Microsoft® Office® 2010

Passo-a-passo para Professores

Criar um gráfico no Excel 2010
Os gráficos são usados para mostrar informação variada de dados numéricos em formato gráfico, tornando os dados, e a relação entre eles, mais perceptível.

Sobre os gráficos e os seus elementos
Um gráfico tem muitos elementos, alguns deles são exibidos por predefinição. Os elementos do gráfico podem ser adicionados, removidos, movidos, redimensionados ou alterados.

1 Área do gráfico 2 Área de desenho 3 Valores das séries de dados 4 Eixos horizontal (categoria) e vertical (valor) 5 Legenda 6 Título do gráfico e do eixo 7 Rótulo de dados usado para identificar detalhes dos valores nas séries de dados.
Quando clica em qualquer parte da área do gráfico, e passar o rato sobre um desses elementos, o Excel exibe informações sobre esse elemento, numa dica de ecrã. Se clicar em qualquer parte do gráfico verá que as Ferramentas de Gráfico ficam disponíveis, acrescentando ao friso os separadores Estrutura, Esquema e Formatar.

1

e todos os do valor longo do eixo vertical. Os gráficos de barras ilustram comparações entre itens individuais. portanto. ou em linha apenas numa folha de cálculo. Seguem-se alguns tipos de gráficos disponíveis e utilizados com maior frequência: Tipo de gráfico Gráficos de colunas Os dados que são organizados em colunas ou linhas numa folha de cálculo podem ser representados num gráfico de colunas. Por exemplo. Os gráficos de colunas são úteis para mostrar as alterações dos valores no decorrer de um dado período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens. Os gráficos circulares mostram o tamanho dos itens numa série de dados. os dados que representam o lucro ao longo do tempo podem ser representados num gráfico de área para enfatizar o lucro total. Os gráficos em linha podem exibir dados contínuos no decorrer do tempo. podem ser representados num gráfico circular. 2 . Gráficos de área Os dados que são organizados em colunas ou linhas numa folha de cálculo podem ser representados num gráfico de área. Num gráfico de linhas. e pode ser usado para chamar a atenção de um valor total numa tendência. um gráfico de área mostra também a relação das partes como um todo. ideais para mostrar tendências em dados com intervalos iguais. os dados da categoria são distribuídos uniformemente ao longo do eixo horizontal.Tipos de gráficos disponíveis O Excel 2010 suporta vários tipos de gráficos que ajudam a exibir os dados de forma significativa para as pessoas. Os gráficos de área enfatizam a magnitude da mudança no decorrer do tempo. Gráficos circulares Os dados que estão dispostos numa coluna. Ao exibir a soma dos valores assim organizados. Exemplo de gráfico Gráficos de linhas Os dados que são organizados em colunas ou linhas numa folha de cálculo podem ser representados num gráfico de linhas. proporcional à soma dos mesmos. Gráficos de barras Os dados que são organizados em colunas ou linhas numa folha de cálculo podem ser representados num gráfico de barras. contra uma escala comum sendo. As séries de dados num gráfico circular são exibidas como percentagens de um círculo inteiro.

seleccione a opção Todos os Tipos de Gráfico para exibir a caixa de diálogo Inserir Gráfico. Os gráficos de dispersão mostram as relações entre os valores numéricos em várias séries de dados ou desenha dois grupos de números com uma série de coordenadas XY. Gráficos de bolhas Os dados que são organizados em colunas. Para criar a maioria dos gráficos. Contudo. e de seguida. no grupo Gráficos. Seleccione as células que contêm a informação que pretende usar no gráfico. e os valores de tamanho de bolhas estão listados em colunas adjacentes. 2. 3 . clique num tipo de gráfico. seleccione o gráfico pretendido e em OK. No separador Inserir. Ou então. clique no subtipo de gráfico que deseja utilizar. Insira os dados numéricos do gráfico numa folha de cálculo do Excel. pode organizar os dados em linhas ou colunas.  Para ver todos os tipos de gráficos disponíveis. siga um dos seguintes passos:  Clique no tipo de gráfico pretendido. alguns tipos de gráficos (como os circulares e os de bolhas) exigem uma organização mais específica.Gráficos de dispersão (XY) Os dados que são organizados em colunas e linhas numa folha de cálculo podem ser representados num gráfico de dispersão. e em seguida. clique na seta do canto inferior direito do grupo . Crie um gráfico 1. De seguida. podendo ser representados num gráfico de bolhas. 3. estão listados na primeira coluna e correspondem aos valores de Y. numa folha de cálculo para os valores de X.

poderá modificar qualquer dos seus elementos. Esquema e Formatar. Adicionar títulos. 2. em seguida.  No separador Estrutura.  No separador Esquema. Modifique um gráfico básico para satisfazer as suas necessidades Depois de criar um gráfico. Mostrar ou ocultar linhas das grelhas  Seleccione o gráfico que pretende formatar. O Excel criará o gráfico automaticamente. títulos dos eixos. Quando clicar no gráfico que pretende formatar. 3.4. Para modificar um gráfico. clique no estilo de gráfico que pretende. no grupo Rótulos. ou rótulos de dados num gráfico  Seleccione o gráfico que pretende formatar. seleccione a característica que pretende alterar. este exibirá as Ferramentas do Gráfico. adicionando o ao friso os separadores Estrutura. 4 . e. poderá: 1. a legenda. Alterar um estilo pré-definido do gráfico  Seleccione o gráfico que pretende formatar. clique na opção que pretende. no grupo Estilos de Gráfico.

5 . seleccione as horizontais e/ou verticais que pretende mostrar e as opções que mais de adequarem ao que pretende. clique em Linhas de Grelha. No separador Esquema. ao longo do ano lectivo. são especialmente úteis para pequenas reuniões ou outros contextos em que seja necessário mostrar as tendências dos valores. Dado que os gráficos sparkline mostram tendências num espaço pequeno. Gráficos Sparkline Pode utilizar gráficos sparkline (pequenos gráficos que cabem numa célula) para resumir visualmente tendências junto dos dados. a seguinte imagem mostra como um gráfico sparkline lhe permite ver rapidamente o desempenho dos seus alunos. Por exemplo. num formato visual de fácil compreensão. no grupo Eixos. nas avaliações.

Altere os aspectos que pretende. seleccione o tipo de gráfico que pretende inserir: Linhas.Estrutura. Clique em OK. Por exemplo. No separador Inserir. no grupo Gráficos Sparkline.Insira e Formate um gráfico Sparkline 1. Colunas ou Perda/Ganho. Para formatar o gráfico. e o mais baixo do gráfico. Seleccione os dados que pretende representar no gráfico. 2. Aparecerá no friso o separador de formatação do gráfico . Seleccione também a célula onde pretende integrar o gráfico. 6 . clique sobre o mesmo. na Cor de Marcador e/ou aumente a espessura da linha em Cor de Gráfico Sparkline. 3. escrevendo o intervalo de dados ou seleccionando os mesmos com o rato. marque o valor mais alto.

sobre informação contida neste documento. OneNote são marcas registadas ou comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros países.microsoft. IMPLÍCITA OU ESTATUÁRIA. Este documento é fornecido apenas para fins informativos. Todos os direitos reservados.Mais informações Ferramentas gratuitas para professores: www. Excel.com/portugal/educacao/suiteaprendizagem Microsoft Office Excel: http://office. PowerPoint.microsoft. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA. EXPRESSA. 7 . Windows Live™ Writer. Todas as outras marcas mencionadas são propriedade dos respectivos titulares.com/pt-pt/excel © 2010 Microsoft Corporation. e Windows Live™ SkyDrive. Microsoft. Internet Explorer.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful