Deepak Chopra

7
Compilação & Arte

SEGREDOS PARA A VIDA
FFlorion Presence

Deepak Chopra

SETE SEGREDOS PARA A VIDA

Compilação & Arte

FFlorion Presence
2008

Textos extraídos do documentário SETE SEGREDOS (The Seven Spiritual Laws of Success). Direção: Ron Frank. Produção: Mallika Chopra, Gothan Chopra, Ron Frank. Roteiro: Steve Rosenfeld, Jeff Cotton, Leif Stoehr. Interpretes: Deepak Chopra e Olivia Newton-John com Bill Duke, Tom Cegax, Judy Julin, Tina Mickelson, David Simon e Dave Stewart. Hollywood (EUA), Estúdio: 20th Century Fox Home Video, 2007. DVD (64 minutos) color. Baseado na obra de Deepak Chopra: The Seven Spiritual Laws of Success, 1994. Legendas: Fernando Theodoro in OpenSubtitles (2008). Compilação de FFlorion Presence (Nov. 2008)

Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias.
DEEPAK CHOPRA

Sumário
Apresentação • 9 Uma conexão espiritual • 10 I - Lei do Puro Potencial • 1 2 II - Lei de Dar e Receber • 16 III - Lei de Causa e Efeito (Karma) • 1 8 IV - Lei do Menor Esforço • 20 V - Lei da Intenção e do Desejo • 24 VI - Lei do Desapego • 26 VII - Lei do Propósito na Vida (Dharma) • 28 Referências e créditos • 40

Apresentação
Ensinamentos sagrados dos antigos videntes indianos foram reunidos por Deepak Chopra, M. D., em seu livro Creating Affluence: Wealth Consciousness in the Field of All Possibilities (1993), cuja essência foi destilada, em outro livro, sob o título The Seven Spiritual Laws of Success - A practical guide to the fulfillment of yours dreams (1996). Esse Guia, com as sete leis espirituais, que fazem a diferença na vida de quem as entende e observa, serviu de base para o documentário (de gratidão) de Olivia Newton-John a Deepak Chopra (The Seven Spiritual Laws of Success - Sete Segredos, no Brasil, 2007), pela cura de um câncer e a mudança radical em sua vida. O filme foi realizado com a participação de Deepak Chopra, improvisando livremente sobre as sete leis do sucesso, acompanhado dos depoimentos de várias pessoas, que mudaram suas vidas com estes ensinamentos. Dezenas de pessoas no mundo curaram suas doenças, resolveram seus problemas financeiros, fizeram sucesso em suas carreiras, descobriram e bem utilizaram seus dons, enfim, passaram a viver em sintonia com o universo, cocriando com Deus, sem problemas e doenças, em abundância e feliz. A presente compilação reproduz as palavras de Deepak Chopra, nesse documentário, traduzidas por Fernando Theodoro (2008) e compiladas por FFlorion. Esta obra não tem fins lucrativos, mas tão somente os de compartilhar e disseminar um conhecimento proveitoso para todas as pessoas. São segredos para serem descobertos, segundo a capacidade ou poder de cada um. Flávio Flora

<.>
Uma conexão espiritual

N

a verdade, o sincronismo é como a mente criativa do universo funciona. Nós, como seres humanos, pensamos em termos lineares. Acontece isso, depois aquilo etc.; mas no universo, acontece tudo de uma vez. E quando experimentamos esse sincronismo ou coincidência, na verdade estamos participando dessa mente criativa do universo. Quando povos antigos consideravam a vastidão do universo, sentiam algo bastante surpreendente. Eles se sentiam conectados. A conexão espiritual não pode ser vista ou tocada. Porém, há uma maneira de se verificar coisas invisíveis com o uso de uma faculdade mais poderosa e confiável do que os cinco sentidos: a consciência. Só se estiver consciente de que algo é real, é que ele pode se tornar real. A consciência lhe diz que você está vivo, que você pensa e respira. Ela lhe diz se você está feliz ou triste e também se você está sendo bem-sucedido em viver a
SETE SEGREDOS DA VIDA • 10

sua vida. Tudo que está vivo é um exemplo da expressão elegante da inteligência da natureza. Essa inteligência opera através de sete leis espirituais. Como elas operam, no entanto, é um mistério tão profundo quanto o próprio espírito. O alcance do sucesso na natureza é regido pelas mesmas leis que regem toda a natureza. Quando nos colocamos em harmonia com a natureza criamos uma ligação entre nossos próprios desejos e o poder para fazer esses desejos se materializarem. Tudo que quisermos pode ser criado. O verdadeiro sucesso é medido por quão eficientemente, quão facilmente você aprendeu a criar em conjunto com o universo. Começa com o movimento da consciência acerca de um desejo ou intenção, que então encontra um caminho para a realização. Por baixo das camadas de incerteza e caos aparentes algo criativo sempre está acontecendo. Sábios orientais falam sobre ficar afastado do resultado das suas ações. Na sabedoria da incerteza, propósitos ocultos seguem seu próprio curso. As sete leis espirituais do sucesso são na verdade, a mecânica que torna o não-manifesto, um manifesto.

yjw

11 • SETE SEGREDOS DA VIDA

<e>
I - Lei do Puro Potencial

A

lei da potencialidade pura diz que seu estado essencial, seu estado-base tem possibilidades infinitas. E que o potencial para oportunidades é encontrado em todas as coisas. O labirinto é o símbolo antigo da totalidade, combinando o círculo, que é o universo, e o espiral, um caminho intencional para um objetivo oculto. Quando você experimenta a incerteza, está aberto para um leque de possibilidades. Está no caminho certo. Entrar no labirinto representa uma jornada ao nosso próprio centro e depois novamente para o mundo. Esta primeira lei espiritual é a fonte de toda criação, um lugar onde o sonhador manifesta o sonho. Para ter o que quiser, quando quiser e com o mínimo esforço, você deve estar fundado na sabedoria da incerteza. A incerteza é o solo fértil da criatividade pura e também da imaginação.

SETE SEGREDOS DA VIDA • 12

A incerteza significa ir ao desconhecido, em cada momento da sua existência. A incerteza é o solo fértil da criatividade pura da liberdade e da evolução. Na incerteza, irá encontrar a liberdade para criar o que quiser. O desconhecido é o campo de todas as possibilidades, sempre recente e novo e sempre aberto para a criação de novas manifestações. Uma maneira se dá através da prática diária do silêncio e da meditação. Desligando-se do mundo à sua volta. Aproveitando o tempo para ficar em silêncio, para apenas existir. Imagine jogar uma pedrinha num lago imóvel e observar as ondulações. Depois de um tempo, quando as ondulações acabam, talvez você jogue outra pedrinha. É exatamente isso que você faz, quando entra no campo do silêncio puro. A beleza de começar na fonte é que o poder reside lá, juntamente com a inteligência e a habilidade de organização. Quando você pode confiar nisso, a incerteza dos acontecimentos, deixa de criar medo e dúvida. Na sabedoria da incerteza, está a liberdade do nosso passado, do conhecido. Na nossa disposição de ir ao desconhecido, que é, na verdade, o campo de todas as possibilidades, nos entregamos à mente do universo. Imagine que você é o presidente de uma corporação... talvez você adore muito dinheiro e poder. Você tem necessidade intensa de controle.
13 • SETE SEGREDOS DA VIDA

Você precisa de aprovação. E você é influenciado por pessoas e acontecimentos. Suas necessidades são baseadas na insegurança. Seu poder só está relacionado com o seu título, seu salário, o cargo que ocupa. Esse poder só irá durar até que o título, o salário e o cargo vão embora. Mas e se você pudesse ter um poder que nunca desaparece? Um poder do seu ser interior, do seu espírito. O sucesso depende de quem você é, não do que você faz. A lei do potencial puro diz que você é a própria consciência... quando se manifesta no mundo material... assim como quando permanece não-manifesta no seu ser. Portanto, o espírito está na fonte de toda realização na vida. Em cada semente plantada no solo fértil da potencialidade, está a promessa de uma floresta. Energia invisível resulta em manifestação material. Ao se tornar consciente dessas sementes de manifestação, você se torna um gerador consciente da realidade. A natureza é uma troca precisa de energia. Um processo que tem seu próprio tempo, organização, precisão e beleza naturais. Uma vida pode se revelar da mesma forma.

yjw

SETE SEGREDOS DA VIDA • 14

15 • SETE SEGREDOS DA VIDA

<->
II - Lei de Dar e Receber
udo está em constante movimento no universo; é a fluidez de energia e informação. É o movimento de consciência sem esforço, que no final das contas resulta na diversidade de expressão no universo.

T

Moeda corrente , nosso termo para dinheiro, deriva de palavra latina que significa correr, fluir. O dinheiro é um símbolo de troca constante e fluente. Se a sua intenção é acumular dinheiro, irá impedir sua circulação de volta para sua vida.
Você tem que manter a energia e o fluxo livre de idéias circulando no mundo. Todo relacionamento envolve dar e receber. lsso exige sinceridade e franqueza. Você tem que ser capaz de apreciar. Precisa ver que o que vem a você não é algo que você conquistou, mas um presente que foi dado espontaneamente pelo universo, isto é, pela consciência profunda do que você precisa. Na sua disposição para dar e aceitar, você mantém a abundância de tudo que o universo tem a oferecer, circulando na sua vida. Abundância
SETE SEGREDOS DA VIDA • 16

tem expressão material, mas os sábios antigos entendiam que o que realmente circula é a consciência. Isso se reflete em relacionamentos pessoais. Pode dar dinheiro a alguém, mas isso não é a mesma coisa que se relacionar. Para se relacionar, você dá de si mesmo. Você aprecia, valoriza e entende a outra pessoa. Todas as leis espirituais são sobre ligações invisíveis, mais essa, principalmente. O dever da hospitalidade, que é muito profundo em toda cultura tradicional, está conectado à lei da doação. A troca mútua da apreciação e gratidão, forma uma ligação que devemos preservar. Se as pessoas meditam na experiência da gratidão, apenas ao pensar em todas as coisas que lhes foram dadas, sem que elas sequer pedissem por elas, a experiência da gratidão as permitiriam participar na lei de dar e receber. Se você quiser ser abençoado com todas as coisas boas da vida, aprenda a silenciosamente abençoar todos com todas as coisas boas da vida.

yjw
17 • SETE SEGREDOS DA VIDA

<#>
III - Lei de Causa e Efeito (Karma)

A

palavra carma simplesmente significa ação. As ações têm significados além do que podemos ver na superfície. Toda ação gera uma força de energia, que retorna a nós da mesma forma. Nós colhemos o que plantamos. E quando escolhemos ações, que trazem felicidade e sucesso a outros, essas ações se tornam parte de nós. No plano material, freqüentemente vemos como uma ação leva a uma reação, um movimento, a um movimento contrário. Mas o carma é mais elusivo no plano invisível. Todos os dias, executamos ações sutis que influenciam enormemente o que a vida nos traz. Num jogo de xadrez, onde os olhos só vêem peças se movendo num tabuleiro, a mente está consciente de muito mais. Há planejamento e estratégia, confronto de vontades, má orientação psicológica, até engenhosidade e diversão. Todas essas são ações sutis, que eventualmente determinam o resultado do jogo, um movimento por vez.
SETE SEGREDOS DA VIDA • 18

Tudo que está acontecendo, nesse momento, é resultado de escolhas que você fez mentalmente no passado. As escolhas que fazemos têm conseqüências que, ou são evolutivas ou destrutivas. Ao pagar um débito de carma conscientemente, você converte adversidade em uma experiência positiva. Nenhum débito fica sem ser pago no universo. Muitas vezes o carma funciona inconscientemente. Como devemos agir, quando as conseqüências são incertas e imprevisíveis? Confiamos no impulso evolutivo, que a lei do carma descreve. As leis espirituais do sucesso existem para serem dominadas. Nós nos alinhamos com a mecânica do universo, que é a mecânica da consciência. Como o domínio é medido? Através de resultados positivos. Pare por um instante e testemunhe as escolhas que está fazendo. Pode não achar que são escolhas. Mas são. Testemunhe as escolhas que faz a cada momento. Em termos práticos, pergunte a si mesmo: Quais são as conseqüências da minha escolha? Dentre uma infinidade de escolhas há sempre uma, a escolha certa, que cria felicidade máxima para você, assim como para aqueles à sua volta. Como fazemos a escolha certa? No momento em que conscientemente fizer uma escolha preste atenção em como se sente. Se você sentir malestar ou desconforto até quando se pergunta, então, provavelmente não é de karma apropriado. Se você recebe uma mensagem ou uma sensação de conforto, então, a escolha que você está fazendo é de karma apropriado. O futuro é gerado por escolhas que fazemos em cada momento das nossas vidas.

yjw
19 • SETE SEGREDOS DA VIDA

<v>
IV - Lei do Menor Esforço

E

ssa lei é baseada no fato de que a natureza toma o curso da ação mínima e sem resistência. Observe a natureza trabalhar, a cada momento. A grama não tenta crescer, ela apenas cresce. Os pássaros não tentam voar, apenas voam. Esse não é um princípio abstrato da eficiência. É algo bastante espontâneo. Pense nas palavras que usamos para esse aspecto da natureza: elegante, gracioso, não forçado e, acima de tudo, natural. Nós também podemos viver assim. Poderíamos encontrar maneiras de satisfazer exigências da vida com menos estresse e tensão. Qualquer coisa que aumente o caos e a desordem opera contra a lei do mínimo esforço e, portanto, leva à frustração e à futilidade. Ao invés de aceitar que o caos é natural, olhe mais de perto e verá quão artificial ele realmente é.Os efeitos destrutivos da ação e do pensamento caóticos não podem passar despercebidos.
SETE SEGREDOS DA VIDA • 20

O primeiro passo é sair do caos e da desordem. É algo mais simples do trabalho? Então considere o poder mudar as coisas numa base mais simples. Uma vez que você não faz parte do caos, o segundo passo é pedir pelo resultado mais simples, que irá trazer ordem e conforto. A lei do mínimo esforço nos assegura de que há sempre um caminho mais simples e melhor para a realização. Como o encontramos? • Não culpe nada ou ninguém. • Assuma a responsabilidade. • Seja aberto: perceba que você nem sempre tem conhecimento completo sobre uma situação. • Aprenda a observar e a permitir. • Busque respostas criativas e não pare até que a certa chegue. Você sabe que está certo porque sentirá que é certo, sem sombra de dúvida. Uma vez que adotar essa atitude, situações angustiantes se tornarão uma oportunidade para a criação de algo simples, natural e satisfatório. O assim chamado tormento irá se tornar seu professor. Há uma arte em aceitar as coisas como elas são, não como gostaria que fossem. Quando você luta contra esse momento, na verdade, você está lutando contra o universo inteiro, por que foi preciso o universo inteiro

21 • SETE SEGREDOS DA VIDA

para criar esse momento. Quando você está no momento, a mente se torna aguçada, alerta e receptiva. Aceitar pessoas e acontecimentos como ocorrem, é se comprometer a seguir um caminho sem resistência. Não há mistério em fazer parte da corrente da vida, porque essa é a zona mais confortável para o corpo. Conforme você dominar essa lei, será capaz de simplesmente ter um pensamento vago e a manifestação desse pensamento se torna realidade. Com o tempo, você fará menos e realizará mais. No final das contas, você chega ao estado, em que não faz nada e realiza tudo.

yjw

SETE SEGREDOS DA VIDA • 22

23 • SETE SEGREDOS DA VIDA

V - Lei da Intenção e do Desejo

H

á um segredo na tradição da sabedoria védica, que pode ser o mais valioso de todos. O segredo é esse: inerente a cada desejo, está a mecânica para sua realização. A consciência pura está quieta, até ser despertada para a ação por nossos desejos. Quando você introduz qualquer intenção, no solo fértil da potencialidade pura, você põe esse infinito poder de organização pra trabalhar para você. Quando se concentra no pensamento, você tem o poder de transformar. Com o poder inerente à sua consciência você pode mudar a energia e informação do seu mundo, fazendo com que tudo se manifeste da maneira mais eficiente possível. Esse infinito poder de organização é encontrado num floco de neve, numa flor ou numa célula. Essa não é uma noção mística porque toda vez que você quer correr ou levantar os braços, sua ação incita milhões de reações químicas e impulsos
SETE SEGREDOS DA VIDA • 24

elétricos que obedecem a leis fixas da natureza. A quinta lei aplica a mesma mecânica para os desejos, alcançando muito além do corpo físico.

Quando você tem uma intenção do nível da sua alma ou espírito, essa intenção tem todo o poder do universo: – Consciência; – Potencialidade; – Cura; – Sucesso; – Criatividade... O que impede o universo de nos ajudar a conseguir o que queremos? Os antigos profetas indianos responderam esse mistério com a sexta lei espiritual do sucesso, a lei do desapego.

yjw

25 • SETE SEGREDOS DA VIDA

<&>
VI - Lei do Desapego
universo responde melhor quando você está desapegado do seu desejo. Ou seja, quando não está desesperado ou obcecado. Quando você pensa “eu tenho que ter isso” ou “se eu não conseguir isso, serei um fracasso”, você está fechando a sua consciência num modo fixo, rígido. Quando você domina a sexta lei é capaz de manter uma serenidade inabalável, ao mesmo tempo em que se compromete com o seu objetivo em intensa paixão. O desapego é uma qualidade de atenção. Sua intenção é para o futuro, mas sua atenção está no presente. Enquanto a sua atenção estiver voltada para o presente, a sua intenção para o futuro irá se manifestar. Nossas intenções criam reflexões no mundo exterior. Sempre que as coisas parecem não caminhar da nossa maneira há uma reflexão negativa. lsso pode ser visto diretamente.
SETE SEGREDOS DA VIDA • 26

O

Quando a sexta lei é completamente dominada, a atenção individual expande seu campo para a atenção cósmica. Você vê o mundo físico através dos olhos da alma. A solução para esse dilema está na sabedoria da insegurança ou da incerteza. A sabedoria da incerteza significa não procurar momentos fixos, quando tudo está dando certo. Ao invés disso, cada momento da vida é permitido ser cheio de entusiasmo, aventura e mistério. Permita-se abraçar esse momento. Se fizer isso, de repente, terá um insight. É um avanço espetacular, a experiência acontece e esse insight, se é verdadeiro, levará à inspiração, o que significa que nada impedirá você. Desapegada do resultado está a sabedoria da incerteza. Há oportunidades quando se está fundado na sabedoria da incerteza. Cada situação que você tem na vida é semente para uma oportunidade. A incerteza é apenas uma condição temporária enquanto você espera uma resposta surgir. E assim chegamos ao maior mistério de todos. O que é o plano cósmico? O que a nossa vida significa no esquema do universo?

yjw
27 • SETE SEGREDOS DA VIDA

VII - Lei do Propósito na Vida (Dharma)

T

odo mundo tem um propósito na vida. Um dom único ou talento especial para dar aos outros. E quando misturamos esse talento único com o serviço aos outros experimentamos o êxtase e a exultação do nosso próprio espírito, que é o objetivo final. Seu destino único, seu lugar no plano cósmico é conhecido como darma. O darma implica mais do que procurar trabalho que você adora. O darma é uma mudança na consciência, que começa ao você se alinhar com sua maior visão e depois se tornar a manifestação dessa visão. A raiz da palavra darma, em sânscrito, é um verbo que significa “sustentar”. Essa é uma dica valiosa. Você sabe quando se tornou parte do plano cósmico quando o universo sustenta e apóia você.

SETE SEGREDOS DA VIDA • 28

A sétima lei leva as seis leis anteriores à realização. Porque quando você domina o darma todo o universo está ao seu lado. Cada lei da natureza vem à sua ajuda, cada poder lhe apóia espontaneamente. Auto-exploração não é uma tarefa que você completa e depois abandona. Cada pessoa é um projeto sem-fim do universo. Somos navios na noite e a corrente que nos mantém e nos leva ao amanhecer é o darma. Quando você realmente cria alguma coisa sem esforço vem do nível da sua alma, do seu espírito. Quando nos referimos a Deus, freqüentemente, usamos o termo “Criador” e o universo é criação de Deus. Então, quando você participa do processo criativo você está criando em conjunto com Deus. Se você abrir os seus olhos e enxergar através da ilusão e das condições passadas, o caminho nos chama, e estava lá o tempo todo. Está lá agora. Nesse exato momento, chamando das profundezas da nossa própria consciência. Começamos falando de conexões invisíveis. Há uma conexão que sustenta todas. A mente universal coreografa tudo, que está acontecendo em bilhões de galáxias com elegante precisão e absoluta inteligência. Sua inteligência é máxima e suprema, permeando cada fibra da existência. Do menor ao maior, do átomo ao cosmos.

yjw

29 • SETE SEGREDOS DA VIDA

Sou um impulso do universo, nesse momento específico no tempo. Parte de uma onda coletiva de consciência. Depois que eu me for, terei feito tudo que vim para fazer e isso é o bastante.
DEEPAK CHOPRA

SETE SEGREDOS DA VIDA • 30

Textos extraídos do documentário SETE SEGREDOS (The Seven Spiritual Laws of Success). Direção: Ron Frank. Produção: Mallika Chopra, Gothan Chopra, Ron Frank. Roteiro: Steve Rosenfeld, Jeff Cotton, Leif Stoehr. Interpretes: Deepak Chopra e Olivia Newton-John com Bill Duke, Tom Cegax, Judy Julin, Tina Mickelson, David Simon e Dave Stewart. Hollywood (EUA), Estúdio: 20th Century Fox Home Video, 2007. DVD (64 minutos) color. [Baseado na obra de Deepak Chopra: The Seven Spiritual Laws of Success, 1996] Legendas: Fernando Theodoro in OpenSubtitles (2008). Compilado por FFlorion (2008).
Imagens e ilustrações
Pág. 10 – <http://www.eaglezen.com/mygal01.htm> Joseph Eagle Pág. 11 – <http://www.baixocalao.com/shimabukuro/caos.jpg> Glauber Shimabukuro Pág. 12 – <http://troll-urbano.weblog.com.pt/arquivo/labirinto.jpg> Pág. 13 – <http://i164.photobucket.com/albums/u30/teteurrea/sun-1.jpg> Teteurrea Pág. 14 – <http://www.eaglezen.com/mygal01.htm> Joseph Eagle Pág. 16 – <http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/06/174_2034-dinheiro.jpg> EyesPic Pág. 17 – <http://www.200gr8ful.com/Implement_Your_New_Attitude.html> Pág. 18 – <http://www.esdc.com.br/imagens/xadrez.jpg> Pág. 19 – <http://proavirtualg15.pbwiki.com/f/Art8.jpg> Pág. 20 – <http://pattylippert27.pbwiki.com/f/caminho.jpg> Pág. 24 – <http://www.ashtarcommand.net/photo/free_1-1> Pág. 25 – <http://bp0.blogger.com/_VzZhc0kc7Kk/R17UlxPRNrI/AAAAAAAAAKM/sZU3hoKmoEY/s1600h/thisisitbyirockyourpantji4.jpg> Pág. 26 – <http://byfiles.storage.live.com/ y1pEwFI9s1tXGD5gELSvZzqsWtIf8H8osyVCllBAOUVwu7f4TrZqtc_pa769RO46Jf_bZmWvNZfzxs> Pág. 27 – <http://www.petalasdocoracao.blogger.com.br/Resize%20of%20Stats%20Jpeg%20%20Mocinhos%20(10).jpg> Pág. 30 – <http://api.ning.com/files/ELz7us8snBFeZ4xNZstujWI78MtJcy6DtOebGaIyE*HC6AfC7bhjYy4zx0WCYnfTMWa4PIFy-VVr2AMNa-nnUMZkNk68jq-/ orion.jpg>

31 • SETE SEGREDOS DA VIDA

fflorion@ymail.com

yjw

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful