P. 1
Mário de Andrade- Resenha

Mário de Andrade- Resenha

|Views: 634|Likes:

More info:

Published by: Elisa Moura Carvalho on Mar 24, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/19/2014

pdf

text

original

Escola de Música e Belas Artes do Paraná

História da Arte IV Professora: Maria José Justino Aluno: João Francisco Paes Resenha sobre o texto : “Movimento modernista”, de Mário de Andrade.
Existem inúmeros aspectos a serem analisados neste texto de Mário de Andrade, aspectos sócio - políticos e culturais que por vezes ficam pouco evidentes, pois o tema ao qual o texto se refere também se manifesta nas diferentes áreas artísticas existentes nos anos 20 no Brasil.

Ao ler o texto é possível identificar um forte sentimento de análise ou “balanço geral” do que foi A Semana Moderna de 1922, da qual o autor participou ativamente, ao lado de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, entre outros. Mário de Andrade acaba por nos apresentar também um retrato da sociedade paulistana e brasileira como um todo e também evidenciar algumas da tensões que interferiram diretamente na produção artística da época.

Mário analisa o contexto do ponto de vista de quem realmente viveu extremamente de perto todos os acontecimentos: as festas, os jantares as conversas demasiadamente intelectualizadas, onde os membros que compunham a mesa de debates eram nada mais que seus amigos que, como ele dizia “compunham a aristocracia cultural de São Paulo”. Os encontros eram dedicados então ao livre embate de ideias e ideais e, sobretudo, engendraram os acontecimentos que viriam a se desdobrar na fatídica semana moderna de 22.

Sua análise não se prende à parcialidade de quem tudo testemunhou. Mário se desloca no espaço de sua própria narrativa e deixa transparecer seu lado crítico e analítico. Seus questionamentos se mostram extremamente maturados pelo tempo, parceiro necessário para as reavaliações propostas sabiamente pelo autor.

Ao tratar dos Modernistas, apresenta o ponto de vista único de quem fez parte de algo grandioso, nos propondo a atenta observação de outros aspectos dos acontecimentos da época com o intuito de esclarecer certas passagens que foram relatadas e difundidas de

Mário de Andrade soube fazer com maestria as perguntas certas sobre um dos mais importante movimentos estéticos brasileiros. 1943. exímio crítico literário . entretanto. Mário de. e é de se chamar a atenção. Aspectos da Literatura Brasileira. Referência Bibliográfica: ANDRADE. Mário apresenta questionamentos que partem de suas próprias experiências com todo o movimento modernista.forma pouco verdadeira. escritor e historiador. São Paulo: Livraria Martins Editora. a extrema capacidade que tem de se ver como elemento participante e. ao mesmo tempo. . Sendo um dos fundadores do Movimento Modernista. sujeito às problemáticas estéticas e sociais do Brasil daquela época.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->