PLANO DE AULA 1 Data: 17/10/11 Eixo Central: Linguagem Temática: Disparador do Projeto Conteúdo: Leitura da história “Bonequinha preta”, conversa

formal sobre o projeto e confecção de uma boneca de pano. Objetivos:  Disparar o projeto;  Respeitar as diferentes raças;  Desenvolver a imaginação e a criatividade. Intervenção: Oral Procedimento:  Em roda a professora conversará com os alunos sobre o Projeto “Oficina de Artes” aproveitando para colher o conhecimento prévio dos alunos;  Na seqüência será lida a história “A Bonequinha Preta” onde o assunto sobre o preconceito racial será abordado;  Após este momento a professora juntamente com seus alunos irá confeccionar uma boneca de pano.

Recursos: História “A bonequinha Preta”, tecido ou camim marrom, amarelo e vermelho, linha, agulha, olhos móveis, cola colorida, tesoura e elástico.

Avaliação: a avaliação partirá da participação das crianças na roda de conversa e na confecção da boneca de pano.

Intervenção: Oral Procedimento:  Em roda a professora irá ler a história “Menina Bonita do Laço de Fita” fazendo comentários sobre a mesma.) favorecendo que as crianças ampliem seus conhecimentos sobre o assunto.). enfeitando a personagem da historia. dobradura do coelho.  Respeitar as diferenças. estimulando a reflexão das crianças. piloto.  Com base nas falas das crianças a professora irá produzir um texto coletivo falando das diferenças raciais. texto informativo (.PLANO DE AULA 2 Data: 18/10/11 Eixo Central: Linguagem e Artes Temática: Diferença Racial Conteúdo: Leitura da história “Menina Bonita do Laço de Fita. Recursos: História “Menina Bonita do Laço de Fita”. papel metro....  Ainda em roda a professora irá ler o texto informativo (. . tesoura. fita adesiva e atividade xerocada. produção textual coletiva.  Estimular a criatividade e a imaginação.. Avaliação: a avaliação partirá da participação das crianças na roda de conversa e nas atividades de artes. texto informativo. Objetivos:  Conhecer as diferentes raças. papel de oficio colorido.  Já na mesa a professora entregará para cada criança uma atividade xerocada onde as crianças irão pintar a personagem principal e depois decorar de acordo com sua criatividade e logo após esta atividade as crianças farão a dobradura do coelhinho.

tinta. fita decorativa.PLANO DE AULA 3 Data: 19/10/11 Eixo Central: Artes Temática: Os Cabelos de Lelê Conteúdo: Leitura da história “Os Cabelos de Lelê”.  Desenvolver a expressão artística através da arte. papel metro.  Construir o bocão de Lelê. tesoura. Objetivos:  Desenvolver a escuta sensível. estimulando a reflexão das crianças. Avaliação: a avaliação partirá da participação das crianças na roda de conversa e participação na confecção do bocão. cola e fita adesiva. cartolina. pincel. Intervenção: Oral Procedimento:  Em roda a professora irá ler a história “Cabelo de Lelê” fazendo comentários sobre a mesma. confecção do bocão de Lelê. Recursos: História “Cabelo de Lelê”. .

penteado afro. placa de maçã. Avaliação: a avaliação partirá da participação das crianças na aula . Objetivos:  Valorizar a cultura negra.V.  Brincar com o Bocão construído na aula anterior.PLANO DE AULA 4 Data: 20/10/11 Eixo Central: Artes Temática: A Arte do Penteado Conteúdo: Brincando com o bocão. conversar sobre os penteados e mostrar fotos de homens e mulheres negras. Recursos: fotos de homens e mulheres negras. cola quente. fita de cetim e E. tesoura. Intervenção: Oral Procedimento:  Valorizar as crianças que estão com penteados afro através de elogios e fotos.A. confecção do chaveiro “Cabelos de Lelê.  Estimular a atenção e a concentração. pistola. tinta.

brincando de dramatizar a história.  Exercitar a escrita. mascara de coelho. papel crepom. cadeiras.  Dramatizar a história para aqueles que não quiseram participar. Recursos: Historia. pintura da mascara do coelho. tesoura.PLANO DE AULA 5 Data: 21/10/11 Eixo Central: Artes Temática: Jogo Dramático Conteúdo: Re-leitura da história “Menina Bonita do Laço de Fita”. Intervenção: Oral e Escrita Procedimento:  Em roda a professora promoverá a re-leitura da história “Menina Bonita do Laço de Fita” e em seguida permitir que as crianças escolham o personagem que querem representar. cola piloto e atividade xerocada. listar no quadro e depois no papel a s cores que aparecem na história. mesa.  Desenvolver a expressão artística. Objetivos:  Exercitar a imaginação através da dramatização. listando as cores que aparecem na história. .

Avaliação: a avaliação partirá da observação e anotação sobre as reações das crianças ao participarem da dramatização. Intervenção: Oral Procedimento:  Em roda a professora irá ler um texto informativo sobre a África. da mesma forma observar e anotar as reações dos que não quiseram participar. jogo.  Em seguida conversará com as crianças sobre os jogos e brincadeiras da África. ensinará as regras e como se joga e então os convidará brincar. Avaliação: a avaliação partirá das contribuições das crianças em relação aos seus conhecimentos prévios sobre os jogos e brincadeiras que elas conhecem. PLANO DE AULA 6 Data: 25/10/11 Eixo Central: Natureza e Sociedade Temática: África de todos nós Conteúdo: Jogos e Brincadeiras africanas Objetivos:  Conhecer alguns jogos e brincadeiras africanas. . Recursos: Texto informativo.  Após a professora apresentará para eles o “Matacozona” (jogo africano).  Valorizar os jogos africanos.

azul. meio e fim. Objetivos:  Exercitar a criatividade e a imaginação. tecido estampado. .  Após a confecção da boneca. irá juntamente com as crianças escrever uma história sobre a boneca africana. produção de história coletiva sobre a bonequinha.  Em seguida confeccionará com as crianças uma boneca de nó. Avaliação: A avaliação partirá participação e do interesse das crianças nas atividades. passo a passo da confecção da boneca. Intervenção: Oral e Escrita Procedimento:  Em roda a professora irá conversar com as crianças sobre a boneca de nó. indicando a elas o passo a passo. Recursos: Texto informativo. vermelho.  Observar a estrutura de um texto: inicio. camim preto.PLANO DE AULA 7 Data: 26/10/11 Eixo Central: Artes Temática: Boneca de nó Conteúdo: História da boneca de nó. confecção da mesma. tesoura e piloto. papel metro.

Recursos: Texto informativo. dado. levando-as a reconhecer números e quantidade através do jogo. brincando com a mesma.  Reconhecer números e quantidade.PLANO DE AULA 8 Data: 27/10/11 Eixo Central: Artes e Matemática Temática: Mancala Conteúdo: História da Mancala. Objetivos:  Conhecer alguns jogos e brincadeiras africanas. semente Avaliação: a avaliação partirá da roda de conversa e do reconhecimento de números e quantidade.  Brincar com as crianças. . explicar as regras do jogo e ensinar como se joga. Intervenção: Oral Procedimento:  Em roda a professora irá conversar com as crianças sobre a história da Mancala. jogo.

 Após as crianças brincarem com o jogo a professora irá ditar no quadro algumas palavras africanas. explicar as regras do jogo e ensinar como se joga. Intervenção: Oral e escrita Procedimento:  Em roda a professora irá conversar com as crianças sobre o jogo. Objetivos:  Estimular a escuta sensível. jogo.PLANO DE AULA 9 Data: 31/10/11 Eixo Central: Artes e Linguagem Temática: Jogo das pedrinhas Conteúdo: História do jogo.  Desenvolver a criatividade. trabalhando suas sílabas e escrita. atividade xerocada e piloto Avaliação: A avaliação partirá participação e do interesse das crianças nas atividades. Recursos: Texto informativo. após pedirá que as crianças as re-escrevam na atividade xerocada. brincando com o mesmo e lista de palavras africanas. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful