Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo - 401780

“Escola em processo de mudança”

Ano Lectivo 2010/2011

Núcleo Gerador 7 – Saberes Fundamentais Actividade de Verificação de Competências – DR2

Sociedade Tecnologia e Ciência (STC)

Nome: ______________________________________ Núcleo Gerador – Saberes fundamentais
Data de entrega- 25 de novembro

Data: ____________ Turma: EFA 10.2 Tema – Processos e métodos científicos

1. As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas que estudam o ser humano, através das suas

relações com a sociedade e com a cultura. Com base em modelos matemáticos, os estudos realizados nesta área podem ser aprofundados e desenvolvidos, surgindo teorias cientificas sobre o comportamento do ser humano como actor social.
1.1.Leia com atenção o seguinte texto
MODELO MATEMÁTICO DEMONSTRA QUE GOVERNOS PEQUENOS SÃO MAIS EFICIENTES

Três físicos da Universidade Médica de Viena criaram um modelo matemático que demonstra que quanto menos ministros tem, mais eficiente é um governo, confirmando a teoria do 20 como número ideal de membros de um grupo de decisão. Num artigo publicado no "ArXiv" da Universidade Cornell, de Ithaca, Estados Unidos, os físicos Peter Klimek, Rudolf Hanel e Stefan Thurner apresentam os resultados da aplicação do seu modelo à composição dos governos de 197 países e territórios. Os autores compararam o número de ministros de um Governo com quatro indicadores mundialmente reconhecidos (Índice de Desenvolvimento Humano da ONU e os indicadores do Banco Mundial sobre Estabilidade Política, Liberdade de Expressão e Votação, e Eficiência Governativa), tendo concluído que quando menos decisores tem, mais eficiente, mais estável e mais desenvolvido é um país. A dimensão dos "conselhos de ministros" dos países e territórios estudados, segundo dados da CIA de Setembro de 2007, varia entre cinco e 54, registando-se um "pico visível entre 13 e 20". Portugal, com 17 ministros, surge ao lado dos Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Espanha, Montenegro, Tajiquistão, Laos e Gambia. Com executivos mais pequenos surgem, fundamentalmente, micro-estados e territórios autónomos: Liechtenstein e Mónaco (cinco membros), Macau e Nauru (seis), Ilhas Cook, Micronésia, Antilhas Holandesas, Suíça e Tuvalu (sete). No extremo oposto, aparecem o Sri Lanka (54 ministros), República Democrática do Congo (40), Paquistão (38), Camarões, Gabão, Índia e Senegal (36), Myanmar, Costa do Marfim e Indonésia (35), Coreia do Norte, Níger, Omã e Iémen (34) e Irão, Sudão e Zimbabué (33). A maioria dos países mais desenvolvidos surge na faixa entre os 13 e os 20 ministros, à excepção de três - Austrália (27), Nova Zelândia (27) e Canadá (32) -, que têm culturas e sistemas políticos semelhantes, pelo que
Página 1

Stefan Thurner espera agora trabalhar com cientistas sociais para perceber se estes factores influenciam o comportamento das respectivas comunidades. Os restantes países de língua oficial portuguesa têm executivos de
Rua O Primeiro de Janeiro • 4100-366 PORTO • PORTUGAL • Telef.: +351 226069563 • Fax: +351 226008802 • E-mail: esc_fontespmelo@sapo.pt

na sua opinião.5. Coluna II Estudo de populações com grande número de indivíduos. Permite adaptar a estratégia a seguir na recolha de informação.Qual a conclusão do estudo? 1.Observação directa e/ou participante 2. Os trabalhos realizados no Âmbito das Ciências Sociais obedecem a uma metodologia própria. a observação participante e a estatística. Os principais meios utilizados para obter os dados são: o inquérito. Página 2 3. Guiné-Bissau (21).cienciahoje. conjecturou que um executivo perde habilidade política na tomada de decisões eficientes a partir do momento em que ultrapassa a dimensão crítica de 19 a 22 membros. Os resultados obtidos por Klimek. Brasil (27) e Angola (31).Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo . Cabo Verde (15). http://www. afirmam os autores. Dificuldade em obter diferenças significativas entre respostas. Estudo de populações constituídas por um pequeno número de elementos. que. S. aplica-se a todos os grupos de decisão e não apenas aos governos políticos. Estudo de populações constituídas por um pequeno número de elementos. Dificuldade em generalizar os resultados. Tabela I Coluna I 1.6. 2.: +351 226069563 • Fax: +351 226008802 • E-mail: esc_fontespmelo@sapo. o questionário. acima do qual se torna extremamente difícil que um grupo chegue a um consenso". Os autores do estudo utilizaram o modelo metodológico indutivo ou hipotéticoindutivo? 1. a entrevista.” Indique. Identifique a questão que suscitou a investigação? 1.2. a análise de documentos.Considere o seguinte extracto do texto: “Esta teoria.Qual técnica de recolha de dados utilizada pelos investigadores? 1. 2.pt . (…) aplica-se a todos os grupos de decisão e não apenas aos governos políticos.php?oid=26241&op=all 1. Moçambique (24).Inquérito por questionário A. Tomé e Príncipe (13).Entrevista Rua O Primeiro de Janeiro • 4100-366 PORTO • PORTUGAL • Telef. há 50 anos. Esta teoria. C.pt/index. as vantagens da aplicação deste modelo no sistema de ensino. que ficou conhecida como "Coeficiente de Ineficiência".401780 “Escola em processo de mudança” dimensão muito variável: Timor-Leste (11). a observação directa. Hanel e Thurner vêm dar suporte científico à teoria "semi-humorística" do historiador britânico Northcote Parkinson. Estabeleça a correspondência correta entre as técnicas de recolha de dados.1. B. da tabela I e II.4. (coluna I) e as suas características (coluna II). "A ideia deste artigo é mostrar com um modelo simples que no processo de formação de opinião existe um número crítico de indivíduos.3.

401780 “Escola em processo de mudança” 1.-_________ ii.-_________ 3. Entrevista individual e de grupo iii.pt Página 3 . durante um período de tempo pré .Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo .-_________ Tabela II Coluna I i.-_________ iii-_________ 3. Rua O Primeiro de Janeiro • 4100-366 PORTO • PORTUGAL • Telef. Inquérito por questionário i. Observação participante directa e/ou Coluna II a) Conjunto pré – determinado de perguntas orientadas para obtenção de determinada informação – Ideal para o estudo de populações com grande número de elementos.: +351 226069563 • Fax: +351 226008802 • E-mail: esc_fontespmelo@sapo.Comente a seguinte frase: “O método científico é um processo que não tem fim”.-_________ 2.definido. c) Pressupõe a comunicação verbal (escrita ou oral) e a elaboração prévia de um questionário centrado no entrevistado ii. b) Nesta técnica de pesquisa o investigador insere-se no meio social a estudar.

Liberdade de Expressão e Votação.6.Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo .401780 “Escola em processo de mudança” 1. Rua O Primeiro de Janeiro • 4100-366 PORTO • PORTUGAL • Telef. e Eficiência Governativa). O porque dos governos pequenos serem considerados mais eficientes. 1. mais estável e mais desenlvovido ele se torna. partindo dos factos. 1.4. Observação directa e/ou participante. o processo de formação de opinião se torna mais facil Página 4 em um grupo menor e conseguentemente chega-se de maneira mais pratica a um consenso.5.: +351 226069563 • Fax: +351 226008802 • E-mail: esc_fontespmelo@sapo. Penso que quanto menores forem as turmas mais facil são de orientar e provavelmente melhor rendimento. mais eficiente.2. Penso que se houverem menos diretores ou responsaveis pela escola. formulam hipóteses a partir de dados de observações.3. Os autores compararam o número de ministros de um Governo com quatro indicadores mundialmente reconhecidos (Índice de Desenvolvimento Humano da ONU e os indicadores do Banco Mundial sobre Estabilidade Política. A conclusão é que quando menos ministros tiver um páis. pois. Modelo metodológico indutivo – designa-se método indutivo aos procedimentos metodológicos que. 1. 1. cada aluno téra mais apoio por parte dos professores.pt .

: +351 226069563 • Fax: +351 226008802 • E-mail: esc_fontespmelo@sapo. Net grafia: http://estevesstc.html http://analisesocial. começa sempre por uma observação. Tabela I 1. Depois disso testa-se a hipótese.1. mas como nas ciências sociais não se pode utilizar o método experimental.pt/documentos/1224164262K2lAE9wd1Ui39AM8.-E Tabela II 2.-D 3.-F iii-D 3. A observação é apoiada por pensamentos indutivos que formula uma hipótese. isto é uma convicção que se pensa que seja verdadeira.com/2008/10/trabalho-o-bom-aluno-representaes.Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo .blogspot.pt Página 5 .ul. O método científico é um processo que não tem fim porque.pdf Rua O Primeiro de Janeiro • 4100-366 PORTO • PORTUGAL • Telef. logo temos que procurar novos dados para verificar as hipóteses.-E ii.-F i.401780 “Escola em processo de mudança” 2.ics.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful