You are on page 1of 6

AVALIAÇÃO MENSAL DE LEITURA E GRAMÁTICA

8º ANO
Quem é seu professor inesquecível? Certamente, muitos deixaram suas marcas e tornaram-se
inesquecíveis. O professor inesquecível do escritor Marcos Rey foi alguém muito especial. Veja por
quê.

Meu professor inesquecível
Mesmo antes de saber ler eu já vivia num mundo de histórias, que meu pai, um gráfico, me
contava. A realidade para mim resumia-se em escovar os dentes e amarrar os sapatos. O resto,
fantasia das mil e uma noites e de mil historietas infantis. Algumas, ele próprio inventava, mas não
era seu forte. Geralmente fazia a maior confusão, improvisando finais que nenhuma relação tinham
com o princípio. Sua memória nunca foi grande coisa. [...] Tendo terminado seu trabalho, íamos
para o fundo do quintal. Toda casa tinha um, comprido e arborizado.
[...]
Íamos felizes para o extremo da casa e sentávamo-nos sobre caixotes. Eu adorava suas
histórias [...].
— Como acaba a história, pai?
— Qual?
— A que está contando.
— Refere-se à Branca de Neve?
— Essa o senhor já contou, mas pode contar outra vez.
— Bem, o Lobo Mau andava pela floresta de olho na Branca de Neve. Seguia a menina por
toda parte, o malvado.
Estranhei.
— Não foi esse lobo que comeu a avozinha de Chapeuzinho Vermelho?
Meu pai hesitou. Era ou não era? Eu exigia.
— Primo dele.
— A inimiga da Branca de Neve não era a bruxa?
[...]
— E quem diz que não? Diabo de bruxa.
— O que o lobo faz nessa história?
— Pergunta oportuna. Ele passava pela floresta, como se não quisesse nada, quando viu a
menina com os cinco anões.
— Sete anões, pai.
— No momento eram cinco. Dois estavam em casa com gripe. Tinham tomado muito sorvete.
E cuidado você também com os gelados. Mas o lobo se deu mal porque o Pequeno Polegar,

costumava passear à sombra das mansões dos barões do café.] Foi ele quem ergueu o dedo. a)Por que. Lembro-me de nós percorrendo uma infinidade de cômodos vazios de um verdadeiro palácio. — Ela não casou com um príncipe.] — Um príncipe? — Sim... chamava a atenção geral.4) _______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 2)Ao comentar sobre o hábito de o pai contar histórias ao terminar o trabalho. porém. em um tempo e lugar definidos. o narrador afirma que “adorava suas histórias”. Ele punha os olhos em tudo.. nos anúncios expostos no interior dos bondes.. ele me ensinou a ler.. Capivarol. Aos domingos.] (Marcos Rey. Algum tempo depois. [. Os bondes eram uma cartilha animada para os meninos daquela geração [. não me sentia ainda alfabetizado. Homem exigente. sim. Biotônico Fontoura. — Coisas da vida. como então dizíamos. o bonde fechado. com o auxílio de uma cartilha. Nos banheiros exultava se as torneiras fossem douradas. também com ele. Amava lustres. observando os detalhes da construção.): Meu professor inesquecível: ensinamentos e aprendizados contados por alguns dos nossos melhores escritores. Xarope São João. escadas de mármore e ladrilhos portugueses. a)Por que esses fatos foram marcantes para o narrador? (0. foi com um príncipe. dava um jeito de visitá-la. Requintado. deu cabo dele. Na maioria remédios. Quando via uma delas desocupada. Silabando. em Higienópolis. 1997) INTERPRETAÇÃO TEXTUAL 1)O texto apresenta algumas lembranças de infância do narrador. In: Fanny Abramovich (org.. tarefa então mais complicada porque cavalo era assim — cavallo. eram suas histórias? (0. Dentro de casa. ainda em andaimes. — Em segundas núpcias — esclareceu. apelido derivado de sua cor vermelha. Levou-me para conhecer o Viaduto do Chá e presenciar a abertura da Nove de Julho. para o narrador. Farmácia era assim — pharmacia. uma novidade. Notadamente no camarão. os reclames. do estudo da cartilha e também e suas viagens de bonde.4) _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ b)Os ensinamentos do pai eram transmitidos ao filho por meio da narração peculiar de histórias infantis. Outra de suas paixões citadinas eram os bairros ricos. O prazer da leitura eu descobriria. Dias depois Branca de Neve e o Pequeno Polegar casavamse. pela manhã. O que isso revela da relação do narrador com o pai? (0. Ontem era hontem.4) _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ . Eu e todo mundo porque a própria propaganda. pai? [. eu lia os anúncios um a um. E a cidade de Niterói escrevia-se Nictheroy. São Paulo. apontando-me o Martinelli.usando um estilingue.

2) _______________________________________________________________________________ b)Retire desse parágrafo um exemplo de oração na voz passiva analítica e explique por que ela pode ser identificada.2) ( )desatento ( )curioso ( )espirituoso 3)Além da ortografia diferente de algumas palavras. Leonardo da Vinci foi acusado de desrespeito aos mortos. descobriu-se a verdade. para você. que foram roubados ou comprados.b)Pelo exemplo de narração que ele faz. (0. Ele. Leia-o. Mais tarde. realmente. As suas anotações foram escritas em códigos e.( c.( )a memória do narrador )o bonde como meio de transporte )construção do prédio Martinelli )mansões dos barões de café )banheiros de torneiras douradas 4)E. quem é o(a) seu(sua) professor(a) inesquecível? O que ele(a) lhe ensinou de importante? (0. (Gênios da pintura. Quais são eles? (0. se esses manuscritos fossem desvendados e lidos na época. O escândalo foi abafado. Em que voz se encontram os verbos das orações que formam esse parágrafo? (0. Leonardo da Vinci. 1967) a)O primeiro parágrafo informa o que aconteceu com o artista pelo fato de ele dissecar cadáveres.1. outros elementos caracterizam a época retratada no texto.3) a. para que a pele fosse arrancada e se pudesse estudar os segredos do movimento do ser humano. pode-se caracterizar o pai como: (0.( b. engenheiro. São Paulo. teriam feito a Medicina avançar. pelo menos. mecânico.5) _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ESTUDOS GRAMATICAIS 5)O texto a seguir apresenta mais informações sobre o artista. na cidade de Veneza. Abril Cultural. 100 anos.( e. vol. por dissecar cadáveres. um dos maiores gênios da humanidade. dissecara trinta cadáveres. enfim.3) _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ .( d. arquiteto.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 8)Faça a análise morfossintática da seguinte oração: O prazer da leitura eu descobriria com ele.( )Os adolescentes expressam suas emoções livremente.( b. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ c)Pistas dos roteiros percorridos são oferecidas diariamente pelos caminhões. )Em Laranjeiras. terra. _______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ b)Cacos de vidro. a)MORFOLÓGICA (0. em que voz se encontra a forma verbal destacada nesse parágrafo: (0.2) _______________________________________________________________________________ e)O segundo parágrafo informa que Leonardo da Vinci realmente dissecou os cadáveres. Desta forma.8) . é escolhido como um dos 100 melhores exemplos de desenvolvimento local do mundo. _______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ d)Os caminhões oferecem diariamente pistas dos roteiros percorridos. pedaços de madeira e uma ou outra carcaça de ave foram trazidos pelo motorista do caminhão de lixo.( f.c)Retire do primeiro parágrafo uma oração cujo verbo se encontra na voz passiva sintética. um ladrão é preso após roubar dois veículos. (0.( d. )Duas exposições apresentam trabalhos inéditos de 57 artistas. )Maria Bethânia interpreta canções de Vinícius de Moraes.transcreva o agente da passiva.( e. )O projeto Candeal Pequeno. a)O motorista do caminhão de lixo trouxe cacos de vidro.8) O_______________________________________________________________________________ prazer___________________________________________________________________________ da______________________________________________________________________________ leitura___________________________________________________________________________ eu______________________________________________________________________________ . )Os jovens são considerados crianças eternas por seus pais. em Salvador.( c. .3) ( )voz ativa ( )voz passiva sintética ( )voz passiva analítica 6)Nas frases abaixo coloque VP para voz passiva e VA para voz ativa. terra. (0. pedaços de madeira e uma ou outra carcaça de ave. quando houver.6) a. 7)Observe as orações seguintes e: (0. (0.indique se o verbo da oração está na voz ativa ou na passiva.2) _______________________________________________________________________________ d)Transforme a oração do item c em passiva analítica.

quanto ao nº de sílabas: ____________________________________________ Classif.7) Nº de letras: ____________________________________________________________ Nº de fonemas: _________________________________________________________ Classif.( )fundamental )legítimo )indispensável )ascensorista )admissível 11) Descubra e complete as palavras a seguir.( e. corretamente.( c.( b.1) Sujeito___________________________________________________________________________ Núcleo do sujeito___________________________________________________________________ Tipo de sujeito_____________________________________________________________________ Predicado_________________________________________________________________________ Núcleo do predicado________________________________________________________________ Tipo de predicado__________________________________________________________________ Transitividade verbal________________________________________________________________ Objeto___________________________________________________________________________ Tipo de objeto_____________________________________________________________________ Adjunto adnominal__________________________________________________________________ Adjunto adverbial___________________________________________________________________ 9)Faça a análise fonética da palavra: INESQUECÍVEL (0.2) a)pa __ ta Separação de sílabas: ___________________________________________________ Classificação quanto à sílaba tônica: _______________________________________ Significado: ___________________________________________________________ b)co __ er (costurar) Separação de sílabas: ___________________________________________________ Classificação quanto à sílaba tônica: _______________________________________ Significado: ___________________________________________________________ c)su __ edido Separação de sílabas: ___________________________________________________ Classificação quanto à sílaba tônica: _______________________________________ Significado: ___________________________________________________________ .4) a.( d.descobriria_______________________________________________________________________ com_____________________________________________________________________________ ele______________________________________________________________________________ b)SINTÁTICA (1. quanto à posição da sílaba tônica: ____________________________________ Encontro consonantal: ____________________________________________________ Dígrafo: ________________________________________________________________ Encontro vocálico: _______________________________________________________ 10)Marque a alternativa que contem a palavra correspondente ao seguinte significado: “indispensável”: (0. (1.

0) a)a __ e __ or b)a __ eado c)a __ íduo d)percebe __ e e)admi __ ível f)co __ egas g)fas __ ículo h)__ iperativas i)salsi __ a j)tê __ til Boa Sorte!!! Beijos da Tia Ravena. .12)Complete as palavras corretamente: (1.