CARL JUNG EA PSICOLOGIA ANALÍTICA

HISTÓRIA PESSOAL
Carl Gustav Jung - Nasceu na Suíça a 26 de julho de 1875. - Pai e parentes eram pastores luteranos,assim, foi afetado por questões religiosas na infância. - Autobiografia: 2 experiências precoces, uma entre 3 e 4 anos e a outra aos 12 anos que influenciaram de forma marcante. - Distanciou-se da devoção tradicional. Distanciou- Universidade de medicina mantendo interesses por ciências naturais e humanas. Atraído pela psiquiatria como o estudo dos ³distúrbios da personalidade´.

HISTÓRIA PESSOAL
- Desenvolveu um interesse pelos fenômenos psíquicos. - 1900 tornou-se interno na Clínica Psiquiátrica Burgholzli tornouem Zurique. - 1902 estudou com Pierre Janet, notável psiquiatra francês. - 1904 desenvolveu o teste de associação de palavras para diagnóstico psiquiátrico. - 1905 com 30 anos tornou-se professor professor em tornoupsiquiatria na Universidade de Zurique e médico efetivo na Clínica Psiquiátrica.

HISTÓRIA PESSOAL
-Apesar das críticas apontadas a Freud no mundo científico e acadêmico Jung valorizava-o muito. valorizava- Conseguiram um encontro e Freud chegou a considerar Jung seu sucessor lógico. - Jung nunca aceitou a insistência de Freud de que as causa da repressão eram sempre por traumas sexuais e Freud ficava apreensivo com o interesse de Jung pelos fenômenos mitológicos,espirituais e ocultos. - 1912 romperam os laços entre os dois, época que Jung publica Symbols of Transformation, que incluía sua análise da libido como energia psíquica generalizada, assim como outras idéias que diferiam das de Freud.

1944 teve um ataque do coração e quase morreu.Morreu em 6 de junho de 1961.HISTÓRIA PESSOAL -Desenvolveu suas próprias teorias sobre processos inconscientes e sobre a análise dos símbolos oníricos. o que provocou em sua pessoa várias visões as quais deram-lhe deramcoragem de formular algumas de suas idéias mais originais. após uma vida prática clínica. pesquisas e escritos. . . . com 86 anos.

Inconsciente coletivo seus conteúdos são universais e não estabelecidos em nossa experiência pessoal. Inspirou. . .Inconsciente pessoal é composto de memórias esquecidas.ANTECEDENTES INTELECTUAIS FREUD .Inspirou-o no enfoque para o sonho e análise dos símbolos. experiências reprimidas e percepções subliminares. .Teoria sobre os processos inconscientes. .Influencias mais fortes em seu pensamento.

Nietzsche tinha uma grande penetração psicológica. .ANTECEDENTES INTELECTUAIS LITERATURA . . foi a principal influência de Jung relacionada à procura do desenvolvimento individual.Fausto. e proporcionou a compreensão do poder do mal e de sua relação com o crescimento e auto conhecimento. de Goethe.

Especialmente interessado nos símbolos e seus conceitos. . . .Descobriu a literatura ocidental.ANTECEDENTES INTELECTUAIS ALQUIMIA -Pesquisou tradições orientais que lidavam com o desenvolvimento da consciência.

-Procedimentos de individuação são Ioga e Budismo por exemplo. correspondem rigorosamente ao processo de individuação que ele observou em pacientes ocidentais. .ANTECEDENTES INTELECTUAIS PENSAMENTO ORIENTAL . do desenvolvimento psíquico interno e da integração.As tradições orientais forneceram a primeira confirmação exterior de muitas de suas próprias idéias. .As descrições orientais do crescimento espiritual. em em especial de seu conceito de individuação.

Para ele Mandala significa processo de individuação.Mandala palavra que significa círculo ou para um esquema ou diagrama circular usado com freqüência em meditação e outras práticas espirituais. . . .ANTECEDENTES INTELECTUAIS PENSAMENTO ORIENTAL -Conceito de Mandala influenciou o pensamento de Jung.

.Antecedentes Intelectuais   O centro do desenho representa o self. substituir o ego limitado como centro da personalidade. o diagrama circular como um todo representa o equilíbrio e a ordem que se desenvolvem na psique à medida que o processo de individuação progride. que vem self.

-apóiam-se nas idéias alheias sem ter opiniões apóiampróprias.envolvem-se com as pessoas e coisas.focaliza-se mais no mundo. Extrovertido: focaliza.mais sociais e conscientes o que ocorre a sua volta. -Extrovertido: . .CONCEITOS PRINCIPAIS AS ATITUDES: Introversão e Extroversão -Introvertido: -mundo interno Introvertido: -concentram-se em seus pensamentos e sentimentos concentram-crescem introspectos os quais podem acabar perdendo o contato com o mundo exterior. envolvem.

Sentimento. Intuição PENSAMENTO Está relacionado com a verdade. Sensação. SENSAÇÃO enfoque na percepção de detalhes. . SENTIR É tomar decisões de acordo com julgamentos de valores próprios( ao invés de julgar em termos de lógica e eficiência como no pensar).As funções: Pensamento.Lidam com todo tipo de crises e emergências. Jung classifica sensação e intuição juntas. lógica com o objetivo. tocar. de fatos concretos que uma pessoa pode ver.cheirar.

. 167).p.objetivos futuros e processos inconscientes. Sentimento. e uma quarta função que indique de onde isto veio e para onde vai(intuição)´(Jung.uma terceira que declare se isto nos é ou não apropriado. A combinação das quatro funções resulta numa abordagem equilibrada do mundo.As funções: Pensamento.1942. se queremos aceitá-lo ou aceitánão(sentimento) . Intuição INTUIÇÃO Forma de processar informações em termos de experiências passadas. uma segunda função que estabeleça o que é(pensamento). Sensação. ³A fim de orientarmos temos que ter uma função que nos assegure de que algo está aqui(sensação).

. que se soma à herança biológica. O inconsciente coletivo inclui matérias psíquicos que não provêm da experiência pessoal. A mente da criança já possui uma estrutura que molda e canaliza todo posterior desenvolvimento e interação com o ambiente.Inconsciente Coletivo Todos nascem com uma herança psicológica.

sombra. São nada mais que representações inconscientes. Imagens integralmente ligadas ao indivíduo através de uma verdadeira ponte de emoções. Servem para organizar ou canalizar o material psicológico. a anima(nos homens). . O ego. persona. anima(nos animus(nas mulheres) e o self são exemplos de arquétipos. a sombra.Arquétipo Dentro do inconsciente coletivo há ³estruturas´ psíquicas ou arquétipos.o animus(nas ego. a persona. Elementos estruturais formadores que se firmam no inconsciente.

.Símbolos -O inconsciente se expressa primariamente através de símbolos. -O símbolo representa a situação psíquica do indivíduo e ele é essa situação num dado momento.

. -É comunicação do contínuo processo de inconsciente.Sonhos -Os sonhos são pontes importantes entre processos Os inconscientes e conscientes. -Ajudam a equilibrar as influências dispersadoras e imensamente variadas a que estamos expostos em nossa vida consciente.

.O Ego -É o centro da consciência. É -Tende a contrapor-se a qualquer coisa que possa contraporameaçar a frágil consistência da consciência. -Tenta convencer-nos de que sempre devemos convencerplanejar e analisar conscientemente nossa experiência.

É -Serve para proteger o ego e a psique das diversas forças e atitudes sociais que nos invadem. .A Persona -É o caráter que assumimos.

-Inclui tendências.A Sombra -É o centro do inconsciente pessoal. desejos. . memórias e experiências que são rejeitadas pelo indivíduo como incompatíveis com a persona e contrárias aos padrões e ideais sociais.

-Anima. .Anima ou Animus -Estrutura inconsciente que representa a parte sexual oposta de cada indivíduo. Animus na mulher. no homem.

Self -É a totalidade da personalidade (consciente e inconsciente contemplam-se). . contemplam-Fator interno de orientação. -Pouco familiar e pouco desenvolvido na maioria das pessoas.

DINÂMICA .

DINÂMICA Crescimento Psicológico ± Individuação -Individuação é o desenvolvimento do self e do seu ponto de vista. .O objetivo é a união da consciência com o inconsciente. .

na melhor das hipóteses. . indiferença dos outros. levado a cabo face à rejeição ou.DINÂMICA Obstáculos ao Crescimento A dificuldade desse processo é peculiar pois constitui um empreendimento totalmente individual.

ESTRUTURA .

.Os processos físicos são relevantes para nós apenas na medida em que eles estão representados na psique.ESTRUTURA Corpo .

A interação Social é importante na formação das principais estruturas da personalidade: persona. .ESTRUTURA Relacionamento Social . sombra e anima ou animus.

ESTRUTURA Vontade .Jung define vontade como a energia que está à disposição da consciência ou do ego.A VONTADE tem poder apenas sobre o pensamento e a ação conscientes. . e não pode afetar diretamente processos instintivos ou outros processos inconscientes. .

.A emoção acompanha todas as mudanças psíquicas.ESTRUTURA Emoções . ³ A emoção é a principal fonte de consciência´.

. pois a totalidade da psique não poderá nunca ser compreendida exclusivamente pelo intelecto´. -³Uma psicologia que satisfaça apenas ao intelecto não pode ser prática.ESTRUTURA Intelecto -O intelecto refere-se aos processos de pensamento refereconscientes e dirigidos.

ESTRUTURA Terapeuta Jung enfatizou que a terapia é um esforço conjunto do analista e do analisando. trabalhando Juntos como iguais. sem procurar consertar partes isoladas da psique. Uma vez que os dois formam uma unidade dinâmica. Para Jung. o propósito da terapia é tentar lidar com o indivíduo total através de um relacionamento genuíno. como se o analisando fosse um carro com problemas no carburador .

passagem em que desenvolve maior familiaridade e compreensão dos processos psíquicos. A pessoa continua dependente do terapeuta. . Depois vem a ELUCIDAÇÃO do material confessional. Laços de dependência em relação ao terapeuta tendem a se desenvolver neste estágio. na qual o indivíduo começa a retomar o material inconsciente.Terapeuta Jung delineou dois estágios principais do processo terapêutico cada qual com duas partes: Em primeiro lugar vem o ESTÁGIO ANALÍTICO Consiste inicialmente em confissão.

Este estágio é de auto-educação. A parte final é a TRANSFORMAÇÃO.Terapeuta O segundo estágio da terapia é o SINTÉTICO. uma vez que o relacionamento se transforma. no qual o indivíduo autoassume cada vez maior responsabilidade por seu próprio desenvolvimento. . Em primeiro lugar vem a educação na qual Jung sublinhou a necessidade de deslocardeslocar-se do insight para novas experiências reais que resultem no crescimento individual e na formulação de novos hábitos. O relacionamento analista-analisando é integrado e a dependência analistaé reduzida. O indivíduo passa por um processo de "mini-individuação" "miniembora o material arquitípico não seja necessariamente confrontado.

AVALIAÇÃO .

Jung usa. . com Frequência. lógica. mais do que apresentar idéias de uma maneira formal. claramente estruturado. ou até mesmo sistemática. Seus escritos parecem à vezes divagar por tangentes. e seu próprio estilo talvez esteja mais próximo da complexidade da realidade psicológica. em momentos diferentes. Além disso. Ele tinha consciência deste problema em seus escritos científicos e acadêmicos.AVALIAÇÃO Um sistema Aberto de Psicologia Jung foi muitas vezes criticado pela falta de um sistema de pensamento coerente. várias definições para os mesmos termos.

. sua teorização carece de uma estrutura lógica firme categorize todas as informações em termos de um pequeno número de construtos teóricos. Em consequência.AVALIAÇÃO Um sistema Aberto de Psicologia Jung deliberadamente desenvolveu um sistema aberto. Ele nunca acreditou que conhecesse todas as respostas. nem que as novas informações viessem apenas confirmar suas teorias. que pudesse admitir novas informações sem distorcê-las para que se adaptassem distorcêa uma estrutura teórica inclusiva.

No entanto. espiritualidade e coisas semelhantes. alguns críticos qualificaram Jung de místico ao invés de cientista. . Ele via tais sistemas de crença como expressões importantes de ideias e aspirações humanas. Alquimia. está bastante claro que a atitude de Jung foi sempre a de um investigador mais do que a de um crente ou discípulo.Religião e Misticismo Pelo fato de ter lidado com religião. como dados que não deveriam ser ignorados por qualquer pessoa que se interessasse por toda a amplitude do pensamento e do comportamento humano.

dão ao pensamento de Jung uma amplitude e riqueza virtualmente inigualáveis em Psicologia. . Sua flexibilidade e abertura e seu interesse pelas verdades mais profundas da existencia humana. Jung foi atraído para simplificáa Mitologia. Folclore e Alquimia porque forneciam vários contextos que esclaraciam complexas produções simbólicas com as quais ele se deparou em análise. Ele estava basicamente interessado na complexidade do simbolismo e na necessidade de analisar símbolos sem simplificá-los em demasia. a contribuição mais importante à Psicologia. É difícil de comprender Jung. talvez. mas talvez o estudo de suas teorias seja mais valioso pela complexidade de seu pensamento e de seus escritos.A Análise de Símbolos A análise detalhada de símbolos de Jung é.

.Associação de Palavras Jung introduziu-se na psicologia profunda em virtude de seus introduziuexperimentos com associação de palavras. Ele desenvolveu grande perícia na interpretação de associações e suas habilidades intuitivas eram frequentemente impressionantes.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful