Funções sintáticas Constituintes do predicado

Apreendendo gramática

Funções sintáticas Constituintes do predicado Como distinguir o complemento direto e o predicativo do sujeito? .

Funções sintáticas Constituintes do predicado RELEMBRAR Classes do verbo ‡ verbos transitivos ‡ verbos copulativos Grupos frásicos Frase ² funções sintáticas: sujeito predicado Formas de frase: forma ativa forma passiva .

Funções sintáticas Constituintes do predicado OBSERVAR E REFLETIR Analisa e compara as frases 1 e 2: Frase 1 Cristiano Ronaldo marcou um golo. . Identifica o sujeito e o predicado em cada frase. Frase 2 Ele é um grande jogador.

elimina o grupo sublinhado. uma por uma: . As frases ficam completas e com sentido? Vejamos. a seguir.Funções sintáticas Constituintes do predicado EXPERIMENTAR Em cada frase.

Funções sintáticas Constituintes do predicado REFLETIR Frase 1: Cristiano Ronaldo marcou («). A frase resulta incompleta.Marcou o quê? . CONCLUIR Porquê? Marcou é uma forma do verbo transitivo marcar. .Um golo. É o complemento direto. É impossível suprimir o grupo nominal ± um golo. e pede um complemento que lhe completa o sentido. Ele surge na resposta à pergunta: .

a resposta à pergunta: P. . agora. Cristiano Ronaldo marcou esse golo.Funções sintáticas Constituintes do predicado EXPERIMENTAR Considera. Cristiano Ronaldo marcou-o. Substitui o complemento direto esse golo pelo pronome pessoal o. Quem marcou o golo? R. R.

os. . as).Funções sintáticas Constituintes do predicado REFLETIR O complemento direto pode apresentar a forma de um grupo nominal que é substituível pelo pronome pessoal o (a.

Funções sintáticas Constituintes do predicado EXPERIMENTAR Experimenta. (c. ainda. passando-a da forma ativa para a forma passiva: Cristiano Ronaldo marcou um golo. direto) Um golo foi marcado por Cristiano Ronaldo. transformar a frase 1. (sujeito) .

o complemento direto desloca-se para o início da frase e passa a desempenhar a função sintática de sujeito. .Funções sintáticas Constituintes do predicado REFLETIR Na transformação da forma ativa para a passiva.

‡ Pode ser substituído pelo pronome pessoal o. ‡ Responde à pergunta o quê? ou quem?. a. ‡ Pode ser desempenhado por um grupo nominal (nome ou pronome) ou por uma oração. ‡ Na transformação da forma ativa para a passiva.Funções sintáticas Constituintes do predicado CONCLUIR Complemento direto ‡ É pedido pelos verbos transitivos para completar o sentido da frase. os. ‡ Nunca é precedido de preposição. . ‡ Faz parte do predicado. as. passa a sujeito da passiva.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful