P. 1
30534742 Josef Stalin

30534742 Josef Stalin

|Views: 9|Likes:
Published by Cláudia Costa

More info:

Published by: Cláudia Costa on Feb 03, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPTX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/22/2013

pdf

text

original

Josef Stalin

Trabalho realizado por: Cláudia Costa

Josef Stalin
Biografia:
Josef Stalin, nasceu na Geórgia na cidade de Gori, a 21 de Dezembro de 1878. Vindo de uma família camponesa, cedo aprendeu o russo. Estudou numa escola para padres, satisfazendo a vontade de sua mãe, que queria que ele fosse padre, da qual foi expulso por apresentar pontos de vista marxistas. Em 1899, ingressou no partido social-democrata, como propagandista entre os trabalhadores ferroviários. Nos últimos anos da Rússia czarista, entre 1905 e 1917, foi membro do partido bolchevista. Lenine o havia escolhido para ingressar no Comité Central dos Bolchevistas, em 1912. Escreveu, nesse período, "O Marxismo a ´Questão da Nacionalidade". Após a Revolução Russa, voltou para São Petersburgo, onde escreveu artigos para o jornal Pravda.

Entre 1919 e 1922, foi Comissário do Controle do Estado e, em 1922, tornou-se Secretário Geral do Partido, iniciando aí uma era de hegemonia política.

Josef Stalin
o Nos anos 1930, instaurou um regime de terror. Acabou com as liberdades individuais e criou uma estrutura policial e militar de combate aos inimigos do regime. Instituiu punições que incluíam expurgos, trabalhos forçados e assassinatos. Calcula-se que Stalin tenha sido responsável pela morte de 12 milhões de pessoas que se opunham ao seu poder. Durante a II guerra mundial, é um dos chefes da coalizão antinazis, com o americano Franklin Roosevelt e o inglês Winston Churchill. Josef Stalin assinou um pacto de não agressão com Adolf Hitler em 1939. No entanto, com a invasão da União Soviética pelas tropas alemãs, acabou aliando-se ao Reino Unido e aos Estados Unidos. Em 1945, houve o famoso encontro de Postdam, próximo a Berlim, onde Harry Truman, Winston Churchill e Josef Stalin traçaram os rumos da nova geopolítica mundial. Após a guerra, Stalin estabeleceu a hegemonia soviética na Europa do Leste, com o domínio da República Democrática Alemã, a Checoslováquia e a Roménia, elevando o bloco soviético à condição de superpotência. Josef Stalin morreu em 1953, após permanecer 25 anos no poder.

o

o

o

Josef Stalin
o Após a sua morte em Moscovo, os seus crimes são denunciados no 20º congresso do partido comunista da URSS no ano de 1956. o Estima-se que, por volta de 1930, milhões de russos tenham sido escravizados ou mortos pelo regime de Estaline. Entre 1936-1938 manteve a policia secreta de olho nas chefias do seu partido acabando por executar milhares de pessoas depois destas confessarem crimes absurdos.

Lenine
Lenine foi um revolucionário e chefe se estado russo , líder do partido comunista e primeiro presidente do conselho dos comissários do povo da união soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o Mundo e as suas contribuições, resultaram na criação de uma corrente teórica denominado leninismo. Diversa gente escreveu sobre a sua importância na história recente, dizendo que Lenine foi a personagem mais importante do séc. XX. Estaline foi braço direito de Lenine.

Tribunal de Nuremberg
‡ O termo Julgamentos de Nuremberg (oficialmente Tribunal Militar Internacional vs. Hermann Göring), aponta inicialmente para a abertura dos primeiros processos contra os 24 principais criminosos de guerra da II Guerra Mundial, dirigentes do nazismo, ante o Tribunal Militar Internacional (TMI) ("International Military Tribunal" IMT) a 20 de Novembro de 1945, na cidade alemã de Nuremberg. ‡ Após estes julgamentos, foram realizados os Processos de Guerra de Nuremberg, que também levam em conta os demais processos contra médicos, juristas, pessoas importantes do Governo entre outros, que aconteceram perante o Tribunal Militar Americano e onde foram analisadas 117 acusações contra os criminosos.

Tribunal de Nuremberg
Acusados e as suas penas:
O tribunal de Nuremberg decretou 12 condenações à morte, 3 prisões perpétuas, 2 condenações de 20 anos de prisão, uma de 15 e outra de 10 anos. Hans Fritzsche, Franz von Papen e Hjalmar Schacht foram absolvidos.

Tribunal de Nuremberg
Alguns acusados e as suas penas:
Martin Bormann- Vice líder do partido nazista e secretário particular do Fuhermorte por enforcamento. Karl Donitz- Presidente da Alemanha e comandante da Kriegsmarine, condenado a 10 anos de prisão. Hans Frank- Governador geral da Polónia, morte por enforcamento. Hermann Göring- Comandante da Luftwaffe, Presidente do Reichstag e Ministro da Prússia, Morte por enforcamento (suicidou-se antes de ser enforcado) Rudolf Hess- Vice líder do partido nazista, Prisão perpétua. Robert Ley- Chefe do corpo alemão de trabalho, suicidou-se na prisão Albert Speer- Líder nazista e Ministro de armamentos, condenado a 20 anos de prisão.

Martin Bormann

Karl Donitz

Frank Hans

Albert Speer Rudolf Hess Hermann Goering Robert Ley

Vista do banco dos réus, no tribunal de Nuremberg

Julgamento de Nuremberg. Á frente de cima para baixo: Hermann Göring, Rudolf Heß, Joachim von Ribbentrop, Wilhelm Keitel. Atrás, de cima para baixo: Karl Dönitz, Erich Raeder, Baldur von Schirach, Fritz Sauckel

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->