You are on page 1of 3

Objetivo

O objetivo do ensaio em questão é utilizar o aparelho de espectrometria óptica, para a verificação de 10 peças distintas de aço carbono de baixa e média liga, e assim definir o tipo de aço observado no aparelho, já que o aparelho nos fornece os diversos tipos de elementos que o material de inspeção é feito.

Introdução Teórica
Principio de Funcionamento A espectrometria de emissão óptica engloba uma série de métodos que se baseiam na emissão de radiação característica de elementos químicos em contato com fontes térmicas ou elétricas. Estas fontes excitam os átomos a níveis maiores de energia que a energia do Estado Fundamental. Quando, do estado excitado retornam ao fundamental, emitem uma radiação característica de comprimento de onda específica para cada elemento. O gás utilizado em tal processo é o argônio, a sua função é a de formar uma atmosfera inerte na câmara onde ocorre a excitação dos elétrons da amostra. Dependendo do consumo, o fornecimento poderá ser realizado na forma liquefeita, em recipiente criogênico (argônio, pureza mínima 99, 999%. Em relação às impurezas, a presença do oxigênio e da água provoca a formação de compostos que podem alterar os resultados finais. Aplicação O ensaio de Espectrometria Óptica tem como principal área de atuação o controle de qualidade de indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e fundições, análise de metais poluentes, produção de catalisadores e etc. Vantagens e Desvantagens Vantagens - Rapidez no processo de ensaio; - É possível verificar as irregularidades do objeto com grande precisão; - Pode-se analisar se a composição do objeto a ser ensaiado está de acordo com as especificações; - Etc. Desvantagens - Custo do aparelho

Após a limpeza das peças. anteriormente é necessário que as peças a serem verificadas passem por uma limpeza superficial. onde todos os resíduos indesejados sejam eliminados e assim obtermos um resultado mais preciso. no caso do nosso ensaio.Lixa para limpeza superficial da peça ILUSTRAÇÕES Equipamento de espectrometria óptica Peças ensaiadas . e assim realizado o ensaio.Materiais e Métodos Procedimento do ensaio Para a realização do ensaio de espectrometria óptica. o equipamento foi calibrado para aços carbono de baixa e média liga.Equipamento de Espectrometria Óptica ± Spectro . Materiais utilizados . a limpeza superficial foi feita por lixa.

rapidez e também confiabilidade nos resultados obtidos. por exemplo. já que cada vez mais a indústria precisa de tais características.Resultados Obtidos Peça 1 ± Aço SAE1086 Peça 2 ± Aço SAE1040 Peça 3 ± Aço SAE1039 Peça 4 ± Aço SAE1035 Peça 5 ± Aço SAE1046 Peça 6 ± Aço SAE1045 Peça 7 ± Aço SAE1055 Peça 8 ± Aço SAE1010 Peça 9 ± Aço SAE1040 Peça 10 ± Aço SAE1053 *A determinação dos aços acima foram feitas através do catálogo da GERDAU Conclusão O ensaio de espectrometria óptica nos permite observar o quanto é importante o conceito da física na atualidade. . o equipamento é de sofisticada tecnologia. fazendo assim obtermos grande flexibilidade. e faz a verificação da peça em alguns instantes. pois nos permite a criação de equipamentos que fazem facilitar nossas conclusões em várias situações. e isso é de grande importância na época em que vivemos. o nosso ensaio realizado.