SIMULADO ARQUIVOLOGIA TRE

SIMULADO ARQUIVOLOGIA TRE-SE E TRE-PB 1-O ciclo vital dos documentos administrativos compreende três fases.

Identifique a ordem correta. a) permanente, corrente, temporários. b) temporários, intermediários, correntes. c) correntes, temporários, intermediários. d) intermediários, correntes, temporários. e) correntes, intermediários, permanentes. 2-Na administração de documentos correntes tem-se a preocupação de conserva-los de maneira ordenada e acessível. Para atingir esses objetivos, torna-se necessário que os documentos sejam bem. a)classificados e manuscritos. b)classificados e arquivados. c)Selecionados e arquivados. d)Selecionados e classificados. e)Selecionados e manuseados. 3-Para definir os prazos de retenção e ter um instrumento norteador do destino dos documentos na empresa é necessária a tabela. a)cronológica b)PHA c)de temporalidade documental d)de temporalidade Assesorial e)CUTTER 4-Um conjunto de diversos documentos referentes a um mesmo assunto chana-se a)expurgo b)indexação c)inventário d)dossiê e)guia 5-A colocação correta das pastas e guias nas gavetas do arquivo, onde cada documento deve ocupar um único e exclusivo lugar, é chamada de a) arranjo b) notação c) etiquetas d) projeções e) classificados 6-Quanto ao gerenciamento da informação, assinale a opção em que todas as atividades apresentadas referentes a documentos e processos, são de responsabilidade do setor de protocolo. a)autuação, encaminhamento e arquivamento. b)Recebimento, classificação, controle da tramitação e expedição. c)Classificação, descrição, arquivamento e expedição. d)Registro, classificação, destinação e avaliação. e)Autuação, registro,organização e descrição.

Ocorrendo a cessação de atividade de uma instituição pública de caráter público. conquistar espaço físico e reduzir o peso ao essencial da massa documental dos arquivos são objetivos da: a) descrição. 15/03/07.Os procedimentos intelectuais e físicos e os resultados da análise e organização de documentos de acordo com os princípios arquivísticos denominam-se: a) arranjo. e) acondicionamento. haverá: a) transferência da sua documentação a organismos governamentais. d) depuração.7-Muitas instituições produzem e acumulam documentos de maneira indiscriminada. b) prevenção. b) levantamento. como término da atividade. d) restauração. 9-O arquivo da universidade está sendo mantido sob condições adversas e alguns fatores como: luz. b) indexação. c) conservação.Na administração pública. incorrendo em problemas de difícil solução para os arquivistas. b) organização da sua documentação em órgãos públicos. c) avaliação. são várias as instituições que deixam de existir por diversos motivos. e) deterioração. 05:06 PM Ramon Registrado em: 18/12/06 Localização: Aracaju Posts: 20 . 8. incorporação por outra instituição. d) recolhimento da sua documentação à instituição arquivística pública. 10. aumentar o índice de recuperação da informação. garantir condições de conservação da documentação de valor permanente. e) estudo da incorporação da sua documentação à instituição arquivística privada. c) descarte da sua documentação em instituições públicas. #2 Thu. c) triagem. e) codificação. falência etc. ou seja. d) disseminação. temperatura e umidade relativa do ar. agentes externos ao documento que são os mais responsáveis pela: a) racionalização. sem critérios técnicos ou científicos. Assim.

15/03/07. 16/03/07.Vamos lá: 1-e 2-d 3-c 4-d 5-a 6-b 7-c 8-a 9-e 10-d #3 Thu. 09:31 AM Shirlinha Registrado em: 25/11/06 Localização: Fortaleza-CE Posts: 451 Leandro. Muito obrigada pela iniciativa! Estava com dificuldade de encontrar questões de arquivologia! Minhas Respostas: . 07:13 PM Juliana Registrado em: 27/11/06 Posts: 44 1-E 2-B 3-C 4-D 5-A 6-B 7-C 8-C 9-E 10-D #4 Fri.

10:10 AM LEANDRO FABRIZIO Registrado em: 14/02/07 Posts: 509 II SIMULADO DE ARQUIVOLOGIA TRE-SE E TRE-PB GABARITO 18/03 1-No programa de gestão documental. 16/03/07. B 3. C 9. 09:58 AM LEANDRO FABRIZIO Registrado em: 14/02/07 Posts: 509 GABARITO SIMULDADO DE ARQUIVOLOGIA 1-E 2-B 3-C 4-D 5-A 6-B 7-C 8-A 9-E 10-D #6 Fri. A 4. D E qdo sai o gabarito? Bjuzzzzzzz #5 Fri. B 7. E 2. 16/03/07. E 10. C 8. D 5.1. A 6. uma das funções do instrumento tabela de temporalidade é: .

2-Assinale a opção que contêm medida preventiva correta que deve ser adotada nos acervos arquivísticos. no arquivo de uma instituição de ensino superior. e) Deve-se proibir a entrada de pessoas transportando alimentos líquidos no espaço destinado ao acervo arquivístico. b) garantir a reprodução dos documentos para trâmite interno. c) auxiliar nos processos de arquivamento e descrição dos documentos. 4-Assinale a opção que corresponde a objetivo de um programa de gestão documental. devem-se manter os índices de umidade relativa do ar e de temperatura idênticos para os documentos em suporte papel e para os rolos de microfilmes. as funções realizados nos arquivos intermediários incluem o a) descrição de documentos arquivísticos. incluindo-se os negativos e reproduções. em que a poluição ácida do ar é um fator nefasto à preservação do documento. pode desenvolver várias atividades decorrentes de sua atribuição. 5-O profissional de Arquivologia. a) Os conjuntos documentais que possuam mais de duas folhas devem ser juntados por meio de grampo. pois ele é o responsável pelos documentos arquivados. c)elaboração do quadro de arranjo do acervo arquivístico. c) deonizador. Desse modo. sendo permitido somente o acesso de pessoas com alimentos sólidos. e) termohigrógrafo. c) Na preservação dos documentos. em um ambiente de arquivo insalubre. 3-No âmbito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos. d)elaboração dos instrumentos de pesquisa doa cervo arquivístico. e)indicar os documentos que serão transferidos da fase intermediaria para a fase per manente. b) No manuseio dos documentos fotográficos. b) cela de fumigação. o arquivista pode minimizar os prejuízos causados utilizando aparelhos modernos como: a) ar condicionado. b)acompanhamento do trâmite dos documentos. e) atendimento aos usuários internos para consulta aos documentos e empréstimos ao orgão produtor dos mesmos. que provoca o enfraquecimento do papel. é indicado o uso de luvas de borracha. d) auxiliar nos processos de registro e distribuição de documentos. b) indicar os prazos de arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária.a) servir como subsidio para a organização e o arquivamento dos documentos nos arquivos setoriais. d) Devem-se proteger os documentos da incidência da luz solar. c) realizar exposições tomando-se como base o acervo arquivístico. d) obturador. . d) elaborar o método de arquivamento ideográfico para dossiês funcionais. visando sua preservação. a) auxiliar na preservação dos documentos identificados como de valor secundário e de guarda permanente.

identificar ou localizar uma descrição arquivística é conhecido como: a) item de série.6-O pesquisador do arquivo precisa acessar. a contar da data de sua destinação. e) 60 anos. a contar da data de seu arquivamento. b) mutável. e) área de relevância. 16/03/07. d) classe de referência. 10-A legislação determina que “ficará sujeito à responsabilidade penal. 8-Os programas que permitem a simulação dos recursos da internet no interior das organizações. termo. b) 30 anos. a contar da data de sua organização. a contar da data de sua produção. 9-“Documento elaborado por meio de um computador. b) excel. c) intermediário. 10:26 AM . alguns documentos classificados como sigilosos. expressão ou código que pode ser usado para pesquisar. civil e administrativa. é o documento: a) sistemático. e) Microsoft. c) intranet. aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor. c) ponto de acesso. d) terciário. d) imagnético. são denominados: a) e-mail.”: a) permanente. a contar da data de sua movimentação. c) 40 anos. c) sonoro. na maioria. chave e outros procedimentos técnicos e conservados. sendo seu autor identificável por meio de um código. d) 50 anos. e) corrente. em memórias eletrônicas de massa”. vinculáveis a redes remotas. palavra-chave. referentes à segurança da sociedade e do Estado. na forma da legislação em vigor. por meio de redes locais. 7-Nome.. #7 Fri. d) access. e) eletrônico. b) especializado. O arquivista deve informar que esses documentos são restritos por um prazo máximo de: a) 20 anos. b) parte de arranjo.. para uma investigação acadêmica.

c) permanentes. 3-Os documentos relativos às atividades-meio serão analisados. a cultura e o desenvolvimento nacional. obedecendo aos prazos estabelecidos pela: a) tabela de equivalência e transferência expedida pelo SINAR. d) UNESCO. ao longo de sua existência. No entanto. e) histórico e administrativo. b) público e social. d) descarte de projeções. . e) AAB.LEANDRO FABRIZIO Registrado em: 14/02/07 Posts: 509 III SIMULADO DE ARQUIVOLOGIA TRE-SE E TRE-PB GABARITO 18/03 1. 4-A natureza dos documentos a serem arquivados e a estrutura da entidade é que determina o: a) conjunto de classificações. eles podem ser declarados de interesse: a) judicial e restrito. c) sistema de notações. 5-Constituídos de documentos em curso como plano de partida ou prosseguimento de planos para fins de controle ou tomada de decisões das administrações são os arquivos: a) correntes. d) privado e individual. 2. visando à gestão. avaliados e selecionados pelas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos dos órgãos e das entidades geradoras dos arquivos da administração pública. se houver alguns arquivos privados de pessoas físicas ou jurídicas que contenham documentos relevantes para a história. e) instrumento de pesquisa. e) tabela de temporalidade e destinação expedida pelo CONARQ.O cidadão brasileiro reúne. b) método de arquivamento. c) ARCAR. c) tabela de prescrição e decadência expedida pelo DENARQ. de uma forma geral. de uma época ou de uma região. d) tabela de avaliação e extinção expedida pelo ABARQ. b) intermediários. à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo” é finalidade do: a) CONAR.“Implementar a política nacional de arquivos públicos e privados. Esses documentos. b) tabela de enquadramento e definição expedida pelo SIDAR. c) nacional e internacional. documentos importantes que contam a trajetória de sua vida. são mantidos em seu poder. b) SINAR.

10:26 AM Wilberto Oliveira Registrado em: 25/11/06 . b) permanente. c) 200 anos. b) Homem e da Comunidade.O instrumento que procede ao relacionamento das antigas notações para as novas que tenham sido adotadas. 4º da Lei 8. e) conservação. b) prescrição. c) restauração de documentos. b) incineração de documentos. e) secretos. e) Estado e da Sociedade. 10-Estabelecer os prazos de vida do documento dentro da instituição. é atividade da comissão de: a) avaliação de documentos. c) especial. c) destinação. b) 150 anos. em decorrência de alteração no sistema de arranjo. e) 300 anos. ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança do: a) Arquivo e do Congresso. e) corrente. 6.159 menciona que todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral. c) Público e da Vida. sob pena de responsabilidade. d) intermediário. 8-São inalienáveis e imprescritíveis os documentos de valor: a) primário. 16/03/07. d) equivalência. e) preservação de documentos. d) Governo e da Política. 9-O acesso aos documentos sigilosos referentes à honra e à imagem das pessoas será restrito por um prazo máximo de: a) 100 anos. d) 250 anos. contidas em documentos de arquivos que serão prestadas no prazo da lei.d) sigilosos. #8 Fri. é a tabela de: a) temporalidade. d) movimentação de documentos. 7-O art. de acordo com os valores informativos e probatórios.

uma das funções do instrumento tabela de temporalidade é: a) servir como subsidio para a organização e o arquivamento dos documentos nos arquivos setoriais. e)indicar os documentos que serão transferidos da fase intermediaria para a fase per manente.. d) auxiliar nos processos de registro e distribuição de documentos. #10 Fri. a) Os conjuntos documentais que possuam mais de duas folhas devem ser juntados . 01:35 PM Baiano88 Registrado em: 28/11/06 Localização: Bahia Posts: 82 Citação: Postado Originalmente por LEANDRO FABRIZIO II SIMULADO DE ARQUIVOLOGIA TRE-SE E TRE-PB GABARITO 18/03 1-No programa de gestão documental. #9 Fri.Localização: João Pessoa-PB Posts: 164 Por onde vocês estudam Arquivologia? Até agora não achei um bom material. 16/03/07.. visando sua preservação. c) auxiliar nos processos de arquivamento e descrição dos documentos. b) indicar os prazos de arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária. 16/03/07. 10:28 AM LEANDRO FABRIZIO Registrado em: 14/02/07 Posts: 509 Eu tenho uma apostila da vestcon e só. 2-Assinale a opção que contêm medida preventiva correta que deve ser adotada nos acervos arquivísticos.

é indicado o uso de luvas de borracha.por meio de grampo. 5-O profissional de Arquivologia. a) auxiliar na preservação dos documentos identificados como de valor secundário e de guarda permanente. pois ele é o responsável pelos documentos arquivados. e) Deve-se proibir a entrada de pessoas transportando alimentos líquidos no espaço destinado ao acervo arquivístico. devem-se manter os índices de umidade relativa do ar e de temperatura idênticos para os documentos em suporte papel e para os rolos de microfilmes. alguns documentos classificados como sigilosos. Desse modo. a contar da data de seu arquivamento. b)acompanhamento do trâmite dos documentos. d) obturador. e) termohigrógrafo. b) garantir a reprodução dos documentos para trâmite interno. a contar da data de sua produção. e) atendimento aos usuários internos para consulta aos documentos e empréstimos ao orgão produtor dos mesmos. em que a poluição ácida do ar é um fator nefasto à preservação do documento. para uma investigação acadêmica. b) No manuseio dos documentos fotográficos. o arquivista pode minimizar os prejuízos causados utilizando aparelhos modernos como: a) ar condicionado. . sendo permitido somente o acesso de pessoas com alimentos sólidos. b) 30 anos. em um ambiente de arquivo insalubre. a contar da data de sua movimentação. pode desenvolver várias atividades decorrentes de sua atribuição. d) 50 anos. no arquivo de uma instituição de ensino superior. c) deonizador. d) Devem-se proteger os documentos da incidência da luz solar. a contar da data de sua organização. 3-No âmbito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos. 6-O pesquisador do arquivo precisa acessar. 4-Assinale a opção que corresponde a objetivo de um programa de gestão documental. c)elaboração do quadro de arranjo do acervo arquivístico. incluindo-se os negativos e reproduções. d) elaborar o método de arquivamento ideográfico para dossiês funcionais. b) cela de fumigação. d)elaboração dos instrumentos de pesquisa doa cervo arquivístico. c) 40 anos. O arquivista deve informar que esses documentos são restritos por um prazo máximo de: a) 20 anos. c) Na preservação dos documentos. referentes à segurança da sociedade e do Estado. as funções realizados nos arquivos intermediários incluem o a) descrição de documentos arquivísticos. que provoca o enfraquecimento do papel. c) realizar exposições tomando-se como base o acervo arquivístico.

c) ponto de acesso. a contar da data de sua destinação. b) excel. aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor. d) imagnético.e) 60 anos. são denominados: a) e-mail. sendo seu autor identificável por meio de um código. e) área de relevância. palavra-chave.. expressão ou código que pode ser usado para pesquisar. 8-Os programas que permitem a simulação dos recursos da internet no interior das organizações. na forma da legislação em vigor. identificar ou localizar uma descrição arquivística é conhecido como: a) item de série. na maioria.”: a) permanente. por meio de redes locais. em memórias eletrônicas de massa”. MINHAS RESPOSTAS: II SIMULADO DE ARQUIVOLOGIA TRE-SE E TRE-PB 1-B 2-D 3-C 4-A 5-E 6-A 7-A . b) especializado. vinculáveis a redes remotas.. chave e outros procedimentos técnicos e conservados. 10-A legislação determina que “ficará sujeito à responsabilidade penal. d) classe de referência. e) Microsoft. c) intermediário. 9-“Documento elaborado por meio de um computador. c) sonoro. e) eletrônico. b) parte de arranjo. civil e administrativa. 7-Nome. d) access. d) terciário. e) corrente. b) mutável. c) intranet. é o documento: a) sistemático. termo.

c) tabela de prescrição e decadência expedida pelo DENARQ. 2. c) nacional e internacional. 01:44 PM Baiano88 Registrado em: 28/11/06 Localização: Bahia Posts: 82 Citação: Postado Originalmente por LEANDRO FABRIZIO III SIMULADO DE ARQUIVOLOGIA TRE-SE E TRE-PB GABARITO 18/03 1. b) SINAR. 3-Os documentos relativos às atividades-meio serão analisados. e) tabela de temporalidade e destinação expedida pelo CONARQ. se houver alguns arquivos privados de pessoas físicas ou jurídicas que contenham documentos relevantes para a história. 16/03/07. avaliados e selecionados pelas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos dos órgãos e das entidades geradoras dos arquivos da administração pública.“Implementar a política nacional de arquivos públicos e privados. d) UNESCO. No entanto. d) privado e individual. d) tabela de avaliação e extinção expedida pelo ABARQ. ao longo de sua existência. de uma época ou de uma região. obedecendo aos prazos estabelecidos pela: a) tabela de equivalência e transferência expedida pelo SINAR.O cidadão brasileiro reúne. são mantidos em seu poder. e) AAB. documentos importantes que contam a trajetória de sua vida. à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo” é finalidade do: a) CONAR. e) histórico e administrativo. de uma forma geral. Esses documentos. . visando à gestão. eles podem ser declarados de interesse: a) judicial e restrito. b) tabela de enquadramento e definição expedida pelo SIDAR. a cultura e o desenvolvimento nacional. b) público e social. c) ARCAR.8-C 9-A 10-A #11 Fri.

O instrumento que procede ao relacionamento das antigas notações para as novas que tenham sido adotadas. e) instrumento de pesquisa. 5-Constituídos de documentos em curso como plano de partida ou prosseguimento de planos para fins de controle ou tomada de decisões das administrações são os arquivos: a) correntes. d) equivalência. c) permanentes. . é a tabela de: a) temporalidade. em decorrência de alteração no sistema de arranjo. c) destinação. e) conservação. 7-O art. ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança do: a) Arquivo e do Congresso. sob pena de responsabilidade. 6. contidas em documentos de arquivos que serão prestadas no prazo da lei.4-A natureza dos documentos a serem arquivados e a estrutura da entidade é que determina o: a) conjunto de classificações. b) Homem e da Comunidade. 8-São inalienáveis e imprescritíveis os documentos de valor: a) primário. b) prescrição. e) secretos. e) Estado e da Sociedade. c) especial. d) intermediário. d) Governo e da Política. c) sistema de notações. d) descarte de projeções. b) intermediários. e) corrente. b) método de arquivamento. b) 150 anos. 4º da Lei 8. 9-O acesso aos documentos sigilosos referentes à honra e à imagem das pessoas será restrito por um prazo máximo de: a) 100 anos. d) sigilosos. b) permanente. c) Público e da Vida.159 menciona que todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral.

de acordo com os valores informativos e probatórios. 03:59 PM Shirlinha Registrado em: 25/11/06 Localização: Fortaleza-CE Posts: 451 Leandro.. c) restauração de documentos.c) 200 anos. d) movimentação de documentos. d) 250 anos. é atividade da comissão de: a) avaliação de documentos. e) preservação de documentos. e) 300 anos. b) incineração de documentos. 10-Estabelecer os prazos de vida do documento dentro da instituição.. MINHAS RESPOSTAS III SIMULADO DE ARQUIVOLOGIA TRE-SE E TRE-PB GABARITO 18/03 1-B 2-A 3-E 4-B 5-A 6-D 7-E 8-B 9-A 10-A #12 Fri. Cê tá é disposto! heehehehe Vou ver c consigo pelo menos resolver 1! Bigadão! Essa sua apostila da Vesticon é boa ou é muito resumida? E tá em meio eletrônico? Bjuzzzzzzzzzz #13 . 16/03/07.

05:15 PM LEANDRO FABRIZIO Registrado em: 14/02/07 Posts: 509 nao. B 8. B 4. sesouber onde tem ela na web eu coloco ela ai. E 10. D 3. A 7. #15 Sat. D 5.Fri. LEANDRO! II SIMULADO 1-B 2-D 3-E 4-A 5-A . A 6. E 2. 12:28 AM Juliana Registrado em: 27/11/06 Posts: 44 OBRIGADA. 16/03/07. 17/03/07. E #14 Fri. é impressa mas ela é da web. C 9. 16/03/07. 04:32 PM Shirlinha Registrado em: 25/11/06 Localização: Fortaleza-CE Posts: 451 II SIMULADO DE ARQUIVOLOGIA MINHAS RESPOSTAS: 1.

6-E 7-B 8-C 9-E 10-A III SIMULADO 1-E 2-A 3-E 4-B 5-A 6-A 7-E 8-B 9-A 10-A .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful