T A PSICOLOGIA POSSUI CERCA DE DOIS MILÊNIOS; INICIADA ENTRE OS GREGOS NO PERÍODO ANTERIOR À ERA CRISTÃ

1

Psicologia vem do grego psyché. desejo sensação. e de logos. irracionalidade. Etimologicamente. psicologia significa ´estudo da almaµ pensamento. logos. Alma e espírito como parte imaterial do ser humano sentimentos de amor e ódio. razão. percepção 2 . que significa alma . que significa razão.

C. cujo fator estava centrado na razão 3 . Sócrates se preocupava com a diferença entre o Homem e os animais.) (469que a ganha consistência.>> Pré-socráticos Prépreocupavam-se em preocupavamdefinir a relação do Homem com o mundo através da percepção << Oposição entre os idealistas (a idéia forma o mundo) e os materialistas (a matéria que forma o mundo já é dada para a percepção) Mas somente com Sócrates (469-399 a.

visto que ele considerava a alma separada do corpo). discípulo de Sócrates. procurou definir no próprio ser um ³lugar´ para a razão. 4 .Platão (427-347 (427a.C.). a. Definiu o ³lugar´ da alma como sendo na cabeça (a medula seria o elo entre alma e o corpo.).C.

a alma e corpo não podem ser consideradas dissociadas.Para Aristóteles (384(384-322 a.C. e a ‡ aristotélica (ou seja. separada do corpo).). a mortalidade da alma e a sua relação de pertencer ao corpo) 5 . discípulo de Platão. imortalidade da alma. 2300 anos antes do advento da psicologia científica. Primeiro tratado sistematizado de psicologia Da anima Portanto. os gregos já haviam formulado duas ³teorias´: ‡ a platônica (ou seja.

psicofisiologia. Fenômenos mentais estão diretamente vinculados aos fenômenos orgânicos 6 .A psicologia científica surge com Wilhelm Wundt (1832(18321926). realizando experimentos na área de psicofisiologia. que cria na Universidade de Leipzig (Alemanha) o primeiro laboratório de psicologia. 1926).

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful