16.

O presidente Lula termina seu mandato e deixa duas características de seu governo: a) Crescimento econômico com redução da pobreza e escândalos políticos. b) Aumento da inflação e a desvalorização do dólar. c) Diminuição da taxa de mortalidade infantil e aumento do desemprego. d) Redução de impostos e aumento descontrolado da inflação. e) Melhoramento na saúde pública e aumento do desemprego. 17.Morre o vice-presidente atual do Brasil, José Alencar, aos 79 anos de idade. Segundo sua vida política ele também foi: a) Governador do Estado de Minas Gerais b) Foi senador pelo estado de Minas Gerais c) Foi deputado Estadual. d) Foi Ministro. e) Foi Militar antes de ser político. 18.Ultimamente a moeda américa perde seu valor comparada ao Real, o motivo da queda do dólar no Brasil de da por causa: a) do aumento do dólar no país. b) da crise mundial no Japão e na Líbia. c) da queda de preço da gasolina. d) Do aumento da inflação no Brasil e) Dos juros altos na exportação. 19. Dilma além de ser a atual e primeira presidenta do Brasil também foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de gabinete substituindo: a) José Dirceu b) Luiz Inácio Lula da Silva c) José Alencar d) Nelson Jobim e) Garibaldi 20. O Japão tem um sistema político democrático e pluripartidário. O Estado japonês atualmente é: a) Presidencialismo b) Monarquia c) Monarquia parlamentarista d) Comunismo e) Monarquia comunista 21.A pesquisa brasileira HPTN 052 foi considerada como a maior inovação científica no ano passado pela revista Science, a pesquisa é considerada um ensaio clínico pioneiro da Rede de Testes para Prevenção de HIV que demonstrou que: a) se pessoas contaminadas com o vírus da AIDS aderem a um esquema eficaz de terapia antirretroviral, o risco da transmissão do vírus ao parceiro sexual sem infecção pode ser diminuída em até 96%. b) quanto mais o individuo portador do vírus HIV permanecer exposto à luz solar diminui a possibilidade de contágio ao parceiro em uma relação sexual. c) o individuo que faz uso de medicamentos como analgésico com muita frequência tem menores chances de ser contaminado com o vírus HIV.

b) Diminuição no tratamento de infectados pelos vírus HIV. e) Aumento de contágio do vírus HIV entre os mais velhos. mas se tornou em sua grande parte: a) Afro-italiana b) Lusitana c) Luso-italiana d) Afro-indígena e) Afro-lusitana 27. c) Faz testes para comprovar a eficácia de uma nova vacina contra o HIV. 23. O investimento do SUS na prevenção e na ampliação da testagem e do acesso ao tratamento antirretroviral. Os antirretrovirais são medicamentos: a) que diminui a quantidade do vírus HIV b) que enfraquece o vírus HIV. e) Consegue manter sob controle a epidemia de AIDS no Brasil. além da capacitação dos profissionais de saúde: a) Investe em novos equipamentos que facilita o diagnóstico a ser mais dado com mais precisão e rapidez. e) Existe uma possibilidade de criar uma vacina a partir de um individuo contaminado que faz uso de medicamentos anti-inflamatório. c) redução de casos e óbitos pelo HIV ao longo dos anos d) Aumento no número de óbitos devido ao vírus HIV. 24. 22. Segundo as últimas pesquisas relacionadas ao vírus HIV. e) que cria defesa no organismo para atacar o vírus HIV. b) Trabalha também na descoberta de novos estudos em medicamentos mais eficaz. d) Faz novas descobertas relacionadas à cura da AIDS. Assinale a alternativa correta quanto à região que tem maior influência indígena: a) Nordeste b) Norte c) Sudeste d) Centro Oeste . c) que controlam a ação do vírus HIV no organismo d) que mata o vírus HIV de modo continuo. O Brasil segue a tendência mundial de: a) Aumento no número de contaminados pelos vírus da AIDS.A cultura brasileira nos dias de hoje é bem diversificada com uma mistura de vários vertentes culturais. entre os menores de cinco anos de idade casos relacionados à transmissão vertical a taxa de incidência durante os anos de 1998 a 2010: a) caiu em 41% b) manteve estável c) teve leve aumento d) subiu consideravelmente e) caiu em menos de 1% 26. 25.d) quase a metade da população mundial criou uma defesa natural ficando impossibilitado de serem contaminados com o vírus HIV.

O carnaval. A quantidade de colonos vindos de Portugal cresceu bastante na época: a) do Ciclo de Ouro b) da Escravidão c) das invasões indígenas d) da exploração do Pau-brasil e) do carvão mineral.e) Sul 28. O barroco desenvolveu-se no nordeste e o arcadismo se expandiu na região: a) das Minas Gerais b) do Norte c) do sul d) de Pernambuco e) da Paraíba 31. Assinale a alternativa que é considerada o primeiro documento literário brasileiro: a) Literatura de Cordel b) Carta de Pero Vaz de Caminha c) Carta de alforria d) A bíblia das catequeses e) Poesias portuguesas . 29. foi introduzida: a) Pelos africanos b) Pelos italianos c) Pelos indígenas e africanos d) Pelos portugueses e) Pelos africanos e portugueses 30. A festa mais importante no Brasil.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful