Organização dos computadores e noções de Arquitetura de Computadores

1/16

Computador
‡ Máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, com capacidade de coletar, armazenar, manipular dados, e fornecer informações, tudo isso de forma automática

2/16

Componentes do Computador ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ Hardware Tudo aquilo que o compõe fisicamente Software Parte lógica do computador Elementos virtuais (abstratos) 3/16 .

Organização Básica (Von Neumann) Memória Unidade de Entrada Unidade de Controle Unidade de Saída Unidade Lógica e Aritmética Unidade Central de Processamento 4/16 .

Arquitetura de Computadores ‡ Unidade Central de Processamento (UCP) ± Composta de: ‡ Unidade Lógica e Aritmética (ULA) ‡ Unidade de Controle 5/16 .

Arquitetura de Computadores ‡ Unidade de Controle ± onde os códigos (instruções). são identificados e através da qual os dados são obtidos da memória. que representam as operações a serem realizadas. ± código de operação: identifica a operação a ser feita ± código de operando: dados necessários à execução da operação 6/16 .

7/16 . Processamento: é a atividade que consiste em transformar determinadas informações a fim de obter outras informações ou resultados que tenham alguma finalidade prática.Processamento da Informação Dados: todo elemento conhecido que serve de base à resolução de um problema. Informação: é um conjunto estruturado de dados.

Arquitetura Geral dos Computadores 8/16 .

9/16 .Arquitetura de Computadores ‡ Tipos de computadores ± Supercomputadores (grande capacidade de processamento. vários usuários) ± Microcomputadores (potência limitada. centenas de usuários): IBM. pesquisas científicas): CRAY ± Mainframes (grande porte. DEC. UNISYS ± Minicomputadores (versão menor dos mainframes. 1 usuário): PC (downsizing!) ‡ Cluster: Agrupamento de computadores agregando uma grande capacidade de processamento. paralelismo.

cada programa tem um tempo para usar o processador). vários programas podem compartilhar o mesmo processador (ex: ³time-sharing´ . 1 memória principal. ± multiprocessamento: mais de um processador. 10/16 . podem compartilhar memória ou não. podem executar vários programas ao mesmo tempo ou dividir um.Arquitetura de Computadores ‡ Quanto ao número de processadores ± monoprocessamento: apenas 1 processador.

Componentes do Computador ‡ Gabinete ‡ Fonte ± AT ± ATX ‡ Placa mãe ± Parte importante do computador ± Gerencia toda a transação de dados entre a CPU e os periféricos 11/16 .

Complex Instruction Set Computer ‡ RISC . ± Divididos em dois tipos básicos: ‡ CISC .Componentes do Computador ‡ Microprocessador ± É o cérebro do computador ± CPU inteira dentro de um único chip.Reduced Instruction Set Computer 12/16 .

velocidade e preço 13/16 . variando a capacidade de armazenamento. Chipset e placa mãe ± Existem vários tipos de memória.Componentes do Computador ‡ Clock ± Clock Speed ou Clock Rate ‡ Memórias ± Intimamente ligadas ao processador.

joysticks 14/16 . mouses. monitores. de vídeo ‡ Periféricos ± Teclados.Componentes do Computador ‡ Placas de expansão ± Placa de som.

iniciar dispositivos e dar início ao processo de boot.Output System) ± Responsável por ³acordar ³ o computador: contar e verificar a memória RAM.Componentes do Computador ‡ CMOS ± Armazena as informações relativas configuração do hardware do micro à ‡ BIOS(Basic Input. ‡ Boot é a operação de passagem do sistema operacional do disco onde se encontra para a memória do computador 15/16 .

Componentes do Computador ‡ CHIPSET ± Circuitos de apoio ao computador que gerenciam praticamente todo o funcionamento da placa-mãe 16/16 .

armazenamento ou utilização por outro equipamento 17/16 .Arquitetura Básica de Um Computador ‡ Entrada/Saida ± Entrada: permitem ao computador acessar informações do mundo externo ± Saída: permitem a saída de informações para meios externos e possibilitam sua visualização.

Arquitetura Básica de Um Computador ‡ Unidade Central de Processamento (CPU) ± componente vital do sistema de computação ± responsável pela realização das operações de processamento (cálculos matemáticos. cálculos lógicos. durante a execução de um programa 18/16 . etc) e de controle.

Arquitetura Básica de Um Computador ‡ Componentes da CPU ± Unidade Aritmética e Lógica ‡ responsável por realizar as ‡ operações matemáticas e lógicas ‡ com os dados ± Unidade de Controle ‡ ‡ ‡ ‡ dispositivo mais complexo da CPU busca de instruções na memória principal controla a ação da ALU realiza a movimentação de dados e instruções de e para a CPU 19/16 .

acesso aleatório e volatilidade (em caso de falta de energia elétrica ou desligamento do computador há perda de informações). 20/16 .Arquitetura Básica de Um Computador ‡ Memória ± RAM (Random Access Memory) ‡ Memória principal do computador ‡ Armazena instruções que estão sendo executadas e os dados necessários a sua execução ‡ é uma memória de leitura e escrita (read/write) de rápido acesso.

Arquitetura Básica de Um Computador ± CACHE ‡ ‡ ‡ ‡ Tipo de Memória RAM Mais rápido e mais caro Serve para acelerar o processamento Armazena as instruções e os dados mais requisitados ± ROM (Read Only Memory) ‡ Guardadas informações para iniciar o computador ‡ memória de leitura e não volátil com pequena capacidade de armazenamento ‡ Geralmente. 21/16 . depois de gravada a ROM não pode ser mais gravada pelo usuário.

Zip Drive. CD_ROM 22/16 .Arquitetura Básica de Um Computador ± MEMÓRIA SECUNDÁRIA (DISCOS) ‡ Usada para armazenar grandes quantidades de informações ‡ Exemplo de memória secundária: discos rígidos. disco flexível.

Arquitetura Básica de Um Computador ‡ Barramento ± Caminhos que permitem o transporte de dados entre os vários elementos: CPU. sistema de entrada e saída. 23/16 . memória.. etc.. placas de expansão.