MACETES para lembrar-se de fórmulas de física Mecânica

y

Sempre sonhei em ver-te. (Deslocamento no movimento uniforme)

y

Sentado no sofá, vendo televisão até meia noite. (Função horária do deslocamento no MUV)

y

Vovô é ateu. (Função horária da velocidade no MUV)

y

Vi você mais 2 amigos num triângulo sentimental. (Equação de Torricelli)

y

Física me assusta! (2ª Lei de Newton)

y

Tenho fé em Deus. (Trabalho com deslocamento no mesmo sentido da força)

y

Que move. (Quantidade de movimento)

y

Ei! Pedro, Maria gosta de homem. (Energia potencial gravitacional)

Calorimetria
y

Que macete! (Quantidade de calor sensível)

y

Que moleza! (Quantidade de calor latente)

y

Croquete. (Capacidade térmica)

y

Para você não rir tanto (Equação de Clapeyron)

y

Para viver tranqüilo é preciso viver trabalhando. (Lei geral dos gases perfeitos)

Ondulatória
y

Vamos lamber ferida! (velocidade de propagação de ondas)

y

Fofoca a vizinha vem ouvir, fofoca a vizinha vem fazer! (efeito Doppler)

Óptica
y

Uma flor = uma pétala mais uma petalinha. (Equação de Gauss)

Eletromagnetismo
y

Fiquei elegante querida! (Campo elétrico)

y

Quero te iludir! (Intensidade da corrente)

Cinemática Velocidade

Velocidade Média

Movimento uniforme

Função horária do deslocamento

Movimento uniformemente variado

Aceleração média

Função horária da velocidade

Função horária da posição em função do tempo

Equação de Torricelli

Movimento Vertical Função horária da velocidade no movimento

vertical

Função horária da posição em função do tempo no movimento vertical

Equação de Torricelli no movimento vertical

Movimento Oblíquo

Função horária da posição horizontal

Componente horizontal da velocidade inicial

Função horária da posição vertical

Componente vertical da velocidade inicial Alcance máximo do projétil horizontalmente Movimento circular Posição angular Deslocamento angular Velocidade angular Aceleração angular .

Função horária da posição angular no movimento circular uniforme Função horária da velocidade angular Função horária da posição angular Equação de Torricelli para movimento circular Aceleração centrípeta Dinâmica Leis de Newton Força Resultante .

1ª Lei de Newton Um corpo em movimento tende a permanecer em movimento e um corpo em repouso tende a permanecer em repouso. 2ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton vetorial 3ª Lei de Newton Força Peso Peso de um corpo Força de Atrito Força de atrito estático Força de atrito dinâmico Força Elástica Lei de Hooke Força Centrípeta .

Força centrípeta Trabalho de um força Trabalho Potência Potência média Potência intantânea Energia Energia cinética Energia potencial gravitacional .

Energia potencial elástica Energia Mecânica Impulso e quantidade de movimento Impulso Quantidade de movimento Teorema do impulso Conservação da quantidade de movimento Estática .

Equilíbrio Equilíbrio estático Equilíbrio dinâmico Estática de um ponto Estática de um ponto Estática de um corpo rígido Centro de massa Momento de uma força .Torque Estática de um corpo Hidrostática .

Pressão Pressão em uma superfície Densidade Pressão hidrostática Teorema de Stevin Teorema de Pascal "O acréscimo de pressão exercida num ponto em um líquido ideal em equilíbrio se transmite integralmente a todos os pontos desse líquido e às paredes do recipiente que o contém." Empuxo Empuxo Peso aparente .

" 3ª Lei de Kepler Lei dos Períodos Termometria Escalas termométricas Escala Fahrenheit . que ocupa um dos focos da elipse." 2ª Lei de Kepler Lei das Áreas "O segmento que une o sol a um planeta descreve áreas iguais em intervalos de tempo iguais.Gravitação Universal Força gravitacional Força Gravitacional Constante de gravitação universal Leis de Kepler 1ª Lei de Kepler Lei das Órbitas "Os planetas descrevem órbitas elípticas em torno do Sol.

Escala Kelvin Conversões entre escalas Celsius para Fahrenheit Fahrenheit para Celsius Celsius para Kelvin Kelvin para Celsius Calorimetria Calor Calor sensível Calor latente Capacidade térmica Troca de calor .

É a propagação de energia térmica que não necessita de um meio material para acontecer. Condução Convecção Irradiação Estudo dos gases Transformações Transformaçã o isobárica Transformaçã o isométrica Transformaçã o isotérmica Transformaçã o adiabática Equação de Clapeyron .Equilíbrio térmico Propagação de calor Fluxo de Calor Acontece quando o calor se propaga através de um meio condutor térmico. É o fenômeno no qual o calor se propaga por meio do movimento de massas fluidas de densidades diferentes. pois o calor se propaga através de ondas eletromagnéticas.

Equação de Clapeyron Equação geral de estado Numero de mols Constante universal dos gases perfeitos Lei geral dos gases perfeitos Lei geral dos gases perfeitos Termodinâmica Energia interna Energia interna Variação da energia interna .

para um outro corpo de temperatura mais alta." ." 2ª Lei da termodinâmi "É impossível a construção de uma máquina que. operando em um ciclo ca termodinâmico.Trabalho de um gás Trabalho de um gás Trabalho de um gás sob pressão constante Trabalho de um gás sob temperatura constante Trabalho de um gás sob volume constante Trabalho de um gás em uma transformaçã o adiabática Leis da Termodinâmica 1ª Lei da termodinâmi ca "O calor não pode fluir. de forma espontânea. converta toda a quantidade de calor recebido em trabalho. de um corpo de temperatura menor.

" Máquinas térmicas Trabalho em uma máquina térmica Rendimento de uma máquina térmica Ciclo de Carnot Trabalho no ciclo de Carnot Rendimento de uma máquina de Carnot Dilatação Dilatação dos sólidos Diltação linear Dilatação superficial ."A entropia não pode diminuir em um sistema fechado.

Coeficiente de dilatação superficial Dilatação volumétrica Coeficiente de dilatação volumétrica Dilatação dos líquidos Dilatação aparente Dilatação do recipiente Dilatação real Coeficiente de dilatação real .

.Entropia Entropia Variaçã o de entropia Óptica Reflexão da Luz Lei da refração Espelhos Espelhos planos Associação de espelhos planos Espelhos convexos e lentes convergente Imagem virtual. direta e de tamanho igual ao objeto. Imagem virtual. direta e menor que o objeto.

Equação de Gauss Ampliação Refração da Luz Índice de refração absoluto em um meio Lei de SnellDescartes Índice relativo de refração entre dois meios MHS .

Movimento periódico e oscilatório Período do movimento Frequência do movimento Equivalência entre frequência e período Funções horárias Elongação Velocidade Aceleração .

Pulsação Força no MHS Força Constante de força do MHS Pulsação Período do movimento Frequência do movimento Oscilador massa-mola Força Período Pêndulo simples Força .

São as ondas casadas por vibrações na mesma direção da propagação. como as água em um bidimensionais lago quando se joga uma pedra. Os ângulos formados entre o raio incidente e a reta perpendicular e entre o raio refletido e a reta perpendicular têm sempre a mesma . São as que se propagam em apenas uma direção. São as ondas geradas por oscilação das cargas elétricas. tridimensionais Velocidade de propagação das ondas Velocidade de propagação Reflexão das ondas 1ª Lei da Reflexão 2ª Lei da Reflexão O raio incidente. como as ondas em cordas e molas esticadas Ondas São aquelas que se propagam por uma superfície. Ondas São capazes de se propagar em todas as dimensões. como a luz e o som. em que a propagação não depende do meio em que são propagadas.Período Ondas Classificação das Ondas Ondas mecâncas Ondas eletro magnéticas Ondas Longitudinais Ondas Transversais Ondas unidimensionai s São ondas em que a propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e são dependentes da elasticidade do meio. São as ondas causadas por vibrações perpendiculares à direção de propagação. o raio refletido e a reta perpendicular à superfície refletora no ponto de incidência estão contidos sempre no mesmo plano. por isso podem acontecer no vácuo.

a reta perpendicular à fronteira no ponto de incidência e o raio refratado estão contidos no mesmo plano. Refração das ondas 1ª Lei da Refração O raio incidente.medida. Lei de Snell Superposição de ondas Elongação Amplitude Acústica Velocidade de propagação do som em meios gasosos Velocidade de propagação Velocidade de propagação em um mesmo gás com diferentes temperaturas .

Intervalo acústico Intervalo entre dois sons Intensidade sonora Intensidade sonora Limiar da sensação audível (LSA) Limiar da sensação dolorosa (LSD) Nível Sonoro Tubos sonoros Tubos abertos Tubos fechados Efeito Doppler Frequência sob efeito Doppler .

fazendo com que sua única carga seja a do sinal oposto ao indutor. Eletrização por contato Eletrização por indução eletrostática O processo é dividido em três etapas: 1ª etapa: Um bastão eletrizado é aproximado de um condutor inicialmente neutro. os elétrons livres do induzido são atraídos/repelidos dependendo do sinal da carga do indutor. pelo princípio de atração e repulsão. Força de interação entre cargas Lei de Coulomb . porém com sinais opostos. O cálculo da carga resultante após o processo é dado pela média aritmética entre a carga dos condutores em contato. 2ª etapa: Liga-se o induzido à terra. 3ª etapa: Desliga-se o induzido da terra.Eletrostática Cargas elétricas Carga elétrica elementar Carga elétrica Eletrização Eletrização por atrito Ambos os corpos eletrizados ficam com cargas de módulo igual. ainda na presença do indutor.

Constante elétrica no vácuo Campo elétrico Intensidade do campo elétrico Potencial elétrico Energia potencial elétrica Potencial elétrico Trabalho de uma força elétrica .

Diferença de potencial Eletrodinâmica Corrente elétrica Intensidade da corrente elétrica Quando houver "opções de caminho" em um condutor a corrente anterior a eles serão iguais à soma das correntes em cada parte das subdivisões. Resistência elétrica Continuidade da corrente elétrica Resistência elétrica Condutância elétrica Associação de resistores .

a tensão (U).Série Paralela Mista Em cada parte do circuito. Efeito Joule Aquecimento causado por efeito Joule Potência elétrica Potência Consumo de energia elétrica Consumo de energia Indução magnética Fluxo de indução magnética Fluxo de indução . e para facilitar estes cálculos convém reduzir ou redesenhar os circuitos. resistência (R) e intensidade da corrente (i) serão calculadas com base no que se conhece sobre circuitos série e paralelos. utilizando resistores resultantes para cada parte.

Lei de Faraday-Neumann Força eletromotriz Transformadores Quanto ao número de espiras Conservação da potência Calorimetria Fórmula : Q = M. T. Qual Ma Ce Te.C. Macete : Qui Ma Ce Te.L.. Calorimetria 1 Fórmula : Q = M. Macete : Qui Mole Eletricidade . Uso: Fórmula usada para medir variação de calor de um corpo.. Qualquer Ma Ce Te . Uso: Fórmula usada para medir variação de calor de um corpo.

U.ø Uso: Fórmulas usadas para achar a quantidade de trabalho. espaço e velocidae no M. Fórmula: S= So + V.V Macete: Sorvetão. Fórmula: V = Vo + a.v P. atrito e a força de um corpo.U Macete: Sorvete Espaço no M.cos. Obs: ø é o ângulo entre a força e o deslocamento.R.V Fórmula: S= So + Vo. Macete: Trabalho Fede e cossa a bolinha Força .V -=t T Uso: Medir pressão de gases e liquidos Macete : Piviti Povotó Espaço no M. só votat Sempre SOzinhos VOltamos eu e mais 2 amigos a tarde ou Sorvete de amora toma 2 e 2 Velocidade M. Vi Você Atirar Trabalho Fórmulas: T = F. Vovô Alfaiate. arte!.t + at² 2 Uso: Usado para medir o tempo.v = n. espaço e velocidade no M.R.U.R.t Uso: Calcular a velocidade do Movimento Uniformemente Variado Macete: Vê vó.U.Fórmula: V = R. resistência de um sistema elétrico Macete : Você = Ri Pressão Fórmula: P.d.t Uso: Usado para medir o tempo.R.U.V.i Uso: Medir voltagem.t Uso: Medir pressão de gases e liquidos Macete : Puta Velha = Nao Rejeita Tarado ou Por Voce = nunca Rezei tanto Pressão1 Fórmula: p. deslocamento.R.

/\S Usando -se "G" de gravidade como "a" de aceleração.R. Lei de Newton Fórmula: Fr = m.U.. 2a.U.U Macete:Sorvete Macete Novo: SUPER Sorvete (enviado por Bruno Inafuku) Macete Novo: Sofia Sortuda.Fórmula : F = M.Neto) Macete Novo: So So.t + at² ______ _____________ 2 Uso: Usado para medir o tempo.RS) (enviado pelo Professor Juliano de Macete Novo: So So. Fórmula: S= So + V.. espaço e velocidade no M.Neto) Macete Novo: Vovó Adora tarado (enviado por Ana Paula-PR) Macete Novo: Ví Voce A Toa (enviado por Antonio Rocha) Macete Novo: Ví Vovô atrás do toco (enviado por Assis) Macete Novo: Vou Voando mais AlTo (enviado por Kassio) Macete Novo: V Vô + ATia (por Ricardo Carneiro da Silva) Macete Novo: VoVô é ATeu (enviado por Pérside) Fórmula: V² = Vo² + 2.V Macete: Sorvetão.t+at2/2 SÓ VC TEM AQUILO TUDO AO QUADRADO SOBRE 2 Macete Novo: Sentado SOzinho VendO Televisão ATé Meia noite (enviado por Anderson) Macete Novo: Sorvete mais a taça quadrada para dois Passo Fundo .U.R.R. Vi Você Atirar Outro (enviado por Marquinhos): V=Vo+a. só votat _______Sempre SOzinhos VOltamos eu e mais 2 amigos a tarde Novo macete Macete Novo: Sozinho no Sofá. Vendo Tv à Toa (enviado por Rebeca Diamantino) Macete Novo: Só voto atoa (enviado por Vagner Moreira) Outra(enviado por Marquinhos): S=So+Vo. Vovô Alfaiate. Fórmula: V = Vo + a. arte!.V Fórmula: S= So + Vo. Você é Tes. VeTe com cobertura (enviado por Daiana Furtado) Macete Novo: Diabo Vê Tudo mais ½ (meio) Atrapalhado.V. massa ou atrito de um corpo Macete : Fórmula da "FAMA" Espaço no M.t Uso: Usado para medir o tempo.a Uso: Fórmula usada para medir a força. espaço e velocidade no M. (enviado por Laércio D'ávila) Macete Novo: SO VOcê Tem UM MEIO de Amar TaTá.R. (enviado por Raimundo Mario O. podemos dizer: Macete:"VoVô Tem 2 Asas DELTAS" (Colaboração: Anderson Carvalho) .t vovô ateu Macete Novo: Vovô é Velho mais ainda transa (enviado por Raimundo Mario O.U.G. porque ele é vesgo.a Uso: Usado para calcular a força de um corpo Macete: Ferre-se Maria (enviado por Elaine Alves Miranda) Velocidade M. VeTe(enviado por Daiana Furtado) Espaço no M.t Uso: Calcular a velocidade do Movimento Uniformemente Variado Macete: Vê vó.

v = n.Neto) por Laércio D'ávila) (enviado por (enviado Macete Novo: Vovó ao quadrado mais 2 Amantes no Triângulo amoroso Macete Novo: vi voce + 2 amigos num triangulo sexual (enviado por Daiana Furtado) Macete Novo: "Vou e Volto duas vezes de asa delta sozinho" (enviado por Andréa Viana) Macete Novo: Vovô ferrou Vovó + 2 amigas dela (enviado por Kassio) Macete Novo: Vi Você Mais Dois Gays Voando De Asa Delta (enviado por Henrique Dantas) Calorimetria Q = mc¨ .R. T.l "q mole" (colaboração: Ellen Gimenes Alves) Calorimetria 1 Fórmula : Q = M. Macete : Qui Mole ou Qui Moleza Novo Macete: Quem Matou Lineu ou Quem Matou Lampião (colaboração: Eukelly Penedo) Pressão Escolha a melhor maneira de lembrar-se da equação de Clapeyron. Uso: Fórmula usada para medir variação de calor de um corpo. Qual Ma Ce Te. Qualquer Ma Ce Te Novo Macete: Q= m.c.C.onde: Q = energia (unidade: cal) m = massa c = calor específico ¨ = variação de temperatura Macete: "Que Macete" (colaboração: Priscilla Nagashima) Fórmula : Q = M. Macete : Qui Ma Ce Te.delta.teta "q macete" (colaboração: Ellen Gimenes Alves) Calorimetria (enviada por Marquinhos) Q=M.V -=t T Uso: Medir pressão de gases e líquidos Macete : Piviti Povotó .L Qui mala Novo Macete: Q= m.t Uso: Medir pressão de gases e líquidos Macete : Puta Velha = Não Rejeita Tarado _______Por Você = nunca Rezei tanto _______Por você =nunca rachei tanto Novo Macete: Palmeiras Verdinho não resiste ao timão (colaboração Luís Felipe Tusi) Novo Macete: Para Vereador não roubar tanto (colaboração Edilma Gomes) Macete Novo: por vc nunca rezei tanto Novo Macete: Passei a Vara no Rabo do Tom (colaboração William Tiago Benedito) Pressão1 Fórmula: p. Fórmula: P.L. Uso: Fórmula usada para medir variação de calor de um corpo.Macete Novo: Vovô e Vovó mais dois amigos foram ao egito sábado Raimundo Mario O.v P.

pode ser uri ou então: a resistência não é medida em OHMS e a letra que é representada (ômega) não lembra uma ferradura. resistência de um sistema elétrico Macete : Você = Ri Macete Novo: U = Ri (quem dá o Ú ri) (enviado por Vagner Moreira) Macete Novo: U= Ri . certo? então pode ser: iR=U ...Fórmula: p.= ----t T Para viver tranquilo é Preciso Viver Trabalhando (contribuição de : Jonathan Gehard Kohler) Novo Macete : Para viver tranquilo é preciso viver transando. Tusi) (colaboração Luís Felipe Novo Macete: PIVITÍ = POVOTÓ (colaboração William Tiago Benedito) Eletricidade Fórmula: V = R. deslocamento.. e quem Peida RI ao quadrado (P=R. (colaboração de Lucas Mortale) Macete Novo: Conte a seguinte historinha: Você viu o peido? (Só para começar a historinha. U= Ed.O Peido eu VI (P=V.. (enviado por Thais Fernanda) Força . (colaboração de Lucas Mortale) Macete Novo: U= E-ri .I). atrito e a força de um corpo.cos..i Macete: quero te iludir! (enviado por Helena Costa Farias) Trabalho Fórmula: T = F.. Obs: ø é o ângulo entre a força e o deslocamento.i Uso: Medir voltagem.v P.I).d = W é fo da (enviado por Neusa Neumar) Macete Novo: Tá ferrado coçando teta (enviado por Elizeu do Nascimento Filho) Macete Novo: Música: O TRABALHO É BONITINHO VAMOS TODOS TRABALHAR F D COSSENO TETA VAMOS TODOS TRABALHAR.. para facilitar a memorização) .Na Universidade tem estudantes menos ratos idiotas.pode ser Edu ou então UUUUUU Ed o fantasma. quem Vê RI (V=R.I^2) (enviado por César Salomão Blanco) Novo Macete: eletronegatividade= Fui Ontem No Clube Briguei I Saí Carregado Para Hospital (colaboração: Ellen Gimenes Alves) Campo Elétrico Fórmula: E=F/q Macete: É FraQueza! (enviado por Helena Costa Farias) Fórmula: F=E. Macete: Trabalho Fede e cossa a bolinha Macete: Trabalho fede com certeza (enviado por Vagner Moreira) Macete: W=f.V ---.ou seja IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIRUUUUUUUUUUUUUUUUU..ø Uso: Fórmulas usadas para achar a quantidade de trabalho. que acaba lembrando cavalo e rodeio.q Macete: Fique Elegante querida! (enviado por Helena Costa Farias) Capacidade Térmica Fórmula: C=Q/ ¨t Macete: CroQueTe (enviado por Erika Moraes) Intensidade de Corrente Fórmula: q=t.d.

a A Força é má (colaboração Luís Felipe T) Novo Macete : Física Me Assusta (colaboração Cristina Martins) Novo Macete : FuMAssa ou Fumassa (colaboração Arthur) Velocidade Fórmula : V = Vo + A. velocidade ou tempo de um corpo. tempo de deslocamento ou atrito de um corpo. Atrito Fórmula: V = Vo + a./\S Uso: Fórmula usada para medir a velocidade final. inicial . massa.G. Macete : Vovo e Vovó com 2 gostosas numa pirâmide sexual obs* /\ significa delta Quantidade de Movimento Fórmula: Q=m. distância do objeto e da imagem Macete: uma firmose (foco) e igual a um pinto mais uma pelinha (colaboração Aline Gesualdo) Energia Potencial Gravitacional Fórmula: Ep = m.2 Uso: Fórmula usada para calcular a velocidade. Macete: Deus vê Tudo Óptica Equação de Gauss (espelhos e lentes esféricas) Fórmula: 1/f = 1/p + 1/p' Uso: Para calcular a distância focal.T Uso: Fórmula usada para medir a velocidade final.a Uso: Fórmula usada para medir a força. frequência de uma onda Macete: quem Vê dá uma lambidinha com freqüência Macete Novo: Você lambe a faca (enviado por Daiana Furtado) Macete Novo: Veja o que uma lambida faz (enviado por Regiane Oliveira) Distância Fórmula: D = v. atrito ou distancia de um corpo. Macete: Vovo e vovó ainda dão 2 Velocidade em Ondas Fórmula: V = l(lâmbida) . g. f Uso: Usado para calcular a velocidade. Macete : Vi Você a Toa Macete Novo: Vovô anda tarado. velocidade inicial. ou Vi você abraçando o tarado (colaboração de Lucas Mortale) Velocidade 1 Fórmula : V² = Vo² + 2.T Uso: Fórmula usada para calcular a distância. tempo de deslocamento ou atrito de um corpo. massa ou atrito de um corpo Macete : Fórmula da "FAMA" Novo Macete : F=m. V Macete: Quantidade de movimento é a Que MoVe (enviado por Erika Moraes) Velocidade Inicial. altura Macete: Maria Gosta de Homem .d.Fórmula : F = M. inicial . h Uso: Usado para calcular a energia potencial de um corpo.

Salete) Macete Novo: Peso é para Mulher Gorda! (colaboração de Lucas Mortale) Macete Novo: Pesada é a Maria das Graças (colaboração de Lucas Mortale) Óptica Uma flor = a uma pétala + uma petalinha. (colaboração de Genesis Duarte) Macete: você vai a uma loja e diz "mi vê dois dois" Novo Macete: Ec=mv^2/2 Maria vagal. dois em cima dois em baixo (colaboração de João Carlos Omena) Pressão Fórmula: pv = nrt Macete: por você não resta tesão (colaboração de PamelaSouza) Pressão Fórmula: pv = nrt Macete: poe a vara no rabo do tadeu (colaboração de Raquel S.) Peso Fórmula: P = mg Macete: Parei e "migei" (colaboração de Genesis Duarte) Macete Novo: Pega meu grandão (enviado por Vagner Moreira) Macete Novo: Uma pessoa quando vai a uma loja de roupas a vendedora sempre pergunta: . ONDAS (Enviada por Marquinhos) V=l(lâmbida). Fofoca a Visinha Vem fazer. tempo. Colaboração de: Anelisa Furco da Silva .f vêm lamber ferida( som de fi) Novo Macete: Vai lamber fruta (colaboração William Tiago Benedito) Fórmula da Distância Fórmula: X = v. m ou G? (enviado por Bruna Silva) Macete Novo: Puta Merda Gozei! (colaboração de Profa.T Uso: Usado para calcula a distância. 2 Macete: "kachinhos" dois dois Energia Cinética Fórmula: Ec = mv^2 / 2 (colaboração de Genesis Duarte) .Qual o tamanho da roupa? P. Macete: XeveTe Energia Potencial Gravitacional Fórmula: Epg = mgh Macete: "migei" hoje (colaboração de Genesis Duarte) Energia Potencial Elástica Fórmula: 2 Epel = kx .Vf Fofoca a Visinha Vem Ouvir.ONDA Efeito Dopller: (Enviada pelo Professor Caetano EFHC) Fo/Vs +.Vo = Ff/Vs +.

U Pslu (colaboração: Sarita G.a Macete: Física Meu Amor! ou ainda Física Me Assusta! (colaboração: Láercio Maciel Scalco) Empuxo: E= d*V*g Macete: Empuxo é devagar.. seni =n. assim como a região com µ¶ANTI-HORÁRIO DE VERÃO¶¶ e a região NORTE o pólo NORTE gera corrente no SENTIDO ANTI-HORÁRIO..v => Quero muito você (colaboração: Sarita G.M/r^2 Macete: Gays gostam muito de r. Macete :Vi você atrás do totó Colaboração de: Anelisa Furco da Silva Espelhos Esféricos Fórmula: 1/fo=1/di + 1/do Macete: fo=>Foco / di=>Distância da Imagem / do=>Distância do objeto => juntas essas silabas formarão a palavra _ _ _. Martins) (colaboração de Felipe Washington Teorema de Euler: Macete: V+F=A+2 Vamos Fazer Amor a 2 (colaboração: Sarita G. Colaboração de: Kelly Lourdiely 10 macetes usados para memorizar fórmulas de Física . Fórmula: g=G(M+m)/r^2 Macete: Gays gostam muito mesmo de r.T Uso: Fórmula usada para medir a velocidade final. ao quadrado.Velocidade Fórmula : V = Vo + A. senr Macete: não sei não saber 2ª (colaboração de PamelaSouza) Lei de Gravitação Fórmula: g=G. inicial . de Souza) Potência Elétrica: Macete: P=l. de Souza) Quantidade de Matéria: Macete: Q=m. tempo de deslocamento ou atrito de um corpo. então o pólo SUL do ímã gera uma corrente de SENTIDO HORÁRIO. ao quadrado. de Souza) Mais uma pra para Fr=m. (colaboração: Láercio Maciel Scalco) Como determinar qual o sentido da corrente que o pólo norte e o pólo sul do ímã pode gerar? A região do Brasil que tem HORÁRIO DE VERÃO e a região SUL. (colaboração de Laura Catherine dos Anjos) Lei de Refração Fórmula: n. (colaboração de João Carlos Omena) Macete: to 'fodido'.

tipicamente. e não me lembrar das agruras do meu trabalho. Abaixo listo 10 expressões matemáticas ou leis físicas mais comuns que se veêm no Ensino Médio e seus respectivos macetes: 1) . E sei que foi endereçada para mim. do que dados organizados de forma não sugestiva (para o indivíduo) ou sem significado aparente. reconheço! E uma das maneiras que se tem para que o aluno memorize determinadas fórmulas. Mas este post me veio na idéia quando alguém gritou de dentro de um ônibus a frase "Vovô na asa delta". Sorvete ou Sempre sonhei em ver-te . e baseiam-se em formas simples de memorizar maiores construções. porque aqui quero desafogar a minha mente. Porém.t =&gt. baseados no princípio de que a mente humana tem mais facilidade de memorizar dados quando estes são associados a informação pessoal. E que diabos tem a ver "Vovô na asa delta" com a Física? Fonte: Blog do IFT A Física não é uma ciência fácil. verbais.. ou serão igualmente difíceis de memorizar. espacial ou de carácter relativamente importante.Como todos já estão carecas de saber.Equação horaria do Espaço no Movimento Retilíneo e Uniforme S = S0 + v. isso na língua tem um nome. Continue lendo. São. estas sequências têm que fazer algum sentido. são frases mnemônicas! De acordo com o Wikipedia: Uma mnemônica é um auxiliar de memória. Na maioria das vezes eu evito de postar algo relacionado à minha profissão. é o uso de frases ou macetes para que ele possa guardar na memória e relacionar com as expressões matemáticas. eu sou professor de Física.. e utilizados para memorizar listas ou fórmulas.

medida em kelvin (K) R: Constante universal dos gases perfeitos.Equação Horária da Velocidade no Movimento Retilíneo Uniformemente Variado v = v0 + a.2) . S =&gt.L/MOL.T =&gt. em calorias (cal) m: massa. todos medidos em metros (m) v: velocidade final. t =&gt. S: Deslocamento.c. medido em cal/g. medida em graus Célsius (C) c: calor específico. Física meu amor ou Toda força é má F: força.Princípio fundamental da Dinâmica F = m. medidas em metros por segundo (m/s) a: aceleração. medido em MOL T: temperatura.a =&gt. S0: espaço inicial.K 9) Velocidade de propagação das ondas v = . medida em Kg a: aceleração. em calorias (cal) m: massa. Sorvetão ou Sentado no sofá.R. medida em hertz (Hz) .V = n. medida em gramas (g) t: variação da temperatura. medida em metros (m) f: freqüência.a.Equação de Torricelli v2 = v02 + 2.t2/2 =&gt.t + a. medido em atm.C 7) Quantidade de calor latente Q = m. medida em m/s2 5) .f =&gt. Vovô ateu ou Vovô é uma anta 4) . Vá lamber ferida v: velocidade. medida em metros por segundo (m/s) : comprimento de onda. medida em newtons (N) m: massa.L =&gt. medido em litros (L) n: número de mols. vendo televisão até meia noite 3) . medido em calorias por grama (cal/g) 8) Equação de Clapeyron para os gases perfeitos p. Que macete! Q: Quantidade de calor latente. Palmeiras verdinho não resiste ao Timão ou Puta Véia Não Rejeita Tarado p: pressão medida em atmosfera (atm) V: volume. v0 : velocidade inicial. Que mole ou Que mala ou Que moleza Q: Quantidade de calor latente. medida em gramas (g) L: Calor latente. medida em m/s2 6) Quantidade de calor sensível Q = m.t =&gt.Equação horária do Espaço no Movimento Retilíneo Uniformemente Variado S = S0 + v0. Vovô na asa delta 2 S: espaço final.

Exercitar o cérebro não machuca! . estudante ou não. mas acredito que com essas dez já deu para se ter uma idéia de como a coisa funciona. medida em Volts (V) R: Resistência elétrica. pode criar suas frases próprias para memorização de expressões matemáticas ou de outras coisas na sua vida diária.10) Primeira Lei de Ohm U = R. medida em ohms ( ) i: intensidade da corrente elétrica.i =&gt. medida em ampères (A) Poderia ficar aqui listando muito mais frases desse tipo. Você ri U: tensao elétrica. Você.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful