P. 1
Marketing Eleitoral

Marketing Eleitoral

|Views: 54|Likes:
Published by engenheiraleidinha

More info:

Published by: engenheiraleidinha on Feb 07, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/07/2013

pdf

text

original

DEIZE LILIANE FELISBERTO KELLEN CARDOSO RODRIGUES

A UTILIZAÇÃO DO MARKETING NAS CAMPANHAS POLÍTICAS

TUBARÃO, JUNHO DE 2002

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2

RESUMO: O presente artigo faz uma análise das estratégias e do marketing utilizadas
pelos políticos nas campanhas eleitorais, como essas estratégias são expostas e como são interpretadas pelo público.

ABSTRACT:

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

......................... Composto de Comunicação ...... A importância do rádio e TV no processo eleitoral ........................12 1................................................1...................13 1........................3......................3........................................ Modelo de campanha ........17 2................................................... METODOLOGIA DA PESQUISA ............................................................................................2...10 1..4........................23 Easy PDF Creator is professional software to create PDF..........2..........................................................21 CONCLUSÃO...... A personalização e a imagem do político......................................................16 2...................................................................................3....04 1...........05 1.................................................... Tabulação de dados e descrição de dados.............................15 1................... Campanhas eleitorais ......................1..... Marketing político e marketing eleitoral..18 2.................................................................................................3 SUMÁRIO INTRODUÇÃO......................15 1..2....................2..1..... Slogans ...22 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................13 1..................................... buy it now.....................14 1.........Eventos ............................... Publicidade eleitoral e propaganda eleitoral..........2................1. Análise e interpretação dos dados.....................................................05 1........................................................2....................05 1............................. UTILIZAÇÃO DO MARKETING NAS CAMPANHAS ELEITORAIS.......................1............................................................1.................................... Comunicação ..............................................1.......................................2......................................................................................1.................. If you wish to remove this line. ........

Temos como objetivo estudar e apresentar as estratégias de marketing utilizadas pelos políticos nas campanhas eleitorais. . Além disso. O mundo inteiro gira em torno de questões políticas que estão fortemente inseridas em todos os meios de comunicação. desde as primeiras aparições na mídia até o momento da votação nas urnas. pesquisar se a população está consciente das formas de dominação feitas pelos políticos em suas campanhas. principalmente na propaganda eleitoral gratuita. para alcançarem a almejada vitória. mais fácil conseguirá ser eleito. Com isso. não sabendo interpretar as reais intenções existentes atrás dos agrados que recebe. If you wish to remove this line. É através delas que o eleitorado irá conhecer os seus futuros líderes e representantes. por isso se faz necessário investigar como é utilizado o marketing e as propagandas feitas pelos candidatos em suas campanhas. analisar como os políticos tentam conquistar os votos do povo. influenciam na escolha de um candidato. Visamos com esse artigo estudar as estratégias e o marketing utilizado pelos políticos nas campanhas eleitorais. investigar se as estratégias usadas. Acreditamos que a população. como são expostas essas estratégias e como são interpretadas pelo público. encontra-se desinformada a esse respeito. surgiu a necessidade de criação de métodos e estratégias de marketing utilizado pelos mesmos. Easy PDF Creator is professional software to create PDF. sendo alvo de todo um esquema de persuasão. buy it now.4 INTRODUÇÃO As campanhas eleitorais têm papel fundamental para a divulgação dos candidatos a cargos políticos em diversas eleições. Quanto mais dados os candidatos tiverem a respeito das necessidades dos eleitores e quanto mais adequado for o seu posicionamento na campanha.

p.1. a população começou a deparar-se com grandes processos de escolhas de candidatos a variados cargos políticos. A UTILIZAÇÃO DO MARKETING NAS CAMPANHAS ELEITORAIS Com o surgimento da democracia. Easy PDF Creator is professional software to create PDF. O candidato. If you wish to remove this line.5 1. Da mesma maneira que as máquinas deram impulso forte ao processo produtivo nos séculos XIV e XX. 14) explica que “o marketing político. então a necessidade de criação de técnicas e estratégias de marketing político. Segundo Gomes (2001. Rego (1985. Marketing político e marketing eleitoral A utilização da publicidade na política é confirmada através do marketing político e do marketing eleitoral. 27) “quando falamos em marketing político estamos tratando de uma estratégia permanente de aproximação do partido e do candidato com o cidadão em geral”. Surge. buy it now. após ter definido quais as propostas e objetivos a ser divulgados na campanha eleitoral. p. passa a preocupar-se em como apresentá-la ao eleitorado. pois é através delas que as pessoas vão definir os seus votos. . Esses candidatos passam meses desenvolvendo grandes campanhas eleitorais perante o eleitorado. o marketing político surgiu como uma revolucionária ferramenta de trabalho de persuasão na política. 1. entendido como esforço planejado para se cultivar a atenção de eleitores é o caminho indicado e seguro para quem deseja entrar na política”.

no ano de 1952. distribuição da renda por regiões. Para que essas estratégias possam ser postas em prática da maneira que atinjam os eleitores é preciso ter como ponto de partida a pesquisa. esportivos etc. os candidatos selecionarão seus objetivos e trabalharão para atingi-los. “o marketing político e o eleitoral são conjuntos de técnicas que trazem os meios de reflexão suficientes para fixar as estratégias mais oportunas. Tendo como um dos pontos estratégicos. táticas e controle. tanto na construção de um marketing para a campanha eleitoral. Essas atividades devem estar ligadas entre si e planejadas sistematicamente.Conforme Gomes (2001. . objetivos. trata de uma estratégia voltada para o eleitor. envolvendo-se através de patrocínios de eventos culturais. estratégia. Fatores econômicos como renda nacional dos últimos anos. p. 27) afirma que já “o marketing eleitoral. A união dessas duas estratégias que foram utilizadas pela primeira vez pela equipe de Eisenhower. como para a construção mais lenta de sua imagem política. estados. O marketing eleitoral trabalha em épocas de eleições. Com a ajuda dos meios de comunicação. estuda-se como encontra-se o partido e o candidato para que estes possam engressar na campanha eleitoral. e que permitam ao candidato ou partido conseguir o objetivo político ou eleitoral pré-fixado”. de maneira a ter-se primeiramente: a análise e depois respectivamente. buy it now. montando toda uma estrutura para ser trabalhado na construção da imagem do candidato. tornarse mais apto para assumir o poder e fazer com que o candidato e o partido se sobressaiam no campo político. Serão investigados fatores demográficos (tamanho. Direciona-se para permanecer com mais força. densidade e estrutura da população) da região na qual está se tentando ser candidato. a previsão. Na análise. 30). Easy PDF Creator is professional software to create PDF. com o objetivo de fazer o partido ou candidato vencer uma determinada eleição”. tem como objetivo: aproximar-se mais do eleitorado. chamar a atenção do eleitorado para as siglas dos partidos que desta forma identificam quais as idéias de determinado candidato e se estas vão de acordo com a opinião pública. das estratégias e técnicas de marketing. visando que os candidatos de seus partidos elejam-se. If you wish to remove this line. p.6 O marketing político tenta abranger todas as pessoas e tornar o candidato e o partido conhecidos e aceitos por longo período. a análise e o conhecimento do eleitorado. Gomes (2001. programas de palestras e conferências em escolas.

7 famílias. saber-se quais as necessidades dos eleitores. quais os recursos financeiros disponíveis para a campanha. Segundo Gomes (2001. etc) são estudados para mensurar a possibilidade de ser eleito naquela região. partido. afinal é importante conhecer como os partidos políticos trabalham seu marketing para a campanha eleitoral. O plano de marketing fará pesquisas do mercado político. Uma das últimas ações do marketing será a execução das táticas. ou plano de ação. publicidade eleitoral e captação de votos. é o que se denomina programa de marketing eleitoral ou de marketing político. Deve-se. produto político. e corrigidos quando necessário. salários. análise dos votos obtidos: pesquisa de como foram as últimas campanhas eleitorais para. . parte do mercado eleitoral que corresponde a cada partido. quando serão iniciadas. partindo dos pontos vistos na análise. E por último nessa fase é feito um diagnóstico dos fatores do marketing. qual a reação das eleições com os meios de comunicação e as propagandas publicitárias que falam sobre o candidato. etc. seguindo as seguintes apreciações: análise dos candidatos que se apresentam e dos partidos que o apóiam. é realizada a análise de vários pontos sobre mercado político para quantificar o eleitorado. informados e assessorados por sua equipe da qual faz parte o assessor de comunicação ou de marketing. candidatos. verificar a evolução política do eleitorado. cesta básica. análise das mensagens dos concorrentes para que. o candidato faça sua campanha eleitoral. gastos familiares. de melhor forma. p. “o conjunto de táticas. Uma das etapas mais importantes é a definição dos objetivos que devem ser determinados pelos dirigentes dos partidos. índices econômicos (preços. 35). fazendo-se previsões para o futuro. de melhor forma. ainda realizar a análise da publicidade eleitora. Na segunda fase dos planos estratégicos a previsão permitirá ao marketing estudar como está o candidato. onde se estuda a própria posição do candidato e a dos concorrentes. buy it now. If you wish to remove this line. Através da escolha de uma estratégia é que o candidato irá por em prática seus objetivos. “serão feitos estudos de mercado nos períodos eleitorais para saber como estão os votos a favor do candidato”. Aqui será definido quem levará as estratégias de marketing para os eleitores. e pode ser esquematizado como vem a seguir”: Easy PDF Creator is professional software to create PDF. Para que o resultado final seja positivo e satisfatório é preciso que se alcance todos os objetivos traçados e sejam conceituados por escrito para que não ocorra nenhuma distorção. Isto possibilitará saber qual a imagem que determinado candidato de partido demonstra para o eleitor. Conforme Gomes (2001. p. análise do eleitor: exame do eleitor para que se saiba quais as necessidades de cada grupo. 34). Além disso. programa.

e isso se torna mais fácil em decorrência dos meios de comunicação cada vez mais acentuados. preconizadas por Uande Hopkes e conhecida sob as siglas U. 2001.1. o controle visa cuidar do planejamento da campanha eleitoral e cuidar para que os imprevistos durante a campanha não sejam tão grandes. A personalização e a imagem do político A criação da personalização e da imagem do político para conseguir atrair mais votos é uma grande estratégia de marketing que passou a ser utilizada freqüentemente. Unique Selling ou Proposta Única de Vendas) e. a publicidade utiliza duas estratégias para a formação da imagem do candidato: a) a argumentativa. Tudo para se criar os símbolos personalizados dos candidatos afim de que os eleitores sintam-se atraídos criando uma certa atração pelos candidatos.S. conhecida como Imagem de Marca.43). sem nenhum argumento específico. p. Easy PDF Creator is professional software to create PDF.p.P. baseada em idéias de venda. buy it now.8 Ações a realizar Recursos econômicos necessários Cronograma de tempo Responsáveis pelas ações Resultados a serem obtidos Fonte: (GOMES. por último. 1.36) E.1. If you wish to remove this line. A política e as campanhas eleitorais apostam na imagem do candidato e empenham-se para divulgá-lo. Segundo Gomes (2001. . b) a constituída por imagens mentais.

Para a formação da imagem do candidato são necessários vários critérios como a boa apresentação. errada. Easy PDF Creator is professional software to create PDF. destacando-se dos demais. Infantaria seria o contato pessoal e a artilharia a propaganda. é necessário o “faro”. quais as idéias defendidas por ele. Tudo começa com a montagem da equipe. difundir todas as qualidades que possui o candidato. normalmente são classificadas da seguinte maneira: a que vencer está certa. os partidos e os candidatos precisam apresentar algum elemento diferenciador. Não existem regras específicas para as campanhas. A apresentação deve estar de acordo com a imagem que se quer passar ao eleitorado. O segundo passo é entusiasmar a equipe. Deve-se ainda cuidar da apresentação do candidato em situações públicas.1. A criação do slogan. tarefas a serem cumpridas de acordo com sua disponibilidade.2. divulgação das propostas do candidato e suas vantagens. . tem que mexer com o eleitorado. O candidato deve ser submetido a exames técnicos: fotogenia. Para a qual não existem regras. If you wish to remove this line. dar ênfase ao passado do candidato para que os eleitores recordem dos momentos em que o candidato obteve destaque junto à opinião pública. É como se fosse uma guerra com infantaria e artilharia. buy it now. a que perder. dicção. para não se tornar uma campanha estática. maquilagem.9 Para a utilização da Proposta Única de Vendas adaptada à publicidade eleitoral. mas. movimentação em cena etc. Uma campanha eleitoral tem que estar sempre em movimento. Os voluntários têm que ter sempre alguma ocupação. deve estabelecer a posição do candidato. algumas técnicas são utilizadas principalmente com a intenção de diminuir a possibilidade de erros. A imagem do candidato é a embalagem do produto a ser vendido e como toda embalagem tem que ter boa aparência. planejar eventos que envolvam a todos. Deve facilitar a conquista do eleitorado. Cria-se um objetivo para que se trabalhe com ele destacando-se dos demais concorrentes afim de que os eleitores sejam mais atraídos. consultoria de roupas. 1. Modelo de campanha Não existe modelo de campanha certa ou errada. resumindo a imagem do candidato.

são importantes elementos que participam da configuração da Easy PDF Creator is professional software to create PDF. bandeiras. e o assessor de imprensa. Realizar reportagens. com ajuda de um profissional de relações públicas o candidato tenta reforçar as opiniões positivas e reais e eliminar as opiniões negativas. buy it now. entrevistas durante a campanha para que se tenha mais popularidade e publicidade através do rádio e televisão. If you wish to remove this line. É aconselhável contratar uma agência de publicidade que tenha em seu quadro alguém com experiência em campanhas. que cuida da elaboração do material de propaganda. Nessa etapa. o hino. No trabalho de realização de uma campanha eleitoral a prospecção é outro item fundamental para atrair novos aliados ao partido e. palestras. anúncios gráficos. e que se tornem importantes para serem transformadas em notícias jornalísticas. As peças publicitárias são: emblemas. manifestações. conferências. Sendo que os candidatos precisam estar sempre bem preparados para esses tipos de eventos. Comunicação O candidato deverá obrigatoriamente saber se comunicar. . as cores. o logotipo. são formas de marketing que conseguem atingir diretamente o eleitorado fazendo com que este reconheça mais facilmente o candidato. reuniões. caso contrário não conseguirá eleger-se. É normal haver na equipe um encarregado da comunicação que cuide da propaganda e da imprensa. criação de comícios. impressos e os sinais de identificação do partido e do candidato. ao candidato. para assim ir conquistando passo-a-passo mais adeptos. traduzidos pela sua sigla. Estão todos interligados e são as bases principais para vitória do candidato.2.10 1. logotipos. conseqüentemente. editorais. são estratégias muito eficientes a realização de eventos para aproximar-se mais do eleitorado. o slogan e o programa. demonstrando confiança. Os símbolos do partido. Devem ser feitas também ações voltadas para eleitores para divulgar todos os seus símbolos. insígnias. seu logotipo e suas cores. A sua aceitação junto aos eleitores pode ser feita com a ajuda de certos grupos sociais. como: a sigla. Em campanhas muito grandes há também o assessor de propagandas. malas-diretas. debates públicos. que além de distribuir notícias deverá propor ações concretas e criativas que gerem notícias. Deve-se divulgar o candidato em grupos de influência para que estes passem as informações do candidato a outros. Na comunicação.

pois esta pode ficar confusa. fazendo propaganda do imperador (GOMES. 1. imperador romano que dominou em sua época.2. . 50). o slogan segue de elementos sonoros que reforçam-no e exaltam suas palavras. Quando colocado em face gráfica seu tamanho e cor devem ser reforçados. Acredita-se que uma boa propaganda possa fazer milagres. O slogan deve ser breve para que os eleitores consigam assimilar facilmente. sendo alguns deles: Easy PDF Creator is professional software to create PDF. p. e tinha como função circular pelo império.2. 2001. p. If you wish to remove this line. 99). É aconselhável escolher um item e fortalecê-lo. O primeiro slogan (palavra de origem gaulesa que significa grito de guerra) de que se tem notícia na história foi ‘II maré est nostrum’. É preciso que todos compreendam e que se encontre nele todas as idéias da campanha feita pelo candidato. 2001. Quando colocado em meios audiovisuais. 1. junto com a efígie do conquistador.1. Este slogan foi criado para Júlio César.2. buy it now. e deveriam estar presentes em todas as peças das campanhas publicitárias de seus candidatos (GOMES. Não se deve pôr muita informação na propaganda. todos os povos que circundavam o mar Mediterrâneo. Composto de comunicação As atividades de comunicação costumam ser sobrevalorizadas tamanha sua importância frente ao eleitorado. Foi cunhado em moeda. ser forte e impressionar os eleitores.11 personalidade do partido. Existem muitos materiais de propaganda para persuadir o eleitor. Slogan O slogan é um dos principais elementos utilizados pelo marketing na campanha eleitoral.

3. os eventos não precisam necessariamente ser grandes. . Easy PDF Creator is professional software to create PDF. Porém. buy it now. não se pode esquecer de nenhum detalhe. Sua vantagem é a alta seletividade e a possibilidade de uma comunicação personalizada com o leitor. O indispensável é que o candidato saiba qual a expectativa de cada grupo ou que ele vai se encontrar. Os santinhos podem apresentar telefones úteis. sujando a cidade a aborrecendo o eleitor. qualquer reunião eleitoral de um candidato deve ser pensada e planejada como um evento. por isso é conveniente a quantidade de pessoas esperadas. por isso estes devem ser visualmente limpos.12 Cartazes: possuem a vantagem de permitirem uma concentração em áreas geográficas delimitadas a um custo baixo. Pode ser uma piada. Eventos O evento de uma campanha. É necessário que haja uma organização desde antes da chegada do candidato até depois do encerramento. Normalmente. If you wish to remove this line. A falta de público é um dos problemas mais constrangedores dos eventos. onde o candidato deverá apresentar propostas pra a solução dos problemas de seus ouvintes. Uma bem ampla que é a política em geral. 1. o cargo ao qual está concorrendo e o slogan se não for muito extenso. além de colocar o candidato em contato direto com o público. É comum começar também com um título constante como: “trabalhadores do Brasil” ou “brasileiros” etc. Mala-direta: material impresso que é enviado por correio. calendário etc. Outdoor: é uma boa opção para campanhas locais. Deverão conter os principais pontos da plataforma e também servir para quebrar o gelo em ações de panfletagem. fazendo que um cartaz cubra o outro. pois podem facilmente chegar as mãos dos eleitores. Mas. muitas vezes acaba ocorrendo uma guerra pelo espaço. muitas vezes a imprensa é obrigada a comparecer e noticiar. devido ao impacto visual que causa. O discurso deverá começar sempre com algo que desperte a atenção das pessoas. o número. principalmente na fase de definição dos votos.2. pois. É preciso saber o que falar para quem. serve como uma peça de comunicação. outra mais específica. pois qualquer falha pode ser prejudicial. o discurso é dividido em duas partes. contendo uma foto do candidato. Lugares vazios dão a impressão de fracasso para a campanha. Os eleitores normalmente vêem os outdoors de passagem e a uma distância razoável. Cartazetes e santinhos: são boas formas de propaganda. uma salva de palmas ou uma frase de efeito.

. então. Easy PDF Creator is professional software to create PDF. 1. o poder fabuloso da imagem e o fato dela exigir do telespectador uma atenção especial. Propaganda política é outro esforço de comunicação persuasiva. os propósitos. usando para isso as técnicas que proporcionam ao indivíduo assimilar e reconhecer alguns códigos e um tipo de linguagem e comunicação muito bem diferenciado do resto do conteúdo dos meios (GOMES. tais como: reportagens. Segundo Gomes (1992. etc. buy it now.13 1. A televisão é o meio de comunicação número um. If you wish to remove this line. editoriais. que são parcelas do eleitorado capazes de decidir uma eleição. pois as estatísticas mostram que em cada casa tem há em média dois a três receptores de rádio. documentários. as teses e princípios daqueles que solicitam o consentimento dos cidadãos”. Publicidade eleitoral e propaganda eleitoral Publicidade eleitoral qualifica os esforços planejados de comunicação persuasiva para arrecadar votos.3. Para isso. através do programa eleitoral gratuito. a adesão a alguma ação que o candidato ou o partido devem tomar durante sua vida. simpatizantes ou adeptos à um determinado partido político ou.1. utilizam-se técnicas e espaços que são de outros formatos da informação e da persuasão.3. quando se fala em propaganda política. Tanto a televisão quanto o rádio são utilizados em divulgação de campanhas. A importância do rádio e da TV no processo eleitoral O rádio é um instrumento de comunicação que deve ser considerado com respeito e profissionalismo em qualquer projeto de campanha eleitoral. p. o que significa que ele atinge de forma mais direta as populações de baixa renda e a juventude. 2001. Isso se deve à cultura visual de nossa sociedade. entre visitas. que visa conquistar militantes. 54). de tornar público a identidade. s/p) “a propaganda eleitoral é uma instituição criada justamente com o propósito de dar a conhecer.

Esses representantes são o que chamamos de políticos. 1. 2001. enquanto a TV em apenas 75%. Campanhas Eleitorais Eleição é a forma pela qual as pessoas de um determinado grupo escolhem um representante para seus interesses. É o período na qual os partidos e os candidatos a cargos políticos dedicam-se pela sua divulgação com a sociedade pela busca de votos.14 Entretanto. despertar o seu Interesse pelo candidato. 13). p. O jogo da democracia é o jogo da competição (GOMES. A escolha do tema leva em conta sobre o que os candidatos irão dizer aos eleitores.4. tudo deve ser colocado de forma honesta. Portanto. introduzindo-se assim uma grande batalha pela conquista do eleitorado. O tema da campanha deve estimular ao eleitor para votar no candidato. O processo de comunicação entre o candidato e o eleitor se realiza através do voto. If you wish to remove this line. A campanha eleitoral é o meio pelo qual a população deve ficar sabendo das idéias e das propostas dos candidatos onde. esse processo conhecido como AIDAS acontece em cinco fases: chamar a Atenção do eleitor. alcançar a Ação de voto e destacar a Satisfação que os eleitores terão que escolher determinado candidato. o rádio chega aonde a TV não vai e está em 98% das casas. mas considerado um ótimo pescador de votos. criar um Desejo de votar em determinado candidato. buy it now. o rádio não deve se menosprezado pelos candidatos. . Easy PDF Creator is professional software to create PDF.

Com a pesquisa bibliográfica. Entrevistamos alunos do primeiro e segundo semestres do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL Campus Tubarão. METODOLOGIA DA PESQUISA Para chegarmos aos nossos objetivos de saber se a população está consciente das formas de dominação dos políticos em campanhas eleitorais e se os métodos utilizados pelos mesmos influenciam na escolha de um candidato. estarão mais diante de questões políticas. as perguntas fechadas. . por estarem em contato com a política como intermediários sociais. realizamos uma pesquisa de campo com a técnica de entrevista.15 2. As entrevistas foram analisadas. em breve. o voto. dispostas em tabulação (quantitativas) utilizando neste caso. buy it now. utilizando questionário com perguntas abertas e fechadas. Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line. A descrição de dados foi feita com base nas perguntas abertas (qualitativas). demonstramos quais são as estratégias de marketing utilizadas nas campanhas eleitorais. como futuros jornalistas. necessitamos estar em contato direto com a opinião pública. Em razão disso. Todas as informações obtidas foram estudadas para que os objetivos fossem devidamente alcançados. foi justamente pelo fato de que. e como estas são usadas pelos políticos para de melhor forma persuadir a população conquistando unicamente o que lhes interessa. A escolha dos alunos do curso de Jornalismo para representarem a nossa população.

Como verdadeiras preocupações dos candidatos com os problemas enfrentados pela população . TABULAÇÃO E DESCRIÇÃO DE DADOS Foram entrevistados acadêmicos do primeiro e segundo semestre de Comunicação Social – Jornalismo. Não Ø “Procuro a história e as obras realizadas pelo candidato em outras épocas eleitorais”.16 2. panfletos. outras propagandas não irão me influenciar”.Você costuma assistir à propaganda eleitoral gratuita? 21. Ø “Porque se tenho um partido definido.Como formas de conquistar a confiança do eleitor. para que votem neles .55% são de classe medi baixa.Em épocas eleitorais. Ø “Porque passamos a conhecer o candidato e suas propostas de trabalho e podemos esclarecer nossas dúvidas através dessas propagandas. 25. If you wish to remove this line.41% não. propagandas em rádio e televisão). no total de 51 universitários.1.às vezes 19.60% .98. Você acredita que essas estratégias influenciam na escolha de seu candidato? Por quê? 70.96% 2.1.sim 58. 72.04% Easy PDF Creator is professional software to create PDF.83% . a população é bombardeada com inúmeras estratégias de divulgação dos candidatos (outdoors. Sim Ø “A imagem que o candidato passa é muito importante para que possamos escolher em quem votar”. .96% de classe alta. santinhos.57% . 1.sim e 29.Como você analisa as promessas feitas pelos candidatos nas campanhas eleitorais? 1. Abaixo segue o questionário com as perguntas realizadas ao público-alvo.não 3.59% . 2. buy it now. Segundo a pesquisa.49% de média e 1.

Você acha que a situação em que se encontra a política brasileira tem em grande parte a ver com a questão de a população não saber votar? Sim .25. buy it now.60% Às vezes .20% Não .90% Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line.50% Não . Essas posições feitas pelos candidatos definem na escolha do seu voto? Sim .Os candidatos divulgam suas propostas nos meios de comunicação. conteúdo de falas etc).90.57% 6. colocam suas imagens em todos os cantos da cidade e se aproximam mais da população nas épocas eleitorais. você percebe alguma diferença entre a abordagem feita por determinado candidato e outro(jeito de falar. Ø “A sinceridade que é transmitida em seu jeito de falar”.Nas propagandas eleitorais.17 4. . Ø “Seu passado político e suas experiências anteriores”.78. Ø “As promessas com possíveis soluções e que possam realmente ser cumpridas”.54.43% Não . Ø “O partido ao qual está associado”.Você acredita que existam políticos realmente honestos? Sim . 5.80% 7. Ø “O conteúdo de seus discursos e a linguagem que utilizam para falar de suas propostas”.21.9.19. O que é mais importante em sua escolha? Ø “Os objetivos propostos pelos candidatos”.

27.72. Ø “Porque essa é a única forma de recebermos algo dos políticos”. Ø “A situação que estamos passando nos deixam de mãos atadas. depois se esquecem do povo”. If you wish to remove this line. . Não Ø “Porque o dinheiro que estão nos oferecendo é da população e se pedir antes não poderei cobrar depois”. Ø “Só nos ajudam na hora das eleições. desta forma. devemos aceitar esses benefícios”. eles nos enganam e nós os enganamos”.45% Não .18 8.Você aceitaria algum beneficio oferecido por algum candidato em troca de seu voto? Por quê? Sim . Ø “Porque desta forma o político já estará mostrando o seu verdadeiro caráter”. mas na hora de colocar meu voto na urna. Easy PDF Creator is professional software to create PDF. com certeza não seria nesse candidato.55% Sim Ø “Aceitaria. buy it now.

possam ter referências para escolher seu candidato. If you wish to remove this line. Podemos perceber.41% dos entrevistados que responderam a primeira pergunta “Você acredita que as estratégias (outdoors. muitas pessoas acabam escolhendo seus candidatos pelas propagandas e não buscam os antecedentes dos mesmos. buy it now. através da pesquisa. pois contribuem para que. . principalmente na divulgação de candidatos a cargos majoritários como presidente.19 2. panfletos. aqueles que não possuem partido ou candidato pré-definido. e as técnicas de propaganda contribuem de modo significativo para a escolha de um deles. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS A divulgação de candidatos feita durante as campanhas eleitorais tem papel fundamental para que a população decida quem serão seus representantes. que apenas 29. As estratégias usadas pela publicidade ajudam os eleitores a conhecerem os candidato. Devido ao pouco acesso à informação. quando estes prometem melhorias para as questões sociais pelas quais a população está passando. mas apenas torna-os conhecidos". propagandas em rádio e televisão) influenciam na escolha de seu candidato?” estão Easy PDF Creator is professional software to create PDF. São poucos os que acham que o marketing publicitário não é influenciável e que procuram saber a história dos candidatos e suas ideologias. A população deixa-se sensibilizar pelas imagens e apelos dos candidatos durante seus discursos. Os meios de comunicação como rádio e TV desenvolvem um papel importantíssimo. suas contribuições para o benefício público e se as suas promessas e propostas podem ser realmente cumpridas. "Esse tipo de publicidade não esclarece quem são os políticos. As formas de marketing são a base para que o os eleitores possam definir seu voto.2. senador e deputados. dizem. santinhos.1. que não se encontram tão próximos da população quanto os governantes estaduais e municipais.

A população deixa-se envolver pelas estratégias de persuasão dos candidatos. Percebemos também que algumas pessoas com o decorrer das campanhas eleitorais acabam descobrindo quais as maneiras que os políticos tentam as convencer. mas vender seus votos por benefícios materiais estaria fora de seu caráter. Isso nos leva à conclusão de que as pessoas acreditam no que os candidatos aparentam ser. Podemos perceber também que a população está preocupada com a sua dignidade pessoal. Easy PDF Creator is professional software to create PDF. É preciso refletir com que tipos de políticos estamos lidando. sendo estas pessoas quase todas de classe média. Mas. mas a partir do momento que dizendo “não aceito dinheiro de político” acham que resolvem o problema. If you wish to remove this line. continuam ainda sem ter consciência de que tão importante quanto dizer “não é do meu caráter” é ver em que situação política encontra-se o nosso país. para saber se o partido também tem ações desonestas.20 conscientes das maneiras de conquista que os candidatos fazem durante as campanhas eleitorais. desta forma estariam compactuando com as corrupções que irão ocorrer e não teriam como reclamar. Mas. confirma que realmente se deixa envolver pelo marketing eleitoral (outdoors.59%. pois. Enfim. o que podemos perceber é que a população está preocupada com a sua dignidade pessoal. e essa análise se confirma quando a maioria dos entrevistados respondeu que acreditam que realmente existam políticos honestos. . Pois. Essa análise pode ser confirmada quando perguntamos aos entrevistados se eles acreditam que existam políticos honestos. levando-nos a crer que a população não está completamente informada. buy it now. não aceitando benefícios de candidatos em troca de seu voto. santinhos. num total de 70. a maioria das pessoas respondeu que assiste somente às vezes. A maioria respondeu que sim. como mostram as pesquisas. usando sempre as mesmas promessas. mostrando que tem perspectivas de melhoras para os problemas enfrentados. Concluímos que há uma situação muito grave. discursos. Isso mostra que não estão alienadas. assistindo a essas propagandas estariam melhor preparados para votar sabendo diferenciar corretamente os candidatos. analisar todo o contexto. etc) e afirma levar em consideração as estratégias de divulgação do candidato para a escolha de seu voto. não aceitando benefícios de candidatos em troca de seu voto. e a qual tipo de partido este político está associado. Em relação à Propaganda Eleitoral Gratuita. as pessoas confiam no que os candidatos aparentam ser. deixando assim dominar facilmente pelas palavras esperançosas feitas pelos políticos. a maioria dos entrevistados que estão representando nossa população.

na escolha de seu candidato.04% dos entrevistados responderam que não acreditam que os conteúdos expostos por eles são reais preocupações com a população.21 Mas. If you wish to remove this line. de acordo com a pesquisa. pois se o candidato escolhido por determinado eleitor pertence ao partido que ele segue. sendo que 98. as pessoas levam em consideração. O partido também conta na hora da escolha. sabendo suas ideologias. . Segundo a pesquisa há uma situação grave de que parte da população não sabe votar corretamente. A educação é fator indispensável para que possamos analisar o que acontece em nosso país. mas apenas um jeito de ganhar a confiança da mesma. principalmente com a política para que assim todas as formas de dominação possam ser evidenciadas e devidamente estudadas pela população antes de definir seu voto. Há uma enorme descrença da população em relação às intenções dos políticos. o conteúdo das propostas. o candidato seguirá da mesma forma. as prioridades em seus discursos e os objetivos que pretende alcançar caso seja eleito. buy it now. Easy PDF Creator is professional software to create PDF.

concluímos que a população ainda é muito manipulada pelos políticos e o marketing influencia na definição do voto. etc. e tirar suas conclusões a favor ou contra.22 CONCLUSÃO A cada processo de eleição surgem novos métodos utilizados por diversos candidatos a fim de surpreender o eleitorado. Através da pesquisa de campo. quanto melhor for a campanha eleitoral e quanto mais abusarem de artifícios e propagandas. If you wish to remove this line. propagandas na televisão. Não há dúvida que uma campanha bem feita possa fazer milagres. Concluímos também que as estratégias utilizadas na Propaganda Eleitoral Gratuita influenciam na escolha de um determinado candidato. O marketing. porém a população de classe média baixa e classe média não costuma assistir a essas propagandas. através de estratégias como: outdoors. como mostramos em toda a fundamentação teórica. há um percentual significativo das pessoas que analisam não somente a publicidade para votar. pois quando bem estruturada e criativa é capaz de persuadir um grande número de pessoas a votarem em um determinado candidato. perdendo a possibilidade de estarem bem informadas e classificarem quais os melhores candidatos. . Easy PDF Creator is professional software to create PDF. É por esse motivo que o marketing está tão inserido nas campanhas eleitorais. propõe realmente divulgar e fazer com que as pessoas se convençam a comprar seus produtos e o marketing eleitoral não foge desta regra. buy it now. santinhos. O que precisamos refletir é que nem sempre a população tem condições culturais para compreender para si mesma os conteúdos adquiridos. mais fácil será conseguir a simpatia e os votos dos eleitores. cartazes. Isso se deve ao fato de que. Porém. utilizados pelos candidatos para persuadir a população. em seu âmbito geral.

Coutinho de. . 135p. Trabalho apresentado ao GT Comunicação e Política na II Reunião Anual da Associação Nacional do Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Disponível na internet via: http://www. 1985. 1992.marketingpolitico. Francisco Gaudêncio Torquato do. 135p. REGO. 2001. Acessado em 8 de maio de 2002. buy it now. Melck. GOMES. FIGUEIREDO. 1986.23 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AQUINO.com. Marcelo O. 3. Estratégia retórica e ética da argumentação na propaganda política. LIMA. ed. 2. Wilson. Carlos. 84p. If you wish to remove this line. A importância do rádio no processo eleitoral. São Paulo: Summer. ed. Marketing Eleitoral: para não desperdiçar recursos. 1988. 76p. Formas persuasivas de comunicação política: propaganda política e publicidade eleitoral. São Paulo: I Brasa. Marketing político e governamental: um roteiro para campanhas políticas e estratégias de comunicação. São Paulo: Ícone. Porto Alegre: Edipucrs. Técnicas de campanha eleitoral. Neusa Demartini. GOMES. Easy PDF Creator is professional software to create PDF. Salvador: Universidade Federal da Bahia.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->