Manual do Usuário

Ir ao Indice

Conheça a BMX50 (Diagrama) 8.Como abastecer 11.Certificado de garantia 17.Controles da BMX50 9.Faça uma inspeção antes de dirigir 11.Ir ao Indice ÍNDICE 1.Manutenção 15.Especificações tecnicas 16.Ajustando os freios 10.Como dirigir 13.Descarbonização do motor 12.Informações adicionais 2 .Capa 2-Índice 3.Limpeza 11.Como parar 13.Informações sobre segurança 7.Comandos da BMX50 9.Como desligar 14.Como ligar 13.

Ir ao Indice INFORMAÇÕES SOBRE SEGURANÇA Leia atentamente as instruções nesse manual antes de utilizar a BMX 50 Este manual contém informações sobre SEGURANÇA. E L A N Ã O P O D E S E R E M P L A C A D A . ENTRE OS CARROS N O T R Â N S I T O O U E M L U G A R E S O N D E S E E X I J A H A B I L I TA Ç Ã O . DESLIGUE-O E USE OS PEDAIS. NÃO ANDE COM ELA EM RODOVIAS.Obrigado por adquirir a B I C I C L E TA D E PA S S E I O COM MOTOR AUXILIAR BMX50. A L É M D I S S O . NÃO ANDE COM O MOTOR LIGADO POR N E S S E C A S O . O S P E D A I S . A BMX50 NÃO É UMA MOTO. 3 . A desobediência dessas normas poderá acarretar danos na BMX50 e acidentes graves com ferimentos ao usuário ou a terceiros. CASO ACONTEÇA DE NO LOCAL NÃO SER PERMITIDO CIRCULAR COM O MOTOR LIGADO. É U M A B I C I C L E TA C O M M O TO R . U S E A P E N A S ENTRE PESSOAS. P O R I S S O S Ó P O D E C I R C U L A R N O S L U G A R E S O N D E B I C I C L E TA S C O M U N S C I R C U L A M . que devem ser obedecidas para operação da BMX50. Esperamos que ela seja um veículo útil para o seu dia a dia e também lhe proporcione momentos de lazer. CASO O USUÁRIO DESOBEDEÇA AS NORMAS ACIMA A BMX50 PODERÁ SER APREENDIDA PELAS AUTORIDADES LOCAIS E A WIND INDÚSTRIA E COMÉRCIO NÃO PODERÁ SER RESPONSBILIZADA POR ISSO. A WIND INDÚSTRIA E COMÉRCIO NÃO SE RESPONSABILIZA PELAS MUDANÇAS QUE PODEM OCORRER NAS LEIS DO TRÂNSITO EM ÂMBITO LOCAL OU NACIONAL QUE POSSAM IMPEDIR A UTILIZAÇÃO DA BMX50 EM LUGARES ESPECÍFICOS O U Q U E E X I J A M A L G U M A D O C U M E N TA Ç Ã O D O C O N D U T O R .

8. calça e proteção para os joelhos e cotovelos.Ir ao Indice INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA 1.Não modifique qualquer sistema de sua BMX50.Ao receber a BMX faça a Inspeção Inicial.Aprenda a digir primeiro sem ligar o motor. aprenda usar os freios e familiarize-se com o jeito da bicicleta. isto é. Veja a página 6 2. E preferencialmente. não tente modificar o motor. livre de obstáculos sem trafego e segura.Use sempre capacete de ciclista. Veja a página 11. 5.Aprenda a dirigir a sua BMX50 numa área ampla e aberta.Antes de ligar o motor e dirigir a BMX50. além disso haverá a perda da garantia. muito menos crianças de colo. 6. esse procedimento pode comprometer o funcionamento da bicicleta e ser perigoso. usando apenas os pedais. 4. 7. faça uma inspeção geral.Não carregue passageiros. 3. 4 . até conseguir desenvolver seus reflexos e conseguir completo controle e domínio da BMX50.Obedeça sempre os regulamentos e as leis locais.

Nunca toque nestas partes. 15. 10. cachecóis. Use tênis.Não ande com a BMX50 descalço ou com sandálias que soltem. que possam enrolar ou enganchar em partes da BMX50. ou remédios que causam sono.O cilindro e o escapamento ficam muito quentes durante a operação e permanecem quentes por vários minutos após operação. drogas. sapatos ou botas para proteger seus pés e evitar acidentes e queimaduras.) 9.Ir ao Indice INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA (CONT. 16. Pode ser que haja trincas invisiveis num garfo que foi entortado. 11.Não fume durante o abastecimento e assegure-se que após o reabastecimento a tampa do tanque de combustível foi fechada corretamente. pois pode causar queimaduras e cicatrizes. enrosquem ou escapem do pé durante o uso. 5 . evitando o vazamento do combustível. 13.Todo veiculo de duas rodas necessita que seu piloto tenha habilidade de se equilibrar continuamente no veiculo enquanto dirige. 14. em partes do próprio corpo ou ainda em obstáculos externos.Caso o garfo dianteiro tenha se entortado por causa de algum acidente. A distração ou desvio de atenção pode acarretar a perda de controle e equilíbrio provocando queda ou outro acidente. Verifique se os cordões de seus calçados estão bem amarrados. não tente desentortá-lo.Não ande com a BMX50 se tiver ingerido qualquer bebida alcoólica. Troque por um garfo novo. vestidos ou saias largas.Não circule com a sua BMX50 em pistas centrais de avenidas ou nos leitos de rodovias onde circulam veículos automotores e de alta velocidade. 12.Não use roupas soltas.

