P. 1
ng7_dr4_mudanca_social

ng7_dr4_mudanca_social

5.0

|Views: 2,948|Likes:
Published by Pedro Vitória
ficha de trabalho sobre a mudança social DR4 NG 7 EFA
ficha de trabalho sobre a mudança social DR4 NG 7 EFA

More info:

Published by: Pedro Vitória on Nov 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

Direcção Regional de Educação do Centro

Escola Secundária com 3º Ciclo de Vagos
C u r s o E FA / S e c u n d á r i o – 2 0 0 8 / 0 9

Núcleo Gerador: 7 – Saberes Fundamentais
Agir em contextos diversificados conseguindo identificar os principais factores que afectam quer a mudança social quer a evolução dos percursos individuais e sendo capaz de mobilizar saberes relativos à ciência e a dinâmicas institucionais de modo a poder formular opiniões críticas perante variadas questões. DR4 – Identificar os principais factores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação. Critérios de evidência:

• Actuar reconhecendo que a evolução das sociedades resulta de processos de mudança social e identificando os principais factores que a influenciam.
Nome _____________________________________________________________ Data ___/____/__

Ficha

A Mudança Social
Podemos enunciar quatro características sobre a mudança social, segundo Guy Rocher: - trata-se de um fenómeno colectivo, de modo a implicar uma colectividade ou um sector apreciável desta; deve afectar as condições ou as formas de vida; - deve ser uma mudança da estrutura, de modo a ser possível observar uma modificação da totalidade ou de certos componentes da organização social; - supõe a possibilidade da sua identificação no tempo. Pode dizer-se que é a partir desse ponto de referência que houve mudança e o que é que mudou; - toda a mudança social tem de dar provas duma certa permanência; as transformações observadas não devem ser efémeras ou superficiais. Definiremos, então, a "mudança social como sendo toda a transformação observável no tempo, que afecta, duma maneira que não seja provisória ou efémera, a estrutura ou funcionamento da organização social de uma dada colectividade e modifica o curso da sua história" (Rocher). Existe também uma inter-relação entre o plano social e o plano cultural, de modo que, quando falamos em mudança social, estamos, simultaneamente, a falar em mudança cultural. Deste modo poderíamos diferenciar as duas: a mudança social será a transformação inerente às relações entre as pessoas e a mudança cultural envolve meios materiais, técnicos, ideias, usos, costumes, etc. "Quase todas as mudanças importantes envolvem aspectos sociais e culturais. Na prática, portanto, raramente a distinção é muito importante; muitas vezes os dois termos são usados alternativamente. Às vezes usamos o termo mudança sociocultural para abranger as mudanças de ambas as espécies" (Horton e Hunt). As situações de mudança social são tão diversificadas quanto os seus factores e condições o são. Daí que cada caso concreto deva ser analisado na sua especificidade. No entanto, podemos incluir nos factores de mudança social, de uma forma genérica, factores naturais, demográficos, económicos, tecnológicos e socioculturais (nestes últimos temos, como exemplo, a descoberta, a invenção e a difusão). Para cada um dos seguintes itens, SELECCIONE a alternativa CORRECTA. 1. A mudança social tem um carácter: A. provisório. B. temporário. C. permanente. 2. Uma mudança funcional é aquela em que: A. ocorrem alterações na estrutura ou no funcionamento das instituições. B. ocorre uma mudança deliberada em que o processo de alterações foi planeado e preparado anteriormente. C. se verifica uma alteração dos papéis desempenhados pelos membros dos grupos sociais ou instituições.

CLC

Formadores: Purificação Oliveira e Pedro Vitória

1/2

3. Identifique os tipos de mudança social.

Tipo de mudança

Definição
Quando todo o processo de introdução das alterações foi planeado e preparado anteriormente. Quando ocorre de forma não prevista ou planificada.

Exemplo
Uma qualquer reforma política importante num país – Reforma do Sistema Educativo. Em consequência de situações como epidemias, catástrofes naturais ou novas doenças, o que faz surgir uma reacção espontânea nas pessoas. A alteração do papel das mulheres na sociedade e na instituição familiar. O surgimento de novos tipos de famílias: pais divorciados, mães solteiras, casais de homossexuais com filhos, etc.

Quando se verifica uma alteração dos papéis desempenhados pelos membros dos grupos sociais ou das instituições. Quando ocorrem alterações na estrutura ou funcionamento das instituições.

4. Identifique os factores de mudança social.

Factores de mudança

Definição
os factores naturais podem consistir uma mudança social pelos danos que causam numa sociedade. Podem levar à destruição de comunidades, deslocações em massa de populações, etc. as grandes variações nas taxas de natalidade ou de mortalidade e as grandes variações na taxas de imigração ou de emigração podem provocar grandes alterações na estrutura social. os factores que resultam de mudanças na organização do sistema social são naturalmente determinantes para a mudança. os factores que resultam de mudanças nas mentalidades das pessoas, nos seus valores, crenças, sentimentos, ideias e comportamentos.

Exemplo
Sismos, inundações, terramotos, maremotos, erupções vulcânicas, etc. O retorno dos portugueses das excolónias africanas Revoluções, reformas sociais profundas, mudanças de leis importantes. Descobertas científicas, invenções técnicas, novos ideais, movimentos artísticos, etc.

«A entrada na União Europeia foi uma viragem marcante na História de Portugal. A entrada na União Europeia, assinada por um Governo de coligação entre os dois maiores partidos políticos portugueses e com o apoio da grande maioria dos cidadãos representou, assim, um regresso à presença política de Portugal na Europa. Em 1986, Portugal recentrou a sua política externa, unindo-se ao sonho europeu de criar uma comunidade de paz, progresso material e cultural, solidariedade entre as nações e os cidadãos - no fundo, no projecto de manter e alargar o modelo de civilização, de democracia e de respeito pelos Direitos do Homem que os povos da Europa criaram ao longo de séculos e que pretendem manter num mundo em vias de globalização.» 1. Considere o texto e explique se poderemos considerar o fenómeno apresentado como uma mudança social. - Identifique as características das mudanças sociais. - Justifique com exemplos.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________
CLC Formadores: Purificação Oliveira e Pedro Vitória

2/2

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->