You are on page 1of 3

IMPRIMAÇÃO DE TELAS (EUCATEX, MADEIRA, COMPENSADO) Utilizo duas maneiras de preparar minhas telas.

1º - Corto folhas e excatex, compensado ou madeira no tamanho desejado; (minhas telas são 60x40cm) - Corto tecido (de preferência algodãozinho) no tamanho maior que as folhas de eucatex +/- 65x45cm; - Preparo uma mistura homogênea de: 01 litro de tinta látex branca (de preferência Suvinil por ser bem branca), 1/2 litro de cola cascorez rótulo laranja e 1/2 litro de água. - Com um pincel aplico essa mistura nas folhas previamente cortadas, espalhando bem; - Coloque o algodãozinho nas folhas, tendo o cuidado de não deixar bolhas ou aparas do tecido, espalhando do centro para as bordas; - A sobra do tecido nas laterais devem ser coladas com a mesma mistura na parte de trás; - Aplique uma camada da mistura no tecido já colado a placa; - Deixe secar a sombra (pois no sol empena a placa); - Quando estiver seca, dê uma lixada de leve (usar lixa 120 para madeira), essa lixada diminui as asperezas; - Aplique uma segunda demão da mistura e repita o passo anterior; - se necessário, depende muito de quem está executando, aplique uma terceira demão, espere secar e só volte a lixar quando realmente for utilizar a tela.

Custo: 01 folha de eucatex, 3mm, eu compro a 6 dólares, no tamanho 60x40cm faço 12 placas (na loja que compro já me entrega cortado sem custo adicional) 01 litro de látex Suvinil compro a 4 dólares 1,20 m de algodãozinho 02 larguras (compro em loja de tecidos) custo 2,5 dólares 1/2 litro de cola 2,5 dólares Total das 12 telas = 15 dólares

eu uso a Suvinil por ser de boa qualidade e o branco neve é real. depende de vários fatores: 1º não é qualquer tinta látex que devemos usar. poderá ser utilizado um fungicida a base de água.5 dólares peco para corta em tiras longitudinais de 3 cm e aqui mesmo em casa corto no tamanho da tela e prego. Então compro uma tábua de pinus. Devemos testar. Nas telas que estou confeccionando para meu uso.5 dólares peco para corta em tiras longitudinais de 3 cm e aqui mesmo em casa corto no tamanho da tela e prego. fica bom o trabalho). fica ótimo ****** Acredito que o látex venha a criar fungos. bem mais barato do que comprar telas prontas. nesse caso o custo ficara 2 dólares mais barato. não há problemas de bolor ou colônia de fungos. ou qualquer outro componente. como moro em Natal e a temperatura é quente o ano todo. ***** Se fizer em regime de cooperativa para 06 pessoas o custo para cada um de 02 telas nesse tamanho é de 2 dólares. Nas telas que estou confeccionando para meu uso. eu acrescento caixa alta que dispensa a moldura. 2º Depende da região. Então compro uma tábua de pinus. 3º Nas regiões onde a umidade é alta. fazendo acabamento com massa corrida. fica bom o trabalho). 2º Utilizo todos os passos acima sem colocar o tecido. aproveito a parte lisa do eucatex e quem gostar a parte de trás (eu tenho uma amiga que pinta na parte de trás do eucatex. fica ótimo . bem mais barato do que comprar telas prontas. custa 1. nesse caso o custo ficara 2 dólares mais barato. a mais de 04 anos que aprendi essa formula que me foi passada por um mestre de pintura e até agora não tivemos problemas. fazendo acabamento com massa corrida. 2º Utilizo todos os passos acima sem colocar o tecido. custa 1. aproveito a parte lisa do eucatex e quem gostar a parte de trás (eu tenho uma amiga que pinta na parte de trás do eucatex.Se fizer em regime de cooperativa para 06 pessoas o custo para cada um de 02 telas nesse tamanho é de 2 dólares. eu acrescento caixa alta que dispensa a moldura.

******* .

Related Interests