Além disso. 6 .Solte o parafuso A usando uma chave Allen. 2-Aperte muito bem os parafusos indicados pelas setas. Nas primeiras 20 horas em que você usar o motor. use-o em velocidade baixa. 2. o motor vai ter uma durabilidade menor. usando o parafuso B .Coloque o guidão na posição correta. e então aperte bem este parafuso. AMACIAMENTO DO MOTOR O motor novo precisa passar por um período de amaciamento. B A 1.Se for preciso. Caso você não faça isso. nesse período evite usar o motor em alta rotação. ASSIM QUE TIRAR A BMX50 DA EMBALAGEM Os parafusos que prendem o guidão não vem apertados de fábrica. regule a altura do banco. regule o avanço para frente ou para tras.Depois aperte muito b e m e s s e p a r a f u s o .Ir ao Indice M U I T O I M P O R TA N T E : SIGA OS PROCEDIMENTOS ABAIXO. ATENÇÃO: Se os parafusos não estiverem corretamente apertados poderá ocorrer sérios acidentes. 1. é necessário regular a altura e a posição do selim.

Partida e Sistema Elétrico (interno) 16 .Cabeçote e Vela 31 .Manete do Freio Traseiro 4 .Esticador da Corrente 21 .Torneira de Gasolina 28 .Carburador 29 .Roda Dianteira 13 .Manete do Freio Dianteiro 3 .Garfo Dianteiro 11 .Cubo e Freio Dianteiro a Tambor 14 .Parafusos Para Regular o Avanço do Selim 25 .Tanque de Gasolina 32 .Selim 26 .Farol 10 .Escapamento 15 .Cabo do Acelerador 6 .Ir ao Indice Componentes do Lado Esquerdo: 1e .Cabo do Freio Traseiro 8 .Parafusos de Fixação do Guidão 9 .Interruptor Para Desligar o Motor 5 .Tampa do Tanque .Punho da Partida 18 .Descanso Central 4e 27 10 12 6 11 18 19 20 21 17 15 14 3e 16 13 5e 17 .Alavanca do Carburador 30 .Parafuso Para Regular a Altura do Selim 24 .Amortecedor do Selim 27 .Corrente Para Tração a Pedal 19 .Cabo do Freio Dianteiro 7 .Pedal 20 .Amortecedor Dianteiro 12 .Ignição Eletrônica 5e .Polia Ventilada e Correia 4e .Roda Traseira 22 .Embreagem Automática e Variador Automático de Velocidade CONHEÇA A BMX50 1 2 4 3 25 24 23 1e 22 2e 3e 7 26 30 31 28 29 6 5 32 7 8 9 1 .Cubo Traseiro e Freio Traseiro a Tambor 3e .Catraca 23 .Coroa e Corrente Para Tração Com Motor 2e .Acelerador 2 .

ela volta sozinha para a p o s i ç ã o 1 . Quando você acelerar.Afogado OFF ON 1 Antes de dar a partida. S 2 8 .Ir ao Indice CONTROLES DA BMX50 TORNEIRA DE GASOLINA ABERTA ABERTA NA R E S E R VA (300 ML) FECHADA ON OFF OFF ON OFF RES R RES ALAVANCA DO AFOGADOR 1.Normal 2. empurre a alavanca para a posição 2.

AJUSTANDO OS FREIOS B A C D 1. 4.Solte a porca de fixação A 2. A folga C ideal é de 10 a 20mm ESPELHO RETROVISOR Você pode comprar um e colocar no orifício D 9 .Gire o ajustador B até obter o melhor ajuste 3.Volte a porca A na posição inicial. O farol liga e desliga junto com o motor.Repita esse procedimento no outro freio.Ir ao Indice COMANDOS DA BMX50 Freio Traseiro Freio Dianteiro Desligar o motor Acelerador A BMX50 só tem interruptor para desligar o motor. Para ligar é só dar a partida.

Desrosqueie a Tampa de Gasolina. 2. Tampa 4. Se você colocar o motor para funcionar com uma quantidade menor de óleo que o recomendado ou sem óleo. o motor causará fumaça excessiva.Ir ao Indice COMO ABASTECER A BMX50 1. ATENÇÃO: A BMX50 só funciona com a gasolina misturada ao óleo dois tempos. carbonização excessiva e entupimento do escapamento pelo carvão. ÓLEO MINERAL 1 Litro = ÓLEO SINTÉTICO 1 Litro = 2 Litros = Para cada litro de gasolina use DUAS tampas de óleo MINERAL 2 Litros = Para cada litro de gasolina use UMA tampa de óleo SINTÉTICO 5.Coloque a Tampa de Gasolina de volta e rosqueie bem.Coloque a quantidade desejada de gasolina no tanque. 3. 10 . Limpe o quadro da BMX50 caso a gasolina tenha escorrido. Se você colocar o motor para funcionar com uma quantidade maior de óleo que o recomendado.USE A TAMPA DE GASOLINA C O M O M E D I D A PA R A O ÓLEO DOIS TEMPOS. o motor será danificado. Você pode escolher entre o óleo MINERAL ou óleo SINTÉTICO.COLOQUE O ÓLEO DOIS TEMPOS NO TANQUE SEGUINDO AS PROPORÇÕES ABAIXO. terá mau funcionamento.

Nunca use óleo tipo WD 40 (desengripante) nas correntes ou em outras partes da BMX50. Use somente os serviços autorizados ou um mecânico experiente para fazer a descarbonização e manutenção do motor. 5. Para isso o motor deve estar frio.Verifique se o botão de parada funciona corretamente. manetes.Verifique o nível de gasolina e a mistura com óleo dois tempos.Verifique se os parafusos e porcas estão bem apertados. 7. 8.Ir ao Indice FAÇA UMA INSPEÇÃO ANTES DE DIRIGIR 1.Verifique se o afogador está funcionando.Veja se a tensão das correntes está correta.Verifique as condições dos pneus e sua calibragem. Verifique se os cabos. 6. acelere e freie algumas vezes para se certificar. consumo maior. A corrente não pode ceder mais que 10 mm ao toque do dedo indicador. detergente neutro e uma esponja macia. Lubrifique sempre as correntes com óleo apropriado. DESCARBONIZAÇÃO DO MOTOR O motor da BMX50 precisa ser descarbonizado. vida menor. 4. 3. Um motor carbonizado tem menos potência. 2. LIMPEZA Lave periodicamente a sua BMX50 com água. parafusos. e partidas difíceis. nunca use outro tipo de óleo no motor. 11 .Verifique se os freios estão funcionando corretamente. limpo e regulado periodicamente.molas e outras partes do freio estão funcionando bem. Enxugue bem todas as partes de sua BMX50. Remova e limpe periodicamente o filtro de gasolina que fica dentro do carburador.Verifique se a aceleração está macia acelerando e desacelerando em várias posições do guidão.

só uns cinco centímetros.Ir ao Indice COMO LIGAR A BMX50 1. coloque a alavanca do afogador na posição 2. coloque na posição ON.Segure firmente o quadro da BMX50 com a mão esquerda. D. ATENÇÃO: Evite dar a partida sentado na bicicleta. 12 .Se o motor ou o dia estiverem frios. A. 2. O ângulo do cordão fica incorreto e isso causa um desgaste prematuro. Se tiver pouca gasolina coloque em RES. C.Puxe rapidamente o punho.Com a mão direita puxe o punho da partida até engrenar.Se a BMX50 estiver parada a muito tempo.Dê a Partida ATENÇÃO: Não ligue o motor em área fechada. Evite um ângulo no qual o cordão raspe demais na sua guia. 3. isto dificulta a partida e causa desgaste.Fique de pé com o corpo numa posição atrás do selim. O gás do escapamento pode matar por asfixia. ON S ON OFF OFF OFF 2 RES R 4. Observe o ângulo do cordão na f i g u r a a c i m a . balance-a para os lados segurando pelo guidão para misturar bem o óleo com a gasolina. B. Tente puxar de forma parecida.Abra a torneira de gasolina.

8.Retorne o acelerador à posição inicial.Feche a torneira de gasolina.Aperte o botão A até o motor desligar. não solte repentinamente o acelerador. em área aberta. 5.Acelere lentamente. . saídas. 2. 7. etc. curvas. 10. e não ultrapasse os limites de velocidade.Nunca feche a torneira de combustível quando estiver em movimento. Isto estraga o motor. 2. frenagem. só como bicicleta. 3.Suba na MOBYLETTE XR50 e recolha o descanso central.Inicie lentamente.Não carregue passageiros.Ir ao Indice COMO DIRIGIR A BMX50 1. Acostume-se com os freios.No período de amaciamento não utilize a aceleração máxima. 4. coloque o segundo pé no pedal. COMO DESLIGAR A BMX50 A RES 13 OFF 1.Comece devagar até pegar equilíbrio e conseguir completo controle em todas as situações de aceleração. ON Coloque na posição OFF. e quando começar a andar. parada. 6. 9.Acione simultaneamente os freios traseiro e dianteiro.Mantenha um pé no chão e outro no pedal. COMO PARAR A BMX50 1.Nas descidas fortes. isto é.Aprenda a dirigir primeiro sem ligar o motor. segura e sem obstáculos. solte devagar a fim de evitar contra-golpes no motor. 2.

nunca o desentorte para usálo novamente.Ir ao Indice MANUTENÇÃO DA BMX50 Use sempre peças originais WIND para manutenção e reparo. Se o garfo dianteiro entortou. em um acidente ou queda. Peças de fabricação desconhecida ou adaptações podem afetar a segurança e desempenho de sua BMX50. pode haver trincas invisíveis que poderão quebrar no futuro. 14 . Procure a assistência autorizada ou um mecânico habilitado em ciclomotores (mobiletes). provocando acidentes.

b. lâmpadas. Despesas de manutenção se nenhum defeito de fabricação for constatado. carimbo e assinatura do revendedor acompanhada da respectiva nota fiscal. Se o motor ou qualquer outra parte da BMX50 forem modificados ou se não forem aplicadas as peças originais. lente do farol. condensadores. Atenção: Respeite as leis de transito locais. espelhos. pneus câmaras de ar. Despesas decorrentes de transportes. juntas. velas de ignição. A garantia deste produto é válida por um período de três meses da data da nota fiscal de compra. conduites em geral. Se seu uso e manutenção não seguir à risca as instruções contidas neste manual. Nenhuma peça sujeita a desgaste normal e/ou quebra em decorrência de acidente ou mau uso será coberta por essa garantia. 5. Não assumidos nenhuma responsabilidade. 3. embalagem. c. 2. Esta garantia é automaticamente cancelada se: 1. Não nos responsabilizamos por perdas ou problemas ocasionados por descumprimento da legislação por parte do proprietário. Se o motor for travado por falta de óleo dois tempos ou utilização inadequada. combustível. sobrecargas ou conduzida de forma inadequada. glicleur. obrigação ou ressarcimento sobre os seguintes itens: a. Esse Certificado de Garantia só tem validade mediante preenchimento. Perdas pessoais ou materiais alegados pelo proprietário ou por terceiros d. Óleos lubrificantes. raios e niples.Ir ao Indice CERTIFICADO DE GARANTIA Sua BMX50 tem garantia dada pelo fabricante dentro dos seguintes termos: O fabricante garante a reposição de peças que apresentarem defeitos de fabricação comprovados mediante análise especializada do fabricante ou autorizados. acidentes. estadias pessoais ou serviços. A BMX50 participar de corridas. 4. condutor ou terceiros. 16 .

8mm 9:1 3 HP a 6000 RPM Óleo 2 Tempos Misturado á Gasolina 0. e pode carregar no máximo 90 Kg. Para evitar prejuizos e acidentes.1/4´´ 2 Litros 300 ml 38 Kg 90 Kg 175 Cm 102 Cm 115 Cm 60 Km/h 40 Km/h ATENÇÃO: A BMX50 não foi projetada para carregar passageiros. 15 . Diâmetro 80 mm 17´´.Ir ao Indice ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA BMX50 Motor Tipo Cilindrada Diâmetro x Curso Taxa de Compressão Potência Lubrificação Torque Ignição Avanço da Faisca Vela de Ignição Carburador Farol Freio Dianteiro e Traseiro Pneu Dianteiro e Traseiro Capacidade do Tanque de Gasolina Capacidade do Tanque Reserva Peso Total Com Tanque Vazio Peso Máximo do Usuário Comprimento Total Altura Total Distancia entre eixos Velocidade Máxima Velocidade Máxima Recomendada WIND 2 Tempos e 1 Cilindro 49.S B5 HS NGK WIND 12V 22W A Tambor. x 2.M.4 kgm Por Magneto Junto Com CDI (Ignição Eletrônica) 1. respeite os limites fornecidos pelo fabricante.5 mm antes do P.9 Cm3 39 mm x 41.

128 Cidade Seródio Guarulhos .SP CEP: 07155-003 Tel.: (11) 6469-1002 IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO: COR:__________________ANO:_______________ CHASSI:___________________________________ PROPRIETÁRIO:__________________________ ENDEREÇO:_____________________________ BAIRRO:________________________________ CIDADE:__________________ESTADO:_______ CEP:______________ TELEFONE:____________ REVENDA: 17 .Ir ao Indice INFORMAÇÕES ADICIONAIS A Empresa Fabricante: Wind Indústria e Comércio de Peças e Ciclomotores LTDA Viela Brisa.

Ir ao Indice 18 .