Centro de Formação da Batalha Programação de páginas dinâmicas para a Web

Como configurar o IIS no Windows XP Professional O IIS para Windows XP Professional é distribuído junto com o CD do Windows XP só pode servir a 10 conexões simultâneas e suporta os seguintes recursos:
• • • • • •

ASP e PHP. SSI (Server sides Includes). Controles ActiveX. scripts ISAPI( Internet Server API ) e CGI(Common Gateway Interface). Acesso a banco de dados. SSL (Secure Sockets Layer).

O IIS está instalado no seu computador? Antes de configurar o IIS (Internet Information Server) no Windows XP, é preciso saber se ele já se encontra instalado no seu computador. Abra o Internet Explorer e digite o seguinte endereço: http://localhost ou http://127.0.0.1 Se a página seguinte for exibida, significa que o IIS já se encontra instalado no seu computador e apenas deverá ser configurado. Neste caso, salte a etapa 1.

No entanto, se a página seguinte for exibida, você deverá instalar o IIS no seu computador seguindo as orientações descritas na etapa 1.

Como configurar o IIS Paulo Pinto Reis, CCEMS, Outubro de 2005

Página 1 de 7

Como configurar o IIS no Windows XP Professional Clique sobre o botão Iniciar que se encontra na barra de tarefas do Windows. clique sobre o ícone Internet Information Services. Procure a opção Internet Information Services (IIS) e marque a sua caixa de selecção.Centro de Formação da Batalha Programação de páginas dinâmicas para a Web Etapa 1 . você poderá prosseguir para a próxima etapa. clique sobre o ícone Ferramentas administrativas. e em seguida sobre a opção Painel de Controlo. Uma vez terminada a instalação do IIS. Etapa 2 . seleccione a opção Adicionar/Remover componentes do Windows que se encontra em seu painel esquerdo. Outubro de 2005 Página 2 de 7 . Clique sobre o botão Avançar e siga as instruções do assistente.Como instalar o IIS no Windows XP Professional Clique sobre o botão Iniciar que se encontra na barra de tarefas do Windows. Como configurar o IIS Paulo Pinto Reis. CCEMS. A janela do Internet Information Services será exibida na tela. Ao ser exibida a janela do "Painel de Controlo". Ao ser exibida a tela "Adicionar ou Remover Programas". Ao ser exibida a janela do "Painel de Controlo". clique sobre o ícone Adicionar ou Remover Programas. e em seguida sobre a opção Painel de Controle. Ao ser exibida a tela "Ferramentas Administrativas".

Clique com o botão direito do rato sobre a opção Site da Web padrão que se encontra no painel direito da janela. Como configurar o IIS Paulo Pinto Reis. expanda a árvore (SERVIDOR) Computador local. Na próxima tela do assistente. escolha a opção Novo .Directório virtual. Outubro de 2005 Página 3 de 7 . Ao ser exibido o menu suspenso. seleccione a pasta Sites da Web. Clique sobre o botão Avançar..Centro de Formação da Batalha Programação de páginas dinâmicas para a Web No painel esquerdo. será solicitado para digitar um apelido (Alias) para o seu site. O assistente para a criação do directório virtual será exibido na tela de seu computador. Ao ser expandida a árvore.. onde no nosso exemplo digitamos meu_site. CCEMS.

Digite na caixa de texto Directório o seguinte caminho: c:\inetpub\wwwroot\asp. Na próxima janela deverá informar em qual directório está localizado o projecto de seu site. Mantenha as configurações actuais e clique sobre o botão Avançar. Outubro de 2005 Página 4 de 7 . Finalmente clique sobre configuração do IIS.Centro de Formação da Batalha Programação de páginas dinâmicas para a Web Clique sobre o botão Avançar. CCEMS. Clique sobre o botão Avançar. o botão Concluir para terminar a Como configurar o IIS Paulo Pinto Reis. A janela de permissões de acesso será exibida na tela.

Vamos focar apenas algumas delas para dar um exemplo. A imagem seguinte mostra a janela obtida: A imagem exibe várias configurações do IIS.(conforme a imagem seguinte). CCEMS. Outubro de 2005 Página 5 de 7 . Como configurar o IIS Paulo Pinto Reis.Centro de Formação da Batalha Programação de páginas dinâmicas para a Web Configurando o IIS Podemos também configurar algumas propriedades dos sites instalados. vamos clicar com o botão direito do rato sobre o Site da Web padrão e seleccionar o menu Propriedades.Directório Base . Na imagem anterior temos um exemplo onde alteramos o directório padrão para d:\meu_site e damos acesso para leitura e escrita. Assim se quisermos alterar o directório padrão: c:\inetpub\wwwroot devemos aceder ao separador .

Centro de Formação da Batalha Programação de páginas dinâmicas para a Web Se activarmos a opção .(ver imagem seguinte). Como configurar o IIS Paulo Pinto Reis. 2. CCEMS. Clique com o botão direito do rato sobre a Pasta web Padrão e seleccione .Documentos .Pesquisa no directório . 4. será exibido uma listagem com todos os nomes de documentos contidos na pasta.Novo . se o mesmo não tiver uma página padrão definida. Outubro de 2005 Página 6 de 7 . Agora informe o aliás que irá identificar o seu directório virtual. No separador .e a seguir Directório Virtual. assim para criar um novo site com extensões do servidor siga o seguinte roteiro: 1.podemos definir qual o nome padrão que iremos dar à primeira página ocultando assim esta extensão. Criar directórios virtuais Ao criar as suas novas páginas Web pode colocá-las no directório c:\inetpub\wwwroot ou num dos seus sub-directórios. 3. Informe a seguir o caminho do directório onde o seu site vai ser armazenado. Clique no botão Avançar do Assistente que irá surgir.quando algum utilizador aceder a este site.

Outubro de 2005 Página 7 de 7 . Assim pode criar o directório c:\sites_web dando-lhe o nome de directório virtual . facaumsite José Carlos Macoratti. Defina a seguir as permissões de acesso conforme a esquerda abaixo. Na figura da direita abaixo temos o resultado exibindo o novo site criado.net Como configurar o IIS Paulo Pinto Reis. Um directório virtual representa um directório físico na web e não precisa usar o mesmo nome que o directório físico e também não precisa ser necessariamente um sub-directório de c:\inetpub\wwwroot.Centro de Formação da Batalha Programação de páginas dinâmicas para a Web 5. CCEMS. Para aceder o seu site bastaria digitar http://localhost/Sites Referências: Carlos A J Oliviero.Sites. macoratti.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful