1

CENA 1 - INT - QUARTO - DIA O quarto de EDU está transformado em sala de reuniões da produtora de vídeo. Um computador ligado, uma câmera de filmar sobre a mesa, duas cadeiras na mesa de trabalho. Ao computador está EDU. Ao seu lado está BETO, primo de EDU que se associou nesta missão de produzir para TV. Alguma desorganização. EDU abre o Google e digita a frase: UMA CÂMERA NA MÃO. Aparecem os resultados da busca e EDU grita para BETO EDU Olha só, tem montes de coisas sobre a nossa ideia.... BETO Sério?!... EDU Verdade. Tem um cara aqui que aparece em todas. BETO Quem? EDU Um tal Glauber Rocha.. BETO Nunca ouvi falar. EDU Eu também não... E tu aí, já descobriste como vai se chamar o programa? BETO Sei lá, estou cansado CENA 2 - INT - SALA DE ESTAR - NOITE A sala está arrumada como se fosse acontecer uma sessão de cinema. O sofá grande está alinhado ao centro, a poltrona está em lugar de destaque, algumas cadeiras mais. Algumas pessoas sentadas: Uma senhora com aparência de 70 anos, e uma outra com aparência de uns 50. De pé está um cavalheiro de uns 50 anos e um outro com uns 30. 3 crianças saltam pela sala brincando. BETO está sentado na poltrona mexendo no celular. EDU está impaciente e mostrando alguma preocupação, de pé junto à TV onde vai mexendo como que afinando algumas definições. EDU ergue-se e grita para a porta da sala: EDU Vô!, estamos todos à espera. AVÔ em off Estou indo Um pouco mais de impaciência na sala

Gordo. BETO Tu só me mandas fazer as coisas difíceis. E mais. EDU dá play no comando do DVD e corre para sentar-se o mais perto possível do avô. tu chegas lá...... Os outros adultos também se sentam.. Vamos mas é adiantar com isto....DIA EDU instiga BETO sobre o nome.QUARTO . As senhoras continuam conversando e os cavalheiros puxam as crianças para a frente. e .2 onde tudo vai acontecendo do mesmo modo. Nem sequer me deixas mexer na filmadora. Roda a vinheta de abertura e surge o título em letras saltitantes À ESPERA DE UM NOME Ouve-se uma gargalhada CORTA PARA QUARTO CENA 3 . Eis que o AVô chega e EDU diz: EDU Tanta demora Vô! AVÔ É da idade meu neto. EDU É cara. A cena roda e faz zoom para a TV Corta para imagem da gravação em que se apresenta o primeiro programa gravado pelos guris.INT . BETO "arrasta-se" para o sofá e o AVô senta-se na poltrona. Prometemos mostrar sábado pró vô. gordo! Esse lugar é pró vô! O Avô põe a mão na cabeça de EDU e diz-lhe: AVÔ Deixa lá o teu assistente. Nem pra descolar um nome. EDU Ela é minha.. tu nem sabes funcionar com ela. Sentam-se no chão da sala. A minha torneirinha já vai perdendo o comando.... Sou eu sempre que carrego as coisas. tu não faz nada. Edu fala ríspido para BETO EDU Sai daí..

. burrinho! BETO Se é assim. EDU Podias ser mais criativo. bem legais. EDU coloca a mão na cara de BETO e esfrega. Mas tem outros lugares onde podemos pôr.. faz tu! EDU Eu até já tenho uma ideia.. Pode ser.. Pode ser. BETO Mas agora também tive mesmo uma ideia! Podemos por no youtube! EDU Nada disso. Em vez de um.3 pró resto do pessoal.. EDU Eeeehhhhhhh.. até podemos fazer um título pra cada programa... Pode ser que eles até ajudem.. BETO Deixamos pra decidir depois o título... Eu vou descobrir. Vais ver que todos vão rir na nossa cara... . Lá só tem porcaria.. Muitas programas a sério também fazem assim.... vamos ter que arranjar um por semana. BETO ... Assim ainda vamos ter mais trabalho.. Eles vão rir da nossa cara.... Pode ser. BETO Heih.. não curtes. EDU Vamos fazer isso mas pró próximo tem que ter título.. À ESPERA DE TÍTULO.. né! BETO É isso aí.. né... Pomos SEM TÍTULO. EDU É mas todos têm um nome geral. Ideias? tu? Corta essa. BETO Tá bem.. EDU O título é o mais fácil.

. BETO É isso aí..Vai ser com aqueles caras que fazem malabarismo nas ruas. EDU E agora? que podemos fazer? Lembras de alguma cena por aí? BETO Sei lá... Há um pessoal lá da escola que vai. e no twiter. BETO Também podem ser aquelas festas das galeras.. Quando o meu pai me leva prá escola aparecem nos semáforos. BETO Então pode ser essa coisa dos malabaristas mesmo.. EDU És doido. EDU continua no corte e avança da edição das cenas do filme... BETO É. qualquer coisa.... Só espero que não chova.. achas que o teu pai ia deixar. Acho que vai ser legal.. EDU Vai com calma. EDU Qualquer coisa não dá. Os dois (Edu e Beto) conversam junto ao computador. BETO vira-se para o seu Laptop e começa a abrir o Face e e Twiter. chove sempre ao sábado. Vai bombar. Nestas coisas tem sempre .. O nosso primeiro vou ser eu a dar a ideia. Agora até me entusiasmei.. primeiro temos que fazer este e mostrar prá galera.... E vou pôr no Face. Quando vamos filmar? EDU Só pode ser sábado.. mas tu tens que ir para carregar o material. Sou mesmo o chefe.. EDU Eu até podia fazer isso sozinho..4 Mas eu posso fazer isso.... né. Nesses rolos há até drogas..

EDU abraça calorosamente o AVÔ. Eu sou o diretor... pra ti fica seres assistente... O avô aproxima-se e pega numa das caixas e entrega orgulhoso a EDU. como vão os nossos filmes? EDU Vô. vamos filmar na rua. Eu sou chefe...INT .. PAI Pena não ter título. Eu fico para assistir. BETO Mas o que é que temos que carregar? EDU Tudo! BETO Mas não é só a câmera? EDU É isso.. Umas caixas de presente.5 quem carrega o mais pesado. Ouvem-se palmas...NOITE Ao canto da sala vê-se uma árvore de Natal com luzinhas piscando.SALA . BETO É isso. e carregador de material. As crianças já estão desligadas e a brincar. Mas o bom da história é que . vamos filmar sábado. Queres vir conosco? AVÔ Isso não é prá velho que nem eu.. FIM DE FLASHBACK BREAK PARA COMERCIAIS O plano mostra a TV onde aparece a palavra FIM... O AVÔ entra no quarto e pergunta: AVÓ Então. O avô olha para a câmera com um ligeiro sorriso nos lábios FLASHBACK CENA 6 . Assim podes mexer na câmera..

. AVÔ Vai demorar. Acho melhor é desistir! FAMILIA EM CORO Naaaãooooo. bem diferente... Diretores. você nem viu! estava na conversa com a tia.. (surdina) BETO Quem são esses? EDU Atores famosos..... Ahhh A família mantém algum silêncio. Eu acho que já fiz a minha parte. EDU Ó Vó. burro! PAI Edu! respeito. Em surdina fala para o lado.INT .. não se querendo manifestar.. tá.. este podia-se chamar "CIRCO" EDU Ó tia. BREAK PARA COMERCIAIS FAMÍLIA EM CORO Vocês conseguem muito melhor! CENA 7 . teu primo.. AVÓ Claro que vi! TIA Olha.... AVÓ Está lindo. nem é circo. Mãos de EDU abrem o laço. Ainda vamos ter um Edu Spielberg e um Beto Scorsese..SALA .NOITE Close na caixa de presente de Natal.6 nós queremos que vocês decidam sobre o título do programa. . Ahh. E não são atores.. meus queridos. Todos vão querendo fugir à situação de dar opinião.. AVÔ Bem..

INT . ... LETERING: Algumas horas depois.DIA EDU e BETO estão fixos no computador.QUARTO . Ficava bem legal o Beto com a camiseta a arder. pobrinho do menino da mamãe. Estas cenas serão retiradas da internet (assim se evita fazer uma externa para filmar e estar a criar situações).7 rasgam o papel. BETO escolhe alguns CD's para a trilha e acompanha EDU na edição. EDU Hehh.. Mais legal ainda foi tu teres apanhado com aquela borrada na roupa. Montam-se algumas situações com transições bem amadoras.INT ... de castigo..NOITE A família está reunida assistindo o programa. Bem provável que para a próxima ela não me deixe ir. (Segue UM POUCO do programa com cenas de malabaristas de rua... programa de edição aberto e vão correndo algumas cenas de artistas de rua fazendo malabarismos.) EDU Só faltou mesmo o Making off.. BETO Legal só para ti.SALA . abrem a caixa e começam a tiram os manuais e eis que aparece a câmera de filmar. A minha mãe quebou o pau. Em plano aberto vai se aproximando da TV e a imagem salta para tela principal.... CENA 8 . EDU coloca um título de texto: FIM Ergue a mão e dá uma palmada na mão do primo BETO CENA 9 . EDU Esta cena do cara a deitar fogo pela boca ficou legal...

puxando cenas para um lado e para outro e testando transições.. Escolhe outra para a abertura.. Os dois personagens falam em conjunto: BETO E EDU Viva o Avô! Prá semana há mais! E se você tem coragem para ver o nosso programa.. Vai ser só gargalhada.com/eduebeto . CENA 10 .. BETO Olha. esta música bate certinho para aí.... mas dá um trabalho. Ouvem música e vão falando. Os dois atentos ao computador.. EDU Vai ficar bem legal. BETO já vejo isso...8 BETO Tu também vais ter das boas..QUARTO .. vá ao youtoube. EDU Pode ser.. Não sei se vamos dar conta. EDU Deixa chegar as férias que eu vou pegar nas tuas cenas e vou fazer um especial de verão.. Sorte tua é que não consigo te pegar.DIA Edu e BETO estão entusiasmados a editar.INT .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful