No século XVII e na primeira metade do século XVIII verificaram-se, na Europa, grandes mudanças ao nível das mentalidades e da arte.

No início do século XVII surgiu, em Itália, uma nova corrente artística: o Barroco. O nascimento do Barroco é explicado: y Pela necessidade de combater o protestantismo, tentando atrair mais fiéis para as igrejas, que passaram a estar preenchidas com uma decoração marcada pelo luxo dos materiais utilizados, pelo dramatismo das esculturas religiosas, assim como com música http://www.youtube.com/watch?v=LMilswFJN0&feature=player_embedded que passou a ser frequente nas celebrações http://www.youtube.com/watch?v=mu_C_g8VoPE&feature=player_embedded; Pelo desejo dos reis absolutos exibirem o seu poder e a riqueza dos seus Estados através das grandes festas http://www.youtube.com/watch?v=DfVrADxR4rA&feature=player_embedded da corte http://www.youtube.com/watch?v=4HTkoP8P8X8&feature=player_embedded#! e da construção e decoração de edifícios;

y

Palácio Versalhes

de

Galeria (palácio de Versalhes)

dos

Espelhos

y

Pelo clima de insegurança e de medo, provocado pelas guerras religiosas e pela Inquisição, acentuando o espírito de misticismo e de paixão.

O Barroco é, então, o reflexo de uma nova época e de uma nova mentalidade, tendose estendido por toda a Europa e América Latina. As principais características deste movimento artístico são o gosto pelo movimento, pela emoção e pelo espectacular, proliferando os volumes, as curvas e contracurvas, a ornamentação, os contrastes de cor, luz e sombra, a sensualidade das formas e o horror ao vazio, o que chega a levar ao exagero na decoração. A arquitectura barroca manteve as estruturas da renascentista, mas abandonou a sobriedade e o equilíbrio do Renascimento e substituiu-os por outras características como a grandiosidade e riqueza na decoração através de esculturas,

Fonte de Trevi (Roma) pinturas,

Fresco ³O Triunfo da Divina Providência´ de Cortona (Palazzo Barberini, Roma)

talha dourada

Igreja Francisco (Porto) e, em Portugal, com a utilização do azulejo;

de

S.

e a ideia de movimento, através das fachadas onduladas, das plantas ovais e das curvas e contracurvas. Em Portugal, o surto de construções barrocas só teve lugar a partir dos inícios do século XVIII com a chegada das remessas de ouro recém-descoberto no Brasil. A escultura barroca transmite emoção e dramatismo, sendo marcada pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais e pelo movimento.

Extâse de Santa Teresa d¶Ávila (Bernini)

Por seu lado, a pintura caracteriza-se por cores fortes e variadas, contrastes de luz e sombra, movimento e dramatismo das figuras e das cenas.

Velasquez, As Meninas

Vermeer, A criada do leite

Rembrandt, A Ronda da Noite

Josefa d¶Óbidos, Natureza Morta

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful