ARTIGO

DEFINIÇÃO
Artigo é a palavra variável em gênero e número que precede o substantivo, determinando-o de modo preciso ou vago, indicando-lhe o gênero e o número: o livro, as fábricas, uns livros, uma fábrica.

CLASSIFICAÇÃO
I - Artigo indefinido É utilizado para generalizar, indeterminar, indefinir um substantivo: um, uma, uns, umas. uma fera - um menino - um professor - um país II - Artigo definido É utilizado para individualizar, determinar, definir um substantivo: o, a, os, as. A fera - o menino - o professor - o país 1- Imediatamente antes do substantivo: Um pássaro cantava no jardim. A gorda cartomante sorria. 2- Antes de outros termos que também se referem ao substantivo: Um misterioso pássaro cantava no jardim. A gorda cartomante sorria.

EMPREGO DOS ARTIGOS

Eles estavam em casa. moradia) e terra ( no sentido de chão firme). Brasília é a capital da República. Nevou muito em Roma. Nunca deve ser usado artigo depois do pronome relativo cujo (e flexões). a menos que venham especificadas. Lígia não compareceu à cerimônia. geralmente não se usa artigo. Não conheço sua namorada. É facultativo o emprego do artigo definido diante dos pronomes possessivos. e) f) Com nomes de pessoas. d)Não se emprega artigo diante da maioria dos nomes de lugar.a) É obrigatório o emprego do artigo definido entre o numeral ambos e o substantivo a que se refere. b) c)não se deve usar artigo antes das palavras casa ( no sentido de lar. O juiz solicitou a presença de ambos os cônjuges. Napoleão mudou os rumos da Revolução Francesa. = Deixaram o meu livro na sala. Passaram o carnaval em Salvador Florianópolis é capital de Santa Cantarina. Eles estavam na casa dos amigos. Este é o homem cujo amigo desapareceu. Deixaram meu livro na sala. Os marinheiros permaneceram em terra. = não conheço a sua namorada. Os marinheiros permanecem na terra dos anões. Este é o autor cuja obra conheço. . Capitu é personagem de um romance de Machado de Assis.

obras literárias. omite-se o artigo. BIBLIOGRAFIA * CURSO PRÁTICO DE GRAMÁTICA . com exceção de senhor(a). para definir o que é artigo. (o livro inteiro) j) Não se une com preposição o artigo que faz parte do nome de revistas. senhorita e dona. nas orações da língua portuguesa. MORFOSSINTAXE Com você percebeu. Tal função independe da função exercida pelo substantivo: A existência é Uma a uma poesia. o artigo exerce a função de adjunto adnominal do substantivo a que se refere. Ele leu todo o livro. mencionar suas relações com o substantivo. Vossa excelência resolverá os problemas de Sua Senhoria. i) Depois do pronome indefinido todo. Assim.Não se emprega artigo antes dos pronomes de tratamento. emprega-se artigo quando se quer dar idéia de qualquer dar idéia de qualquer. jornais. precisamos . Paulo. Li a notícia em O Estado de S. g) h) Emprega-se o artigo definido com o superlativo. Não consegui resolver as questões mais difíceis.

ERNANI TERRA EDITORA SCIPIONE * GRAMATICA COMTEPORANIA DA LÍNGUA PORTUGUESA JOSÉ NICOLA / ULISSES INFANTE EDITORA SCIPIONE CONCLUSÃO Concluo que este trabalho me ajudou a entender mais sobre (Artigo e Adjetivo). .