Planificação da aula De: 24.Maio.2012 Tempo: 45 minutos Turmas: 6.ºC e 6.

ºD Unidade curricular: Ciências da Natureza

Unidade Parte III – Transmissão da vida Tema 1: Reprodução humana e crescimento Conteúdos Caracteres sexuais primários e secundários; Constituição dos sistemas reprodutores humanos; Função dos órgãos dos sistemas reprodutores humanos; Gestação e parto; Genes. Objetivos Obter dos alunos, sucesso na ficha de avaliação formativa; Proporcionar um momento de avaliação do percurso do aluno.

Competências Consolidar os seus conhecimentos. Metodologias/Estratégias

Atividades Realização de uma ficha de avaliação formativa1.

Trabalho de casa (Não foi enviado qualquer trabalho de casa)

Avaliação A ficha de avaliação formativa é cotada de 0% a 100%, sendo que será traduzida
1

Anexo 12

da seguinte forma:         De 0% a 20% a nota equivale a uma classificação fraca; Se for de 20,1% a 40% será equivalente a uma classificação não satisfatória/não satisfaz; Se se tratar de uma nota entre os 40,1% e os 49,9% fará parte de uma avaliação quase satisfatória/satisfaz -; Caso o aluno se situe entre os 50% e os 65% terá uma nota satisfatória/satisfaz; Se a nota estiver entre os 65,1% e os 75% será uma nota com conotação boa, normalmente representada S+ (Satisfaz +); Se for entre os 75,1% e os 85% será já uma nota igualmente boa, contudo representada com um B (Bom); Entre os 85,1% e os 98% é já uma classificação muito boa, representada geralmente com um MB (Muito Bom); E por fim entre os 99% e os 100% é classificado o Excelente.

É importante referir ainda que aos alunos que têm um plano individual de trabalho é-lhes aplicado uma ficha formativa diferente2, sendo que neste caso a mesma é apenas cotada até 50%. Importa então ainda referenciar que a escala das cotações da ficha corresponde aos seguintes parâmetros:    De 0% a 15% o aluno tem uma nota não satisfatória/não satisfaz; De 15,1% a 25% o aluno tem uma nota satisfatória/satisfaz -; De 25,1% a 35% o aluno conseguiu ter uma nota satisfatória/satisfaz, sendo que ao aluno que se mantiver entre os 25,1% e os 30% acresce um – (menos à sua nota) e se pelo contrário se situar entre os 30,1% e os 35% acresce um + (mais à sua nota);  De 35,1% aos 50% o aluno obtém já uma classificação de bom, sendo que ao aluno que se mantiver entre os 35,1% e os 40% acresce um – (menos à sua nota) e se pelo contrário se situar entre os 45,1% e os 50% acresce um + (mais à sua nota).

A matriz de correção encontra-se juntamente com a resolução do teste. Reflexão A aplicação da ficha de avaliação formativa decorreu dentro das normalidades,

2

Anexo 13

sendo que sempre que necessário se explicou algumas dúvidas, tratando-se de dúvidas simples e fáceis de esclarecer, sem que para isso se desse a entender a resposta. De facto notam-se muitas vezes tentativas, por parte dos alunos, em copiar e em se ajudarem uns aos outros, contudo isso teve de ser evitado e as turmas resolveram o teste dentro dos limites do tempo, havendo uma ou duas exceções que necessitaram de um pouco mais de tolerância no que diz respeito às suas necessidades de tempo para a resolução da ficha de avaliação.

Sumário Realização de uma ficha de avaliação formativa3, referente ao tema lecionado, denominado transmissão da vida.

3

Anexo 12 e 13