Sistema de Gestão Ocupacional Florestal

Autor do Doc .: Editores : Título: Título :

Adriano Marchiori Adriano Marchiori

Comissão Interna de Prevenção Acidentes do Trabalho Rural PROCEDIMENTO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Procedimento PROC-023-0 Incluir Cancelar : AREA FLORESTAL Incluir Cancelar : Homologado Data do Status : 15/05/2009 09:01:41

CIPATR
Tipo do Documento : SubTipo : Nº: Nº: Áreas /Setores de Aplicação Áreas /Setores de Interface Status : Documentos Complementares

Documento: PROC - 023 - 0

1. OBJETIVO A CIPATR da International Paper - Unidade Florestal tem como missão promover a segurança do trabalho através da partipação conjunta com o SESTR e demais departamentos, buscando consolidar com todos os funcionários o conceito de saúde e segurança do trabalho sempre buscando a preservação da vida do trabalhador.

2. Definições 2.1. CIPATR - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural A CIPATR tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida do trabalhador. As empresas cujo número de empregados seja superior a 19, devem providenciar a organização de comissões internas de prevenção de acidentes, tendo como objetivo: - Identificar e acompanhar situações de risco de acidentes e se necessário, junto com o responsável, propor soluções; - Estimular o interesse pelas questões de prevenção de acidentes; - Apresentar sugestões quanto à orientação e fiscalização das medidas de proteção; - Realizar palestras instrutivas; - Propor a realização de concursos com premiações; - Tomar outras providências visando educar o empregado na prática de prevenção de acidentes.

Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural O SESTR. em conjunto com o SESTR. quando houver. f) colaborar no desenvolvimento e implementação das ações da Gestão de Segurança. informando ao SESTR. das discussões promovidas pelo empregador. condições e processos de produção. o funcionamento de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores. para avaliar os impactos de alterações nos ambientes e processos de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores. com o SESTR.2. inclusive quanto à introdução de novas tecnologias e alterações nos métodos. SESTR . composto por profissionais especializados. nas instalações ou áreas de atividades do estabelecimento rural. b) identificar as situações de riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores. d) participar. e) interromper. ou ao empregador rural ou equiparado. da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas encontrados. para tornar o ambiente de trabalho compatível com a promoção da segurança e saúde e a preservação da integridade física do trabalhador rural. . i) divulgar e zelar pela observância desta Norma Regulamentadora. quando houver.2. Saúde e Meio Ambiente de Trabalho Rural. integradas às práticas de gestão de segurança. h) requisitar à empresa cópia das CAT emitidas. 3. quando houver. Disposições Gerais 3. ou com o empregador. g) participar. comunicando-as ao empregador para as devidas providências. saúde e meio ambiente de trabalho. consiste em um serviço destinado ao desenvolvimento de ações técnicas. c) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho.1 Atribuições da CIPATR A CIPATR tem as seguintes atribuições: a) acompanhar a implementação das medidas de prevenção necessárias. bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho.

2. da NR 31.2.2. no segundo ano do mandato.2.1. n) encaminhar ao empregador. visando a melhoria das condições de segurança e saúde no trabalho. l) elaborar o calendário anual de reuniões ordinárias. 3. O empregador designa o coordenador da CIPATR e os representantes dos empregados escolhem entre eles. as atas de eleição e posse e o calendário das reuniões devem ser mantidas no estabelecimento à disposição da fiscalização do trabalho. enquanto o empregador indica os seus representantes. não poderá ser desativada pelo empregador antes do término do mandato de seus membros. 3. exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento. e pela representação dos trabalhadores. k) propor ao empregador a realização de cursos e treinamentos que julgar necessários para os trabalhadores. que pode ou não pertencer à comissão. inclusive a semana interna de prevenção de acidentes no trabalho rural. bem como. 3. com conhecimento do empregador.3.3. a quantidade de componentes é calculada em função do número de empregados. m) convocar. 3. em condições paritárias. 3.4. ainda que haja redução do número de empregados. bem como acompanhar as respectivas execuções. O coordenador da CIPATR será escolhido pela representação do empregador.5.7. 3. escolhem um secretário.2. os elementos da CIPATR. Organização da CIPATR 3. A CIPATR não poderá ter seu número de representantes reduzido. A CIPATR deve ser composta por representantes do empregador e dos empregados.2. em conjunto. no primeiro ano do mandato. Organizada a CIPATR. conforme definido no Quadro do item 31.2.j) propor atividades que visem despertar o interesse dos trabalhadores pelos assuntos de prevenção de acidentes de trabalho. o) constituir grupos de trabalho para o estudo das causas dos acidentes de trabalho rural. .6. dentre seus membros. Os representantes dos empregados são eleitos em escrutínio secreto por um período de 2 anos podendo ser reeleitos para mais um período. o vice-presidente sendo que.2. ao SESTR e às entidades de classe as recomendações aprovadas. trabalhadores para prestar informações por ocasião dos estudos dos acidentes de trabalho.

por todos os empregados do estabelecimento. Os casos em que ocorra redução do número de empregados. a CIPATR da empresa contratante deve. f) realização da eleição no prazo mínimo de trinta dias antes do término do mandato da CIPATR. d) liberdade de inscrição para todos os empregados do estabelecimento. pelo menos quarenta e cinco dias antes do término do mandato e realizada com antecedência mínima de 30 dias do término do mandato. 3. que decidirá sobre a redução ou não da quantidade de membros da CIPATR. em horário normal de trabalho. b) comunicação do início do processo eleitoral ao sindicato dos empregados e dos empregadores.2. a CIPATR se reunirá em caráter extraordinário. em locais de fácil acesso e visualização. em conjunto com a contratada. com acompanhamento de um representante dos empregados e um do empregador. O processo eleitoral observará as seguintes condições: a) divulgação de edital.2.2. com a presença do responsável pelo setor em que ocorreu o acidente.2. Quando o empregador rural ou equiparado contratar empreiteiras. entendendo-se como tal a que não se fundar em motivo disciplinar.11.7. respeitando os horários de turnos e em horário que possibilite a participação da maioria dos empregados. . por meio do envio de cópia do edital de convocação. g) realização de eleição em dia normal de trabalho. independentemente de setores ou locais de trabalho. 3. i) apuração dos votos imediatamente após o término da eleição. por mudanças na atividade econômica. c) inscrição e eleição individual. definir mecanismos de integração e participação de todos os trabalhadores em relação às decisões da referida comissão. Processo Eleitoral 3. sendo que o período mínimo para inscrição será de quinze dias. com fornecimento de comprovante.2. A CIPATR reunir-se-á uma vez por mês. h) voto secreto. Os membros da CIPATR não poderão sofrer despedida arbitrária. 3. quando houver.1. no prazo mínimo de quarenta e cinco dias antes do término do mandato em curso. Em caso de acidentes com conseqüências de maior gravidade ou prejuízo de grande monta. em local apropriado e em horário normal de expediente. ordinariamente.3. técnico.3. e) garantia de emprego para todos os inscritos até a eleição. 3. econômico ou financeiro.10.3. obedecendo ao calendário anual. 3. devem ser encaminhados à Delegacia Regional do Trabalho. no máximo até cinco dias após a ocorrência. A eleição para o novo mandato da CIPATR deverá ser convocada pelo empregador.8.9.2. 3.3.

h) princípios gerais de higiene no trabalho. de todos os documentos relativos à eleição. nos temas agrotóxicos. ferramentas.3. 3.3.4. 3. assumirá aquele que tiver maior tempo de serviço no estabelecimento. b) estudo das condições de trabalho com análise dos riscos originados do processo produtivo no campo.4. k) noções de ergonomia.3. devem ser arquivados por 5 anos. Todas as atas de eleição. ergonomia e organização do trabalho). áreas de vivência. e) noções de prevenção de DST. Todo o controle de documentação do processo eleitoral deve ser registrado pelo Depto de Segurança no sistema ASM e documentação física como edital de convocação. Do Treinamento para os CIPEIROS 3. animais peçonhentos. cédulas. não haverá a apuração dos votos e deverá ser organizada outra votação que ocorrerá no prazo máximo de dez dias. riscos com eletricidade. abordando os principais riscos a que estão expostos os trabalhadores em cada atividade que desenvolver. fatores climáticos e topográficos.4. 3. i) relações humanas no trabalho. 3. maquinas e equipamentos. Assumirão a condição de membros. pelo empregador. AIDS e dependências químicas.4. Havendo participação inferior a cinqüenta por cento dos empregados na votação. bem como medidas de controle (por exemplo. etc. d) noções de primeiros socorros. O treinamento para os membros da CIPATR terá carga horária mínima de vinte horas.2. os candidatos mais votados e em caso de empate.4. transporte de trabalhadores. g) noções sobre prevenção e combate a incêndios. silos e armazéns. distribuídas em no máximo oito horas diárias e será realizado durante o expediente normal.3. A posse dos membros da CIPATR se dará no primeiro dia útil após o término do mandato anterior. de acordo com conteúdo mínimo: a) noções de organização. funcionamento.1.3.j) guarda.4. posse e reuniões ordinárias e extraordinárias devem ser elaboradas pelo secretário da CIPATR e devidamente registradas no . metodologia de investigação e análise. Todo funcionário da IP Florestal que for eleito membro da CIPATR deverá ser treinado antes da posse.5. j) proteção de máquinas equipamentos. 3. A porcentagem a ser considerada é somente sobre os trabalhadores com contrato por tempo indeterminado. f) noções sobre legislação trabalhista e previdenciária relativa à Segurança e Saúde no Trabalho. 3. c) caracterização e estudo de acidentes ou doenças do trabalho. 3. importância e atuação da CIPATR.4. por um período mínimo de cinco anos.

8. c) Providenciar para que as atas sejam assinadas por todos os membros da CIPATR. isoladamente ou em grupo e discuti-los.2. g) Cuidar para que todas as atribuições da CIPATR sejam cumpridas durante a respectiva gestão. 3. Atribuições dos Membros da CIPATR a) Identificar os riscos do processo de trabalho.6. 3. após cada reunião da CIPATR será realizada uma visita em determinada área de operações florestais com o propósito de inspecionar em loco as condições de saúde e segurança no local. o qual deverá ser . b) Preparar a correspondência e manter o arquivo atualizado. 3. Visita/inspeções da CIPATR nos locais de trabalho. Com o intuito de promover a melhoria contínua no âmbito da Segurança do Trabalho. encaminhando ao empregador e SESTR as recomendações aprovadas e acompanhar suas execuções. 3. promovido pelo empregador. e) Manter e promover o relacionamento da CIPATR com o SESTR e demais órgãos da empresa. 3.9. 3.9. discutindo os assuntos em pauta e aprovando/reprovando as recomendações. 3. b) Substituir o Coordenador nos seus impedimentos eventuais ou em seus afastamentos temporários. f) Frequentar o treinamento sobre prevenção de acidentes do trabalho. registrando-os por meio adequado.7. b) Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho. Atribuições do Secretário da CIPATR a) Elaborar as atas das eleições. c) Designar membro da CIPATR ou grupo. e) Analisar acidentes do trabalho. d) Participarr das reuniões da CIPATR.9. Os Cipeiros Visitantes deverão preencher o checklist. d) Determinar tarefas aos membros e coordenar as atribuições da CIPATR. Atribuições do Vice Coordenador da CIPATR a) Executar as atribuições que lhe forem designadas.sistema eletrônico do SGAF. posse e reuniões. b) Coordenar as reuniões. para investigar acidentes do trabalho ou acompanhar as investigações feitas pelo SESTR. f) Delegar atribuições ao vice-presidente da CIPATR.5 Atribuições do Coordenador da CIPATR O Coordenador da CIPATR tem como atribuições: a) Convocar os membros para a reunião da CIPATR.1. c) Elaborar o calendário anual de reuniões da CIPATR.

i) Análises de riscos.(Enviado em 14/05/2009 13:37:03) Homologado por: Valter Paiva em 15/05/2009 08:34:59 com duração de 1 dia(s) . NOTA: O cipeiro será responsável pela abertura da RAC (Relatório de Ação Corretiva) no sistema SGQ. Conforme o plano de trabalho da CIPATR. bem como. b) Plano de Segurança do departamento para o ano vigente.(Enviado em 07/05/2009 9:41:25) Consensado por: Gilberto Freire em 14/05/2009 13:59:16 com duração de 1 dia(s) .(Enviado em 07/05/2009 9:41:21) Consensado por: Oswaldo Depieri em 5/14/09 8:32:22 AM com duração de -4492800 dia(s) . e) Disponibilidade de Normas Operacionais e de Segurança.(Enviado em 07/05/2009 9:41:10) Consensado por: Carlos Coltro em 14/05/2009 11:12:06 com duração de 7 dia(s) .3.(Enviado em 07/05/2009 9:41:17) Consensado por: Rubens Fusco em 14/05/2009 11:24:21 com duração de 7 dia(s) . c) Correções de Condições Inseguras. referente as condições inseguras encontradas durante a visita. d) Utilização de EPI’s. h) Organização e limpeza do setor. Coordenador da CIPATR e para o Representante do departamento de Saúde e Segurança. j) Práticas da observação de Segurança. 3.endereçado ao Gerente/Gestor da área visitada. Consenso Consensadores Anderson Sene Carlos Coltro Fernando Martins Rubens Fusco Eduardo Possamai Oswaldo Depieri Gilberto Freire Tempo Limite dias) (dias ) 5 5 5 5 5 5 5 Enviado em 07/05/2009 9:41:10 07/05/2009 9:41:12 07/05/2009 9:41:17 07/05/2009 9:41:19 07/05/2009 9:41:21 07/05/2009 9:41:25 14/05/2009 13:37:03 Homologação Homologadores Valter Paiva Tempo Limite dias) (dias ) 5 Enviado em 15/05/2009 03:00:43 Histórico Criado por: Adriano Marchiori em 06/05/2009 15:06:01 Editado por: Adriano Marchiori em 14/05/2009 13:37:03 Pareceres : Consensado por: Anderson Sene em 14/05/2009 07:29:41 com duração de 7 dia(s) .(Enviado em 15/05/2009 03:00:43) Localização do Documento . as visitas devem ter como escopo mínimo a avaliação dos itens a seguir: a) Programa de Treinamento dos funcionários.9.(Enviado em 07/05/2009 9:41:19) Consensado por: Eduardo Possamai em 14/05/2009 07:41:28 com duração de 7 dia(s) . acompanhá-lo até o final de sua ação corretiva.(Enviado em 07/05/2009 9:41:12) Consensado por: Fernando Martins em 14/05/2009 19:42:48 com duração de 7 dia(s) . com cópias para os Supervisores/Coordenadores da área visitada. f) Nível de motivação e comprometimento para a Segurança. g) Reuniões dos Comitês de Segurança.

Área .Setor >> Pasta .Número .Localização FIM DO DOCUMENTO Propriedade da International Paper .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful