A PSICANÁLISE E A QUESTÃO DA ENTREVISTA

1 .GENERALIDADES PROCESSO entrevista prosseguir objetivo .

2 .DETALHANDO UM POUCO MAIS .

que são fragmentos de lembranças. o paciente apresenta lembranças encobridoras. com algumas pistas. que indicam ao arqueologista a direção que seu trabalho de escavação deve tomar . que podem ser comparadas com as ruínas de uma civilização desaparecida. Quando esse processo não se dá de forma total.

(Nunberg) .

C OMO SERÁ ISSO DE SENTAR .SE ALGUÉM DIANTE DE MIM . NA EXPECTATIVA DO QUE EU VÁ DIZER ? . EXPOR UMA QUEIXA E FICAR A ME OLHAR .

2. o respondido. Especificar com precisão.DETALHANDO UM POUCO MAIS 1. em função dos passos subsequentes do processo instalado. . Formular hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas. Propor perguntas pertinentes a um levantamento histórico (anterior e presente) dos acontecimentos da vida.2 . 3. já eu será material determinante para uma frutuosa avaliação da dinâmica basiliar e da problemática emocional atual que esteja a interagir com o meio ambiente.

F ORMATOS BÁSICOS DE ENTREVISTA .

QUAL É O OBJETIVO DESSA ENTREVISTA? . seus padrões comportamentais e sua percepção das realidades interna e externa. seus medos inconscientes. Entrevista psicodinâmica (concentram-se nos desejos ou motivos predominantes do paciente. seus mecanismos de defesa.

3.S AUL (1977) 1. Atitudes emocionais conscientes.L. Dados de anamnese. 2. .J. Dados da associação inconsciente.

CONCLUSÃO Seu divã. . hoje no Museu Freud em Londres.3 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful