Como trabalhar/analisar um texto?

Por vezes tens dificuldade em analisar e interpretar um texto escrito, seja um documento histórico, um excerto literário ou até mesmo as páginas do manual. Há pessoas que, perante o obstáculo, desistem logo, dizendo-se incapazes de ultrapassá-lo ou defendendo-se dizendo ser uma tarefa difícil e aborrecida. Para compreendermos um texto/documento convém usar de alguns cuidados para o analisar melhor. Eles podem ajudar-nos a memorizar alguns aspectos, relacionar com informações já adquiridas ou organizaras ideias. Isto é, passar da simples leitura ao estudo do texto, usando meios que permitem a sua análise posterior. Para teres e compreenderes sem dificuldade um texto, experimenta usar este processo, dividido nas seguintes fases:

Antes da leitura: - Leitura rápida: lê os títulos e subtítulos, a introdução e as conclusões e observa os mapas, figuras, gráficos ou gravuras, se as houver - Autoquestionamento: • faz do título uma pergunta; • coloca questões ao texto, ex.: a) Em textos expositivos: Para que quer o professor que eu leia este texto? Quais as ideias principais? O que é que eu tenho de aprender daqui? b) Em textos narrativos: Quando e onde se passa a acção? Quem são as principais figuras?

Durante a leitura: - Lê, agora, o texto todo e procura ir respondendo às questões que colocaste antes; - Talvez te surjam novas perguntas, tenta responder também: porque aconteceu isto? Que relação tem esta matéria com a anterior? Etc. - Vai inserindo (compreendendo o sentido) todos os documentos, figuras, etc. que estejam junto ao texto; - Regista (por escrito e à margem ou mentalmente) as palavras mais importantes para a compreensão do texto; caso não as conheças recorre ao dicionário; - Destaca as ideias principais, por exemplo sublinhando-as, fazendo uma listagem ou um esquema à parte.

Depois da leitura: Autoavalia o teu trabalho (responde se és capaz): - Compreendi o texto? - Sei responder às questões do manual/do professor/que eu fiz? - Sou capaz de conversar sobre o assunto do texto? Aprende a lição (prepara-te para a aula) - Relê os apontamentos e esquemas e reorganiza-os - Diz em voz alta, grava ou escreve, simplesmente, a matéria a fixar.

Afinal, ler não é tão difícil assim… • Pode ser muito divertido! • Pode ajudar a descobrir temas interessantes! • Com alguns truques, até não é aborrecido! • Vou passara ler mais vezes!!!

Mas, para que a análise do texto se torne mais fácil, podemos usar certas técnicas, ex.: sublinhar e tirar notas à margem.