You are on page 1of 13

MODELO DE ROTULAGEM PREVENTIVA

Nome do responsável pela comercialização Dow Agro Sciences Industrial Ltda.

Identificação do Produto LEPECID*BR Spray é um eficiente inseticida formulado a base de Clorpirifos (0,0-duetil0,3,5,6-tricloro-2-piridel fosforoticato).

Composição: Clorpirifos (0,0-duetil-0,3,5,6-tricloro-2-piridel fosforoticato) Violeta genciana – 0.27g Óleo de pinho – 4,46g Veiculo qsq – 100,00g

Medidas Preventivas Recomenda-se ao aplicador, não inalar o produto. Evitar contato direto com os olhos e outras partes do corpo. Armazenar em temperatura acima de 50°C.

Identificação dos Perigos Cuidado Veneno: Risco de morte Produto Inflamável: Não perfure, não jogue o recipiente vazio no fogo, não aplicar próximo a chamas. Produto Nocivo: Este produto penetra no organismo por inalação, por ingestão ou através da pele.

 Produto Nocivo Estes produtos penetram no organismo por inalação. mesmo em pequenas quantidades. um perigo para a saúde. por ingestão ou através da pele . de uma fonte de calor.Descrição dos Riscos  Cuidado Veneno Substancias e preparações tóxicas e nocivas que apresentam.  Produto Inflamável Os produtos facilmente inflamáveis incendeiam-se em presença de uma chama.

Tóxico para animais e seres humanos.985% p/p. deve-se evitar que entre em contato com a fauna e flora silvestre bem como mananciais da água. Medidas Preventivas Segurança: A aplicação do RATICIDA GRANULADO RATAMEX 50 deve ser realizada em sua embalagem original. • Sensibilidade cutânea para produto formulado: O produto RATAMEX 50 não produziu reações dérmicas após a prévia exposição ao produto bem como outros sinais locais ou sistêmicos de hipersensibilidade durante todo o decorrer do ensaio Informações Ecológicas: • Efeitos ambientais. • Lesão cutânea em coelhos: O produto foi considerado não irritante quando aplicado pôr via cutânea em coelhos.01% p/p.Nome do responsável pela comercialização UNIBRÁS AGRO QUÍMICA LTDA Identificação do Produto O Bromadiolone (ingrediente ativo do RATAMEX 50) age opondo-se à síntese hepática da protrombina. tornando o produto mais seguro. Cereais 99. ocasiona hemorragias em diversos órgãos. . • Lesão ocular em coelhos para produto formulado: O produto foi considerado não irritante quando aplicado por via ocular em coelhos. precursor da formação de plaquetas. • DL50 aguda dérmica para ratos: > 4000 mg/kg de peso. responsável pela formação do coágulo sanguíneo.005% p/p% Benzoato de Denatônio 0. Não é necessário retirar o produto. Composição: Bromadiolone 0. comportamentos e impactos do produto: O produto é poluente. Informações Toxicológicas: • DL50 oral para ratos: > 2000 mg/kg de peso vivo. Em sua formulação o RATICIDA GRANULADO RATAMEX 50 possui um amargante que dificulta a ingestão humana. A alta diminuição da protrombina no sangue. levando o roedor à morte. o que traz segurança para o aplicador e as demais pessoas do domicílio.

Bromadiolone Antídoto – Vitamina K1. remova a pessoa para local ventilado. tratamento sintomático Telefone de Emergência – (16) 3628 1010 Identificação dos Perigos Cuidado Veneno: Risco de morte Produto Nocivo: Este produto penetra no organismo por inalação. Caso isso aconteça. lavar as partes atingidas com água em abundância e sabão. . levando consigo a embalagem ou o rótulo do produto.• Toxicidade para peixes: Truta arco-íris [CL 50 (96h) 1. procurar um médico. PELE: evite o contato com a pele. INALAÇÃO: evite a inalação. procurar um médico. OLHOS: evite o contato com os olhos. lavar imediatamente com água corrente em abundância e se persistir a irritação. levando consigo a embalagem ou o rótulo do produto. por ingestão ou através da pele.4 mg/kg]. Uso Médico: Grupo Químico – composto de ação anticoagulante nome comum . Caso isso aconteça. • Toxicidade para pássaros: DL 50 1600mg/kg (Codorna Primeiros Socorros: INGESTÃO: em caso de ingestão acidental. Caso isso aconteça.

Descrição dos Riscos  Produto venenoso  Produto Nocivo .

2% p/p para controle de formigas doceiras. O produto foi reaplicado no sétimo dia de experimento em área intacta e não houve sensibilização a levar ao quadro de choque nos animais experimentados.79% p/p Medidas Preventivas Informações Toxicológicas: • Efeitos ambientais. levando a embalagem ou o rótulo do produto. • Sensibilidade cutânea para produto formulado: Concluiu-se que o produto FORMICIDA GEL . • Lesão ocular em coelhos para produto formulado: O produto foi considerado não irritante quando aplicado por via ocular em coelhos. • Não fumar ou comer durante a aplicação.MATA FORMIGAS levou à formação de áreas hemorrágicas nos locais de aplicação. à base de sulfluramida. • Lesão cutânea em coelhos: O produto foi considerado não irritante quando aplicado pôr via cutânea em coelhos. plantas e aquários. Precauções: • Não aplicar sobre alimentos e utensílios de cozinha. • Possíveis efeitos mutagênicos com o produto formulado: O produto não apresentou atividade mutagênica nas cepas de Salmonella Typhimurium utilizadas. com teor de 0. água QSP 99. .001%p/p Atrativo. • Manter o produto na embalagem original. procure o Centro de Intoxicações ou Serviço de Saúde.2% p/p Benzoato de Denatônio 0.Nome do responsável pela comercialização UNIBRÁS AGRO QUÍMICA LTDA. espessante. comportamentos e impacto do produto: • DL50 oral para ratos: > 2500 mg/kg de peso vivo (praticamente não tóxico quando aplicado por via oral). • Não reutilizar as embalagens vazias. • Em caso de intoxicação. corante. Composição: N-ethylperfluoro-octane-1-sulfonamide (SULFLURAMIDA) 0. agente de consitência. Identificação do Produto O MATA FORMIGAS ISKAR GEL é o mata formigas em forma de gel. • CONSERVAR O PRODUTO LONGE DO ALCANCE DAS CRIANÇAS E ANIMAIS. • DL50 aguda dérmica para ratos: > 2500 mg/kg de peso vivo (pouco tóxico quando aplicado por via cutânea).

Uso Médico: Grupo Químico . . tratamento sintomático Telefone de Emergência – (16) 3628 1010. caso isso aconteça. PELE: evite o contato com a pele. INALADO OU ABSORVIDO PELA PELE. Se a irritação persistir. Primeiros Socorros: INGESTÃO: em caso de ingestão acidental. lavar imediatamente com água corrente em abundância. • Em caso de contato com os olhos. por ingestão ou através da pele. Produto Nocivo: Este produto penetra no organismo por inalação.SULFLURAMID Ação Tóxica – Inseticida de ação retardada e de ingestão Antídoto/Tratamento – Não há antídoto específico. caso isso aconteça. INALAÇÃO: evite a inalação. lavar as partes atingidas com água em abundância e sabão. procurar um médico. • Só utilizar em lugar de difícil acesso a crianças e animais. Identificação dos Perigos CUIDADO! PERIGOSO SE INGERIDO. procurar um médico. • Se inalado em excesso. levando consigo a embalagem ou o rótulo do produto. INALADO OU ABSORVIDO PELA PELE. caso isso aconteça. OLHOS: evite o contato com os olhos.Sulfonamida fluoroalifática Nome comum . • Contato perigoso a seres humanos e animais domésticos durante a aplicação. remover a pessoa para local ventilado. remova a pessoa para local ventilado. lavar imediatamente com água corrente em abundância.• Em caso de contato direto com o produto. levando consigo a embalagem ou o rótulo do produto. • CUIDADO! PERIGOSO SE INGERIDO. lavar a parte atingida com água em abundância e sabão.

mesmo em pequenas quantidades. um perigo para a saúde.Descrição dos Riscos  Cuidado Veneno Substancias e preparações tóxicas e nocivas que apresentam. por ingestão ou através da pele .  Produto Nocivo Estes produtos penetram no organismo por inalação.

Se a gravidade do efeito sobre a saúde se manifestar com quantidades muito pequenas o produto é assinalado com o símbolo tóxico Produto Nocivo Estes produtos penetram no organismo por inalação. por ingestão ou através da pele. Produto inflamável Os produtos facilmente inflamáveis incendeiam-se em presença de uma chama. Os produtos extremamente inflamáveis incendeiam-se sob a ação de uma fonte de energia. um perigo para a saúde. mesmo em pequenas quantidades. de uma fonte de calor ou de uma faúlha.Rotulagem Preventiva Produto Tóxico Substancias e preparações tóxicas e nocivas que apresentam. . mesmo abaixo de 0°C.

Produto Comburente A combustão tem necessidade de uma substancia combustível. da temperatura e do contato com outros produtos . depende das características do produto. é consideravelmente acelerada em presença de um produto comburente (substancia rica em oxigênio). a reação pode ser devida a presença de água ou umidade. Produto Corrosivo As substancias corrosivas danificam gravemente os tecidos vivos e atacam igualmente outras matérias. de oxigênio e de uma fonte de inflamação. Produto Explosivo A explosão é uma combustão extremamente rápida.

Reação química violenta 1 . perigosa para a camada de ozônio.Pode explodir com choque mecânico ou calor 2 .Substâncias que entram em ignição quando aquecidas moderadamente (Ponto de Fulgor abaixo de 93ºC) 1 .Substâncias que precisam ser aquecidas para entrar em ignição (Ponto de Fulgor acima de 93ºC) 0 .Substância Levemente Perigosa .Substâncias que entram em ignição a temperatura ambiente (Ponto de Fulgor abaixo de 38ºC) 2 . Diamante de Hommel (ou Diamante do Perigo) Inflamabilidade 4 .Não misture com água .Instável se aquecido 0 .Substâncias que não queimam Riscos à Saúde 4 3 2 1 0 – Substância Letal .Estável Riscos Específicos OXY – Oxidante Forte ACID – Ácido Forte ALK .Substância Moderadamente Perigosa .Substância Severamente Perigosa .Pode explodir 3 .Produto Perigoso Para o Meio Ambiente Substancias: muito tóxica para o organismo aquático.Corrosivo W . líquidos muito voláteis (Ponto de Fulgor abaixo de 23ºC) 3 . tóxica para a fauna.Alcalino (Base) Forte COR .Gases inflamáveis.Substância Não Perigosa ou de Risco Mínimo Reatividade 4 .

Ana Paula Martins Lucimar Vieira Márcia Feitosa Turma de Nutrição TRABALHO DE BIOSSEGURANÇA .

TRABALHO DE BIOSSEGURANÇA ALUNAS CURSO DE NUTRIÇÃO 2° E 3° SEMESTRE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS .2012 .