P. 1
Princípios básicos de Microbiologia Aula 1

Princípios básicos de Microbiologia Aula 1

4.89

|Views: 11,108|Likes:
AREA MICROBIOLOGIA:
cONCEPTOS BASICOS EN MICROBIOLOGIA
AREA MICROBIOLOGIA:
cONCEPTOS BASICOS EN MICROBIOLOGIA

More info:

Published by: QUIMICO CLINICO WILLIANS SANCHEZ on Dec 05, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPT, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/06/2013

pdf

text

original

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO

Princípios Básicos de Microbiologia

Profa. Kátia Valéria Marques Cardoso Prates

Introdução a Microbiologia

Questionamentos

O que vem a sua mente quando pensa em microbiologia? Por que estudar microbiologia?

Por que estudar Microbiologia?
   

Estamos em intimo contato com eles. Relacionados a saúde e ao ambiente. Desempenham importante papel em muitos alimentos e medicamentos Fornecem modelos úteis para muitos processos vitais que todos os organismos realizam. Nota: Menos de 1% dos microrganismos causam doenças (patogênicos)

Contribuições dos microrganismos em seu estado natural

Ajudam a manter o equilíbrio da natureza
 

Microrganismos aquáticos - fotossíntese Decomposição: organismos mortos, produtos de excreção dos seres vivos e algumas espécies de resíduos industriais.

 

Reações bioquímicas realizadas pelos microrganismos - aproveitadas na indústria de alimentos – iogurtes, aspartame Reações de fermentação – fabricação de cervejas, vinhos, pães. Capacidade de sintetizar antibióticos (substâncias derivadas de um organismo que matam ou inibem o crescimento de outros microrganismos)

Contribuições dos microrganismos advindas da Engenharia Genética

Microrganismos manipulados geneticamente

Produção de substâncias como hormônio do crescimento Criação de novos organismos para degradar vazamentos de óleo, para remover materiais tóxicos do solo e para digerir explosivos

A microbiologia oferece soluções para os processos vitais

Ecologistas

Usam os princípios da microbiologia para entender como a matéria é decomposta e se torna disponível para uma reciclagem contínua

Bioquímicos

Usam os microrganismos para estudar as vias metabólicas (seqüência das reações químicas que ocorrem nos seres vivos)

Geneticistas

Estudam os microrganismos para investigar os processos de transmissão genética

Os microrganismos são te atraentes para os pesquisadores porque:

1. possuem estrutura relativamente simples – unicelulares 2. grande número de microrganismos (experimento) – custo razoável 3. reprodução rápida

Microbiologia
 

Ciência biológica que consegue realmente unir o velho e o novo Ciência dinâmica com ramificações em todos os aspectos da vida humana – medicina, agricultura e meio ambiente É a ciência que estuda os microrganismos – um grande e diverso grupo de organismos microscópicos, que podem ser encontrados como células únicas ou em agrupamentos celulares (exceção vírus)

Microrganismos
   

Principais grupos estudados

Bactérias, algas, fungos, vírus e protozoários

Abundantemente distribuídos na natureza Maioria possui uma única célula (unidade morfológica dos organismos vivos) Variam em tamanho, desde os pequenos vírus com 20 nm de diâmetro até os grandes protozoários com 5 mm ou mais. Capazes de realizar seus processos vitais de crescimento, geração de energia e reprodução

Campo de ação da microbiologia

Associada ao estudo das células vivas e ao seu funcionamento Associada ao estudo dos microrganismos, especialmente as bactérias A microbiologia estuda:
 

A diversidade e a evolução dos microrganismos O papel dos microrganismos no mundo

Campo de ação da microbiologia

1. Ciência biológica básica

Oferece ferramentas de pesquisa ao estudo dos processos biológicos na natureza

2. Ciência biológica aplicada

Lida com muitos problemas práticos da medicina, agricultura e indústria

Principais marcos históricos

Raízes Históricas

Os antigos gregos, romanos e judeus contribuíram para o entendimento do processo de disseminação de doenças. Doenças como a peste bubônica e a sífilis causaram milhões de mortes, devido à falta de conhecimentos de como controlar ou tratar infecções. O desenvolvimento de lentes de alta qualidade por Leeuwenhoek tornou possível observar os microrganismos e, mais tarde, formular a teoria celular.

Principais Marcos Históricos

Teoria Germinal das Doenças

A teoria germinal das doenças afirma que os microrganismos (germes) podem invadir outros organismos e causar doenças.

Estudos Iniciais

Os progressos na microbiologia e a aceitação da teoria germinal das doenças precisaram de que a idéia da geração espontânea fosse refutada. Redi e Spallanzani demonstraram que os organismos não cresciam da matéria não-viva. Pasteur, com seus frascos com “pescoço de cisne”, e Tyndall, com seu ar livre de poeira, finalmente eliminaram a idéia da geração espontânea.

Principais Marcos Históricos

Contribuições Posteriores de Pasteur

Pasteur também estudou a produção de vinhos e a doença do bicho-da-seda e desenvolveu a primeira vacina contra a raiva. Suas associações de micróbios específicos a determinadas doenças contribuíram para estabelecer a teoria germinal.

Contribuições de Koch
 

Koch desenvolveu quatro postulados que ajudaram no estabelecimento definitivo da teoria germinal das doenças. Desenvolveu técnicas para o isolamento de organismos, identificou o bacilo que causa a tuberculose, desenvolveu a tuberculina e estudou várias doenças na África e na Ásia

Principais Marcos Históricos

Trabalhos para controlar infecções

Lister e Smmelweis contribuíram para melhorar a higiene na medicina, aplicando a teoria germinal e usando técnicas assépticas.

Principais Marcos Históricos

Surgimento de campos especiais da microbiologia
 

Imunologia – Jenner (varíola); Pasteur (enfraquecer organismos) Virologia – Beijerinck (caracterizou os vírus); Reed (agente da febre amarela) Quimioterapia – Ehrlich (substâncias químicas); Fleming (penicilina); Domagk (sulfas); Waksman (estreptomicina) Genética e Biologia Molecular - Griffith (alteração de bactérias); Avery. McCarty e Macleod (associação ao DNA); Tatum e Badle (mutantes bioquímicos de Neurospora.

Principais Marcos Históricos

História do Amanhã

A microbiologia tem estado na dianteira das pesquisas em medicina e biologia, e os microrganismos continuam desempenhando um papel crítico na engenharia e terapia genéticas.

Projeto Genona Humano

O Projeto Genona Humano identificará a localização e a seqüência de todas as bases no genona humano. Os microrganismos e as técnicas microbiológicas têm contribuído para este trabalho.

OBRIGADA!!

BONS ESTUDOS!!!

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->