(Leo Scott – 2011) – Para evitar problemas com o tráfego de veículos em uma cidade, a Secretaria Municipal de Transportes daquele

município projetou uma avenida de forma que todos os motoristas que parassem no semáforo A e respeitassem o limite de velocidade de 72 Km/h não precisariam mais parar em qualquer semáforo da avenida.

Cada semáforo tem um “ciclo”, que é o tempo que ele leva para abrir, fechar e abrir novamente. Dessa forma para que o projeto da cidade dê certo é preciso que os semáforos estejam sincronizados. Assim que um semáforo abre o outro fecha, e o tempo necessário para ele abrir novamente deve ser igual ao tempo necessário para se percorrer a avenida de um semáforo ao outro. Sabendo que a distância entre o semáforo B e C é de 900 metros, o ciclo de tempo dos semáforos B e C são, respectivamente: A) B) C) D) E) 35 segundos e 32 segundos; 12 segundos e 40 segundos; 20 segundos e 45 segundos; 25 segundos e 45 segundos; 25 segundos e 60 segundos.

Resolução
Para resolver essa questão o aluno precisa ter um conhecimento básico de conversão de unidades, bem como do conceito de velocidade e suas aplicações. Sabemos que o limite de velocidade é de 72 Km/h, e a distância entre os semáforos está em metros. Assim é preciso obter a velocidade em metros por segundo para obtermos a resposta. Fazendo a conversão obtemos 20 m/s. Se a distância de A até B é de 500 metros, e os semáforos estão sincronizados tal que quando A abre B fecha, a distância entre eles à de manter a velocidade limite, proporcional ao espaço percorrido. Logo fazendo-se regra de três obtêm-se 25 segundos. Já para calcular a distância entre B e C é só usar a ideia anterior. Fazendo regra de três obtêm-se 45 segundos. Logo a resposta correta é a letra D.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful