ANÁLISE DE FALHAS NO PROJETO DO SILO BUFFER

CAPACIDADE 700 KG 27/01/2012 ELIAS SCARDOVELLI

.

PODEMOS DEMONSTRAR NO SIMULADOR ALIMENTANDO OS DADOS IGUAIS À REGRA DE 3. .COMO MOSTRA A REGRA DE 3 APLICADA ACIMA.

UMA ROSCA HELICOIDAL TRANSPORTADORA DEVE TER UM FATOR DE CARREGAMENTO EM TORNO DE 50%. O PESO GRAVITACIONAL CASO A ROSCA SEJA . POIS SE APLICARMOS ESTA CORREÇÃO AINDA PODE NÃO FUNCIONAR DEVIDO: USEI A FIGURA ACIMA PARA DESCREVER QUE PODE HAVER A NECESSIDADE DE UMA CALHA LIMITADORA DE CARGA COMO ILUSTRA A FIGURA ACIMA. NO NOSSO CASO TEMOS MAIS QUE 100% PORQUE ESTÁ COMPACTANDO E ENRIJECIDO TRANSFERINDO FORÇA DE ATRITO PARA O REDUTOR. NORMALMENTE UM TRANSPORTADOR HELICOIDAL TEM FORÇAS PEQUENAS ENVOLVIDAS EM SEU TRANSPORTE PORQUE NÃO É UMA MÁQUINA DE EXTRUSÃO E SIM APENAS TRANSPORTE E PARA ISTO TEM QUE TRANSPORTAR O MATERIAL LIVREMENTE E ASSIM A CARGA RESULTANTE É APENAS UM PEQUENO ATRITO.NÃO DEVEMOS FICAR CONTENTES SÓ COM A DEMONSTRAÇÃO ACIMA.

VERMELHO 110 mm. PRIMEIRO PROBLEMA: NORMALMENTE O PASSO COMEÇA COM O TAMANHO DO DIÂMETRO DO TUBO. VAMOS ANALISAR O DESENHO DA MÁQUINA EM UMA ANÁLISE CRÍTICA DE SE LOCALIZAR FALHAS NO PROJETO. 5" INTERNO +. CINZA 90. MAS O ATRITO SE A CARGA FOR 50% É APENAS A METADE DO TUBO CHEIA O QUE O FAZ SE TORNAR UMA PEQUENA FORÇA VAMOS COMPARÁ-LO À AREIA DO DESERTO SE MOVENDO. POR QUE: COMO NÃO TEMOS NENHUMA FORMA DE LIMITAR A CAPACIDADE A 50% A ROSCA TRANSPORTA O TUBO CHEIO DE PRODUTOS E NÃO DÁ PASSAGEM NA SAÍDA PEQUENA. . DEPOIS QUE COMEÇA GANHA VELOCIDADE E PASSA A TER MENOS ATRITO AINDA. É ESTE QUE ESTÁ TRAVANDO A MÁQUINA.127. COMO PODEMOS VER NO DESENHO DA MÁQUINA A CADA COR DOS HELICÓIDES EXISTE UMA DISTÂNCIA ENTRE PASSOS DA ROSCA COMO SEGUE: ROXO 80. MAS NO NOSSO CASO É NA HORIZONTAL RESTANDO APENAS O ATRITO. TERCEIRO PROBLEMA: A SAÍDA DE PRODUTO ESTRANGULA O MATERIAL FAZENDO O EFEITO EXTRUSÃO E NÃO O DE TRANSPORTAR. SEGUNDO PROBLEMA: EXISTE UM LONGO PERCURSO DE ROSCA NO FUNDO DA MÁQUINA.INCLINADA.

SOLUÇÕES A PRINCÍPIO PENSADAS: PARA O PRIMEIRO E SEGUNDO PROBLEMA HÁ 2 ALTERNATIVAS VAMOS VER OS DESENHOS: PRIMEIRA ALTERNATIVA: ABRIR RASGOS NA ROSCA. .

TERCEIRO PROBLEMA: SOLUÇÃO PENSADA. PROJETO. A DIRETORIA. ATENCIOSAMENTE 27/01/2012 ELIAS SCARDOVELLI . FICA ATÉ AQUI A ANÁLISE DE FALHAS NO PROJETO DO SILO BUFFER DE TALCO BEBE. AO LIMITAR A VAZÃO DA MÁQUINA REDUZINDO A VELOCIDADE E RESTRINGINDO A OCUPAÇÃO DA CALHA DA ROSCA A 50% TEMOS QUE A SAÍDA REDUZIDA FUNCIONARÁ ADEQUADAMENTE.SEGUNDA ALTERNATIVA: CALHA LIMITADORA. PRODUÇÃO E QUALIDADE. MAIS SUGESTÕES SERÃO COLHIDAS EM REUNIÃO COM TODA A EQUIPE. POIS HÁ MENOS PRODUTO O QUE É SUFICIENTE PARA NÃO ENTUPIR E GERAR FORÇAS CONTRÁRIAS PARANDO O REDUTOR.