Indústria do Esporte

Futebol, a maior paixão dos brasileiros Potencial mercadológico atual

Abril 2011

O torcedor/consumidor no futebol é fiel por excelência em virtude do amor que sente pelo esporte e por seu clube. Segundo identificado pela BDO RCS. pelos dados de pesquisa atuais. A missão do clube deve ser dirigida para a satisfação de seu torcedor. marketing esportivo e players do mercado esportivo nacional e internacional.Futebol. Para realizar a análise foram utilizados dados de pesquisa com o torcedor brasileiro e projeções financeiras sobre os clubes brasileiros realizadas pela BDO RCS. item indispensável para o desenvolvimento mercadológico do nosso mercado. Uma pesquisa publicada em 2010 e que contribuiu muito para o entendimento das características e hábitos do torcedor de futebol no Brasil foi o estudo: “Um retrato do esporte no Brasil”. O segredo para o sucesso comercial na relação com o aficionado por futebol é compreender que uma infinidade de novas receitas se multiplicará em função do relacionamento estreito e contínuo com o torcedor. o futebol pode ser considerado a maior paixão do brasileiro e tem grande potencial de geração de negócios para toda a cadeia produtiva do futebol para os próximos anos. quanto na qualidade da relação clube-torcedor. como o que acompanha pela TV ou simplesmente tem uma simpatia por futebol. a maior paixão dos brasileiros Potencial mercadológico atual A BDO RCS. publicada pelo Diário Lance!. tanto na performance esportiva do time. tanto aquele que vai ao estádio. A análise sobre o torcedor de futebol no Brasil tem como principal objetivo compreender o perfil do brasileiro e sua paixão pelo futebol. Os clubes de futebol da Europa descobriram há muito tempo como faturar altos valores com o torcedor de futebol. no futebol os clubes têm uma legião de consumidores ávidos por produtos de seu time. por meio de sua área Esporte Total publicará periodicamente análises financeiras e mercadológicas sobre diferentes temas associados à gestão esportiva. . Enquanto em todos os setores as empresas lançam marcas e buscam fidelizar seu consumidor.

O índice mais elevado de praticantes está na faixa de 16 a 24 anos. seguido pelos brasileiros com 25 a 44 anos. o futebol está consolidado como o esporte preferido pelos brasileiros. os brasileiros que praticam esporte regularmente são cerca de 29% da população com mais de 16 anos. Poucos países apresentam um número tão expressivo de pessoas interessadas pelo esporte. Brasileiros maiores de 16 anos .O futebol brasileiro pode ser considerado um mercado único no momento atual do futebol global fazendo com que milhões de pessoas se interessem pelo esporte mais popular do planeta. A prática do futebol é eminentemente masculina. com 35% esportistas. enquanto que a caminhada é o esporte mais praticado pelas mulheres. Já por classe social. sendo 43% entre os homens e 16% entre as mulheres. frente aos 27% da classe C e 19% das classes D e E. quanto para acompanhar pela mídia. 42% das classes A e B praticam esporte. Segundo a pesquisa publicada em 2010 pelo Diário Lance!. tanto na prática esportiva da população. cerca de 44% dos brasileiros acima de 16 anos se envolvem cotidianamente com o esporte.Esporte que praticam Futebol Caminhada Running Vôlei Fitness/ Academia Artes marciais Natação Musculação Ciclismo Sinuca Basquete Bocha Handebol 5% 9% 4% 3% 4% 2% 2% 4% 2% 3% 2% 3% 2% 0% 1% 0% 1% 0% 10% 12% 8% 39% 79% 22% Homens Mulheres 0% 1% 1% Surfe 1% 1% Não sabe/não … 0% Fonte:Pesquisa Diário Lance! 2010 . com 46% de praticantes. Pelo estudo. seja pela prática esportiva e acompanhando jogos e notícias em diferentes mídias.

pois analisando os dados da pesquisa com os dados da população acima de 16 anos publicada pelo IBGE.O futebol está consolidado também como o esporte que os brasileiros mais acompanham pela mídia. 64% dos brasileiros com mais de 16 anos se declararam torcedores de algum time de futebol. Quando incorporados os torcedores brasileiros a partir de 10 anos de idade. . A força do mercado brasileiro demonstra o poder econômico e social do esporte. o Brasil conta com mais de 41 milhões de praticantes assíduos de esporte.Esporte que acompanham pela mídia Futebol Vôlei Natação Basquete Running Fitness/ Academia Caminhada Skate Artes marciais Não sabe/não respondeu 5% 17% 2% 4% 2% 3% 2% 1% 1% 2% 1% 2% 1% 1% 1% 0% 2% 7% 93% 73% Homens Mulheres Fonte:Pesquisa Diário Lance! 2010 Pela mesma pesquisa. O segundo esporte com mais torcedores interessados em jogos e notícias é o vôlei. especialmente o futebol. Brasileiros maiores de 16 anos . um contingente de mais de 90 milhões de brasileiros. o número de torcedores dos clubes de futebol no Brasil supera 100 milhões de pessoas. e 121 milhões de aficionados por esporte que acompanham pela mídia.

Razões para a escolha de um time de futebol no Brasil Maiores de 16 anos Porque o pai torce Porque se identifica pelo time Porque o amigo torce Porque os irmãos torcem Porque viu o time ganhar Porque na época da escolha o time estava muito bem Porque é o time do momento Porque o vizinho torce Não sabe 2% 7% 5% 7% 7% 9% 15% 32% 34% Fonte:Pesquisa Diário Lance! 2010 Assim. impressa. deverão investir recursos e criatividade em abordagens consistentes na busca de lealdade de longo prazo com os seus torcedores atuais e novos. Os diferentes dados de pesquisas realizadas com os brasileiros demonstram que uma parte muito representativa dos torcedores tem no futebol uma de suas mais importantes atividades de entretenimento. Por outro lado.Um dado interessante apresentado pela pesquisa foram as respostas para justificar a escolha do torcedor por seu clube do coração. A pesquisa mostra que sem dúvida o pai é extremamente relevante na escolha do time do futebol do filho (a). o mercado do futebol ainda sofre de sérios problemas estruturais que afetam diretamente os negócios gerados pelos clubes. A pesquisa do Diário Lance! apresenta dados muito interessantes sobre o consumo do torcedor de futebol no Brasil. eletrônica ou digital. influência de amigos e desempenho nas competições. decorrentes de seus projetos de marketing de longo prazo. fica claro que os clubes de futebol do Brasil que almejam ampliar sua base de torcedores em todo o país. . especialmente em seus estádios e vendas de produtos. tanto pelo público que pratica futebol como pelo número de pessoas que acompanham futebol pela mídia. Mas outros fatores são igualmente relevantes como a identificação com o time.

As principais conclusões estão relacionadas a um mercado potencial gigantesco. Um dado extremamente preocupante na pesquisa foi a constatação que somente 1% dos torcedores brasileiros acima de 16 anos foi aos estádios nos últimos 2 anos. Com relação à compra de produtos oficiai a pesquisa apontou que somente 28% dos torcedores acima de 16 anos compram produtos oficiais. Compra produtos oficiais do time do coração Sim 2% 2% 2% 3% Não 2% Não sabe/não respondeu 3% 1% 4% 4% 4% 70% 63% 80% 59% 70% 65% 83% 81% 59% 73% 76% 28% 35% 18% 39% 27% 32% 16% 15% 37% 27% 20% Total Homens Mulheres 16 a 24 anos 25 a 34 anos 35 a 44 anos 45 a 59 60 anos anos ou mais Classes A/B Classe C Classes D/E Fonte:Pesquisa Diário Lance! 2010 . mas ainda pouco maximizado pelos clubes e seus patrocinadores. frente aos 89% que não tem interesse em participar de algum programa. Outra informação relevante é o baixo consumo de produtos oficiais dos clubes e das marcas patrocinadoras das equipes. ações de marketing e vendas de produtos. em comparação com os 93% de homens que acompanham futebol pela mídia e 75% entre as mulheres. já que nesse grupo há um grande número de pessoas com filhos pequenos. sobretudo na relação com seus milhões de torcedores. 39% entre os jovens de 25 a 34 anos e 32% entre os adultos de 35 a 44 anos. comercialização de seus jogos. 35% entre os homens. A pesquisa mostrou a baixa participação em projetos de sócio-torcedor 1%.

Impactos nos negócios dos clubes brasileiros Os dados disponíveis sobre o perfil e hábitos do torcedor de futebol no Brasil comprovam que uma atitude mais ativa e criativa do mercado do futebol como um todo. 5% chaveiros e 5% mascotes e bichos de pelúcia para os torcedores das classes D/E. nas estratégias de marketing esportivo. pode ampliar muito o consumo futuro de diferentes produtos oficiais dos clubes. lançar marcas. relacionar-se com diferentes públicos e vender . impactando as receitas geradas pelas entidades e de seus parceiros. mesa e banho.O consumo é mais representativo para os torcedores das classes A/B. O material de cama. O futuro poderá ser muito positivo para os clubes brasileiros. já para as mulheres esse item ficou com 77%. Os homens são mais interessados na compra das camisas oficiais com 87%. provando que os clubes e as empresas têm um amplo trabalho de marketing a ser realizado nos próximos anos. Indiscutivelmente há um número muito baixo de torcedores brasileiros que consomem produtos noticiais dos times. como 17% do material de cama. 92% nas classes A/B. caso intensifiquem ainda mais seus projetos mercadológicos próprios ou em parceria com seus patrocinadores. 16% de roupas casuais. mesa e banho representa 14% entre as mulheres e apenas 4% entre os homens. Já os itens mais baratos são os preferidos dos torcedores de classes sociais mais baixas. O papel do departamento de marketing dos clubes brasileiros deve passar obrigatoriamente por criar um canal estreito e contínuo de relacionamento com seus milhões de torcedores e também auxiliar os patrocinadores em posicionar e produtos e serviços. A camisa oficial é mais consumida pelas classes mais favorecidas. por meio de ações de ativação de patrocínio. e 88% entre os adultos de 25 a 44 anos. O ideal é pensar em linhas de produtos segmentadas para torcedores de diferentes classes sociais. Os últimos anos foram positivos na estruturação de projetos de marketing esportivo com seus torcedores.

ou 44% do total gerado pelo mercado brasileiro de clubes de futebol. o mercado brasileiro de clubes de futebol atingiu receita recorde de R$ 1. As receitas geradas com empresas patrocinadoras e diretamente com o torcedor crescerem de forma contundente e foram as receitas que mais evoluíram em termos percentuais no mercado brasileiro de clubes de futebol no período. os clubes brasileiros viram suas receitas se ampliaram consideravelmente. Essas fontes de receitas estão mais associadas à melhora do ambiente de negócios do mercado brasileiro.Projeção Fonte: Análise BDO RCS Em 2003. essas três fontes de receitas geraram R$ 216 milhões. evolução de cerca de 140% em comparação com 2003. . evolução consolidada de 266% nos últimos sete anos. em 2009. captação de sócios e venda de ingressos. como a exploração dos recursos gerados com projetos de patrocínio. Receitas com maior evolução no mercado brasileiro de clubes de futebol entre 2003 e 2009 Em R$ milhões 2003 2009 2010* 335 300 270 270 249 280 89 71 56 Social e Amador Patrocínio e Publicidade Bilheteria *2010. quando os clubes brasileiros produziram R$ 805 milhões em recursos. Em 2009 as três fontes foram responsáveis por R$ 790 milhões em recursos. A projeção da BDO RCS é que em 2010 as três fontes juntas movimentem cerca de R$ 915 milhões. Segundo análise da BDO RCS. valor que representava 27% do total gerado pelo mercado brasileiro de clubes de futebol. saltando para 41% do total gerado pelos clubes brasileiros.9 bilhão.Nos últimos sete anos.

financeiras e mercadológicas de cada setor. A empresa presta serviços de auditoria e consultoria em 119 países. O objetivo da BDO RCS com seus estudos é que contribuam com disseminação da informação. Entre setores que requerem ampla especialização e que são estudados e analisados pela BDO RCS estão: ► ► ► ► ► ► ► ► ► Esporte Instituições Financeiras Construção Civil Turismo e Hotelaria Saúde Terceiro Setor Varejo Mídia Educação BDO no Brasil e no mundo A BDO no Brasil. planejamento tributário. Contatos Amir Somoggi BDO Diretor da área Esporte Total Scritta -Assessoria de Imprensa Diogo ou Leandro Tel: (+55 11) 3848 5880 Fax: (+55 11) 3045 7363 amir. agora é BDO RCS Auditores Independentes. governança corporativa. análise de lucratividade. controladoria.br Tel (+55 11) 5561-6650 Tel (+55 11) 3588-6650 diogo@scritta. consultoria em gestão.somoggi@bdobrazilrcs.com.082 escritórios. A BDO International Limited é a quinta maior firma de auditoria e consultoria do mundo. corporate finance. viabilidade econômica de empreendimentos.com. a quinta maior firma de auditoria do país. recursos humanos. com cerca de 47 mil profissionais distribuídos por 1. consultoria trabalhista e jurídica. para o fortalecimento do ambiente de negócios no Brasil.A BDO RCS atua em diferentes setores econômicos no Brasil e para as diferentes Indústrias são produzidas análises e estudos que abordam análises econômicas..br leandro@scritta.com. A empresa agrega um conjunto de soluções que contempla auditoria contábil.br . sucessão familiar.