Língua Portuguesa

Ano Lectivo: 2011-2012 Data:___/___/2012
Nº:__________________ Aluno:_________________________________________ _____

9º ANO
Classificação:________ ____

FICHA DE TRABALHO – PRODUÇÃO ESCRITA – PARTE C

A) CENA INICIAL Ler do verso 1 ao verso 24 Redige um texto 70 a 140 palavras, respeitando os seguintes pontos: • • Uma parte introdutória, em que indiques o espaço onde o Diabo e o Companheiro se encontram e onde refiras a primeira personagem a entrar em cena; Uma parte de desenvolvimento, em que explicites a grande preocupação do Diabo neste momento e refiras o tipo de linguagem utilizado, dando dois exemplos retirados do texto; Uma parte final, na qual indiques o motivo pelo qual o Diabo queria tanto espaço livre na sua Barca.

A) CENA III – ONZENEIRO Ler do verso 181 ao verso 247 Redige um texto 70 a 140 palavras, respeitando os seguintes pontos:

• •

Uma parte introdutória, em que refiras os tipos de tratamento utilizados pelo Diabo e a simbologia do elemento cénico associado ao Onzeneiro; Uma parte de desenvolvimento, em que refiras os argumentos de acusação do Diabo e do Anjo, exemplificando com citações do texto e os subterfúgios utilizados pelo Onzeneiro perante o Anjo e o Diabo, retirando exemplos do texto; Uma parte final, em que refiras a evolução psicológica desta personagem ao longo da cena, bem como refiras a intencionalidade crítica desta cena.

A) Lê o excerto do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e responde, de forma completa e bem estruturada, apenas a um dos itens, 10. Em caso de necessidade, consulta as notas apresentadas.

1

A Professora: Cláudia Ribeiro

feita através de Brízida Vaz. uma parte de desenvolvimento e uma parte de conclusão. •  Explicitação da pretensão de Brízida Vaz e de dois argumentos por ela apresentados que justifquem essa pretensão. com um mínimo de 70 e um máximo de 140 palavras. em que refiras a reação do Parvo ao convite do Diabo para entrar na Barca do Diabo e onde refiras as principais características da linguagem utilizada pelo Parvo. da intenção de crítica social. •  Explicação. tendo em consideração o teu conhecimento da obra. com base no teu conhecimento da obra. em que refiras o destino do Parvo e a sua função nesta peça de teatro. Parvo Ler do verso 246 ao verso 307 Redige um texto 70 a 140 palavras. no qual apresentes linhas fundamentais de leitura do excerto da peça Auto da Barca do Inferno. respeitando os seguintes pontos: • Uma parte introdutória. dando dois exemplos do texto. Organiza a informação da forma que considerares mais pertinente. •  Identifcação do espaço onde as personagens se encontram. Uma parte de desenvolvimento. Uma parte final. bem como refiras uma outra personagem que o 2 A Professora: Cláudia Ribeiro . •  Referência ao destino da personagem. B) CENA IV – Joane. em que refiras os símbolos trazidos pelo Frade e explicites a sua simbologia. tratando os tópicos apresentados a seguir. respeitando os seguintes pontos: • • • Uma parte introdutória. O teu texto deve incluir uma parte introdutória. •  Caracterização da atitude do Diabo em relação a Brízida Vaz. em que refiras o significado do silêncio do Diabo perante os insultos do Parvo e refiras a mudança da atitude do Parvo perante o Diabo e depois perante o Anjo.Escreve um texto expositivo. A) Cena VI – Frade Ler do verso 368 ao verso 476 Redige um texto 70 a 140 palavras.

exemplificando cada um deles com um exemplo. dando dois exemplos para cada um (2+2=4). em que refiras os tipos de cómico presentes nesta cena. 3 A Professora: Cláudia Ribeiro . bem como a intencionalidade crítica desta cena. Uma parte final. • • Uma parte de desenvolvimento.acompanha em cena. em que refiras os argumentos de acusação proferidos pelo Diabo e os argumentos de defesa apresentados pelo Frade.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful