O Ciclo PDCA para um líder de mudanças

Gerisval Alves Pessoa A mudança é fundamental para a sobrevivência das organizações. Infelizmente elas têm "anticorpos" que resistem à mudança. Apresentamos aqui como o ciclo PDCA pode ajudá-lo na condução de um processo de mudanças. Sempre que uma organização implementar um processo de mudanças na forma como atualmente as coisas são feitas, a resistência surge imediatamente por aqueles que acham que podem ser afetados pela mudança. A pergunta mais comum na maioria das vezes que suge para estas pessoas: Por que precisamos mudar? Há dois aspectos ao fazer uma mudança organizacional. A primeira é a liderança da mudança. Consiste em criar uma visão de futuro, a paixão para a mudança, a modelagem do tipo necessário de um novo comportamento e uma descrição das forças motrizes que estão fazendo com que mudança seja necessária na organização. Quanto mais a condução das mudanças seja baseada em dados concretos e de razões mais convincentes o caso será para aqueles que precisam mudar. Líderes da mudança enfoca no lado comportamental da mudança. Liderança da mudança é a atual força energizante constante que mantém a pressão e a motivação para a mudança necessária. O objetivo da liderança da mudança é acelerar o ritmo da mudança desejada em uma organização. O segundo aspecto é o desenvolvimento do processo de gestão da mudança que é a estrutura em que a organização irá facilitar a mudança. Esta estrutura consiste em ferramentas, treinamentos e técnicas para manter o esforço de mudança no caminho certo. O treinamento é o que e como a mudança é necessária para que os funcionários desenvolvam a vontade e a capacidade de fazer a mudança necessária.

O que é um líder de mudanças? James Belasco e Ralph Stayer no livro voo do búfalo (1994) resumiram que os líderes de mudanças devem suoerar constantemente obstáculos quando afirmaram: "A mudança é difícil porque as pessoas superestimam o valor do que elas têm, e subestimar o valor do que eles podem ganhar com as mudanças" Como é que um líder de mudanças supera este dilema de superestimar e subestimar pelos funcionários? Os líderes de mudança fazem isso constantemente comunicando uma visão consistente e convincente para a necessidade de mudança dentro da organização que gera excitação, entusiasmo e compromisso com o processo de mudança. Líderes de mudança fornecem os recursos para implementar iniciativas de mudança e trabalham para que os outros sintam-se parte da mudança.

Um líder da mudança deve ser um construtor de consenso, reunindo as principais partes interessadas, indivíduos e grupos de resistência para pedir seu apoio na iniciativa de mudança. Na construção desse consenso o líder mudança deve comunicar claramente uma razão convincente para os alistados para mudar sua direção, seus hábitos e atividades diárias de trabalho. Além disso, o líder da mudança deve ser realista e descrever os desafios e as conseqüências que surgirão se a mudança não for realizada. Em todos os momentos o líder da mudança deve ser sempre um exemplo pessoal da mudança desejada que resulte em melhoria contínua do desempenho organizacional. Para fazer isso um líder de mudanças deve ter uma paixão implacável para a mudança que conseguem visualizar e terem a capacidade de cuidar dos outros até o estado final. Para fazer isso, eles devem estar dispostos a mostrar os novos comportamentos em uma base regular, ter instintos aguçados quanto ao momento de ser adaptável à medida que avançamos, e a vontade e capacidade de aprender novas habilidades. Eles devem ter uma constância de propósito que é inabalável e regularmente articular o que a nova cultura deve ser, como nos comportaremos nesta nova cultura, e que nossos hábitos e atividades diárias serão semelhantes.

Modelo do PDCA do líder de mudança: Dwight Eisenhower disse: ³Nem um homem sábio, nem um homem corajoso se deita nos trilhos da história para esperar que o trem do futuro passe sobre ele" Um líder da mudança sabe que eles não podem esperar e torcer para uma mudança, mas deve ser visível, apaixonado e conduzi-la. A mudança não é um espetáculo esportivo e aqueles que desejam a mudança deve sempre conduzi-la. O modelo PDCA para líderes de mudança é mostrado na Figura 1. Este modelo dá ao líder de mudança o processo a ser seguido e para ajudá-lo na implementaçao da mudança necessária na organização. O modelo é pensar antes de falar, falar antes de agir, e depois agimos tenha cuidados para garantir que a mudança ocorra.

Pensar

Agir

Planejar

Ter Cuidado

Liderar a mudança exige que a

Falar

Verificar
Agir

Executar

Figura 1: O modelo PDCA para líderes de mudanças

Este modelo de PDCA para os líderes de mudanças requer um líder para Planejar o que eles vão dizer antes de falar, Executar a entrega de uma mensagem consistente em todos os momentos para a organização sobre o processo de mudança, Verificar se o que estão dizendo é capaz de inspirar a ação necessária para promover a mudança, e depois Agir para oferecer orientação e cuidado às áreas da organização que não avançarem tão rapidamente quanto desejado e para assegurar que os ganhos obtidos sejam mantidos.

Resumo A maioria das organizações não mudam em resposta ao que elas vêem no horizonte. As organizações mudam porque eles são forçados a isso na luta pela agressividade dos seus concorrentes, pela influência de mudanças políticas ou fiscais, ou pela mudança na demanda de seus clientes. A mudança é fundamental para a sobrevivência e sustentabilidade das organizações. Infelizmente todas as organizações têm "anticorpos" que resistem às mudanças e desafios à sua missão. Estes anticorpos expulsam novas idéias e as pessoas que são consideradas ímpares ou estão em desacordo com a existência atual da organização. Estes anticorpos querem manter o status quo a todo custo. Um líder da mudança precisa entender que não haverá resistência a qualquer mudança proposta e que, seguindo o ciclo PDCA para os líderes de mudança será fornecida a luz e não o calor à iniciativa de mudança. Líderes da mudança devem estar se reinventando constantemente, e fazendo muitas pequenas alterações continuamente, de forma que eles estejam sempre posicionados para liderar a próxima onda de mudança que sua organização necessitará. Se um líder de mudanças estiver sempre posicionado para a próxima onda de mudança, então a força de trabalho a perceberá como rotina, pois é estará sempre acontecendo. Então, torna-se normal a mudança se ela está sempre acontecendo. Se os líderes de mudança estão sempre se reinventando e seguindo o ciclo PDCA para líderes da mudança, eles conseguirão o que Lao-Tsu (604 aC), descreveu como ³o melhor líder, as pessoas não percebem a sua existência´. REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de: MORAN, John A. The PDCA Cycle for a Change Leader. Disponível em: <http://www.processexcellencenetwork.com/people-performance-and-change-in-processimproveme/articles/the-pdca-cycle-for-a-changeleader/&mac=SSIQ_OI_Featured_2012&utm_source=processexcellencenetwork.com&utm_medium=emai l&utm_campaign=SSOptIn&utm_content=1/19/12> Acessado em 19 de Jan. 2012.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful