P. 1
músculos

músculos

|Views: 170|Likes:
Published by Victoria Pimentel

More info:

Published by: Victoria Pimentel on Feb 24, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPTX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/13/2012

pdf

text

original

LOCOMOÇÃO

MÚSCULOS

‡ Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares.Conceito de Músculos: ‡ São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitirlhes movimento. . cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. ‡ Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.

‡ O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares. . ‡ Os músculos representam 40-50% do peso corporal total.

‡ c) Regulação do sustentada das Volume dos Órgãos: A contração anelares dos músculos lisos faixas (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão . como a de ficar em pé ou sentar. ‡ b) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais. como andar e correr.Funções dos Músculos ‡ a) Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo.

‡ Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração. ‡ e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal. .‡ d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sangüíneos regulam a intensidade do fluxo. urina e gametas do sistema reprodutivo. ‡ Os músculos lisos também podem mover alimentos.

Grupos Musculares ‡ Em número de nove. São eles: ‡ a) Cabeça ‡ b) Pescoço ‡ c) Tórax ‡ d) Abdome ‡ e) Região posterior do tronco ‡ f) Membros superiores ‡ g) Membros inferiores ‡ h) Órgãos dos sentidos ‡ i) Períneo .

.

quando o agonista se contrai. ‡ b) Antagonistas: Músculos que se opõem à ação dos agonistas.Quanto à Função: Função: ‡ a) Agonistas: São os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo. Ex: Pegar uma chave sobre a mesa. eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. porém os antagonistas são os extensores dos dedos. produzindo um movimento suave. o antagonista relaxa progressivamente. . agonistas são os flexores dos dedos. Ex: idem anterior.

cotovelo e ombro.‡ c) Sinergistas: São aqueles que participam estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal. os sinergistas são estabilizadores do punho. Ex: idem anterior. Estabilizam a parte proximal do membro quando move-se a parte distal. . ‡ d) Fixadores: Estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente.

.

são voluntários. porém involuntário. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico. vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdômino-pélvica. Ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo. ou seja. ‡ b) Músculos Lisos: Localizado nos vasos sangüíneos. ‡ c) Músculo Estriado Cardíaco: Representa a arquitetura cardíaca.Tipos de Músculos ‡ a) Músculos Estriados Esqueléticos: Contraem-se por influência da nossa vontade. . É um músculo estriado.

.

entre eles o fisiológico e o topográfico: ‡ a) Contração Concêntrica: o músculo se encurta e traciona outra estrutura. reduzindo o ângulo de uma articulação. como um tendão. ‡ b) Contração Excêntrica: quando aumenta o comprimento total do músculo durante a contração.Tipos de Contrações ‡ O nome dado aos músculos é derivado de vários fatores. . porém quando recolocamos o livro sobre mesa. Ex: Trazer um livro que estava sobre a mesa ao encontro da cabeça. Ex: idem anterior.

‡ c) Contração Isométrica: servem para estabilizar as articulações enquanto outras são movidas. . porém quando o livro é sustentado em abdução de 90º. É responsável pela postura e sustentação de objetos em posição fixa. Gera tensão muscular sem realizar movimentos. Ex: idem anterior.

‡ d) Perimísio circunda grupos de 10 a 100 ou mais fibras musculares individuais. separando-as em feixes chamados fascículos.Componentes Anatômicos do Tecido Conjuntivo ‡ a) Fáscia Superficial separa os músculos da pele. . Os fascículos podem ser vistos a olho nu. circunda todo o músculo. que. ‡ c) Epimísio é a camada mais externa de tecido conjuntivo. circunda os músculos e outros órgãos do corpo. abaixo da pele. ‡ b) Fáscia Muscular é uma lâmina ou faixa larga de tecido conjuntivo fibroso.

‡ e) Endomísio é um fino revestimento de tecido conjuntivo que penetra no interior de cada fascículo e separa as fibras musculares individuais de seus vizinhos. .

Green. Enoka & Stuart 1992. 1997. . Williams & Klug. Davis & Bailey. 1995). ‡ A fadiga tem sido sugerida como um mecanismo de defesa contra possíveis efeitos deletérios em determinadas funções orgânicas e celulares.FADIGA MUSCULAR ‡ A fadiga muscular pode ser definida como a incapacidade do músculo esquelético em gerar elevados níveis de força ou manter esses níveis por um determinado tempo (Ascensão. protegendo assim a integridade da fibra muscular esquelética. 2003. 2003. o músculo entra em fadiga (Santos et al. Então.. antes que ocorram lesões irreversíveis. 1997).

‡ b) modificações na temperatura. Fitts. 2003. ‡ d) acúmulo de subprodutos do metabolismo celular. 1994) .CAUSAS DA FADIGA MUSCULAR ‡ a) alterações no pH. particularmente dos resultantes da hidrólise do trifosfato de adenosina (ATP). ‡ e) acúmulo de lactato e íons de hidrogênio (Ascensão. ‡ c) alterações do fluxo sanguíneo.

Sahlin & Ren. . ‡ i) lesão muscular. 1976. ‡ g) perda da homeostase do íon de Ca2+.‡ f) processos da utilização e ressíntese de creatina fosfato (Harris et al. ‡ j) estresse oxidativo (Ascensão. principalmente a induzida pelo exercício com predominância nas contrações excêntricas.. 1989). Lambert & Flynn. ‡ h) cinética de alguns íons nos meios intra e extra celulares (K+. Mg2+). Cl-. Na+. 2003). 2002.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->