem. 5. Descasque o abacate. 6.

Deixe suar durante cerca de 5 minutos. mexa e tape a frigideira.Prato de peixe Filetes de Solha com Lúcia-lima Ingredientes: Água 1/2 alho francês 1 cenoura folhas frescas de lúcia-lima 4 filetes de solha Sal Pimenta 80 g de Margarina 1 dl de leite 1 couve chinesa   Preparação: 1. junte cerca de 1 dl do caldo obtido e o leite. junte a juliana de couve. Sobre cada filete coloque uma folha de lúcia lima  Tape o cesto e coloque-o sobre o tacho quando a água estiver a ferver. pimenta e coloque-os dentro de um cesto de bambu. 6. 3.Derreta metade da Margarina numa frigideira.Leve um tacho ao lume com água. Deixe ferver entre 8 a 10 minutos. Tempere com sal e pimenta acabada de moer e deixe levantar fervura. o alho francês cortado em troços.Sirva os lombos de solha sobre a juliana de couve e regue com o molho.Mantenha o peixe quente enquanto tritrura os legumes com o caldo.Derreta a restante Margarina num tacho pequeno.  a cenoura lavada e cortada em palitos e algumas folhas frescas de lúcia lima (é aconselhado um tacho com diâmetro ligeiramente inferior ao do cesto de bambu que vai usar para os filetes).Tempere os filetes de solha com sal. 2. Adicione um pouco do caldo aromático da cozedura do peixe e deixe cozinhar mexendo até  a couve estar macia mas não demasiado cozida.Corte a couve em juliana grossa. . 5. Coe o líquido obtido através de um coador de rede fino. 7. coloque num passador de rede e lave em água corrente. 4.

Salada Salada de Rúcula e Melancia com Queijo feta e pinhões Ingredientes: Azeite (± 0.Adicione o azeite perfumado com os coentros e regue generosamente com sumo de limão.Tire a casca e as pevides a melancia e corte-a em dados. Sirva de imediato. Deixe arrefecer completamente. . 7.Deite as folhas de rúcula numa saladeira baixa. 2. 6.Corte o queijo feta em cubos do mesmo tamanho. Deite o azeite numa frigideira. enxugue-os bem e pique-os para dentro de uma tigela. 4. 3.5 dl) Pinhões (50g) coentros frescos 4 talhadas de melancia Queijo feta (200g) Folhas de rúcula (250g) Sal Pimenta preta de moinho 1 limão Preparação: 1.Lave os coentros. 5.Coe o azeite por um passador de rede para a tigela onde se encontram os coentros e espalhe os pinhões sobre uma folha de papel absorvente. Misture com as mãos para não amassar a melancia e o queijo e distribua pelos pratos. junte o queijo e a melancia e tempere com sal e pimenta moída na altura. de preferência antiaderente. Quando o óleo estiver quente junte os pinhões e deixe-os fritar até ficarem dourados. e leve ao lume a aquecer.

Tempere com pimenta.Leve a alourar em Margarina. a cebola descascada e picada. mexendo. 4. mexendo. Salteie durante cerca de 10 minutos. 6. 3. . bem escorridos.Junte o presunto e deixe alourar durante cerca de 1 minuto.Sirva como acompanhamento de pratos de carne ou como entrada. sobre lume forte. cortando-os em bocados caso sejam muito grandes. 5.Prove e.Acompanhamento Cogumelos à Italiana Ingredientes: 200 g de cogumelos pleurotos (200g) Margarina (60g) 1 cebola presunto em tiras (150g) cogumelos pequenos (180g em lata) pimenta em grão 1 colher de sobremesa de orégãos sal queijo parmesão fresco ralado (100g) Preparação: 1.Adicione os pleurotos e os outros cogumelos. e polvilhe com os orégãos. tempere com sal.Lave e escorra os pleurotos. 2. se necessário. Junte o queijo parmesão fresco ralado e misture. moída na altura.

6. 8.Reserve parte da polpa para picar em cubos pequenos e enfeitar a mousse. 3. 9. junte-lhes o restante açúcar e continue a bater até estarem bem espessas.Escorra a gelatina e junte-a ao creme. junte as gemas e o leite e misture muito bem. envolvendo delicadamente.Distribua por tacinhas e leve ao frigorífico para solidificar. Vá adicionando o preparado de meloa a pouco e pouco às claras.Misture metade do açúcar com a maisena.Bata as claras em espuma. Leve ao microondas durante 4 a 5 minutos na potência máxima.Na altura de servir salpique com canela (q. . e junte ao preparado anterior.5 dl) 2 iogurtes naturais açucarados 1 meloa canela em pó Preparação: 1. mexendo de 2 em 2 minu tos com a vara de arames.b) e com os pedacinhos de meloa. mexendo até derreter completamente.Misture os iogurtes naturais. 4.Ponha a gelatina de molho em água fria 2.Sobremesa Famosa Mousse de Meloa Ingredientes: 5 folhas de gelatina água Açúcar (30g) 1 colher de sobremesa rasa de maisena 2 ovos Leite (2. 5.Tire a casca e as pevides à meloa e reduza a polpa a puré com a varinha mágica. 7.

.Juntar o espumante e o sumo 5.b) e mexer bem 6.Lavar toda a fruta necessária 2.Finalmente juntar paus de canela e folhas de hortelã e frigorífico até servir.Coloque a fruta no jarro 4.Cortar os morangos ao meio. as maçãs em pedaços pequenos e as laranjas em rodelas finas 3.Bebida Sangria de Espumante Ingredientes: 1 garrafa de espumante 1/2 litro de sumo de tutti-frutti Morangos (100gr) 2 maçãs 2 laranjas 4 colheres de sopa de açúcar Hortelã 2 paus de canela Preparação: 1.Adicionar açúcar (q.

2.Bata todos os ingredientes num shaker.Após estarem todos misturados. sirva num copo de cocktail previamente colocado no frio (sem o gelo) com uma ou mais cerejas.Bebida Cosmopolitan Cocktail Ingredientes: 1 dose de vodka 1/2 dose de cointreau 1/3 dose de cherry brandy 1/3 dose de sumo de limão 1 cereja Preparação: 1. .

Bon Appetit! .